Pular para o conteúdo principal



Nicolas vence Categoria Profissional do Surf Cearense


A Praia do Futuro, em Fortaleza, mais precisamente na Barraca Sunrise, foi palco de um feito histórico neste domingo (19.101.2025), com a grande final da categoria Profissional do JISK Surf Pro, a segunda etapa do Circuito Cearense de Surf 2025. O jovem talento Nicolas Silva, de apenas 14 anos, superou adversários experientes e conquistou o título mais cobiçado do evento, escrevendo um novo e importante capítulo na História do Surf Cearense.

A última e mais importante bateria do evento colocou na água três diferentes gerações do surf cearense para definir quem sairia com o cobiçado título da categoria Profissional, a única em disputa no dia. Artur Silva, atual Campeão Cearense Pro e também Campeão Brasileiro, Itim Silva, Campeão Cearense e Nordestino Pro, Santiago dos Santos, jovem talento da Praia do Futuro e Nicolas Silva, com apenas 14 anos de idade, precisaram surfar muito e lançar mão de todas as suas armas para performar em um mar, em muitos momentos, bem difícil.


A bateria começou muito tensa com todos os atletas se respeitando muito. Nos primeiros minutos, os quatro finalistas demonstraram o nervosismo da decisão, errando suas manobras que resultaram em notas abaixo de um ponto. Artur Silva registrou 0.90, Nicolas Silva 0.55, Santiago dos Santos 0.50 e Itim Silva 0.35, evidenciando o clima de instabilidade dentro d'água.

Contudo, a tranquilidade logo se fez presente, e o talento dos surfistas cearenses começou a brilhar. E não tardou para Artur Silva, com seu profundo conhecimento das ondas da Praia do Futuro, cravar um 4.65, assumindo a liderança. Em seguida, Santiago dos Santos respondeu com um aéreo com rotação em uma boa onda, marcando 4.75 e roubando a ponta. Artur Silva não demorou a reagir, com um 6.00 que o recolocou na liderança.

Foi então que Nicolas Silva, aos oito minutos de bateria, mostrou por que é considerado um dos grandes destaques da nova geração do surf cearense. Com um 7.50, ele igualou sua melhor nota e saltou para a segunda colocação. Pouco depois, em uma esquerda bem trabalhada, Nicolas desferiu uma boa rasgada e finalizou com uma junção precisa, garantindo um 4.25 que o levou à liderança da bateria. Aos 10 minutos.de bateria, Nicolas Silva se mantinha na ponta, somando 7.50 e 4.25.

Faltando pouco mais de oito minutos para o término, Nicolas Silva pegou outra direita de backside e desferiu duas fortes batidas, culminando em um impressionante 8.00, igualando a maior nota do evento, que havia sido de Artur Silva na semifinal, deixando Artur precisando de 9.50 para a virada, enquanto Santiago dos Santos e Itim Silva necessitavam de combinações de notas para alcançar o jovem prodígio. Itim Silva ainda conseguiu um 5.75, saindo da combinação, mas não teve tempo para tentar o 9.75 que precisaria para superar aquele que um dia, não muito distante, havia sido seu aluno.


A vitória de Nicolas Silva, com apenas 14 anos, na Categoria Profissional, foi um feito notável que marca mais um importante capítulo na história do surf brasileiro e mundial, lembrando a conquista de Adriano de Souza (Mineirinho) que, também aos 14 anos, venceu um evento Profissional. Este resultado não apenas consolida o nome de Nicolas Silva como o grande destaque da etapa, mas também o posiciona como uma das maiores promessas do surf cearense e nacional da atualidade.

Emocionado após a vitória histórica, Nicolas Silva declarou: 

- Estou muito feliz de ter sido campeão na Profissional. Queria agradecer a todos os meus apoiadores e patrocinadores, minha mãe, e todos que torcem por mim. Sem eles não estaria aqui. E que venham mais e mais eventos para a gente continuar buscando a superação, isso é só a primeira, e só quero agradecer a Deus mesmo e treinar muito mais para as próximas etapas do campeonato cearense. Valeu galera! Tô muito feliz. Valeu mesmo".

Nicolas Silva, que foi aluno de Itim Silva, seu mentor e um dos grandes nomes do surf cearense, já havia demonstrado seu talento nos dias anteriores, conquistando os títulos das categorias Sub 14 e Sub 18, consolidando uma "tríplice coroa" que o eleva ao patamar de fenômeno.

Ação e Adrenalina nas Ondas do Futuro

Desde a sexta-feira (17), a Praia do Futuro se transformou em uma arena de pura emoção e adrenalina. O primeiro dia foi repleto de ação, com a definição de quatro das cinco categorias de base em disputa no certame estadual de 2025. Duelos eletrizantes, com manobras progressivas e muita radicalidade, marcaram a abertura, evidenciando que o futuro do esporte está em excelentes mãos. Os principais aspirantes a astros do surf mostraram todo o potencial do surfista cearense, e o público vibrou a cada onda surfada, testemunhando o surgimento das mais novas estrelas do surf alencarino.

Nicolas Silva Destaque desde o 1º Dia

Nicolas Silva foi o grande nome do evento desde o 1º dia, conquistando o primeiro lugar nas categorias Sub 14 e Sub 18. Na semifinal da Sub 14, sua categoria original, ele obteve a maior nota do dia, 7.50, e a maior média, 14.00 pontos. É importante destacar que a categoria Sub 18 é a mais importante da base, sendo a principal porta de entrada às categorias Profissional e Open.

Aurineto Silva também brilhou nas ondas do Futuro no primeiro dia de competição, garantindo o título da categoria Sub 16 com uma performance consistente e técnica que impressionou os árbitros. Gabriel Venâncio, foi o melhor na categoria Sub 12, sendo mais um a mostrar que a nova geração do surf cearense promete muito para os próximos anos.

2º Dia

O sábado manteve o ritmo acelerado, com as demais categorias amadoras entrando na água. A intensidade das disputas foi crescente, culminando nas finais que consagraram os novos campeões. A cada bateria, a busca por pontos cruciais para o ranking do circuito estadual elevava o nível da competição, com atletas demonstrando técnica apurada e muita garra.

Na mais aguardada bateria do dia, a Final da Categoria Open Masculino, Phelipe Maia brilhou e conquistou o título, superando Paulo Henrique, Alessandro Costa e Elton Melo, respectivamente segundo, terceiro e quarto colocados, em uma final de tirar o fôlego.

A categoria Open Feminino teve Anaelya Lima como a grande campeã, com Camila dos Santos garantindo a segunda posição, seguida por Rilary Silva em terceiro e Leticia Cavalcante em quarto.

Entre as jovens promessas, a Sub 18 Feminino foi dominada por Rilary Silva, que subiu ao lugar mais alto do pódio, com Eloá Lima em segundo, Anaelya Lima em terceiro e Rafaelle Cardoso em quarto.

Na Master 40+ Gleison Sardinha levou o título, com Felipe Martins em segundo, Igor Antunes em terceiro e Sérgio Ricardo completando o pódio.

A Master 50+ consagrou Sérgio Ricardo como campeão, seguido por Alessandro Nogueira na segunda colocação, Wagner Meneses em terceiro e João Guilherme em quarto.

No Longboard Open, Dudu Caponera mostrou maestria sobre o pranchão e garantiu a vitória, tendo Elis Silva como vice-campeão, Mateus Silva em terceiro e Ronaldo Filho em quarto.

A Longboard Open Feminino teve Bianca Cardoso como a campeã, com Jamile Silva em segundo e Shtefhani Aderaldo em terceiro.

A categoria Longboard Master foi vencida por Marcelo Bibita, que superou Paulo Vasco (segundo), Renê Fernandes (terceiro) e Sérgio Quilha (quarto).

E entre os mais jovens, na categoria Sub 8, Ryan Eliesio demonstrou talento precoce e conquistou o primeiro lugar, seguido por Miguel Xerez em segundo, Ariel Silva em terceiro, Enzo Lopes em quarto e Artur Aragão em quinto.

Com os resultados o certame alencarino do esporte dos reis havaianos conclui sua segunda parada, já confirmando a última etapa para 28 à 30 de novembro, na Ponte Metálica, prometendo muitas emoções para o fim do Circuito.

O Calendário de 2025 do Circuito inclui quatro etapas:
  • 1ª Etapa: 30/5 a 1/6 – Praia da Taíba/São Gonçalo do Amarante – REALIZADA.
  • 2ª Etapa: 17/10 a 19/10 – Praia do Futuro/Fortaleza – REALIZADA.
  • 3ª Etapa: 28/11 a 30/11 – Ponte Metálica/Fortaleza.
Categorias em Disputa

O Circuito Cearense de Surf 2025 conta com 14 categorias em disputa, garantindo espaço para todas as gerações e estilos: Profissional, Sub 08, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Open (sem limite de idade), Master 40+, Master 50+, Longboard Open (sem limite de idade), Longboard Master 40+, Longboard Feminino (sem limite de idade), Feminino Sub 18 e Feminino Open (sem limite de idade).

Premiação

Para a categoria Profissional, a premiação foi de R$ 10 mil), distribuídos conforme o Livro de Regras. Já para os Amadores, a premiação foi composta por 15 blocos, 56 kits da JISK, kits e packs da Yobem, 4 kits e vouchers da Mahalo Poke, além de 56 troféus.

Transmissão Ao Vivo

O JISK Surf Pro 2025, Segunda Etapa do Circuito Cearense de Surf 2025, contou com transmissão ao vivo pelo site Surfbyte e pelo canal do YouTube da Federação de Surf do Estado do Ceará (FSEC): https://www.youtube.com/@federacaodesurfdoestadodoc8535. Cronogramas, entrevistas, bastidores, curiosidades, ranking completo e todas as baterias continuam disponíveis para todos que quiserem rever tudo o que rolou no evento.

Patrocínio

O JISK Surf Pro 2025: Segunda Etapa do Circuito Cearense de Surf 2025, contou com o patrocínio de Jisk, Yobem e Governo do Ceará, através da Secretaria do Esporte (Sesporte). Apoio: Mahalo Poke, Barraca Sunrise, D'Cofibras, Giga+, Revista Beach Show, Surfbyte, Novatim Surf School, Aasce e Cbsurf. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará-FSEC e Instituto Brasil Sem Fronteiras-IBESF.

Sobre o Circuito Cearense de Surf

Criado em 1989, o Circuito Cearense de Surf ostenta o título de campeonato estadual de surfe mais longevo do Brasil, com edições anuais ininterruptas. Em 2025, celebrou sua 37ª edição, consolidando sua tradição e vital importância para o cenário esportivo cearense, nacional e global. Ao longo de mais de três décadas, o circuito tem sido um celeiro de talentos, revelando nomes como Fábio Silva, Tita Tavares, Pablo Paulino, Messias Félix, Artur Silva e Silvana Lima. Sua relevância é atestada pela participação de surfistas de renome mundial, como Gabriel Medina, Filipe Toledo, Jadson André e o medalhista de ouro olímpico Ítalo Ferreira, reforçando seu papel crucial na formação e projeção de atletas cearenses e nordestinos no cenário esportivo.

RESULTADOS DA ETAPA:

CATEGORIA PROFISSIONAL (Domingo, 19.10)

1º lugar: Nicolas Silva (CE)
2º lugar: Artur Silva (CE)
3º lugar: Santiago dos Santos (CE)
4º lugar: Itim Silva (CE)
LÍDER DO RANKING: Diego Mendes

OPEN MASCULINO (Sábado, 1810)
1º lugar: Phelipe Maia (CE)
2º Lugar: Paulo Henrique (CE)
3º Alessandro Costa (CE)
4º Elton Melo (CE)
LÍDER DO RANKING: Phelipe Maia (CE)

OPEN FEMININO (Sábado, 18.10)
1º lugar: Anaelya Lima (CE)
2º lugar: Camila dos Santos (CE)
3º lugar: Rilary Silva (CE)
4º lugar: Leticia Cavalcante (CE)
LÍDER DO RANKING: Rilary Silva (CE)

SUB 18 FEMININO (Sábado, 18.10)
1º lugar: Rilary Silva (CE)
2º lugar: Eloá Lima (CE)
3º lugar: Anaelya Lima (CE)
4º lugar: Rafaelle Cardoso (CE)
LÍDER DO RANKING: Rilary Silva (CE)

MASTER 40+ (Sábado, 18.10)
1º lugar: Gleison Sardinha (CE)
2º lugar: Felipe Martins (CE)
3º lugar: Igor Antunes (CE)
4º lugar: Sérgio Ricardo (CE)
LÍDER DO RANKING: Gleison Sardinha (CE)

MASTER 50+ (Sábado, 18.10)
1º lugar: Sérgio Ricardo (CE)
2º lugar: Alessandro Nogueira (CE)
3º lugar: Wagner Meneses (CE)
4º lugar: João Guilherme (CE)
LÍDER DO RANKING: Carlos Santana (CE)

LONGBOARD OPEN MASCULINO (Sábado, 18.10)
1º lugar: Dudu Caponeira (CE)
2º lugar: Elis Silva (CE)
3º lugar: Mateus Silva (CE)
4º lugar: Ronaldo Filho (CE)
LÍDER DO RANKING: Elis Silva (CE)

LONGBOARD OPEN FEMININO (Sábado, 18.10)
1º lugar: Bianca Cardoso (CE)
2º lugar: Jamile Silva (CE)
3º lugar: Shtefhani Aderaldo (CE)
LÍDER DO RANKING: Jamile SIlva (CE)

LONGBOARD MASTER (Sábado, 18.10)
1º lugar: Marcelo Bibita (CE)
2º lugar: Paulo Vasco (CE)
3º lugar: Renê Fernandes (CE)
4º lugar: Sergio Quilha (CE)
LÍDER DO RANKING: Marcelo Bibita (CE)

SUB 18 MASCULINO (Sexta-feira, 17.10)
1º lugar: Nicolas Silva (CE)
2º lugar: Aurineto Silva (CE)
3º lugar: Jonh Jonh Alves (CE)
4º lugar: Carlos Halen (CE)
LÍDER DO RANKING: John John Alves

SUB 16 MASCULINO (Sexta-feira, 17.10)
1º lugar: Aurineto Silva (CE)
2º lugar: João Marcelo (CE)
3º lugar: Nicolas Silva (CE)
4º lugar: Italo Alves (CE)
LÍDER DO RANKING: Aurineto Silva (CE).

SUB 14 MASCULINO (Sexta-feira, 17.10)
1º lugar: Nicolas Silva (CE)
2º lugar: Kelyson Carneiro (CE)
3º lugar: Saymon Rocha (CE)
4º lugar: João Marcelo (CE)
LÍDER DO RANKING: Nicolas Silva (CE)

SUB 12 MASCULINO (Sexta-feira, 17.10 )
1º lugar: Gabriel Venâncio (CE)
2º lugar: Kairon Miguel (CE)
3º lugar: Wenderson Costa (CE)
4º lugar: João Lucas (CE)
LÍDER DO RANKING: Kairon Miguel (CE)

SUB 8 (Sábado, 18.10)
1º lugar: Ryan Eliesio (CE)
2º lugar: Miguel Xerez (CE)
3º lugar: Ariel Silva (CE)
4º lugar: Enzo Lopes (CE)
5º lugar: Artur Aragão (CE)
LÍDER DO RANKING: Ryan Eliesio (CE).
Com informações de George Noronha e fotos de Lima Júnior.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...