Pular para o conteúdo principal



CMFor homenageia fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou nesta quarta-feira (17) sessão solene em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.


Em sua saudação aos presentes, a vereadora Cláudia Gomes (PTC), destacou que nesse mês de outubro, no dia 13 comemora-se o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

Hoje vemos a grande importância e necessidade do trabalho desses profissionais que levam qualidade de vida para as pessoas. Com dedicação e amor ultrapassamos as barreiras e encontramos saídas para trazer de volta a saúde do paciente. Temos muitas histórias de superação devido ao nosso trabalho. Mas ao mesmo tempo que comemoramos, quero aqui protestar contra o desrespeito ao piso salarial da categoria. Aqui registro a minha indignação. É uma situação inaceitável. Nos preparamos durante anos, na graduação, na pós-graduação e em cursos de atualização para atender melhor os pacientes que merecem nosso carinho e profissionalismo”, pontuou, afirmando que não poderia deixar de falar da luta pela valorização das profissões. “A indignação não é só minha, mas de todos, com relação também aos repasses dos planos de saúde”, frisou.

Cláudia passou a fazer uma prestação de contas de sua atuação na Câmara em prol das duas categorias. Destacou a Lei 10.201 que torna obrigatória de 2014 a identificação do número do CREFI, em folders, cartazes e panfletos dos profissionais que farão algum atendimento ao público. Citou a Lei 10.728, deste ano, que institui 30 de setembro, como dia do diagnóstico e prevenção de doenças reumáticas.

Deu destaque ainda os projetos: que instituiu primeiro de outubro, Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta ocupacional; o que cria a Semana de Orientação Postural nas instituições de ensino; o que determina a implantação de pilates nas praças na cidade de Fortaleza; o que obriga a contratação de fisioterapeuta para plantão noturno no Centro de Atendimento Intensivo do Instituto José Frota (IJF) para dar atendimento 24 horas. Outro projeto, citado por ela, dispõe sobre a inclusão de fisioterapeuta nas instituições de ensino de Fortaleza. Outro projeto que se tornou lei foi o de 2013, que trata da inclusão de fisioterapeuta nos Centros Urbanos de Cultura e Arte (Cucas).

Cláudia apontou ainda outras conquistas, como a realização de concurso para provimento do quadro de todos profissionais de fisioterapia, que aconteceu em 2016; a gratificação dos profissionais do IJF e recentemente o direito de incluir no concurso dos CAPs mais quatro vagas para terapia ocupacional. “Quero parabenizar todos vocês pelo trabalho, nossas mãos transformam a vida".


O vereador Gardel Rolim (PPL) falou em seguida e disse que a casa tem um histórico de defesa da profissão, sempre com parlamentares que atuam na área.

É uma honra realizar essa homenagem. Aquilo que aprendi e construí na minha vida anos atrás com a fisioterapia, hoje posso vir aqui para devolver de alguma forma. Apesar de estar afastado dos atendimentos, devido minha atuação no parlamento, digo que a fisioterapia está entranhada na minha alma. Foi lá que tive contato com o Sistema Único de Saúde-SUS, que aprendi a defender o sistema mais inclusivo do mundo. É essa luta que trago e tenho sido um defensor de uma saúde com mais qualidade e que atenda os anseios dos que mais precisam. Nós seremos uma das profissões mais importantes dos próximos cinquenta anos, com a maturidade que o Brasil terá e o envelhecimento da população, os fisioterapeutas serão os profissionais mais solicitados”, ressaltou.

Gardel disse que ao lado da vereadora Cláudia Gomes tem somado muito com a apresentação de vários projetos em conjunto. “Temos buscado fazer a inclusão dos profissionais onde entendemos que cabe. Não é fácil, não é simples, mas temos ocupado sim mais espaços”, relatou.

Em seguida foram feitas homenagens com a entrega de certificados presenciais a: Francisca Ozanira Torres Pintos de Aquino e José Bezerra Góes Neto (homenageados da vereadora Cláudia Gomes); Flávio Feitosa Pessoa Carvalho e Ítala de Brito Oliveira (homenageados de Gardel Rolim) e Maria Virgínia Fernandes de Queiroz, homenageada pelos dois parlamentares.

Flávio Feitosa falou em nome dos homenageados. 

"Graças a Deus estou aqui após passar por uma situação de saúde difícil, hoje poderia ser uma homenagem póstuma. Quando estava naquela situação e como trabalhei muito em terapia intensiva, sabia que estava muito grave e chamei os meus colegas para dizer que já tinha dado minha contribuição em vida. Mas os profissionais fizeram a diferença, minha família, meus ex-alunos, as orações. Agradeço a todos. Lá fiquei dois meses. Quando fui receber meu prontuário, uma pessoa me chamou e disse que queria me conhecer, pois quando eu estava internado eram muitas pessoas para cuidar de mim e me visitar. Não sabia que era tão querido”, expôs.

Quero falar dos demais homenageados. Com Virgínia trabalhei na colônia Antônio Diogo.Você merece todas as homenagens; Góes, o pequeno homem grande, tem um conhecimento incrível, repassa a todos os fisioterapeutas, o que você tem de maior valor você repassa, um guerreiro e lutador. Eu amo a fisioterapia e adoro a terapia ocupacional e sei que o trabalho de vocês fará a diferença. A todos, meu muito obrigado!”. 

Em seguida foi apresentado um vídeo do Crefito 6.

Falou Arismênia Lima, presidente da Abrapo-CE. “Falar sobre a terapia ocupacional seria prolongar muito, mas quero parabenizar a todos nós e dizer que hoje é um momento de muita gratidão por nossa conquista em 2018, que foi a abertura do curso de terapia ocupacional. Uma luta de anos e anos. Quero agradecer aos muitos profissionais que estavam envolvidos e principalmente ao governador Camilo Santana que se sensibilizou com nossa reivindicação. Ficamos gratos e felizes. Quero parabenizar todos os presentes pela dedicação e o amor aos pacientes”.

O último orador foi o presidente do Crefito-6, Ricardo Lotif, que fez um agradecimento a vereadora Cláudia Gomes pelo trabalho aguerrido e tantos projetos propostos.

Esses momentos de homenagens é para prestar contas mesmo. Muitos não sabem e as vezes a informação une mais pessoas para lutar juntos. Quem está no mandato legislativo, sabe a guerra que é. Quero parabenizar a todos presentes. Nesse ano, o Conselho faz 30 anos, como a Constituição também e o SUS. É uma conquista do povo e para o povo. Se ele tiver algum tipo de arranhão ou bloqueio no SUS, todos vão sofrer. O Governo do Estado criou o Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Ceará (Uece), luta de treze anos. A Prefeitura abriu vagas no CAPs, isso é para os que dizem que os governos não fazem nada e o conselho não cobra”, disse.

Lofti disse que neste ano o Crefito tem várias ações. 

Trinta e duas prefeituras estão sendo acionadas por irregularidades, acionamos estagiários, falsos profissionais, isso é um trabalho de trinta anos, que fez todo esse alicerce para estarmos aqui. No dia dez, vamos realizar o Café com História, onde teremos uma homenagem na sede do Crefito; no dia cinte e quatro, outra homenagem como essa na Assembleia Legislativa. O Crefito não é só órgãos fiscalizador, mas leva a profissão para o povo, é uma profissão do futuro, do presente”, concluiu.
A homenagem foi proposta pelos vereadores Cláudia Gomes  Gardel Rolim.

A sessão foi presidida por Cláudia Gomes, representando no ato, o presidente da Casa Legislativa, vereador Salmito Filho (PDT).


A mesa foi composta por Marcílio Gomes, secretário adjunto das Cidades; Ricardo Lotif, presidente do Crefito 6; Arismênia Lima, presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais Região Ceará (ABRATO-CE); Mário Amorim, presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Ceará; Ana Cristhina Oliveira Brasil de Araújo, representando o Curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza (Unifor) e ex-vereadora; Ruthmar Xavier, fisioterapeuta e ex-vereadora de Fortaleza; e o vereador Gardel Rolim.

Com informações da Assessoria de Imprensa da CMFor e fotos da Assessoria de Imprensa do vereador Gardel Rolim.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...