Pular para o conteúdo principal



XXV Festejo Ceará Junino

 São João do Ceará – 25º Festejo Ceará Junino celebra a cultura popular com Campeonato Estadual de Quadrilhas: as 21 etapas competitivas começam no dia 19 de junho

O São João do Ceará tem como ponto alto o campeonato com etapas classificatórias em 18 municípios do Estado


Com a chegada de junho, o Ceará entra oficialmente no clima do São João. Após a tradicional Festa do Pau da Bandeira em Barbalha, que abriu as comemorações no dia 1º do São João do Ceará, é a vez dos 21 festejos regionais que integram o 25º Festejo Ceará Junino tomarem conta do calendário cultural do estado. O Governo do Ceará divulgou a programação oficial do evento, que acontecerá entre os meses de junho e julho, abrangendo todas as macrorregiões cearenses. Promovido pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult Ceará), o Festejo é uma das maiores celebrações da cultura popular brasileira e reúne centenas de grupos juninos em etapas classificatórias espalhadas pelo estado.

O Festejo Ceará Junino chega à sua 25ª edição com uma marca histórica: a realização do 20º Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, que tem a previsão de realizar a grande final do certame entre os dias 17 e 20 de julho, em Aracati. Ao todo, mais de 250 quadrilhas participarão da programação, que ocorrerá em 18 municípios cearenses, entre eles: Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Tauá, Meruoca, Croatá e Fortaleza.

Cada etapa regional do festival destacará uma quadrilha vencedora que participará da final estadual. Com isso, o encerramento do campeonato promete movimentar o litoral leste cearense, que pela primeira vez recebe a final do campeonato, com apresentações das 21 quadrilhas classificadas para a final.

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, destaca que o evento vai muito além da competição. “O Festejo Ceará Junino é mais do que um evento. É a celebração de um povo que preserva sua memória, fortalece suas raízes e transforma tradição em futuro. Em cada apresentação, vemos a força das comunidades e o talento dos artistas populares”, afirma.

A valorização da tradição é sustentada por uma política pública das mais consolidadas do país, com 28 anos de atuação contínua. O edital Festejo Ceará Junino, lançado anualmente, garante apoio à realização de festejos em todo o estado e a manutenção de grupos, mestras e mestres da cultura, brincantes e lideranças populares.

Com isso, o impacto do festival vai além do campo cultural. Além de valorizar o patrimônio imaterial, o evento também gera impacto econômico direto por meio da cadeia da economia criativa, estimulando o turismo e o desenvolvimento econômico, por meio do comércio local e da geração de renda nas comunidades envolvidas.

Serviço

 25º Festejo Ceará Junino – Etapas Classificatórias (junho e julho de 2025)

 Realização: Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará)

 Produção: Assum Preto Produções

Etapas Classificatórias: 19 de junho a 12 de julho, em 21 festejos regionais

Grande Final - 20º Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas: 17 a 20 de julho de 2025

Local: Aracati (Ceará)

Agenda dos 21 Festejos Regionais – 2025

Junho

19 e 20 de junho

 • Maravilha Junino – Folguedos e Brincadeiras no Chão do Coração do Ceará

 📍 Quixeramobim – Sertão Central

20 e 21 de junho

 • X Tarrafas Junino: A Fé Move Corações no Vale dos Bastiões

 📍 Tarrafas – Cariri

25 e 26 de junho

 • Nova Russas Cidade Junina – O Ceará Junino na Capital do Crochê

 📍 Nova Russas – Sertões de Crateús

26 e 27 de junho

 • XVII Itajunino: O Sabor da Nossa História

 📍 Itatira – Sertões de Canindé

27 e 28 de junho

 • Chitão de Quixelô 2025 – Devoção e Alegria no Interior do Ceará

 📍 Quixelô – Centro Sul

 • São João da Tradição 2025 – Simpatias, Crenças e Religiosidade

 📍 General Sampaio – Litoral Oeste/Vale do Curu

28 e 29 de junho

 • IV Circula São João – Festa no Interior

 📍 Jaguaruana – Litoral Leste

 • Limoeiro Junino 2025 – Cordel e Tradições

 📍 Limoeiro do Norte – Vale do Jaguaribe

Julho

2 e 3 de julho

 • Baturité Terra da Banana e do Café – 41ª Edição

 📍 Baturité – Maciço de Baturité

4 e 5 de julho

 • Chico da Silva: O Pirambu Pintado nas Cores do Sertão

 📍 Fortaleza – Grande Fortaleza

 • III Fest Itarema Junino 2025: Dançando o São João no Coco de Roda

 📍 Itarema – Litoral Norte

 • IV Festival Regional de Quadrilhas Juninas da Associamigos

 📍 Aquiraz – Grande Fortaleza

 • 29º Festival de Quadrilhas Juninas do Bairro Ellery 2025 – Elas no São João

 📍 Fortaleza – Grande Fortaleza

 • Festival de Quadrilhas Pindorecana

 📍 Pindoretama – Grande Fortaleza

5 e 6 de julho

 • Croatá Junino 2025 – São João da Ibiapaba

 📍 Croatá – Serra da Ibiapaba

 • II São João do Interior – Festival Regional Ceará Junino

 📍 Juazeiro do Norte – Cariri

8 e 9 de julho

 • Arraiá da Serra 2025 – Teia das Crenças que Recordam as Tradições

 📍 Ubajara – Serra da Ibiapaba

10 e 11 de julho

 • XVI Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América

 📍 Fortaleza – Grande Fortaleza

 • XXIV Chitão dos Inhamuns

 📍 Tauá – Sertão dos Inhamuns

11 e 12 de julho

 • X Meruoca Junino – Celebrando o Legado dos Mestres da Cultura Popular

 📍 Meruoca – Sertão de Sobral

 • Território da Tradição – Mestres da Cultura, Guardiões do Saber da Periferia

 📍 Fortaleza – Grande Fortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...