A tenda do Comitê Central da coligação "Por um Ceará cada vez mais forte" reuniu, na noite desta segunda-feira (24), em Fortaleza, profissionais da Educação, Ciência e Tecnologia de todo o Ceará para discutir propostas e somar forças pela reeleição do governador do Ceará, Camilo Santana (PT-13).
Camilo esteve presente no evento, reafirmou o compromisso com as políticas educacionais e anunciou grande novidade para a rede estadual de ensino: a proposta de dobrar o número de Centros Cearenses de Idiomas.
Obras da gestão de Camilo, os CCIs foram criados para beneficiar alunos e professores das Escolas Estaduais de Ensino Médio com aulas de inglês e espanhol. O Governo do Ceará oferece 10 mil vagas para os cursos, que têm duração de três anos, distribuídos em seis semestres, com fardamento e material didático oferecidos pela Secretaria da Educação (Seduc). Os professores dos centros integram o quadro de docentes da rede pública. Até o final deste ano, serão 13 unidades no Ceará.
"A minha ideia é dobrar o número de CCIs no Ceará. Além disso, quero que os melhores alunos do curso façam intercâmbio internacional com outros países para aprofundamento nos idiomas. Experiências nos Estados Unidos, na Espanha, dar essa oportunidade para a meninada", revelou o governador. Camilo disse que irá introduzir o francês como nova opção de idioma para os estudantes.
Também participaram do momento de discussão com o setor a vice-governadora e candidata à reeleição, Izolda Cela, reitores das universidades estaduais (Uece, Uva e Urca), servidores municipais e estaduais, educadores, além de candidatos a deputado estadual e federal da coligação.
Camilo ouviu de cada grupo presente as principais sugestões para o planejamento da Educação e garantiu que irá construir coletivamente novas conquistas para o Estado.
Também participaram do momento de discussão com o setor a vice-governadora e candidata à reeleição, Izolda Cela, reitores das universidades estaduais (Uece, Uva e Urca), servidores municipais e estaduais, educadores, além de candidatos a deputado estadual e federal da coligação.
"Nós somos de uma geração que faz política acreditando que o caminho para se construir um Ceará melhor só ocorre através da Educação. Temos muito orgulho de fazer parte desta história. Agora, segundo os novos dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), das 100 melhores escolas públicas de Ensino Fundamental, 82 são cearenses. Isso mostra que quando se tem uma política séria, planejada, que valoriza os servidores, os professores, que tem diálogo com a comunidade acadêmica, podemos fazer a diferença. O Ceará hoje é exemplo para todo o País", discursou.
Izolda Cela contou que é muito representativo, dentro da campanha de Camilo Santana, ter um ato político junto aos que testemunham diariamente o impacto que tem sido aplicado na qualidade do ensino público.
"A luta de vocês representa muito para o que se desenvolve no Estado e o que a gente sonha realizar. Os educadores são um pilar de sustentação. Por isso é importante ter esse momento dentro do período eleitoral, fazendo escolhas que determinarão as repercussões e tudo que vai acontecer nos próximos anos", disse a vice.
Participação - A participação de servidores da Educação firmou com otimismo os avanços que ainda podem ser construídos na área educacional nos próximos anos.
Segundo Aurélio de Souza, presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação no Ceará (Undime-CE), a atenção especial para sua categoria sempre foi característica notória do governo Camilo.
"Nós estamos aqui para mostrar o nosso apoio ao governo Camilo, que termina brilhantemente o seu primeiro mandato. Temos convicção da importância das ações feitas nos últimos anos. A gente quer apostar na continuidade desta revolução que está em curso no Estado", afirmou.
A professora Luciana Mota avaliou que ouvir as novidades da atual campanha do candidato trouxe ainda mais firmeza e tranquilidade para os apoiadores do governador.
"Eu acredito que a grande importância é reunir os profissionais para trocarmos experiências, e que esse momento reflita em novas ideias para somar ao que já tem sido feito na Educação do Ceará".
Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Campanha de Camilo Santana.
Leia também:
Comentários
Postar um comentário