Pular para o conteúdo principal



A demora do brasileiro para se deslocar ao trabalho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os resultados preliminares do Censo Demográfico 2022: Trabalho e Rendimento e Deslocamento para trabalho e para estudo. O evento foi transmitido pelo Portal do IBGE, na seção IBGE Digital, e pode ser assistido aqui.

Compareceram à coletiva pública o diretor de Pesquisas, Gustavo Junger; o diretor-adjunto de Geociências, Gustavo Cayres; o gerente de Planejamento do Censo Demográfico, Bruno Perez; a coordenadora de Pesquisas Amostrais Domiciliares, Adriana Beringuy, além de outros gerentes, servidores e convidados.

No início do evento, o coordenador-geral de Documentação e Disseminação, Daniel Castro, fez dois convites ao público presente e a quem assistia à coletiva pública pelo IBGE Digital: a abertura, na próxima segunda-feira (13/10), na Casa Brasil IBGE (RJ), da exposição dos trabalhos vencedores do Concurso Internacional de Pôsteres Estatísticos, promovido pelo IBGE e que contou com a participação de mais de 100 escolas. O outro convite feito pelo coordenador-geral foi para as inscrições, disponíveis na loja do IBGE, para a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), que reunirá, de 3 a 5 de dezembro de 2025, em Salvador, produtores e usuários de dados do Brasil e do exterior.

O diretor de Pesquisas, Gustavo Junger, agradeceu às equipes das Diretorias de Pesquisas e Geociências que participaram da divulgação, às superintendências e às equipes censitárias responsáveis pela coleta das informações do Censo 2022. “O Censo 2022 foi desafiador, mas agora estamos na reta final das divulgações”, comemorou Junger.

O diretor de Pesquisas explicou que o tema do trabalho é investigado desde 1872, tendo sido retomado no Censo de 1940, já sob a condução do IBGE. Nos censos mais recentes, passou a ser estruturado segundo as recomendações internacionais da OIT, permitindo a comparabilidade internacional.

O diretor de Pesquisas, Gustavo Junger, agradeceu às equipes das diretorias de Pesquisas e Geociências que participaram da divulgação - Foto: Thiago Antunes

Já o tema rendimento, segundo Junger, foi incorporado em 1890 e retornou no Censo de 1960, assumindo o escopo da divulgação atual a partir de 1980, quando passaram a ser incluídas informações sobre outras fontes de rendimento — como aposentadoria, aluguel e doações —, que se mantiveram nos questionários, viabilizando a produção de indicadores de desigualdade e de distribuição do rendimento total da população brasileira. “A evolução e o aprimoramento dos quesitos sobre trabalho e rendimento ao longo dos Censos acabaram por refletir a complexidade das relações econômicas e sociais do Brasil”, ressaltou Junger.

Bruno Perez lembrou que dentro do Censo a temática trabalho e rendimento é uma das mais difíceis conceitualmente - Foto: Thiago Antunes

O gerente de Planejamento do Censo Demográfico, Bruno Perez, lembrou que, dentro do Censo, a temática trabalho e rendimento é uma das mais complexas, tanto conceitualmente quanto no processamento dos dados, por envolver variáveis mais detalhadas. O gerente afirmou que a etapa de processamento e disponibilização das informações exigiu bastante da equipe.

- O IBGE tem pesquisas amostrais sobre esses temas, mas o Censo Demográfico traz uma riqueza que são os recortes geográficos que não conseguimos ofertar nas pesquisas conjunturais, por exemplo, dados por municípios e outros recortes infra-estaduais, por ocupações e atividades que não conseguimos disponibilizar nas pesquisas amostrais”, destacou Perez.

A parte de trabalho foi apresentada pelo pesquisador João Hallack - Foto: Thiago Antunes
A parte de rendimento foi apresentada pelo pesquisador André Simões - Foto: Thiago Antunes

O diretor-adjunto de Geociências, Gustavo Cayres, também agradeceu às equipes envolvidas na produção da divulgação, estendendo os agradecimentos às que trabalharam na coleta das informações. Segundo ele, esta divulgação aborda um tema profundamente impactado pelo contexto da Covid-19 e nos convida a refletir sobre as transformações vividas pela sociedade desde então.

Gustavo Cayres ressaltou que com uma população cada vez mais urbana, somos mais afetados pelo processo de mobilidade - Foto: Thiago Antunes

- O quanto nós nos deslocamos no dia a dia é muito relevante para a dinâmica de vida de cada um de nós e para a qualidade de vida da população. O quanto eu gasto e quanto eu me desgasto nos meus deslocamentos cotidianos. E com uma população cada vez mais urbana, nós somos mais afetados por esse processo de mobilidade que fazemos diariamente”, explicou Cayres.

Os resultados preliminares do Censo Demográfico 2022: Trabalho e Rendimento e Deslocamento para trabalho e para estudo foram apresentados em coletiva pública na Casa Brasil IBGE - Foto: Thiago Antunes

Os resultados podem ser acessados no portal do IBGE e em plataformas como o Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA e o Panorama do Censo. Os indicadores de deslocamento a estabelecimentos de ensino são detalhados para os recortes Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Concentrações Urbanas, Regiões Geográficas Intermediárias, Regiões Geográficas Imediatas e Municípios, e estão desagregados, também, segundo a cor ou raça, a renda, o sexo e o nível de instrução. As mesmas desagregações, nos mesmos níveis territoriais, são apresentadas para o deslocamento relacionado ao trabalho.

O pesquisador Mauro Pinheiro concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico - Foto: Thiago Antunes

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia