Felicidades do Blog do Lauriberto neste domingo (5/10/2025) para os jornalistas:
- Lúcia Ribeiro Marçal (foto).
- Tobias Saldanha (foto).
- Valdir Almeida (foto).
- Talita Costa Ribeiro (foto).
- Ana Flávia Bezerra (foto).
Felicidades também para:
- Paulo Bastos Silveira.
- Plácido Plácido.
- Simone Cristina Dias de Paula.
- Wagner Castro.
Arquivo Nirez para 5/10 na História de Fortaleza:
- 1824 - Nomeada a Comissão Militar para julgar os revoltosos republicanos cearenses, funcionando na casa dos governadores, na Rua Direita dos Mercadores, chefiada pelo tenente-coronel Conrado Jacob Niemayer, sendo arroladas 35 pessoas. Foram condenados ao bacamarte João de Andrade Pessoa Anta; padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó); tenente-coronel Francisco Miguel Pereira Ibiapina; tenente de milícias Luís Inácio de Azevedo (Azevedo Bolão); e o tenente-coronel Feliciano José da Silva Carapinima.
- 1859 - Instala-se a loja maçônica Fraternidade Cearense, sob o comando do venerável José Domingues do Couto. A loja fechou em 1905.
- 1911 - Funda-se, em Fortaleza, na Rua Senador Pompeu, 262 (antigo), a Escola Polymáthica do Ceará, por Manuel Soriano de Albuquerque e Antônio Augusto de Vasconcelos.
- 1915 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Cirurgiões Dentistas, iniciativa dos odontólogos Mozart Catunda Gondim e Raimundo Gomes.
- 1917 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital do País, onde procurava cura para pertinaz doença, o poeta Josias de Castro Goiana (Josias Goiana), cearense nascido em Fortaleza no dia 18/1/1890.
- 1928 - Morre, em Fortaleza, aos 65 anos de idade, o capitalista e industrial coronel Arlindo Gondim.
- 1930 - O presidente do Estado, José Carlos de Matos Peixoto decreta censura para os jornais, nomeando censor Olinto Oliveira.
- 1932 - Sai o Decreto 75 da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, assinado pelo prefeito major Manuel Tibúrcio Cavalcante, que estabelece horário único para o comércio de Fortaleza, que passa a ser das 7h30 às 11 horas e das 13 horas às 17h30.
- 1935 - Inaugura-se a Livraria Imperial, de propriedade dos irmãos Anglada Magalhães e Japi Magalhães. Depois pertenceu a Clóvis Ribeiro Mendes (Clóvis Mendes), já na Rua Guilherme Rocha nº 166, baixos do Edifício Excelsior.
- 1937 - Em Fortaleza a cantora Sílvia Melo (Silvinha Melo), exclusiva dos discos RCA Victor, que se apresenta no palco do Cine-Teatro Majestic, acompanhada pela pianista cearense Carmen Carvalhedo. Apresentou-se também ao microfone do Ceará Rádio Clube - PRE-9.
- 1942 - Instala-se em Fortaleza o núcleo da Legião Brasileira de Assistência - LBA, no Ceará.
- 1945 - Nomeado o bacharelando Francisco Osmundo Pontes, para o cargo de diretor do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda - DEIP, que procedia a censura em jornais e rádio.
- 1948 - Morre, em Fortaleza, o médico e professor José Odorico de Moraes, ex-diretor do Asilo de Alienados e ex-deputado estadual. Nascera no Crato em 18/01/1882.
- 1948 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação Cearense de Educadores Sociais.
- 1959 - A Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará - UFC) concede o título de doutor Honoris Causa ao ministro Clóvis Salgado, da Educação e Cultura.
- 1961 - Em Fortaleza o cientista alemão Richard Kuhn, Prêmio Nobel de Química em 1931 e diretor do Instituto Max Plank de Heidelberg.
- 1966 - Criado o Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, pelo Decreto 7.628 assinado pelo governador Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo) e pelo historiador Raimundo Girão, secretário de Cultura, sendo o mesmo instalado em casa na Rua Solon Pinheiro, 38, onde nascera. Infelizmente foi desativado.
- 1967 - Morre em Paris, com a idade de 45 anos, o pintor cearense Antônio Bandeira, vítima de anestesia para uma operação nas cordas vocais. Existe em sua homenagem a Galeria Antônio Bandeira, da Prefeitura de Fortaleza, que já esteve no Parque da Liberdade, na Praça do Ferreira e depois foi para o Centro de Referência do Professor e atualmente não sei por onde anda, existe também a Rua Antônio Bandeira no Jacarecanga. Nascera em Fortaleza, no dia 26/5/1922.
- 1973 - Inaugurada a Sanauto, revendedora Chevrolet, localizada na Avenida Barão de Studart, em frente ao Colégio Christus.
- 1974 - A Assembleia Legislativa elege o deputado José Adauto Bezerra de Menezes, governador do Estado e o senador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), vice-governador, ambos da Aliança Renovadora Nacional - Arena, com a bancada do Movimento Democrático Brasileiro - MDB vazia. Foi o 5º governador eleito indiretamente, sendo o 1º, Clarindo de Queirós; 2º, Francisco de Menezes Pimentel; 3º, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo); e 4º, César Cals de Oliveira Filho.
- 1974 - Inaugurada, às 10h, a Avenida Marechal Castelo Branco (que é conhecida como Avenida Leste-Oeste), unindo a Praça Cristo Redentor à Barra do Ceará, em solenidade que contou com a participação do Ministro da Justiça, Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão), e das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, além do filho do homenageado, comandante Paulo Castelo Branco, do Governador César Cals, do prefeito Vicente Fialho, do presidente do BNB, Nílson Holanda, e dom Edmílson Cruz que procedeu a bênção da obra. é a primeira avenida de Fortaleza a possuir dois viadutos. Automaticamente inauguram-se os dois primeiros viadutos de Fortaleza, o Viaduto Senador Fernandes Távora e o Viaduto da FEB, o primeiro que une a Rua General Sampaio à Avenida Leste-Oeste e o segundo é na própria Avenida Leste-Oeste, por sobre a Avenida Alberto Nepomuceno. Este segundo é conhecido popularmente como “Tatazão”, numa alusão a um famoso homossexual chamado de Zé Tatá.
- 1974 - Inaugurado às 19h, com as presenças do Ministro da Justiça, Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão), do Ministro das Comunicações, Victor Russomano, e o Diretor do Departamento de Assuntos Culturais do MEC, Manuel Diegues Júnior, o teatro de bolso, da Emcetur, com o nome de Teatro Carlos Câmara. Na ocasião foi exibida a peça teatral de Eduardo Campos em adaptação de Haroldo Serra, O Morro do Ouro e houve um concerto de Jacques Klein.
- 1974 - Abertura da exposição Fortaleza Antiga, com 28 desenhos do artista plástico Rubens de Azevedo, na Emcetur. Além de pontos da cidade, são retratados também vultos populares de nossa capital.
- 1980 - No Centro de Convenções, com a presença entre outros do médico Victor Schally, Prêmio Nobel de Medicina, abre-se o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia.
- 1985 - Nos 50 anos do Tribunal de Contas do Ceará são inaugurados um busto do ministro Antônio Coelho de Albuquerque feito pelo escultor César Teles e uma placa de bronze na entrada do Edifício Presidente Antônio Coelho (antigo Edifício Pajeú), sua sede, na Rua Sena Madureira, 1047.
- 1988 - Criadas, pelo Decreto 7.824, publicado no Diário Oficial do Município 8.970, a Escola de 1º Grau Santa Maria, funcionando na Rua Cuiabá nº 1465, no Henrique Jorge - Era a antiga Escola Reverendo Teixeira Rego - e a Escola de 1º Grau Alvorada, na Rua Angra dos Reis, nº 234, no Conjunto Alvorada.
- 1997 - Morre, aos 71 anos de idade, o médico Elísio Diógenes Pinheiro (Elísio Pinheiro), cearense de Jaguaribe, fundador da Policlínica de Fortaleza.
- 2003 - O nome do deputado federal Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda (Inácio Arruda) é indicado como o nome do Partido Comunista do Brasil - PCdoB para disputar a prefeitura de Fortaleza, nas eleições do próximo ano, dentro de uma composição com outros partidos de esquerda. A decisão foi tomada durante a conferência municipal da agremiação, no auditório do Cefet.
- 2008 - Os eleitores de Fortaleza vão às urnas para escolha de prefeito e vereadores. Os candidatos a prefeitura são: a prefeita Luizianne de Oliveira Lins (PT); Moroni Bing Torgan (Dem); Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes (PDT); Renato Roseno (PSOL); Pastor Neto Nunes (PSC); José Ribamar Aguiar Júnior (PTC); Sérgio Braga Barbosa (PPS); Adahil Barreto (PR); e Carlinhos Vasconcelos (PCB). Luiszanne Lins conquista a vitória no primeiro turno ao obter 593.778 (50,16%) sobre o segundo colocado, Moroni Torgan 295.921 (25,00%). O vereador mais votado foi João Alfredo Teles Melo (PSOL).
- 2021 - Morre em Fortaleza, no bairro da Messejana, Francisca Ceksa dos Santos, aos 116 anos de idade, validada pelo Gerontology Research Group – CRG como a pessoa mais velha do Brasil e terceira do mundo. Era natural de Cascavel, CE. Faleceu, vítima de pneumonia, em casa.
Comentários
Postar um comentário