Pular para o conteúdo principal



CNI-Ibope

www.ibope.com.br
Na média nacional, governadores têm avaliação positiva em patamar semelhante
JOSÉ CRUZ/ ABR
​Além do recuo na avaliação do governo, diminuem também a aprovação da maneira de governar e a confiança na presidente.
​Primeira pesquisa CNI/IBOPE Inteligência realizada após a onda de manifestações que se espalhou por todo o país mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff cai de maneira significativa entre junho e julho deste ano, de acordo com a pesquisa.

Segundo a pesquisa, em julho, o percentual da população que avalia o governo da petista como ótimo ou bom é de 31%, índice que no mês anterior era de 55%. Já o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo salta de 13% para 31%, enquanto os que o consideram regular cresce de 32% para 37%, no mesmo período. 

Além do recuo na avaliação do governo, diminuem também a aprovação da maneira de governar e a confiança na presidente, ambas com 45%. Em junho, os percentuais eram 71% e 67%, respectivamente.

Vale ressaltar que em julho, a parcela da população que desaprova a maneira de governar de Dilma supera a que aprova, atingindo 49%. O percentual dos que não confiam na presidente também se eleva e vai a 50%. Em junho, esse percentual era de 28%.

A queda na popularidade de Dilma também se evidencia na comparação do seu mandato com o do ex-presidente Lula. Em julho, o percentual dos que consideram o atual governo pior que o anterior atinge 46%, ante 25% registrado em junho.  Já o índice dos que consideram os dois governos iguais cai de 57% para 42%, enquanto 10% acreditam que o governo de Dilma é melhor, percentual que em junho era de 16%.

Atuação do governo
De acordo com a pesquisa, quando questionados sobre em quais áreas o governo Dilma apresenta melhor desempenho, 28% dos brasileiros apontam a área da habitação. Na sequência, são indicadas a atuação do governo no combate à fome e à miséria (23%), capacitação profissional (22%), energia elétrica (21%), cultura e lazer (21%), geração de empregos (18%), agricultura (16%), desenvolvimento (14%), meio ambiente (13%), estradas e rodovias (12%), educação (11%) e saneamento básico (8%).

Já entre áreas apontadas com o pior desempenho do governo federal, estão a saúde (71%), segurança pública (40%), educação (37%), combate às drogas (24%), combate à corrupção (21%), salários (15%), impostos (14%), custo de vida (12%), geração de empregos (10%), transporte e mobilidade (9%), fome e miséria (6%) e habitação (5%).

Avaliação do governo por regiões
A popularidade da presidente Dilma é mais elevada na região Nordeste e no Norte/Centro-Oeste, apresentando índices mais baixos no Sudeste.

No Nordeste, o percentual de entrevistados que avaliam o governo Dilma como ótimo ou bom é de 43%, 12 pontos percentuais acima da média nacional. Já na região Sudeste, o percentual cai para 24%. No Sul, esse índice é de 28% e no Norte e Centro-Oeste, 35%.

Os demais indicadores – avaliação da maneira de governar e confiança na presidente – apresentam resultados similares. Na região Nordeste, a maioria da população (58%) aprova a maneira de governar da presidente. Esse percentual atinge 48% no Norte e Centro-Oeste e 41% no Sul, enquanto no Sudeste cai para 37%.

No que diz respeito à confiança na presidente, na região Nordeste e nas regiões Norte e Centro-Oeste, mais da metade da população confia na presidente: 56% e 51%, respectivamente. No Sul, esse índice é de 41% e no Sudeste, 37%.

Principais problemas do país
De uma lista com 25 opções, os entrevistados indicaram os três principais problemas do Brasil. Para a população, área da saúde é a mais crítica, sendo apontada como um dos principais problemas do país por 77% dos brasileiros. Depois aparecem a educação indicada por 39% dos entrevistados, segurança pública e violência (38%), drogas (29%) e corrupção (27%).

Popularidade dos governadores de estado
Os entrevistados também avaliaram os governadores de seus respectivos estados. Dentre os 11 estados avaliados, os governadores mais populares são os de Pernambuco, Paraná, Ceará e Minas Gerais. No outro extremo– menor popularidade – têm-se Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Na média nacional, 28% da população brasileira considera o governo do(a) governador(a) de seu estado ótimo ou bom. O governo de Pernambuco é considerado ótimo ou bom por 58% da população do estado. No Paraná, o percentual é de 41%, no Ceará de 40% e em Minas Gerais de 36%.

Há, entretanto, estados que ficam abaixo da média da nacional. É o caso do Rio de Janeiro, pior estado avaliado, onde apenas 12% da população considera o governo ótimo ou bom. Depois, abaixo da média, aparecem Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo com 21%, 25% e 26% de avaliação do governo como ótimo ou bom, respectivamente.

Na avaliação da maneira como o (a) governador(a) de seu estado vem atuando, a média nacional de aprovação é de 42%. Dentre os 11 estados considerados, apenas Rio de Janeiro (com 29%), Goiás (34%) e São Paulo (40%) estão abaixo dessa média. O governador de Pernambuco lidera com folga, com 76% de aprovação, seguido pelos governadores do Ceará (54%), Paraná (52%) e Minas Gerais (50%).

O governador de Pernambuco é o que mais inspira confiança entre seus eleitores: 68% da população do estado confia no governador. Esse percentual é de 53% no Ceará e 49% em Minas Gerais. No outro extremo têm-se Rio de Janeiro (25%), Goiás (29%) e São Paulo (34%). A média nacional é 38%.

Manifestações populares
Entre os entrevistados, 84% não participaram, nem tiveram um residente no domicílio que tenha participado das manifestações populares. No total, 9% dos respondentes participaram das manifestações e 6% responderam que algum residente no domicílio participou.

Na faixa etária de 16 a 24 anos, 12% responderam que foram às manifestações, percentual que cai para 3% entre os entrevistados com 50 anos ou mais. A participação também é maior à medida que aumenta o nível de instrução e a renda familiar do entrevistado.

Mas independente de ter participado ou não dos protestos, 89% dos brasileiros se posicionam a favor das manifestações, sendo que 39% ressaltaram, espontaneamente, que são a favor desde que sem violência.

Apenas 9% da população se posicionam contra as manifestações, sendo que quanto maior a idade do entrevistado, mais alto o percentual dos que são contrários às manifestações. Entre os entrevistados com 50 anos ou mais, 15% são contra. A posição contrária também é maior entre os com menor grau de instrução (17% entre os com até a 4ª série do fundamental) e menor nível de renda familiar (16% entre os com até um salário mínimo).

Sobre a pesquisa
Entre os dias 9 e 12 de julho, o IBOPE Inteligência realizou 7686 entrevistas em 434 municípios, sendo 2.002 entrevistas para amostra nacional, e complemento de 5.684 entrevistas em 11 Estados. Nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo , Paraná, Santa Catarina , Rio Grande do Sul e Goiás foram feitas 602 entrevistas e, 812 entrevistas nos Estados de São Paulo , Rio de Janeiro e Minas Gerais. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para a amostra nacional, de 3 pontos para os Estados com 812 entrevistas e de 4 pontos percentuais nos Estados onde foram realizadas 602 entrevistas. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.