Pular para o conteúdo principal



Futricas Felicidades-29/7

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta terça-feira (29/7/2025), para:

  • 61 anos de Samya Caminha.
  • 55 anos de Quixadá Filho.

  • 50 anos de jornalista Fernanda Teles (foto).
  • 50 anos de Tarcisio Pereira.
  • 28 anos de Gustavo Machado.
  • Jornalista Denise Santiago (foto).
  • Radialista José Edmilson Mendes Menfrine.
  • Radialista José Maria de Souza.
  • Radialista Waterllo Figueiredo de Assis.
  • Tereza Angélica Machado.

  • Daisy Machado (foto).
  • Ione Fiúza (foto).
  • Tereza Cirino (foto).
  • Carol Henriques (foto).
  • Américo Picanço (foto).
Arquivo Nirez para 29/7 na História do Ceará:
  • 1871 - Começa a funcionar o farol giratório do Mucuripe (Farol do Mucuripe). O Farol foi mandado construir, em virtude da Lei 60 de 20/10/1838, artigo cinco, § 14 e iniciada a construção, no dia 1/5/1840 e concluído em 17/11/1846, sob a orientação dos engenheiros Júlio Álvaro Teixeira de Macedo e Luís Manuel de 5y0i8u=Albuquerque Galvão e do Maquinista Trumbull (Truberel). O farol tem a localização: Latitude sul 3º, 45'10 “e longitude oeste de Greenwich 38º, 35'nove". Sua luz era visível a 24km de distância, piscando a cada minuto. O foco luminoso elevava-se a 33m26, ao nível da preamar e contava com três faroleiros. Sua inauguração teve lugar no dia 29/7/1872. O primeiro faroleiro foi João Rodrigues de Freitas. Foi desativado em 1958, quando foi inaugurado o novo farol. Abandonado, foi restaurado em 1981/82, pela Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura e Desporto do Estado do Ceará. Hoje serve de museu. Localiza-se na Avenida Vicente de Castro, s/nº, na Ponta do Mucuripe.
  • 1872 - Inaugurado o Farol do Mucuripe, comemorando o aniversário da Princesa Imperial, na Ponta do Mucuripe. Hoje está desativado.
  • 1878 - Sai às ruas o jornal “O Colossal”, literário e crítico impresso na Tipografia Colossal, na Rua Major Facundo, 34 (antigo).
  • 1879 - O presidente da Província autoriza o funcionamento da Sociedade Recreio Familiar.
  • 1888 - Inaugurada, no Passeio Público, a Avenida Caio Prado, do lado do mar, com gradil de ferro separando do 2º plano e dezenas de combustores. Foram colocadas também dezenas de cadeiras.
  • 1906 - Morre, às 7 da manhã, aos 88 anos de idade, em seu sítio no Barro Vermelho (hoje Antônio Bezerra), Teófilo Rufino Bezerra de Menezes, advogado e professor aposentado do Liceu do Ceará, além de deputado provincial e jornalista. É o patrono da Avenida Bezerra de Menezes. Nascera a 05/03/1818 em Jaguaretama.
  • 1922 - Inaugura-se, às 19 horas, no andar térreo do Palacete Ceará, na Rua Floriano Peixoto, 565, o Rotisserie Sportman, de propriedade do comerciante Efrem Gondim, restaurante, sorveteria, café e casa de chá, com orquestra regida pelo maestro e compositor Antônio Moreira, o Moreirinha. Depois pertenceu à firma Jereissati & Companhia. Hoje o local é ocupado pela Caixa Econômica Federal que adquiriu o prédio.
  • 1923 - Mais uma agremiação literária surge em Fortaleza, desta feita a Renascença, fundada no salão nobre da Fênix Caixeiral. Funcionava nos altos da Farmácia Meton, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua Barão do Rio Branco e seu primeiro presidente foi Luís de Moraes Correia.
  • 1929 - Falece, em Fortaleza, aos 70 anos, monsenhor João Alfredo Furtado (Monsenhor Furtado), vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza. Foi capelão do Asilo do Bom Pastor e professor do Liceu do Ceará, Escola Normal, Colégio Castelo Branco e Colégio Militar. Excelente orador. Era cearense de Guaraciaba do Norte nascido em 15/09/1868. Hoje é nome de rua no Rodolfo Teófilo.
  • 1931 - inauguração do Café Moderno, instalado na Rua Pedro Borges, 42 e 44, na Praça do Ferreira, onde foi a Casa Mascote, em frente à Casa Maranguape e A Cearense, propriedade de Alfredo Pereira.
  • 1939 - Morre, vítima de ataque cardíaco, em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o monsenhor João Alfredo Furtado, cearense de Campo Grande, hoje Guaraciaba do Norte onde nascera a 15/9/1868. Hoje é nome de praça no Jardim das Oliveiras.
  • 1940 - Assassinado a tiros de revólver, às 21h30, o professor da Escola de Agronomia, Ginásio Fortaleza e Ginásio São Luís, Domingos Brasileiro Alcântara, pelo alfaiate Manuel Felix de Moura Amazonas, proprietário da alfaiataria “A Colegial”, na Rua Floriano Peixoto, 739/741, após discussão sobre a guerra. O assassino foi preso em flagrante. O professor Domingos Brasileiro Alcântara era natural de São Gonçalo do Amarante, nascido a 18/2/1914.
  • 1944 - Inaugura-se a Lojas de Variedades Ltda., sob direção de Romeu Aldigueri. A nova firma adquiriu a Casa dos Presentes, reabrindo-a com a nova denominação. É quotista, a firma Machado & Companhia. Tem como sócio Juarez de Albuquerque Pinto.
  • 1949 - É morto com um tiro no coração, na escadaria do Teatro José de Alencar, o jornalista e barbeiro Jaime Calado, militante comunista em confronto com integralistas em comício do candidato Plínio Salgado. Na verdade o barbeiro chamava-se José Ferreira Guimarães que mudou o nome em virtude de perseguição no governo Getúlio Vargas.
  • 1956 - Conforme lei votada pela Câmara Municipal de Fortaleza e sancionada pelo prefeito Acrísio Moreira da Rocha, o bairro Quilômetro Oito passa a se chamar Couto Fernandes, numa homenagem ao engenheiro Henrique Eduardo Couto Fernandes, que foi diretor da Rede de Viação Cearense.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, vítima de enfarte, aos 54 anos de idade, o bacharel em Direito Stênio Gomes da Silva, ex-vice-governador, ex-deputado estadual e federal e ex-procurador do Estado. Nascera em Baturité a 2/1/1907. É hoje nome de rua no Jardim das Oliveiras.
  • 1974 - O diretor do Departamento de Assuntos Universitários do MEC, professor Edson Machado de Sousa, instala o Seminário Sobre Operação e Funcionamento de Hospitais Universitários, sob a presidência do professor Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio) e a presença de reitores de várias universidades do País.
  • 1976 - O vereador José Jofre da Silva é assassinado pelo ex-soldado Raimundo Nonato dos Santos, em Fortaleza.
  • 1977 - Aberta, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, às 19 horas, a VII Feira dos Municípios Cearenses, no Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura.
  • 1978 - Inicia suas atividades a Empresa Cearense de Telecomunicações - Ecetel, criada pela Lei nº 10.130 de 26/10/1977.
  • 1993 - A extinta Comissão de Abastecimento e Preços - Coap passa a funcionar como Superintendência Nacional do Abastecimento-Sunab.
  • 1995 - O Poder Legislativo do Estado do Ceará, por meio da Resolução 51, de 21/11/1979, modificada pela Resolução 359, institui três “medalhas do mérito parlamentar”, a se conferirem, anualmente: a Medalha Fernando Pinto ao “empresário padrão do Ceará” e as Medalha Demócrito Rocha ao intelectual padrão e a Medalha Otávio Lobo, ao educador ou instituição educadora de maior projeção no Estado.
  • 1996 - Morre, aos 83 anos de idade, o escritor, bacharel em direito e professor Francisco Martins (Fran Martins), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL. Era cearense de Iguatu, nascido a 13/6/1913.
  • 1997 - Baleado o comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Francisco Mauro Alves Benevides, em revolta dos militares durante greve.
  • 1998 - No Rio de Janeiro realiza-se o leilão na Bolsa de Valores no qual é privatizada a Teleceará Celular, que passa a ser controlada pelo Consórcio Itália Telecom e União Globopar Bradesco (UGB).
  • 2004 - Entregue oficialmente ao governo estadual, em solenidade na Secretaria da Cultura do Estado - Secult, biblioteca do cearense José Bonifácio da Silva Câmara (José Bonifácio Câmara), simbolizada através do livro “Memória Econômica sobre a Raça do Gado Lanígero na Capitania do Ceará”, de autoria do tenente coronel João da Silva Feijó de 1811. O acervo consta de 10.683 livros que compõem a maior biblioteca sobre o Ceará, com obras cearenses ou editadas no Estado. Os livros ficarão na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Os 60 livros mais raros do acervo já estão em Fortaleza. A expectativa é que as obras estejam disponíveis ao público até o final de 2004.
  • 2004 - Incêndio ocasional destrói duas barracas na Praia do Futuro: Atlântida e O Mendes. De acordo com o resultado, expedido pelo Instituto de Criminalística, o incêndio foi um acidente ocasional. Alguns fios descascados na iluminação do palco teriam causado um curto circuito. O fogo se espalhou em cerca de 40 minutos. Não houve nenhum ferido. Quando chegaram os bombeiros o fato já era consumado.
  • 2005 - Na Lagoa Redonda inaugura-se a Rua José Gaudêncio Moreira, homenagem ao empresário de transportes de passageiros que por mais de 28 anos dedicou-se a esse trabalho, constituindo a Auto Viação Fortaleza, hoje Viação Fortaleza, dedicada a prestação de serviços. José Gaudêncio Moreira era natural de Nova Russas, nascido em 24/1/1929 e falecido em 31/8/1998.

  • 105 anos do nascimento do cantor e compositor baiano do estilo romântico bolero Anísio Silva.
  • 100 anos de fundação do jornal O Globo.
  • 60 anos do lançamento do filme "Help!" pelo "The Beatles".
  • 45 anos da morte do cantor, compositor e ator capixaba Paulo Sérgio de Macedo.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Salete Araújo.
  • Agência Brasil.
  • Arquivo Nirez Musical.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...