Pular para o conteúdo principal



Polo Automotivo cearense montará 40 carros ainda este ano


O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, anunciou, na noite desta terça-feira (25.11.2025), na Festa de Entrega do Troféu 4 Elementos do Sindquímica, no Espaço Lô, que o Polo Automotivo a ser inaugurado em 3.12, em Horizonte, vai montar 40 carros ainda este ano.

O Polo funcionará na antiga fábrica Ford Ceará, antes Troller. A produção inicial é de Spark Chevrolet. Para 2026 a previsão é de montagem de 400 carros mês.

Ricardo Cavalcante em seu discurso enumerou a indústria cearense:

  1. 19,2 mil indústrias.
  2. 390 mil empregos diretos.
  3. 24% das carteiras assinadas do Ceará.
Presentes na Festa do Sindquímica/8º Troféu 4 Elementos:
  • Jornalistas Lauriberto Braga, Thiago Paiva, Clóvis Holanda, Hugo Acácio e Carol Lopes.
  • Presidente da CDL Jovem Fortaleza, Mayra Thé.
  • Secretária executiva da Indústria, Brigida Miola.
  • Desembargador do Trabalho, Franzé Gomes.
  • Industriais Beto Chaves (presidente Sindiquímica-CE), Paulo Holanda e Ricardo Cavalcante.

O Encontro Anual das Indústrias Químicas, realizado pelo Sindquímica Ceará, reuniu dirigentes, associados e parceiros do setor para a entrega do Troféu 4 Elementos, realizado nesta terça-feira (25/11), no L’Ô Restaurante, em Fortaleza. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), foi reconhecido como “Instituição Parceira” por sua contribuição estratégica ao desenvolvimento da indústria química. A atuação da entidade em inovação, qualificação profissional e consultorias foi celebrada por representantes do segmento, consolidando o papel do Instituto como força essencial para o avanço do setor. A Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, também foi agraciada, em nome do Instituto, com o "Troféu de Melhor Fornecedor de Plástico".

Durante a solenidade, o presidente da FIEC e Diretor Institucional do IEL Nacional, Ricardo Cavalcante, comentou a relevância de iniciativas como o Troféu 4 Elementos que reforçam o compromisso de quem atua no setor industrial. 

- Esse prêmio valoriza o empenho das empresas, segmentos que dependem da colaboração efetiva das organizações participantes. Demonstra confiança, força e capacidade de unir diferentes áreas da indústria, promovendo uma integração valiosa. Receber este troféu possui um significado especial, porque representa uma distinção concedida pela própria entidade de classe, instituição altamente respeitada no Ceará e em todo o Brasil”.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, recebeu os dois prêmios, tendo reconhecida a sua liderança à frente do Instituto. Na ocasião, a gestora convidou ao palco membros da equipe do IEL e reforçou o compromisso com o fomento à inovação e o suporte às demandas das empresas. 

- Esta homenagem representa o compromisso de todos que constroem o IEL Ceará diariamente. Trabalhamos para formar talentos, aproximar empresas do que existe de mais moderno e entregar resultados que ampliam a capacidade competitiva da indústria. Receber este troféu reforça nossa missão e renova nossa responsabilidade com o setor químico”, falou em discurso emocionado.

Na abertura do encontro, Beto Chaves, presidente do Sindquímica Ceará, reforçou a importância de parcerias que impulsionam competitividade e crescimento. “O IEL Ceará tem sido essencial para o fortalecimento da indústria química. Sua atuação amplia oportunidades de formação, aproxima empresas da inovação e oferece caminhos para o crescimento sustentável. Celebrar esta parceria é reconhecer uma contribuição decisiva para os resultados alcançados pelo setor”, reforçou.

Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária Executiva da Indústria, Brígida Miola, destacou o papel do segmento para o desenvolvimento econômico. Ela observou que a indústria química integra as prioridades da política industrial do Ceará. 

- O trabalho realizado por este setor gera empregos, estimula investimentos e transforma territórios. O governo reconhece essa força e seguirá atuando para ampliar o ambiente de negócios, fortalecer distritos industriais e apoiar iniciativas que impulsionem a competitividade das empresas cearenses”, disse.

Homenagem a Danilo Serpa

Os homenageados receberam destaque pela colaboração contínua em diferentes frentes da indústria. A categoria “Personalidade Parceira” premiou Danilo Gurgel Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), motivada pela contribuição direta ao avanço de projetos estruturantes, como o Polo Químico de Guaiúba e o Polo Industrial de Maranguape.

Sua trajetória, marcada por passagens pelo Complexo do Pecém, pela Secretaria de Relações Institucionais do Ceará e por formações executivas em instituições internacionais, foi reconhecida durante o encontro. Representando Danilo, o diretor de fomento da Adece, Luiz Eduardo Fontenelle Barros, ressaltou a dedicação do homenageado ao desenvolvimento econômico. “A atuação de Danilo Serpa tem sido marcada pela busca constante de soluções que fortalecem o ambiente produtivo. Seu compromisso com iniciativas como a do novo Polo Automotivo, em Horizonte, demonstra a visão estratégica que orienta o trabalho da Adece”, afirmou.

Empresas agraciadas

Na categoria dedicada ao segmento de tintas, a AVCO Chemicals foi agraciada como fornecedora parceira, em reconhecimento à colaboração prestada ao longo do ano. 

A Morais de Castro recebeu destaque na categoria voltada para o setor de cosméticos, celebrada por sua atuação contínua junto às indústrias do ramo. 

Já a Saber Química foi reconhecida pela contribuição ao segmento de saneantes, homenagem concedida às empresas que se sobressaíram no apoio à cadeia produtiva durante o período.

Presenças

Prestigiaram também o Encontro Anual das Indústrias Químicas o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor Financeiro da Federação; Edgar Gadelha; o Diretor de Comércio Exterior da FIEC e Presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia, Marcos Soares; o Conselheiro Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; a Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins; a Gerente de Estratégia e Negócios, Jamille Alencar; a Gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro; o Analista de Desenvolvimento Empresarial do IEL Ceará, Marcelo Sobreira; o Desembargador Franzé Gomes; a Prefeita de Guiaúba, Izabella Fernandes, além de presidentes de sindicatos, representantes industriais, entre outros.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...