Com uma narrativa leve, envolvente e educativa, o livro Perdidos na Praia: uma aventura de Pedro, Aurora e Zazá chega ao público com uma proposta que vai além do entretenimento, despertar nas crianças a consciência ambiental e o cuidado com os oceanos.
A nova obra infantojuvenil que chega ao mercado literário é voltada para a sustentabilidade e apresenta a história de Pedro, Aurora e a cachorrinha caramelo Zazá, que durante as férias à beira-mar vivem uma aventura em meio à natureza.
Ao longo da jornada, o trio vivencia descobertas que transformam uma simples brincadeira em uma experiência de aprendizado sobre sustentabilidade e preservação ambiental.
No caminho, as crianças se deparam com situações reais, como o descarte inadequado de resíduos na praia e os impactos da ação humana sobre o ecossistema marinho. Personagens como dona Nete, uma cuidadora da praia, e um guarda ambiental, reforçam, de forma acessível, conceitos como reciclagem, compostagem e responsabilidade coletiva.
Voltado ao público infantojuvenil, o livro, assinado por Carol Kossling, Carla Esmeraldo e Edna Mello, aborda temas alinhados à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 14 - Vida na Água. A narrativa também dialoga com o movimento global da Década do Oceano, incentivando desde cedo o entendimento sobre a importância dos mares para o equilíbrio do planeta.
Quem participa do projeto
Com ilustrações de Camila Pontes e revisão de Isabel Ferreira Lima, a obra combina texto e imagem para criar uma experiência lúdica e sensível, aproximando o leitor do universo das personagens e das paisagens costeiras brasileiras. O prefácio é assinado por Rômulo Alexandre Soares, que convida o leitor a refletir sobre o papel de cada um na proteção dos oceanos.
Mais do que contar uma história, Perdidos na Praia propõe uma reflexão: cada pessoa pode ser guardiã do oceano, a partir de atitudes simples no dia a dia.
Além da publicação, o livro nasce como parte de um projeto socioeducativo que amplia seu alcance para escolas públicas e privadas, equipamentos culturais e também o ambiente corporativo, em ações de responsabilidade social com comunidades e famílias de colaboradores.
O início de tudo
A ideia começou a tomar forma em 2023, quando Carol Kossling decidiu levar para o papel temas que já atravessavam sua trajetória como jornalista de sustentabilidade e colunista de ESG. Inspirada pelo filho, Pedro Rocha, nascido em 2014 e personagem central da história, ela transformou vivências pessoais em narrativa.
No ano seguinte, convidou a amiga de mais de duas décadas, a designer Edna Mello, parceira de projetos e de propósito a contribuir com o projeto. Em 2025, a chegada de Carla Esmeraldo completou o trio de autoras, que na época, trabalhavam em conjunto num projeto de impacto socioambiental positivo.
Juntas, elas deram vida a uma história permeada por afetos reais: personagens inspirados em pessoas próximas, memórias e encontros que reforçam a mensagem central da obra, cuidar do planeta também é um gesto de amor.
A obra também carrega elementos autobiográficos, como Aurora, filha de uma amiga da Carol; a cachorrinha Zazá, homenagem à pet da família; David, inspirado em um primo de Carla; Paulo, um executivo da área de educação engajado com pautas sustentáveis; e dona Nete, figura inspirada em uma catadora de Fortaleza que transformou sua trajetória em impacto social por meio da reciclagem, tornando-se referência comunitária.
Sobre as autoras
Carol Kossling é jornalista, pedagoga e uma verdadeira contadora de histórias da vida real. Desde criança, já brincava de se comunicar e transformou essa paixão em profissão. Hoje, é a primeira colunista de ESG do Ceará e acredita que boas ideias podem mudar o mundo. Especialista em Comunicação, Marketing, ESG e Impacto, recebeu prêmios jornalísticos e assinou projetos sobre sustentabilidade. Gosta de escrever sobre meio ambiente, impacto positivo e coisas que fazem bem. E acredita que educação, comunicação e sustentabilidade são superpoderes capazes de transformar vidas, começando pelas próximas gerações.
Carla Esmeraldo atua como gestora de projetos colaborativos e construiu sua jornada unindo criatividade e sensibilidade. Turismóloga, administradora e mestre em Indústrias Criativas, conectou gestão, sustentabilidade, impacto social, arte e inovação em projetos no Brasil e em Portugal. A menina curiosa que amava ler, ouvir, contar e escrever histórias tornou-se autora, passeando de forma lúdica no mundo da literatura infantojuvenil. Acredita na força transformadora da educação, porque escrever é viajar, aventurar-se em novos mundos e cuidar do mundo real com propósito.
Edna Mello é designer gráfica com mais de 25 anos de experiência, atuando em identidade visual, branding e design editorial, com especialização em ESG. Cofundadora da Elos Comunicação de Impacto, acredita na comunicação como ferramenta de transformação. Sua trajetória une design, sustentabilidade e propósito. Agora, segue também pela literatura infantojuvenil ao lado das amigas Carol e Carla. Acredita que é na infância que cultivamos as ideias capazes de transformar o futuro.
Serviço
Pré-venda até 27 de junho de 2026 - valor R$ 44
Vendas pelo site https://www.livrariaedr.org.br/
Lançamento 27 de junho de 2026, na Barraca Vila Galé, Praia do Futuro, Fortaleza, Ceará.
Livro: Perdidos na Praia: uma aventura de Pedro, Aurora e Zazá
Autoras: Carol Kossling, Carla Esmeraldo e Edna Mello
Ilustrações: Camila Pontes
Editora: Edições Demócrito Rocha
Ano: 2026
Gênero: Literatura infantojuvenil
R$55 unidade
Loja Física EDR - Avenida Aguanambi, 282, Joaquim Távora.
Vendas pelo site https://www.livrariaedr.org.br/
Em breve nas livarias Leitura de Fortaleza
Whatsapp 85 99697-2015/ 11 97832-0179
@pedroauroraezaza

Comentários
Postar um comentário