O Museu da Fotografia (MFF) será palco de uma experiência sensorial que une música, arte e emoção no dia 9 de maio. A partir das 15 horas, o público poderá conferir gratuitamente o recital “Projeto Lumières”, apresentado pelo Ceará Nova Ensemble, dentro da programação cultural do espaço. Inspirado pelas artes e pelo espírito experimental, o “Projeto Lumières” conduz o público por uma travessia estética entre os séculos XVII e XIX, reinterpretando obras clássicas a partir de uma abordagem contemporânea, marcada pelo jogo entre luzes, sombras e movimento.
O resultado é uma performance que combina rigor técnico e liberdade criativa, aproximando diferentes linguagens e sensibilidades. Mais do que executar um repertório, o Ceará Nova Ensemble propõe um encontro. Guiado pela ideia de que a música se realiza na entrega, o grupo constrói uma experiência em que intérpretes e plateia compartilham um mesmo espaço de escuta, presença e emoção. A inspiração vem de uma visão mais humana da arte, como sintetiza a célebre frase de Van Gogh: “Não há nada mais verdadeiramente artístico do que amar as pessoas”.
O programa reúne obras de grande força expressiva, como o “Piano Trio em Mi bemol maior, D.929”, de Franz Schubert, peça emblemática do repertório camerístico, reconhecida por sua densidade emocional e riqueza de diálogos entre os instrumentos. A apresentação também traz o “Allegretto”, de Gabriel Rodó, com sua sonoridade contemporânea e delicada, além do “Dueto em Lá Maior”, de Mauro Giuliani, que evidencia o virtuosismo e a leveza característicos do período clássico.
Ao integrar diferentes formações e estilos, o recital constrói um percurso que valoriza o encontro entre tradição e atualidade, explorando contrastes de timbre, forma e expressão. A proposta é proporcionar uma experiência envolvente, em que o público é convidado não apenas a ouvir, mas a sentir a música em sua dimensão mais íntima.
O concerto contará com a participação dos músicos Alexandre Sousa, João Lage, Maria Helena Lage, Everton Castro, Max Pessoa, Francisco de Assis Sousa, além do grupo A Corda Menina, e das instrumentistas Débora Fonseca e Thaís Amâncio (violino), Sara Martins (violoncelo) e Lua Alves (contrabaixo).
Oficina: Prática e Leitura com Thiago Braga
Como parte da programação do dia, o público também poderá participar da atividade “Prática e Leitura com Thiago Braga”, que propõe um percurso formativo e sensorial pela cidade, conectando fotografia, observação e leitura de imagens.
Serviço: Prática e Leitura com Thiago Braga
Data: 09 de maio
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Feira do Buraco da Gia e MFF
Percurso: Feira do Buraco da Gia → Rua José Avelino
Ponto de encontro: Catedral Metropolitana de Fortaleza
Serviço: Apresentação Musical “Projeto Lumières” – Ceará Nova Ensemble
Data: 9 de maio (sábado)
Horário: 15h
Local: Museu da Fotografia – Rua Frederico Borges, 545, Varjota, Fortaleza
Entrada gratuita
SOBRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA
Inaugurado em 10 de março de 2017, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) conta com dois andares de acervo fixo e um dedicado a exposições temporárias.
Com uma equipe de mais de 40 profissionais atuando nos setores de educação, ação social, cultura e administração, o museu garante sua manutenção e realiza atividades que fortalecem a relação com a comunidade e preservam a memória de Fortaleza e do mundo. Atualmente, o museu conta com quatro programas principais, Museu na Comunidade, Museu na Saúde, Museu Acessível e Museu Itinerante, que juntos englobam 12 projetos.
O MFF oferece cursos, oficinas e visitas guiadas, especialmente para a terceira idade, artistas, estudantes e educadores, em parceria com secretarias estaduais e municipais de Cultura, Turismo e Educação.
.jpg.jpeg)
Comentários
Postar um comentário