Pular para o conteúdo principal



Que tal Guaramiranga?


Três escritores jornalistas cearenses vão proporcionar um momento especial nos três primeiros dias de Carnaval em Guaramiranga. Ana Miranda (foto Raymundo Neto), Flávio Paiva (foto Raissa Veloso) e Oswald Barroso (foto Sol Coelho) participam de bate-papo no Saberes & Sabores - Festival de Literatura e Gastronomia. A atividade acontecerá às 15 horas, no Hotel Escola de Guaramiranga, tendo como mediador o escritor e humorista, Jader Soares ("Zebrinha").
No próximo sábado (primeiro de março), Ana Miranda conversa sobre o seu livro "O Peso da Luz – Einstein no Ceará". Flávio Paiva é o convidado de domingo (dois), quando bate um papo com Jader Soares sobre os livros "Se Você Fosse um Saci" e "Brincadeira de Sol e Mar" (Homenagem ao Capitão Rapadura). O terceiro bate-papo será com Oswald Barroso na segunda-feira (três). A conversa vai girar em torno do livro "Teatro Como Encantamento, Bois e Reisados de Caretas".
Em sua quarta edição, o Saberes & Sabores acontece de 27 de fevereiro a 3 de março, em parceria com o Festival Jazz & Blues, que será de 1 a 4 de março, levando aos amantes da boa música o prazer da boa literatura e a delícia da boa gastronomia, proporcionando ao público que foge das folias tradicionais, uma programação diversificada durante o dia, com oficinas, bate-papos com escritores cearenses e lançamentos de livros, contação de histórias e espetáculos para crianças, cortejos e shows musicais. A programação acontecerá no Hotel Escola de Guaramiranga (oficinas e bate-papos), na Cidade Jazz & Blues (shows e espetáculo infantil) e haverá também atividades para alunos e professores na Escola Municipal Prof. Júlio Holanda e no Restaurante Basílico.
O 4° Saberes & Sabores - Festival de Literatura e Gastronomia é uma realização do Grupo Serra da Paixão, numa coprodução da Via de Comunicação e Cultura. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura / Lei Estadual de Incentivo à Cultura, COELCE e Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Parcerias: Festival Jazz & Blues, Hotel Escola de Guaramiranga/IFCE e Armazém da Cultura.

OS AUTORES E AS OBRAS
ANA MIRANDA: "O Peso da Luz – Einstein no Ceará".
Construído com elementos da biografia de Albert Einstein, "O Peso da luz", lançado em outubro de 2013, trata de um amante da ciência que conta suas memórias, Roselano Rolim – relojoeiro e inventor de uma máquina utópica, um moto-perpétuo estelar –, uma espécie de Quixote nascido em Cajazeiras. Na mesma cidade paraibana viveu um tio-avô da autora, que nos anos 1930 inventou um controle remoto, e inspirou o personagem. Leitor ardente das teorias de Einstein, Roselano recebe de seu amigo poeta a notícia de que uma comissão de cientistas ingleses está a caminho de Sobral, ao norte do Ceará, com a finalidade de comprovar a teoria da relatividade geral, durante um eclipse total do Sol que ocorrerá em 29 de maio de 1919.
Em comissão particular, na companhia de seu amigo poeta e do papagaio Galileu, Roselano embarca numa viagem que provoca em si uma verdadeira revolução, com a descoberta de outros mundos, novos modos de amar, de se relacionar com os seres humanos, com os próprios sonhos, e consigo mesmo, e a revelação do lado universal da vida que se consome num moto-contínuo. As observações da comissão inglesa, composta pelos cientistas Andrew Crommelin e Charles Davidson, comprovaram a teoria de Einstein que declarou, posteriormente: “A pergunta que minha mente formulou foi respondida pelo ensolarado céu do Brasil”. A teoria da relatividade geral ocasionou uma das maiores revoluções da história humana.
A autora - Voltada para a imaginação e linguagem, dotada de um brasilianismo intenso, Ana Miranda realiza um trabalho de redescoberta do nosso tesouro literário, que a leva a dialogar com autores e obras da literatura nacional. Fundada em séria e vasta pesquisa, recria épocas e situações que se referem à história literária brasileira, mas, primordialmente, dá vida a linguagens perdidas no tempo. Sua obra, de mais de vinte livros, tem sido matéria de estudos na área acadêmica, recebendo teses e monografias geralmente ligadas a questões de literatura & história, barroco brasileiro, romantismo, ou pós-modernidade.
Recebeu prêmios, como Jabutis e da Academia Brasileira de Letras, e a Sereia de Ouro; teve sua obra traduzida em cerca de vinte países, e conquistou expressivo número de leitores no Brasil. Ana Miranda consagrou-se igualmente pela inclusão de Boca do Inferno no cânon dos cem maiores romances em língua portuguesa do século 20, elaborado por estudiosos da literatura, brasileiros e portugueses (O Globo, 5/set/98). Seus principais romances são: Boca do Inferno (1989); A última quimera (1995); Desmundo (1996); Amrik (1998); Dias & Dias(2002); e Yuxin (2009), editados pela Companhia das Letras. Nasceu em 1951 no Ceará, onde vive atualmente, após cinquenta anos entre Rio, Brasília e São Paulo. O peso da luz faz parte de uma série de Novelas cearenses que a autora planeja publicar.

FLÁVIO PAIVA: "Se Você Fosse um Saci" e "Brincadeira de Sol e Mar" (Homenagem ao Capitão Rapadura).
Talvez você nunca tenha visto nada igual. Mas como tudo um dia a gente há de ver, no livro-cd infantojuvenil "Se Você Fosse um Saci", lançado em outubro de 2012. Nele, o jornalista Flávio Paiva conta uma divertida história ocorrida no Passeio Público, em Fortaleza, na qual só algumas pessoas são capazes de ver o personagem principal. É que a figura do Saci não aparece nas ilustrações do Julião Jr. e, tampouco, na música que o autor compôs a partir do próprio enredo, em parceria com a cantora Valerie Mesquita, e que está no CD que acompanha a obra.
O lançamento do livro "Brincadeiras de Sol e Mar" em setembro de 2013 integrou o projeto de homenagem do Armazém da Cultura e do Fórum de Quadrinhos do Ceará aos 40 anos do Capitão Rapadura, personagem do cartunista Mino, conhecido como o mais cearense dos super-heróis das Histórias em Quadrinhos.
Com linguagem afetuosa e versos leves, Flávio Paiva fala de amizade e de cuidados com a tentação das más companhias, em duas líricas, aventurosas e divertidas histórias com estrutura de cordel infantil. A inquietude das crianças, dos animais e até do sol presente na narrativa soma-se ao traço de estilo único do Mino para convidar o leitor infantil a ser também protagonista das brincadeiras.
O autor - Flávio Paiva é autor de livros nas áreas de cultura, cidadania, gestão compartilhada, mobilização social, memória e infância. Graduado em Comunicação Social (UFC) é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações (UFC). Trabalha desde 1988 como secretário-executivo de Comunicação no grupo J. Macêdo. Foi assessor de Comunicação da Administração Estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC (1982/1985), repórter, redator e editor-adjunto no Segundo Caderno do jornal O Povo (1985/1987), editor e redator da coluna Apóstrofo e da tira de HQ Naftalinas (em parceria com Válber Benevides), no jornal O Povo (1986/1988), articulista do caderno Vida & Arte, do jornal O Povo (1999/2003). Em 19/03/2005 estreou como colunista do Diário do Nordeste, onde escreveu até 11/07/2013. Flávio Paiva é Técnico em Turismo, pela Escola Técnica Federal do Ceará (1976/1979), fez o Ensino Fundamental no Ginásio Sant'Anna (1970/1975) e nas Escolas Reunidas de Independência (1966/1969).

OSWALD BARROSO: "Teatro Como Encantamento, Bois e Reisados de Caretas".
No livro "Teatro como Encantamento – Bois e Reisados de Caretas", lançado em setembro de 2013, o autor, teatrólogo e pesquisador cultural, Oswald Barroso, apresenta o resultado de um trabalho de mais de 37 anos de pesquisas e estudos sobre a cultura popular tradicional. Ao longo deste período, Oswald identifica mais de duas centenas de grupos de Bois e Reisados no Ceará, tendo sido pesquisados oitenta e dois deles, por meio do registro de suas apresentações e por extensas entrevistas com seus brincantes.
Embasado no cotejo de farta bibliografia sobre o tema, Barroso revela um universo cênico, rico e diverso, que auxilia a renovação da arte teatral na contemporaneidade, através da revisita às suas fontes originais que marcaram a formação da nossa cultura. Pondo em evidência mestres e brincantes populares, sublinhando a importância de seus saberes e fazeres, o livro traz apresentação do teatrólogo Armindo Bião que o define como um tesouro etnográfico da melhor qualidade, doravante referência indispensável para o conhecimento das artes do espetáculo no Brasil.
O autor - Oswald Barroso tem 19 textos para teatro, quase todos encenados. Mestre e Doutor em Sociologia, com estudos sobre o teatro popular tradicional. Faz pós-doutorado em teatro, com pesquisa sobre as máscaras brincantes do Nordeste. Ator, encenador e gestor teatral. Como dramaturgo, ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Estado do Ceará - 1985 e o Prêmio Estímulo à Dramaturgia - 1996, de caráter nacional, concedido pela FUNARTE. Tem 23 livros publicados, incluindo poesia, textos para teatro, artigos, biografias, estudos e organização de antologia literária, reportagens, textos e estudos sobre cultura popular.

O MEDIADOR DO BATE-PAPO: JADER SOARES, o Zebrinha
Jader Soares é diretor do Teatro Chico Anysio, Museu do Humor Cearense e Presidente da Associação dos Humoristas Cearenses. Idealizou o 12 de Abril como o Dia do Humorista, que é Lei no Estado do Ceará e nas cidades de Maranguape e Fortaleza. Começou sua carreira em 1984. Estreou no Teatro Vila Velha, em Salvador, onde morou cinco anos. Lançou quatro livros: "O Bom Humor de Massapê"; "O Bom Humor de Sobral" (em parceria com Hugo Cavalcante, pai do Tom); "Boca de Urna I" e "Boca de Urna II". Para ser lançado ainda este ano tem mais um livro: “PAULA NEY, o primeiro Humorista Brasileiro”, com apresentação de Chico Anysio. Tem também um CD na praça, com cordéis, músicas e piadas. Participou dos filmes: “O Auto da Camisinha” e “Cine Hulliúdy”.

SERVIÇO
SABERES & SABORES - Festival de Literatura e Gastronomia - De 27 de fevereiro a 03 de março de 2014 em Guaramiranga/CE. Bate-Papo com escritores, de 1 a 3, às 15 horas, no Hotel Escola de Guaramiranga (Sítio Guaramiranga - Centro). Informações: (85)8902.8889. GRATUITO.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Fala João Pedro Castro

 

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Fala João Pedro Castro

 

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...