Pular para o conteúdo principal



Assembleia realiza Semana do Meio Ambiente

Participantes da Semana do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) destacaram nesta terça-feira (9), durante o painel virtual 'O valor da conservação da biodiversidade frente à Economia, Saúde e Gestão Pública', a responsabilidade intersetorial para a efetivação de práticas mais sustentáveis para a conservação da Biodiversidade.



O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da ALCE, deputado Acrísio Sena (PT), destacou as várias datas alusivas ao meio ambiente, como o Dia Nacional da Reciclagem (5 de junho), o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e o Dia Mundial de Combate à Desertificação (17 de junho).

“Todas essas pautas que estou mencionando estão compostas na programação do meio ambiente, com audiências, seminários e palestras, além da construção do Plano Estadual da Agricultura, tendo como meta o mel na merenda escolar, como grande estratégia nossa aqui no estado do Ceará”, comunicou.

O pesquisador Allan Carlos Pscheidt, doutor em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, comentou sobre o desafio de pensar na preservação da natureza quando é preciso alimentar uma população mundial de 8 bilhões de pessoas.

Entre as possibilidades apresentadas pelo pesquisador estão investimentos em tecnologia de otimização e barateamento da produção de alimentos. “O alimento orgânico e vegano está cada vez mais presente nas prateleiras dos supermercados, mas também temos que cobrar das empresas que esses alimentos estejam disponíveis para todos, não só para pessoas com poder aquisitivo maior”, apontou.

Allan Carlos advertiu ainda para o cenário no qual comunidades de baixa renda não têm acesso a proteínas de qualidade e acabam buscando outras fontes de proteína, como a carne silvestre. “É muito importante ter um olhar para essa população, pois essa carne de caça, muitas vezes, está transportando doenças”, destacou. Ele também salientou a responsabilidade individual no impacto ambiental. “Como vou cobrar um governante se eu não tenho uma prática diária sustentável?”, pontuou.

Já a doutora em Biotecnologia Melyssa Medeiros, da Universidade Potiguar (UNP), destacou a importância do uso adequado de plantas medicinais, uma vez que cerca de 80% da população brasileira faz uso dessas ervas. Segundo ela, esses recursos naturais necessitam de estudos científicos que garantam seu uso racional pela comunidade, apontando ainda a necessidade de resguardar o conhecimento tradicional.

Como exemplo, Melyssa citou o óleo de copaíba, objeto de sua pesquisa de mestrado, conhecido mundialmente por sua função cicatrizante e antimicrobiana. “Se você usá-lo em doses excessivas, ele causa lesões na pele. Isso se deve à falta de conhecimento na sua utilização”, indicou.

Ela também atentou para a busca de alimentos que melhoram a imunidade, nesse momento de pandemia. “Se eu descubro que um alimento é imunomodelador e o consumo todos os dias, em vez de ter uma dose terapêutica, eu tenho uma dose tóxica”, reiterou. Melyssa informou ainda algumas políticas públicas voltadas para essa área, como o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que compreende a relação nacional de plantas medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS).

Patrícia Barros Braga, economista que pesquisa a área de Políticas Públicas, Desenvolvimento Rural Sustentável e Economia dos Recursos Naturais, comentou que a capacidade de valoração dos recursos naturais considera diversos fatores, seja de produção, de consumo ou de disponibilidade.

“Os valores dos recursos naturais precisam ser derivados das nossas necessidades, da escassez, mas ainda assim de uma consciência de que os recursos ambientais são finitos e essa valoração passa por essa percepção”, comentou. Segundo Patrícia, é importante ressaltar o papel do poder público e da sociedade no entendimento do processo de consumo e da importância da Educação para essa compreensão, que deve ser ampla, interdisciplinar e a longo prazo.

Doris Santos, coordenadora de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), comentou as ações do órgão que buscam efetivar a sustentabilidade no Ceará. Segundo Doris, atualmente o Ceará possui 89 unidades de conservação, que representam a proteção de 7,78% do território do Estado. O painel contou ainda com perguntas direcionadas aos pesquisadores por internautas que acompanharam o debate pelas redes sociais e veículos de comunicação da ALCE.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - A Semana do Meio Ambiente da ALCE, uma realização da Célula da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), segue com programação na sexta-feira (12), às 16 horas, com o painel “A interferência humana na biodiversidade na origem das pandemias”, com o pesquisador Allan Carlos Pscheidt. O evento será realizado na plataforma Zoom e conta com transmissão pela FM Assembleia (96.7 MHz), TV Assembleia (canal 31.1) e redes sociais da AL.

Além de palestras e painéis virtuais, a Semana do Meio Ambiente da ALCE realiza o concurso de vídeos “Sustentabilidade em Casa: um minuto que pode salvar o mundo”. As produções, entre 15 e 60 segundos e publicadas nas redes sociais com a hashtag #minutosustentabilidadeCE, devem ter como tema exemplos sustentáveis que possam ser ou foram desenvolvidos durante o período de isolamento em casa.



Com informações da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...