Pular para o conteúdo principal

Assembleia realiza Semana do Meio Ambiente

Participantes da Semana do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) destacaram nesta terça-feira (9), durante o painel virtual 'O valor da conservação da biodiversidade frente à Economia, Saúde e Gestão Pública', a responsabilidade intersetorial para a efetivação de práticas mais sustentáveis para a conservação da Biodiversidade.



O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da ALCE, deputado Acrísio Sena (PT), destacou as várias datas alusivas ao meio ambiente, como o Dia Nacional da Reciclagem (5 de junho), o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e o Dia Mundial de Combate à Desertificação (17 de junho).

“Todas essas pautas que estou mencionando estão compostas na programação do meio ambiente, com audiências, seminários e palestras, além da construção do Plano Estadual da Agricultura, tendo como meta o mel na merenda escolar, como grande estratégia nossa aqui no estado do Ceará”, comunicou.

O pesquisador Allan Carlos Pscheidt, doutor em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, comentou sobre o desafio de pensar na preservação da natureza quando é preciso alimentar uma população mundial de 8 bilhões de pessoas.

Entre as possibilidades apresentadas pelo pesquisador estão investimentos em tecnologia de otimização e barateamento da produção de alimentos. “O alimento orgânico e vegano está cada vez mais presente nas prateleiras dos supermercados, mas também temos que cobrar das empresas que esses alimentos estejam disponíveis para todos, não só para pessoas com poder aquisitivo maior”, apontou.

Allan Carlos advertiu ainda para o cenário no qual comunidades de baixa renda não têm acesso a proteínas de qualidade e acabam buscando outras fontes de proteína, como a carne silvestre. “É muito importante ter um olhar para essa população, pois essa carne de caça, muitas vezes, está transportando doenças”, destacou. Ele também salientou a responsabilidade individual no impacto ambiental. “Como vou cobrar um governante se eu não tenho uma prática diária sustentável?”, pontuou.

Já a doutora em Biotecnologia Melyssa Medeiros, da Universidade Potiguar (UNP), destacou a importância do uso adequado de plantas medicinais, uma vez que cerca de 80% da população brasileira faz uso dessas ervas. Segundo ela, esses recursos naturais necessitam de estudos científicos que garantam seu uso racional pela comunidade, apontando ainda a necessidade de resguardar o conhecimento tradicional.

Como exemplo, Melyssa citou o óleo de copaíba, objeto de sua pesquisa de mestrado, conhecido mundialmente por sua função cicatrizante e antimicrobiana. “Se você usá-lo em doses excessivas, ele causa lesões na pele. Isso se deve à falta de conhecimento na sua utilização”, indicou.

Ela também atentou para a busca de alimentos que melhoram a imunidade, nesse momento de pandemia. “Se eu descubro que um alimento é imunomodelador e o consumo todos os dias, em vez de ter uma dose terapêutica, eu tenho uma dose tóxica”, reiterou. Melyssa informou ainda algumas políticas públicas voltadas para essa área, como o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que compreende a relação nacional de plantas medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS).

Patrícia Barros Braga, economista que pesquisa a área de Políticas Públicas, Desenvolvimento Rural Sustentável e Economia dos Recursos Naturais, comentou que a capacidade de valoração dos recursos naturais considera diversos fatores, seja de produção, de consumo ou de disponibilidade.

“Os valores dos recursos naturais precisam ser derivados das nossas necessidades, da escassez, mas ainda assim de uma consciência de que os recursos ambientais são finitos e essa valoração passa por essa percepção”, comentou. Segundo Patrícia, é importante ressaltar o papel do poder público e da sociedade no entendimento do processo de consumo e da importância da Educação para essa compreensão, que deve ser ampla, interdisciplinar e a longo prazo.

Doris Santos, coordenadora de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), comentou as ações do órgão que buscam efetivar a sustentabilidade no Ceará. Segundo Doris, atualmente o Ceará possui 89 unidades de conservação, que representam a proteção de 7,78% do território do Estado. O painel contou ainda com perguntas direcionadas aos pesquisadores por internautas que acompanharam o debate pelas redes sociais e veículos de comunicação da ALCE.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - A Semana do Meio Ambiente da ALCE, uma realização da Célula da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), segue com programação na sexta-feira (12), às 16 horas, com o painel “A interferência humana na biodiversidade na origem das pandemias”, com o pesquisador Allan Carlos Pscheidt. O evento será realizado na plataforma Zoom e conta com transmissão pela FM Assembleia (96.7 MHz), TV Assembleia (canal 31.1) e redes sociais da AL.

Além de palestras e painéis virtuais, a Semana do Meio Ambiente da ALCE realiza o concurso de vídeos “Sustentabilidade em Casa: um minuto que pode salvar o mundo”. As produções, entre 15 e 60 segundos e publicadas nas redes sociais com a hashtag #minutosustentabilidadeCE, devem ter como tema exemplos sustentáveis que possam ser ou foram desenvolvidos durante o período de isolamento em casa.



Com informações da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …