Pular para o conteúdo principal



Futricas Fortalezenses-Rádio Universitária

O Núcleo de Produções Especiais da Universitária FM lança a série documental Fortaleza Reinventada. Em três episódios, a série aborda modos de voltar a conviver com Fortaleza, mostrando os encontros possíveis entre cidadãos e metrópole, a partir de transformações em espaços urbanos. As reportagens são parte do programa Universitária Especial e também integram a programação de aniversário da Universitária FM. Os jornalistas Ana Mary C. Cavalcante, Fabrício Girão e Síria Mapurunga assinam as reportagens.

- Sitiada e sufocada pela violência crescente, Fortaleza vai perdendo, ao longo dos anos, pontos de encontros – a exemplo do costume das cadeiras nas calçadas, dos muros baixos, das janelas sem grades, do ir e vir a pé, dos passeios pelas praças", retrata a jornalista Ana Mary C. Cavalcante. 

- A série quer mostrar um contraponto, ou a re-existência das relações com a cidade, pela perspectiva da reinvenção dos lugares públicos e dos afetos", completa a jornalista do Núcleo de Produções Especiais da Universitária FM.

As reportagens são parte do programa Universitária Especial e integram a programação de aniversário da Universitária FM (Foto: Jr. Panela)

Em três episódios, com duração média de 27 minutos cada, Fortaleza Reinventada conversa com especialistas e população sobre a possibilidade de refazer os caminhos, os passeios e os prazeres cotidianos pela quarta maior metrópole do país. A série visita o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, e o Parque Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, espaços que foram reconfigurados e ressurgem como exemplos de convivência e bem-estar na urbe.

Os episódios serão veiculados aos sábados, às 13h30, rádio Universitária FM 107,9, e também estarão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, YouTube e Amazon Music/Audible, além do site da rádio Universitária FM. A série especial Fortaleza Reinventada faz parte ainda do aniversário da rádio – que comemora 44 anos no próximo dia 15.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO - As comemorações seguem durante o mês de outubro. No dia 11, terá nova edição do projeto UFC de Portas Abertas, com No Ar: Faixa Jovem Ao Vivo e visita guiada pelos estúdios e Discoteca. Também estão previstos Live com DJ Modo Rudes e MC Laranjamem, edições especiais do Rádio Debate e do Jornal da Universitária, além do o III Festival Irradia de Rádio Arte e Artes Sonoras.

No dia do aniversário, 15 de outubro, a programação será no Auditório da Reitoria da UFC, a partir das 9h30, com o lançamento da nova identidade visual e sonora da emissora, homenagens e participações especiais dos músicos Caio Castelo, Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock.

Abrindo as ações comemorativas dos 44 anos da emissora, a Universitária FM 107.9 apresenta sua nova identidade visual e sonora. A cerimônia de lançamento acontece no dia 15 de outubro, às 9h30, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com apresentações musicais de Caio Castelo, Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock, o evento é gratuito e aberto ao público.

A identidade sonora foi criada pelo músico e produtor Caio Castelo. As vozes do novo jingle são de Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock (Arte: Henrique Peixoto / Fotos: Clara Hellary, Camila de Almeida e Jorge Silvestre)

A diretora da Universitária FM e professora do Curso de Jornalismo da UFC, Rosane Nunes, destaca a importância da nova identidade. “Este é um momento de celebração e continuidade. A nova identidade reflete uma Universitária em sintonia com o presente, que valoriza sua história sem deixar de olhar para o futuro”, afirma a diretora.

Durante o evento, a rádio presta homenagem a pessoas que contribuíram para a consolidação da emissora, como a jornalista e ex-diretora da Universitária FM, Ivonete Maia (in memoriam); e o sonoplasta da Universitária FM, Assis Lima, servidor técnico-administrativo da UFC desde 1976. A Pró-Reitoria de Cultura da UFC (Procult) também será homenageada. “Homenagear quem fez e faz parte dessa trajetória é reafirmar o compromisso coletivo que sempre sustentou a rádio”, ressalta Rosane Nunes.

O novo projeto visual e sonoro da emissora é resultado de um processo colaborativo entre servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes. Para desenvolver a nova identidade visual, a Universitária FM contou com a parceria da Rastro Agência Jr., empresa júnior do curso de Publicidade e Propaganda da UFC.

A identidade sonora foi criada pelo músico e produtor Caio Castelo, que assina a composição, os arranjos e a direção musical. As vozes do novo jingle são de Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock. O projeto sonoro contou ainda com a colaboração dos músicos Igor Ribeiro e Richell Martins, da Camerata de Cordas da UFC e da jornalista Raquel Dantas.

O novo projeto visual e sonoro da emissora é resultado de um processo colaborativo entre servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes, além de parceiros institucionais (Foto: Guilherme Silva/ Secom-UFC).


O publicitário da Universitária FM, Igor Vieira, explica o conceito do projeto. 

- A nova identidade visual e sonora traduz a essência da Universitária, adaptando nossa comunicação ao modo como produzimos e consumimos conteúdo em áudio atualmente. Ela nasce de transformações que já vinham acontecendo internamente, na programação e na forma como a rádio se conecta aos ouvintes”, afirma Igor Vieira.

SAIBA MAIS - Inaugurada em 1981, a Universitária FM 107.9 nasceu como um espaço de diálogo, difusão cultural e compartilhamento de saberes. Há 44 anos no ar, a emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) se tornou referência em comunicação pública, educativa e cultural no Ceará, reforçando o compromisso com a comunidade universitária e a sociedade.

Fonte: Igor Vieira, publicitário da Universitária FM - e-mail: publicidaderufm@ufc.br

Mais informações sobre a programação do aniversário nas redes sociais da Universitária FM.

Fonte: Núcleo de Produções Especiais da Universitária FM - email: nucleoespeciaisrufm@ufc.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...