Pular para o conteúdo principal

No Dragão

Eliana Carneiro - Cia. Os Buriti estreia em Fortaleza o espetáculo de dança teatro “Imagens do Sagrado – Blima”, no teatro Dragão do Mar. Protagonizado por Eliana Carneiro, intérprete criadora carioca radicada em Brasília e diretora da Cia. e do espetáculo, o solo será apresentado de amanhã (13) a domingo (15), às 20 horas. Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, “Imagens do Sagrado – Blima” está em turnê pelo país por quatro cidades. Apoio e Realização –Funarte – Fundação Nacional de Artes – Centro de Artes Cênicas/Coordenação de Dança – Ministério da Cultura. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013.
“Imagens do Sagrado – Blima” é um solo em que a dança se torna um ritual de conexões com as multidimensionais fontes de energia mencionadas no Livro da Criação da Kabala: a árvore da vida, as seis direções do mundo, o ar, a água e o fogo.
Também na programação, Eliana Carneiro ministrará uma oficina gratuita, “O Sagrado na Dança e no Corpo” dia 12 de fevereiro de 15h às 18h no Dragão do Mar, inscrições no local. * VER Texto abaixo sobre a oficina especificamente.

“IMAGENS DO SAGRADO – BLIMA”

Sinopse

Um solo de dança teatro de Eliana Carneiro, em que a dança se torna um ritual de conexões com as multidimensionais fontes de energia mencionadas no Livro da Criação da Kabala: a árvore da vida, as seis direções do mundo, o ar, a água e o fogo. O corpo se torna um elo de comunicação com o “inefável dos mistérios” - a porta para estados alterados de consciência. Busca-se o gesto simbólico e sublime que atravessa o tempo e as culturas para revelar o indizível, o incomunicável.




Ficha Técnica

Imagens do Sagrado - Blima

Concepção e interpretação – Eliana Carneiro

Músicas de - Arvo Part, Behnam Manahedjl e Graham Fitkin 

Criação de luz – Camilo Soudant

Eliana veste Cristina Cordeiro

Produção: Os Buriti Produções Artísticas



Gênero: Teatro-Dança

Tempo de duração : 60 min
Classificação: Livre





A montagem




Imagens do Sagrado - Blima é um solo de dança teatro de Eliana Carneiro em que a dança se torna um ritual de conexões com as multidimensionais fontes de energia mencionadas nas tradições kabalísticas, nas pinturas sacras da renascença cristã, na relação com as seis direções do mundo e com os elementos da natureza. Busca-se o gesto simbólico e ritualístico que atravessa o tempo e as culturas para revelar o indizível, o incomunicável. Voltamos às origens da dança como elo ritual e evocativo do sagrado na criação de significados para a existência e para a percepção de nossos corpos. O corpo se torna um elo de comunicação-interação com o divino - com o “inefável dos mistérios” - a porta para estados alterados de consciência.



Em Imagens do Sagrado - Blima Eliana Carneiro se inspira em textos do Livro da Criação que fundamentam a Kabala, datados do primeiro milênio, época da mística de Merkavá que surgiu no centro do oriente. O espetáculo evoca também, imagens bíblicas cristãs numa fusão arquetípica da eterna busca do sagrado através dos tempos e de culturas distintas. O sofrimento, o desespero, a entrega, a renúncia e o êxtase místico no encontro com o divino. Eliana dança dentro de uma roda formada pelo público relacionando-se com cada pessoa, olhando-as nos olhos. Essa proximidade cria um diálogo, uma intimidade e uma cumplicidade forte, delicada e indescritível.



O público é convidado a vivenciar um processo de síntese arquetípica e de ampliação de sua percepção do que pode ser denominado o “êxtase” e o “sublime”, temas pouco explorados na dança. Uma dança que também se traduz na simplicidade de gestos e rituais, na relação com as energias sutis e com a harmonia.O espetáculo também tem uma outra versão para palcos italianos.



Blima significa “extraordinário”, “sem existência” e “sem substância”; assim como, a possibilidade de trazer o infinito para o finito, o ilimitado ao limitado e de tornar o impalpável, palpável e manifesto. Em Imagens do Sagrado –Blima, a dança atravessa o tempo, as religiões, os corpos. Corpos que são sempre a porta, o elo de transmissão para as manifestações do divino e que traduzem a experiência mística e do sagrado através de gestos simbólicos, de adoração, doação, irradiação, purificação e devoção. Corpos em diversos estados de comunhão, oração, transe e êxtase.



Temporadas: Centro de Cultura Judaica de São Paulo (2012), 5* Mostra Lugar Nômade de Dança São Paulo (2012), Teatro SESC Garagem Brasília (2013), Festival Cena Contemporânea (2014) Brasília, Festival Movimento D. (2014) Brasília, Funarte MG (2014). Prêmio Circulação Klauss Vianna Funarte/2013, Funarte.



Eliana Carneiro - intérprete/diretora



Eliana Carneiro é uma intérprete-criadora que transita entre a dança e o teatro com originalidade. Recebeu importantes prêmios em São Paulo por seus solos e encenações. Carioca, escolheu Brasília para sediar a suaCia Os Buriti Teatro de Dança tendo sua filha Naira como principal parceira. Realizou inúmeros espetáculos e tournes no Brasil e no exterior. Coordena o projeto itinerante Caravana Buriti Arte Educação na Estrada em escolas públicas.




Eliana Carneiro teve uma premiada trajetória no universo da dança-teatro como solista nos anos 80. Entre os prêmios recebidos destacam-se os de “Melhores espetáculos de Dança pela APCA-Associação de Críticos de São Paulo” por seus espetáculos solos Anada e Antígonos, indicação ao “Prêmio Shell Melhor Atriz São Paulo” e “Melhor Atriz” no Festival de Cinema de Brasília pelo curta Feliz Aniversário Urbana de Betse de Paula, dentre outros. É autora e encenadora de vários espetáculos de dança-teatro encenados e premiados no Brasil, com temporadas pelo Brasil e participações em Festivais na Itália, Estados Unidos, Espanha e Portugal.




A trajetória de Eliana Carneiro pelo universo da escrita, ilustração e encenação de histórias para crianças começou em 1996 quando formou a cia Os Buriti teatro de dança em Brasília. Nos últimos anos, tem direcionado seu trabalho cênico ao público infantil e juvenil, além de coordenar a Caravana Buriti, Arte Educação na Estrada com a sua filha e parceira Naira Carneiro e a Cia Os Buriti. Recentemente retomou seu trabalho solo com o espetáculo “Imagens do Sagrado-Blima” e dirigiu os espetáculos de circo e ilusionismo “Circênicos Varietê” e “Utopia” para a Cia Circênicos de Brasília.




Eliana escreve e ilustra histórias fantásticas e mágicas que nos remetem a mundos simbólicos, multiculturais e arquetípicos. Mas o corpo, a expressividade do gesto, a arte do encontro pelo movimento, sempre conduzem suas pesquisas, inclusive em arte educação como no seu livro “O Pequeno Manual de Corpos e Danças”(Prêmio Klaus Vianna 2006).





Cia os Buriti



A Cia Os Buriti – Teatro de Dança foi criada em 1995 por Eliana Carneiro. A tônica dos trabalhos é o gesto, o movimento. O intuito é despertar a imaginação de crianças e de adultos, por meio do gesto simbólico, expressivo, e de histórias encantadoras e arquetípicas que nos remetem aos nossos antepassados. São histórias contadas com humor e magia que revelam o mistério e a poesia da vida, suas passagens, transformações e questionamentos fundamentais que animam e estruturam o nosso ser. 




O grupo percorreu inúmeras cidades brasileiras e participou de renomados festivais nacionais e internacionais com suas montagens. Em 2010 a Companhia conseguiu adquirir o Carneirinho, um ônibus-casa que vem levando toda a trupe e convidados em viagens com o projeto Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada. A Caravana oferece espetáculos-oficinas gratuitos de contação de histórias, expressão corporal, música, circo e teatro de formas animadas para escolas públicas de pequenas cidades ou de cidades com grande índice de violência, trabalhando com as crianças e com os professores e professoras.







Serviço:

“IMAGENS DO SAGRADO – BLIMA” 
ELIANA CARNEIRO - CIA. OS BURITI
Apoio e Realização : MINC- FUNARTE -Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013

Local: TEATRO DRAGÃO DO MAR – Rua Dragão do Mar 81- Praia de Iracema – Fortaleza CE­ - ­Telefone: (085) 3488-8600

Data: 13 a 15 de janeiro– sexta a domingo


Horário: 20h

Gênero: Teatro-Dança

Duração : 60 min
Classificação: Livre
Ingressos: R$10,00 (inteira) – R$5,00 (meia)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não