Pular para o conteúdo principal



CNI-Ibope

www.ibope.com.br
Na média nacional, governadores têm avaliação positiva em patamar semelhante
JOSÉ CRUZ/ ABR
​Além do recuo na avaliação do governo, diminuem também a aprovação da maneira de governar e a confiança na presidente.
​Primeira pesquisa CNI/IBOPE Inteligência realizada após a onda de manifestações que se espalhou por todo o país mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff cai de maneira significativa entre junho e julho deste ano, de acordo com a pesquisa.

Segundo a pesquisa, em julho, o percentual da população que avalia o governo da petista como ótimo ou bom é de 31%, índice que no mês anterior era de 55%. Já o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo salta de 13% para 31%, enquanto os que o consideram regular cresce de 32% para 37%, no mesmo período. 

Além do recuo na avaliação do governo, diminuem também a aprovação da maneira de governar e a confiança na presidente, ambas com 45%. Em junho, os percentuais eram 71% e 67%, respectivamente.

Vale ressaltar que em julho, a parcela da população que desaprova a maneira de governar de Dilma supera a que aprova, atingindo 49%. O percentual dos que não confiam na presidente também se eleva e vai a 50%. Em junho, esse percentual era de 28%.

A queda na popularidade de Dilma também se evidencia na comparação do seu mandato com o do ex-presidente Lula. Em julho, o percentual dos que consideram o atual governo pior que o anterior atinge 46%, ante 25% registrado em junho.  Já o índice dos que consideram os dois governos iguais cai de 57% para 42%, enquanto 10% acreditam que o governo de Dilma é melhor, percentual que em junho era de 16%.

Atuação do governo
De acordo com a pesquisa, quando questionados sobre em quais áreas o governo Dilma apresenta melhor desempenho, 28% dos brasileiros apontam a área da habitação. Na sequência, são indicadas a atuação do governo no combate à fome e à miséria (23%), capacitação profissional (22%), energia elétrica (21%), cultura e lazer (21%), geração de empregos (18%), agricultura (16%), desenvolvimento (14%), meio ambiente (13%), estradas e rodovias (12%), educação (11%) e saneamento básico (8%).

Já entre áreas apontadas com o pior desempenho do governo federal, estão a saúde (71%), segurança pública (40%), educação (37%), combate às drogas (24%), combate à corrupção (21%), salários (15%), impostos (14%), custo de vida (12%), geração de empregos (10%), transporte e mobilidade (9%), fome e miséria (6%) e habitação (5%).

Avaliação do governo por regiões
A popularidade da presidente Dilma é mais elevada na região Nordeste e no Norte/Centro-Oeste, apresentando índices mais baixos no Sudeste.

No Nordeste, o percentual de entrevistados que avaliam o governo Dilma como ótimo ou bom é de 43%, 12 pontos percentuais acima da média nacional. Já na região Sudeste, o percentual cai para 24%. No Sul, esse índice é de 28% e no Norte e Centro-Oeste, 35%.

Os demais indicadores – avaliação da maneira de governar e confiança na presidente – apresentam resultados similares. Na região Nordeste, a maioria da população (58%) aprova a maneira de governar da presidente. Esse percentual atinge 48% no Norte e Centro-Oeste e 41% no Sul, enquanto no Sudeste cai para 37%.

No que diz respeito à confiança na presidente, na região Nordeste e nas regiões Norte e Centro-Oeste, mais da metade da população confia na presidente: 56% e 51%, respectivamente. No Sul, esse índice é de 41% e no Sudeste, 37%.

Principais problemas do país
De uma lista com 25 opções, os entrevistados indicaram os três principais problemas do Brasil. Para a população, área da saúde é a mais crítica, sendo apontada como um dos principais problemas do país por 77% dos brasileiros. Depois aparecem a educação indicada por 39% dos entrevistados, segurança pública e violência (38%), drogas (29%) e corrupção (27%).

Popularidade dos governadores de estado
Os entrevistados também avaliaram os governadores de seus respectivos estados. Dentre os 11 estados avaliados, os governadores mais populares são os de Pernambuco, Paraná, Ceará e Minas Gerais. No outro extremo– menor popularidade – têm-se Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Na média nacional, 28% da população brasileira considera o governo do(a) governador(a) de seu estado ótimo ou bom. O governo de Pernambuco é considerado ótimo ou bom por 58% da população do estado. No Paraná, o percentual é de 41%, no Ceará de 40% e em Minas Gerais de 36%.

Há, entretanto, estados que ficam abaixo da média da nacional. É o caso do Rio de Janeiro, pior estado avaliado, onde apenas 12% da população considera o governo ótimo ou bom. Depois, abaixo da média, aparecem Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo com 21%, 25% e 26% de avaliação do governo como ótimo ou bom, respectivamente.

Na avaliação da maneira como o (a) governador(a) de seu estado vem atuando, a média nacional de aprovação é de 42%. Dentre os 11 estados considerados, apenas Rio de Janeiro (com 29%), Goiás (34%) e São Paulo (40%) estão abaixo dessa média. O governador de Pernambuco lidera com folga, com 76% de aprovação, seguido pelos governadores do Ceará (54%), Paraná (52%) e Minas Gerais (50%).

O governador de Pernambuco é o que mais inspira confiança entre seus eleitores: 68% da população do estado confia no governador. Esse percentual é de 53% no Ceará e 49% em Minas Gerais. No outro extremo têm-se Rio de Janeiro (25%), Goiás (29%) e São Paulo (34%). A média nacional é 38%.

Manifestações populares
Entre os entrevistados, 84% não participaram, nem tiveram um residente no domicílio que tenha participado das manifestações populares. No total, 9% dos respondentes participaram das manifestações e 6% responderam que algum residente no domicílio participou.

Na faixa etária de 16 a 24 anos, 12% responderam que foram às manifestações, percentual que cai para 3% entre os entrevistados com 50 anos ou mais. A participação também é maior à medida que aumenta o nível de instrução e a renda familiar do entrevistado.

Mas independente de ter participado ou não dos protestos, 89% dos brasileiros se posicionam a favor das manifestações, sendo que 39% ressaltaram, espontaneamente, que são a favor desde que sem violência.

Apenas 9% da população se posicionam contra as manifestações, sendo que quanto maior a idade do entrevistado, mais alto o percentual dos que são contrários às manifestações. Entre os entrevistados com 50 anos ou mais, 15% são contra. A posição contrária também é maior entre os com menor grau de instrução (17% entre os com até a 4ª série do fundamental) e menor nível de renda familiar (16% entre os com até um salário mínimo).

Sobre a pesquisa
Entre os dias 9 e 12 de julho, o IBOPE Inteligência realizou 7686 entrevistas em 434 municípios, sendo 2.002 entrevistas para amostra nacional, e complemento de 5.684 entrevistas em 11 Estados. Nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo , Paraná, Santa Catarina , Rio Grande do Sul e Goiás foram feitas 602 entrevistas e, 812 entrevistas nos Estados de São Paulo , Rio de Janeiro e Minas Gerais. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para a amostra nacional, de 3 pontos para os Estados com 812 entrevistas e de 4 pontos percentuais nos Estados onde foram realizadas 602 entrevistas. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...