Pular para o conteúdo principal



Futricas Fortalezenses-Rádio Universitária

O Núcleo de Produções Especiais da Universitária FM lança a série documental Fortaleza Reinventada. Em três episódios, a série aborda modos de voltar a conviver com Fortaleza, mostrando os encontros possíveis entre cidadãos e metrópole, a partir de transformações em espaços urbanos. As reportagens são parte do programa Universitária Especial e também integram a programação de aniversário da Universitária FM. Os jornalistas Ana Mary C. Cavalcante, Fabrício Girão e Síria Mapurunga assinam as reportagens.

- Sitiada e sufocada pela violência crescente, Fortaleza vai perdendo, ao longo dos anos, pontos de encontros – a exemplo do costume das cadeiras nas calçadas, dos muros baixos, das janelas sem grades, do ir e vir a pé, dos passeios pelas praças", retrata a jornalista Ana Mary C. Cavalcante. 

- A série quer mostrar um contraponto, ou a re-existência das relações com a cidade, pela perspectiva da reinvenção dos lugares públicos e dos afetos", completa a jornalista do Núcleo de Produções Especiais da Universitária FM.

As reportagens são parte do programa Universitária Especial e integram a programação de aniversário da Universitária FM (Foto: Jr. Panela)

Em três episódios, com duração média de 27 minutos cada, Fortaleza Reinventada conversa com especialistas e população sobre a possibilidade de refazer os caminhos, os passeios e os prazeres cotidianos pela quarta maior metrópole do país. A série visita o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, e o Parque Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, espaços que foram reconfigurados e ressurgem como exemplos de convivência e bem-estar na urbe.

Os episódios serão veiculados aos sábados, às 13h30, rádio Universitária FM 107,9, e também estarão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, YouTube e Amazon Music/Audible, além do site da rádio Universitária FM. A série especial Fortaleza Reinventada faz parte ainda do aniversário da rádio – que comemora 44 anos no próximo dia 15.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO - As comemorações seguem durante o mês de outubro. No dia 11, terá nova edição do projeto UFC de Portas Abertas, com No Ar: Faixa Jovem Ao Vivo e visita guiada pelos estúdios e Discoteca. Também estão previstos Live com DJ Modo Rudes e MC Laranjamem, edições especiais do Rádio Debate e do Jornal da Universitária, além do o III Festival Irradia de Rádio Arte e Artes Sonoras.

No dia do aniversário, 15 de outubro, a programação será no Auditório da Reitoria da UFC, a partir das 9h30, com o lançamento da nova identidade visual e sonora da emissora, homenagens e participações especiais dos músicos Caio Castelo, Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock.

Abrindo as ações comemorativas dos 44 anos da emissora, a Universitária FM 107.9 apresenta sua nova identidade visual e sonora. A cerimônia de lançamento acontece no dia 15 de outubro, às 9h30, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com apresentações musicais de Caio Castelo, Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock, o evento é gratuito e aberto ao público.

A identidade sonora foi criada pelo músico e produtor Caio Castelo. As vozes do novo jingle são de Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock (Arte: Henrique Peixoto / Fotos: Clara Hellary, Camila de Almeida e Jorge Silvestre)

A diretora da Universitária FM e professora do Curso de Jornalismo da UFC, Rosane Nunes, destaca a importância da nova identidade. “Este é um momento de celebração e continuidade. A nova identidade reflete uma Universitária em sintonia com o presente, que valoriza sua história sem deixar de olhar para o futuro”, afirma a diretora.

Durante o evento, a rádio presta homenagem a pessoas que contribuíram para a consolidação da emissora, como a jornalista e ex-diretora da Universitária FM, Ivonete Maia (in memoriam); e o sonoplasta da Universitária FM, Assis Lima, servidor técnico-administrativo da UFC desde 1976. A Pró-Reitoria de Cultura da UFC (Procult) também será homenageada. “Homenagear quem fez e faz parte dessa trajetória é reafirmar o compromisso coletivo que sempre sustentou a rádio”, ressalta Rosane Nunes.

O novo projeto visual e sonoro da emissora é resultado de um processo colaborativo entre servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes. Para desenvolver a nova identidade visual, a Universitária FM contou com a parceria da Rastro Agência Jr., empresa júnior do curso de Publicidade e Propaganda da UFC.

A identidade sonora foi criada pelo músico e produtor Caio Castelo, que assina a composição, os arranjos e a direção musical. As vozes do novo jingle são de Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock. O projeto sonoro contou ainda com a colaboração dos músicos Igor Ribeiro e Richell Martins, da Camerata de Cordas da UFC e da jornalista Raquel Dantas.

O novo projeto visual e sonoro da emissora é resultado de um processo colaborativo entre servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes, além de parceiros institucionais (Foto: Guilherme Silva/ Secom-UFC).


O publicitário da Universitária FM, Igor Vieira, explica o conceito do projeto. 

- A nova identidade visual e sonora traduz a essência da Universitária, adaptando nossa comunicação ao modo como produzimos e consumimos conteúdo em áudio atualmente. Ela nasce de transformações que já vinham acontecendo internamente, na programação e na forma como a rádio se conecta aos ouvintes”, afirma Igor Vieira.

SAIBA MAIS - Inaugurada em 1981, a Universitária FM 107.9 nasceu como um espaço de diálogo, difusão cultural e compartilhamento de saberes. Há 44 anos no ar, a emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) se tornou referência em comunicação pública, educativa e cultural no Ceará, reforçando o compromisso com a comunidade universitária e a sociedade.

Fonte: Igor Vieira, publicitário da Universitária FM - e-mail: publicidaderufm@ufc.br

Mais informações sobre a programação do aniversário nas redes sociais da Universitária FM.

Fonte: Núcleo de Produções Especiais da Universitária FM - email: nucleoespeciaisrufm@ufc.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...