Pular para o conteúdo principal



Chacina do Curió: 6º dia de Júri já acumula 61 horas de trabalho


Caso Curió segue em julgamento no Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua.


Durante esta etapa, por se tratar de muitos acusados, será destinado tempo de duas horas e meia para cada lado. Caso haja réplica e tréplica, poderá ser acrescentado mais duas horas para ambos.

Até o momento, a sessão já marca mais de 61 horas de duração . Na tarde deste sábado, foi concluída a fase dos interrogatório dos acusados. Todos os sete réus foram ouvidos em plenário. Agora, o júri está na etapa dos debates , ocasião em que a acusação e a defesa apresentam seus argumentos e teses aos jurados.

Iniciada a fase de debates entre acusação e defesa. Ministério Público do Ceará começa.

Defesa e acusação estão se preparando para dar início aos debates. Inicialmente, cada um terá 2h30 para apresentarem seus argumentos para os jurados.

O Colegiado de Juízes determinou intervalo na sessão para que acusação e defesa se preparem para os debates que serão iniciados daqui a pouco.

Finalizada a etapa de interrogatórios da 4ª sessão de julgamento do caso Curió. Foram interrogados os policiais militares Daniel Fernandes da Silva, Gildácio Alves da Silva, Luís Fernando de Freitas Barroso, Farlley Diogo de Oliveira, Renne Diego Marques, Francisco Flávio de Sousa e Francisco Fabrício Albuquerque de Sousa.

Jurados iniciam as perguntas para o acusado.

O acusado continua respondendo as perguntas da defesa.

Francisco Fabrício optou por não responder perguntas da acusação. A defesa passa a formular as perguntas.

O acusado inicia o interrogatório respondendo as perguntas do Colegiado de Juízes.

Começa o interrogatório de Francisco Fabrício Albuquerque de Sousa. Ele é informado sobre o direito de ficar em silêncio e não responder as perguntas que lhe forem formuladas, sem que isso traga prejuízo à defesa.

Interrogatório do policial militar Francisco Flávio de Sousa é encerrado. Começa o interrogatório do sétimo réu, o policial militar Francisco Fabrício Albuquerque de Sousa.

Concluídas as perguntas dos advogados de defesa, o réu passa a responder indagações dos jurados.

O réu é informado sobre o direito de ficar em silêncio e não responder as perguntas que lhe forem formuladas, sem que isso traga prejuízo à defesa. O acusado opta por não responder as indagações do Colegiado de Juízes e da acusação. O interrogatório passa a ser feito pelos advogados de defesa.

Sessão de julgamento retomada com o interrogatório do sexto réu, o policial militar Francisco Flávio de Sousa.

A galeria do Hotsite está atualizada com fotos da manhã deste sábado, o sexto dia de julgamento. Confira AQUI.

Concluídas as perguntas dos jurados, o interrogatório do policial Renne Diego Marques é encerrado. Sessão suspensa para o almoço.

Concluídas as perguntas dos advogados de defesa, o réu passa a responder indagações dos jurados.

A 4ª sessão de julgamento do caso Curió, iniciada nessa segunda-feira (25/08), já ultrapassa 56 horas de duração.

O quinto réu, o policial militar Renne Diego Marques, está sendo interrogado há três horas. A etapa de interrogatório começou nessa quinta-feira, com o policial militar Daniel Fernandes da Silva. Já os policiais militares Gildácio Alves da Silva, Luís Fernando de Freitas Barroso e Farlley Diogo de Oliveira foram interrogados ontem.

O acusado continua sendo interrogado pelos advogados de defesa.

Após encerradas as perguntas da Defensoria Pública, o acusado começa a responder aos questionamentos dos advogados de defesa.

O réu passa a ser indagado pelos assistentes de acusação, função exercida pela Defensoria Pública.

Encerradas as indagações do Colegiado de Juízes, o réu passa agora a responder perguntas formuladas pelo Ministério Público.

Informado sobre o direito de ficar em silêncio, sem que isso traga prejuízo à defesa, o réu decidiu responder as perguntas. Agora, ele passa a ser indagado pelo Colegiado de Juízes.

A sessão acaba de ser retomada com o depoimento do acusado Renne Diego Marques.

A Justiça do Ceará segue julgando os réus do caso que ficou conhecido popularmente como “Chacina do Curió” ou “Chacina da Grande Messejana”. Tendo em vista o interesse público acerca do processo, que conta com mais de 13 mil páginas, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), preparou página eletrônica para abastecer a imprensa local, nacional e até internacional com informações, fotos e vídeos dos julgamentos, além de informar a sociedade sobre o andamento das sessões, que estão entre as mais longas da história do Judiciário cearense, considerando a complexidade do caso, total de réus, vítimas e testemunhas. 

Na plataforma, todos os interessados poderão acompanhar as informações ao vivo dos julgamentos. Também poderão ter acesso às etapas de cada júri, em tempo real, por meio de painel ilustrativo que mostrará o que já ocorreu e o que ainda está previsto até o término das sessões. 

Para auxiliar na compreensão, foi produzido material informativo sobre o que é uma ação penal de competência do júri e rito do júri popular. No Hotsite, são disponibilizados, ainda, vídeos explicativos sobre as especificidades do Tribunal do Júri. Os vídeos são curtos, com linguagem clara e de fácil compreensão. 

NOVAS SESSÕES  - A série de julgamentos teve início em 2023, com os primeiros quatro réus julgados no mês de junho. Em agosto, foi a vez de outros oito acusados e, em setembro, mais oito agentes também foram submetidos a julgamento pelo Conselho de Sentença (pessoas da sociedade) da 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza. Nas três citadas sessões, ao todo, 20 réus foram julgados. Em 2025, após os demais réus ficarem aptos a irem a julgamento, ou seja, quando todos os prazos e recursos foram concluídos, a Justiça cearense marcou as duas novas sessões que submeterão os 10 últimos acusados à análise dos jurados.   

A quarta sessão foi iniciada em 25 de agosto de 2025, a partir das 9 horas, no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, com o julgamento de sete novos réus. Eles estão sendo julgados pelo corpo de jurados que decidirão pela condenação ou absolvição. Já no dia 22 de setembro, também às 9 horas e no mesmo local, ocorrerá a quinta sessão, envolvendo outros três militares. Com isso, a Justiça concluirá o julgamento de todos os 30 réus envolvidos no caso.

Os dias 11 e 12 de novembro de 2015-De acordo com os autos, na noite de 11 de novembro de 2015 e madrugada do dia 12, em diferentes ruas da região da “Grande Messejana”, 11 pessoas foram mortas, três sofreram tentativa de homicídio e outras quatro passaram por tortura. O Ministério Público do Ceará denunciou, no início, 45 policiais militares, sendo aceita a denúncia contra 44 deles. No decorrer do processo, 10 acusados foram impronunciados, ou seja, para a Justiça, nas circunstâncias avaliadas naquele momento, não existiam indícios suficientes de autoria para submetê-los a julgamento pelo Tribunal do Júri. Assim, o processo passou a contar com 34 réus divididos em três processos, pois a ação principal foi desmembrada para proporcionar maior agilidade ao julgamento. Com o desmembramento, duas ações ficaram com oito acusados cada e uma outra com 18. 

Após a análise de recursos em instâncias superiores, dos 34 réus, três foram desclassificados para responder a processo na Vara de Auditoria Militar. Além disso, durante a tramitação, o acusado Daniel Campos Menezes faleceu, o que resultou na extinção de sua punibilidade. Dessa forma, permaneceram 30 réus nos três processos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...