Os médicos particulares de Jair Bolsonaro informaram, que o ex-presidente passou por uma nova cirurgia neste sábado (27.12.2025), no Hospital DF Star, após apresentar forte crise de soluço. Segundo os médicos, Bolsonaro já está no quarto e se recupera do procedimento.


Bolsonaro passou por um procedimento de bloqueio do lado direito do nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma. A Cirurgia busca aliviar os sintomas de soluço permanente do ex-presidente.
Segundo o médico Mateus Saldanha, o ex-presidente será acompanhado diariamente para verificar se o procedimento foi bem-sucedido para amenizar os soluços.
- Todo o procedimento durou cerca de uma hora. O procedimento foi muito rápido. Não teve corte. Execução bem rápida", afirmou.
Os médicos de Bolsonaro também afirmaram, que Bolsonaro deve passar por um novo procedimento na próxima segunda-feira (29.12), quando será tratado o lado esquerdo do nervo frênico.
Os profissionais também mantiveram a previsão de alta para 31.12.2025.
Na quinta-feira (25.12), Bolsonaro realizou outra cirurgia, para tratar uma hérnia inguinal.
O ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista.
Vereador Carlos Bolsonaro: O presidente @jairbolsonaro voltou à mesa de cirurgia hoje, 27 de dezembro de 2025, em razão de quadros persistentes de soluços incoercíveis, normalmente acompanhados de vômitos, situação que representava risco iminente de broncoaspiração caso não exista acompanhamento constante. - No Natal, ele já havia sido submetido à oitava cirurgia, desta vez para correção de hérnia decorrente da facada sofrida em 2018, que resultou na extinção de sua parede abdominal. Desde então, segue sob monitoramento permanente, com o uso de tela instalada na região abdominal, exigindo cuidados contínuos. - Além do quadro cirúrgico, constam nos laudos médicos já informados ao STF as seguintes condições clínicas: Refluxo Gastroesofágico com Esofagite . Hipertensão arterial essencial . Doença aterosclerótica do coração . Oclusão e estenose de carótidas. Apneia do Sono . Carcinoma de células escamosas (Câncer de Pele). Anemia (falta de ferro no sangue) - Somam-se a essas doenças crônicas: Soluços incoercíveis com refluxos constantes e vômitos, exigindo o uso de medicações de ação no sistema nervoso central, além da cirurgia realizada hoje. Histórico de múltiplas hérnias, corrigidas novamente, mas que demandam acompanhamento hospitalar contínuo. Após o procedimento para corrigir os soluços meu Pai já se encontra novamente no quarto, iniciando mais uma fase de recuperação, em um histórico clínico marcado por sucessivas intervenções e extrema resiliência".

Comentários
Postar um comentário