Pular para o conteúdo principal



Cop Nordeste

 


*COP Nordeste foi palco para a formalização de acordos internacionais por uma transformação ecológica justa*

_Governadores e governadoras destacaram o protagonismo da região em temas como justiça climática, transição energética e desenvolvimento_

Os governadores e governadoras do Nordeste formalizaram nesta quarta-feira (17), durante participação na COP Nordeste e na 3ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento do Semiárido (3ª ICID), três importantes compromissos: a Declaração Conjunta com a UNCCD; a Carta-Compromisso da Transformação Ecológica; a parceria com a Global Renewables Alliance, com a “Declaração de Fortaleza pelas Renováveis”.

O governador do Ceará e anfitrião do evento, Elmano de Freitas, abriu a mesa do encontro chamando a uma reflexão sobre as oportunidades que a transição ecológica abre para resolver os desafios históricos de pobreza e desigualdade enfrentados pelo Nordeste. “É justamente daquilo que já nos fez sofrer tanto, como o sol intenso e os ventos fortes, que nasce uma nova perspectiva. Hoje olhamos para o Piauí, o Rio Grande do Norte, a Bahia e o Ceará e vemos uma transformação econômica em curso, impulsionada pela energia eólica e solar, que coloca nossa região no centro de um futuro mais sustentável e justo.”

*Vivências no semiárido e combate à desertificação*

O Consórcio Nordeste e a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) formalizaram uma parceria estratégica de cinco anos para combater a desertificação e os efeitos da seca no semiárido.

O acordo, assinado no Ceará, visa fortalecer ações e o intercâmbio de boas práticas de convivência com a região, além de promover estudos, pesquisas e agricultura sustentável para pequenos produtores.

A representante da UNCCD, Laura Meza, elogiou o papel da região, afirmando: "As experiências que acontecem aqui no nordeste do Brasil representam um exemplo concreto e poderoso de como a ação local pode estar alinhada com os objetivos globais". Ela acrescentou que o Nordeste é "um exemplo a ser observado com atenção e do qual podemos aprender muito".

*Nordeste protagonista do novo desenvolvimento brasileiro*

O Consórcio Nordeste apresentou a Carta-Compromisso dos Governadores sobre a Transformação Ecológica no Nordeste. O documento, parte da Estratégia Brasil Nordeste, reafirma o objetivo de usar a riqueza ambiental da região para gerar desenvolvimento econômico e social, com foco na redução da pobreza e na criação de empregos.

A carta é resultado de um trabalho de escuta em todos os estados e servirá de base para o Plano de Transformação Ecológica do Nordeste, que será apresentado na COP30.

O documento foi entregue à gerente de Projetos do Ministério da Fazenda, Sávia Gavazza dos Santos, que afirmou: "É com muita alegria que recebemos, em nome do Ministério da Fazenda, a Carta Compromisso da Transformação Ecológica do Nordeste. Este documento representa o compromisso com os novos tempos e com um Nordeste protagonista do seu próprio desenvolvimento”.

*Energias renováveis*

O Consórcio Nordeste assinou a "Declaração de Fortaleza pelas Renováveis", comprometendo-se a triplicar a capacidade de energia renovável até 2030.

A região, que já gera 85% da energia eólica e solar do Brasil, busca atrair indústrias para se instalarem perto das fontes (estratégia de "power shoring"). O objetivo é impulsionar a neoindustrialização limpa, focando em hidrogênio verde, data centers e mineração sustentável, com a expansão de redes de transmissão e soluções de armazenamento de energia.

*A voz dos governadores do Nordeste na COP Nordeste*

No encontro dos governadores, o foco do debate foi o protagonismo da região em temas como justiça climática, transição energética e desenvolvimento.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou que a COP Nordeste prepara os estados para a COP30. "O Nordeste se destaca como uma região estratégica para a transição energética do Brasil, ao liderar os rankings nacionais de geração de energia renovável, e queremos levar à COP30 o debate em torno da preservação da Caatinga e combate à desertificação. Por isso esse encontro em Fortaleza é tão necessário e urgente. O Nordeste está pronto para liderar esse futuro mais verde e mais justo e queremos mostrar isso ao Brasil e ao mundo".

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância de fortalecer as instituições para garantir a soberania do país: "Nós, governadores e governadoras do Nordeste, vamos continuar com essa política de fortalecer as instituições para que nenhum país do mundo considere o Brasil o seu quintal. Porque o Brasil não é de nenhum país. E a gente só reconhece isso quando nós temos instituições fortes".

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, reforçou a união para a COP30: "Nossa participação conjunta é estratégica: com uma única voz, reivindicaremos que a Caatinga seja vista como prioridade nos mecanismos de financiamento climático".

O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, celebrou a força do Nordeste: "Os dados confirmam que o Nordeste é resiliente e lidera o crescimento do Brasil. Com um crescimento de 2,4% no primeiro semestre e 1,5% no último trimestre, estamos muito acima da média nacional".

Encerrando as falas, o presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, celebrou o protagonismo da região. "É um orgulho presidir o Consórcio Nordeste neste momento em que temos sido protagonistas em grandes discussões nacionais, seja na pauta climática, social ou do desenvolvimento econômico. O Nordeste reconhece cada vez mais o seu potencial e fala com firmeza para lutar pelo que é de direito do nosso povo. Viva o Nordeste!”.

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, também esteve presente no encontro, assim como o deputado federal Fernando Mineiro, o secretário nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, representando a organização da 3ª ICID, e outras lideranças e autoridades.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...