Pular para o conteúdo principal



Vacinação contra Dengue em Maranguape


O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (17/1/2026) a vacinação contra a dengue com o imunizante 100% nacional, de dose única, desenvolvido pelo Instituto Butantan. A estratégia começa nos municípios-piloto de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), com a imunização de pessoas de 15 a 59 anos. 

A iniciativa tem como objetivo avaliar o impacto da vacina na dinâmica de transmissão da doença e reunir evidências que subsidiem a ampliação da estratégia em todo o país. A partir deste domingo (18), o município de Botucatu (SP) também passa a integrar a iniciativa.

No lançamento da Vacinação em Maranguape, o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, destacou os critérios adotados para a escolha dos municípios.

- Essa é uma iniciativa que nós temos conduzido aqui no Ceará, em Minas Gerais e no estado de São Paulo. Cidades escolhidas por terem população entre 100 mil e 200 mil habitantes e uma rede de saúde estruturada, que permite implementar a vacina e avaliar seu impacto na imunização da população e na circulação do vírus na comunidade”, afirmou.

- Hoje é um dia histórico para a saúde pública brasileira. Estamos aqui iniciando a vacinação contra a dengue, com uma vacina do Butantan, 100% nacional, desenvolvida no país. Agora, ela vai ajudar o SUS a combater uma doença que é um problema de saúde pública muito sério. É uma vacina de dose única, a primeira no mundo nesse formato, e nós sabemos que ela é muito segura e protege muito bem as pessoas”, reforçou o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, que acompanhou o início da vacinação em Nova Lima.

Ao longo de um ano, as análises serão conduzidas com apoio de especialistas, que irão avaliar a incidência da dengue nos municípios selecionados, além do monitoramento de possíveis eventos adversos raros após a imunização. Metodologia semelhante já foi adotada em Botucatu (SP) na avaliação da efetividade da vacina contra a Covid-19.

O Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), participou, neste sábado (17), do início do Dia D de vacinação contra a dengue. A ação nacional foi realizada, primeiramente, em três municípios: Maranguape, Nova Lima (MG) e Botucatu (SP). A iniciativa, voltada para pessoas entre 15 e 59 anos, utiliza vacinas produzidas pelo Instituto Butantan.

O momento foi comandado pelo governador Elmano de Freitas; ao lado do ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda; da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; do prefeito de Maranguape, Átila Câmara; entre outras autoridades.



- A partir do sucesso, aqui em Maranguape, os caminhos para a estratégia para combater a dengue serão clareados em todo Brasil. Vamos dar as mãos para vacinar o máximo de pessoas. Dá muito orgulho saber que nós brasileiros desenvolvemos a vacina contra a dengue. Muito obrigado aos profissionais de Saúde de Maranguape”, destacou o governador Elmano de Freitas



Maranguape foi uma das cidades escolhidas pelo seu porte populacional, além de outros quesitos como a capacidade técnica, operacional e logística do município.

- O Ceará é um verdadeiro parceiro do MS em diversas ações, em prioridades para o presidente Lula. Não é à toa que escolhemos a cidade de Maranguape e por isso também agradeço ao prefeito. Aqui temos uma estrutura de saúde que nos permite fazer esse acompanhamento. Essa é a primeira vacina para a dengue produzida 100% no Brasil, além de ser uma vacina em dose única”, salientou Adriano Massuda.



A ação integra um planejamento nacional, com o objetivo de imunizar a população de forma estruturada e com garantia de acesso, ampliando de maneira gradual a cobertura conforme a disponibilidade de doses.

A titular da Sesa, Tânia Coelho, lembrou a representatividade e a importância de campanhas de vacinação para a nossa sociedade. 

- Hoje é um grande evento. Muito obrigado prefeito, por nos dar essa força e se organizar em prol do que está acontecendo hoje. Queremos ampliar cada vez mais a imunização para a nossa população. Temos que sempre lembrar: vacina é vida. Aqui no Brasil conseguimos produzir vacina de qualidade e que já mostrou sua eficácia”, disse



Ao longo de toda a Campanha, serão recebidas 60.125 doses somente em Maranguape, com a meta de vacinar, já na primeira semana, cerca de 41% dos imunizantes destinadas ao município.

Prefeito de Maranguape, Átila Câmara, agradeceu o apoio do governador Elmano de Freitas e comemorou a escolha do município para sediar o início da vacinação.

- Gostaria de agradecer o governador por tudo que tem sido feito por Maranguape. Este governador que é o governador que mais investiu na história do nosso município. A dengue é uma doença muito lesiva e é por isso que devemos seguir combatendo essa doença. A Vacina salva”, pontuou.



Feirante, Francisco Gerson, de 54 anos, soube pertinho do local da campanha que estaria acontecendo a vacinação. Rapidamente, o morador de Maranguape foi se imunizar.

- Essa Campanha é algo muito positivo. Saúde é algo indispensável. Por isso que estou aqui para tomar minha vacina”, contou.



Lucia da Silva, de 48 anos, foi mais uma moradora de Maranguape que aproveitou a campanha para se vacinar.

- Vou tomar a minha vacina e já avisei ao resto da minha família para vir também. Minha filha, que está sempre nas redes sociais, também está divulgando. Isso é ótimo para todos nós”, disse.

Maranguape iniciou, neste sábado (17), a Campanha de Vacinação contra a dengue com a imunização da agente comunitária de saúde Alberice Andrade, de 57 anos. Com 18 anos de atuação no serviço público, ela é a primeira pessoa a receber a dose no município, simbolizando o início das ações de prevenção à doença.


Alberice atua diretamente no território, acompanha famílias e desenvolve atividades permanentes de vigilância e orientação à população. Ao longo de sua trajetória como Agente Comunitária de Saúde (ACS), desempenha papel ativo no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e na prevenção de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya.

A escolha de uma profissional da atenção básica para marcar o início da Vacinação reforça a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários na linha de frente da saúde pública, especialmente no controle e na prevenção de doenças transmitidas por vetores.

Documentação

A ação ocorre das 8 às 16 horas e conta com uma ampla rede de atendimento, que abrange os 35 postos de saúde do município, além de pontos estratégicos, como a Rodoviária e o estacionamento do Supermercado Mix Mateus, facilitando o acesso da população à vacinação.

Além do Dia D, o município conta com ponto de vacinação em formato drive-thru, que funcionará de 17 a 30 de janeiro, de segunda a sábado, das 8 às 16 horas, exceto nos dias 19 e 20 de janeiro (feriado). O drive-thru será instalado em frente à Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Praça Senador Almir Pinto,  217 – Centro.

Para a imunização, é obrigatório ter entre 10 a 59 anos, apresentar o Cartão do SUS, CPF e comprovante de endereço que confirme residência em Maranguape. No caso de menores de idade, é indispensável a presença de pai, mãe ou responsável legal, munidos da documentação do menor e do responsável.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no município e fortalecer o enfrentamento à dengue, contribuindo para a redução de casos graves, internações e óbitos, além de auxiliar no controle da circulação do vírus. A vacinação é gratuita e ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância da participação da população no Dia D e orienta que os moradores compareçam aos pontos de vacinação dentro do horário estabelecido. A pasta destaca ainda que o combate à dengue exige a atuação conjunta do poder público e da população, aliando a vacinação à eliminação de focos do mosquito e aos cuidados contínuos com os ambientes domiciliares.

Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura de Maranguape.



Campanha estadual: Em 2026, a Secretaria da Saúde planejou uma Campanha para todos os municípios cearenses. Com público-alvo para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, a ação visa consolidar a imunização contra a dengue.

Em relação a 2024, houve uma queda de aproximadamente 60% nos números de casos de dengue em 2025. O resultado é fruto de uma série de ações coordenadas por parte da Sesa.



Nesta primeira etapa, 204,1 mil doses serão distribuídas entre os três municípios: 80 mil para Botucatu (SP), 60,1 mil para Maranguape (CE) e 64 mil para Nova Lima (MG). O quantitativo é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nessas cidades e faz parte das 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan.

Para o público de 10 a 14 anos, continua sendo ofertada a vacina japonesa, com esquema de duas doses. Inicialmente disponibilizada para municípios 2,1 mil prioritários, a vacina agora está disponível em todo o país, nos mais de 5 mil municípios. A vacina produzida pelo Butantan será destinada às demais faixas etárias, de 15 a 59 anos, conforme o limite máximo estabelecido em bula e regulamentado pela Anvisa.

Ampliação da oferta da Vacina do Butantan

Com a chegada de mais doses da Butantan DV, a imunização de profissionais da Atenção Primária à Saúde está prevista para o início de fevereiro. Cerca de 1,1 milhão de doses serão destinadas a profissionais que atuam na linha de frente do SUS, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários, assim que esse volume estiver disponível.

A estratégia nacional, com vacinação do público geral, será implementada conforme a disponibilidade de doses. Por meio da parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a vacinação será gradualmente ampliada para todo o país, começando pela população de 59 anos e avançando até o público de 15 anos. A expectativa é de ampliação da produção em até 30 vezes.

Quem pode se vacinar?


Nos municípios-piloto, a vacina Butantan-DV será aplicada em pessoas de 15 a 59 anos. A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros pontos de vacinação instalados pela cidade e em locais estratégicos.

A Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única do mundo contra a dengue. Além de facilitar a adesão ao esquema vacinal, oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus. Os estudos clínicos indicam eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização por Dengue.

Em 2024, o Brasil se tornou o primeiro país a ofertar vacina contra a dengue no sistema público de saúde. O SUS mantém a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com o imunizante de duas doses atualmente disponível. Para esse público, a vacinação é feita exclusivamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Cenário Epidemiológico

Em 2025, os casos de dengue no Brasil caíram 74% em relação a 2024. Apesar da redução expressiva, o Ministério da Saúde reforça que as ações de combate ao Aedes aegypti devem ser mantidas em todo o território nacional.

Ao longo do ano, foram registrados 1,7 milhão de casos prováveis da doença, frente a 6,5 milhões no ano anterior. O número de óbitos também apresentou queda significativa: 1,7 mil mortes em 2025, o que representa redução de 72% em comparação a 2024, quando foram contabilizadas 6,3 mil mortes.

A principal forma de combate à Dengue, Chikungunya e Zika segue sendo a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A Vacinação se soma às ações de controle vetorial, uso de inseticidas, testes rápidos e tecnologias inovadoras.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...