Pular para o conteúdo principal

'Costume Gourmet at Home' movimenta boa Gastronomia.

Em dois dias de Festival Costume Gourmet at Home, com uma maratona de lives gastronômicas transmitidas pelo Youtube do Mercadinhos São Luiz, foram receitas, informação, dicas valiosas dos chefs convidados e boa Gastronomia. 

Além disso, o evento foi marcado pela solidariedade dos participantes, que fizeram doações destinadas ao Instituto Povo do Mar (Ipom) e à Casa Vida, vinculada ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC).



No sábado (11), passaram pelo palco do Festival Costume Gourmet os chefs Edil Costa, Van Régia, Felipe Cicconato, João Carlstron, e a sommelière Jardenia Siqueira, que foram acompanhados pelos mediadores convidados: sommelier Marco Ferrari; influenciadora digital Karime Loureiro; chef João Lima; chef executivo do Mercadinhos São Luiz, Phelipe Carvalho; RP e influenciador Victor Costa; advogado e influenciador Pedro Pucci, e a arquiteta e influenciadora Zelly Ramos.

No domingo (12), mais sete lives, sendo duas delas sob o comando da chef Lia Quinderé. Na primeira, patrocinada pela Sucré, ela ensinou a fazer molhos especiais para coxinhas, batendo um papo com a influencer Viviane Almada; e na segunda, mostrou o passo a passo para preparar biscoitos língua de gato e bolinhos madeleines, com mediação de outro amante da gastronomia, o empresário Patrick Alex.

Dando um toque oriental ao festival, o chef Élcio Nagano ensinou duas receitas de dar água na boca: papelote de tilápia com alho poró, e camarão tailandês com abacaxi. A mediação ficou por conta da jornalista especializada em Gastronomia, Izakeline Ribeiro.
Em um dos intervalos, pocket show com a dupla Paduo, que deixou o horário do almoço dos participantes mais leve e harmonioso.

A programação da tarde iniciou com live do chef paraibano, Onildo Rocha, eleito com a Cozinha Roccia ao título de Melhor Restaurante do Nordeste da grande Prazeres da Mesa. Com a participação de Bruna Hermogenes, mentora em culinária, Onildo mostrou de forma simples como a união de técnicas, práticas e ingredientes de qualidade podem resultar em pratos deliciosos. Na live, ensinou um creme de pimentões com tomates e uvas servido com crostata, um vinagrete de uva e um ravióli de abacaxi preminum, utilizando várias texturas da fruta, ideal para servir gelado como sobremesa. 


“Conseguimos aqui fazer duas receitas, uma entrada misturando vários ingredientes e uma sobremesa utilizando um ingrediente só, mostrando também a importância de aproveitar o alimento na sua totalidade”, disse o chef. Quem acompanhou ainda conferiu dicas como uma receita de picles de uvas e um suco de uva cozida.

Anna Paula Rezende, chef pâtisserie, comandou a segunda live da tarde com a participação da influenciadora digital Mônica Pinto. Com a receita de torta brownie de banana com sorvete e caramelo, a chef aproveitou para falar sobre a Escola de Gastronomia Social e compartilhou história de superação dos alunos durante a pandemia. Entre as dicas, a receita de um caramelo versátil com açúcar mascavo que pode ser utilizado em sobremesas, em pipoca e na tradicional maçã do amor.

Em seguida, Hugo Righi entrou em cena, com a participação da Joana Ramalho, idealizadora do Festival, e ensinou o El Chancho Fried Chicken que é feito de cortes de frango empanados, uma salada de repolho com maionese defumada e picles, para acompanhar, Hugo sugeriu chips de banana da terra. Na live, ele compartilhou dicas sobre como fazer a fumaça líquida para defumar os preparos.

Para encerrar a programação do Costume Gourmet, Felipe Viana, do restaurante Geppos, eleito melhor chef do ano por duas vezes pelo Sabores da Cidade, ensinou um raviolone de gema com cogumelos trufados ao molho cacio pepe. Durante a live, o chef deu dicas para aprender a fazer uma tradicional massa italiana.

Fogão como protagonista - O diretor-presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto participou da programação do domingo, em um bate-papo com a influencer Karime Loureiro. Neto destacou a importância dos festivais realizados pela empresa para reforçar um dos principais valores do São Luiz, que é gente, relacionamento com pessoas. 

“Nós gostamos de gente, gostamos de aproximação, do cheiro. Os festivais ampliam essa possibilidade de provocar mais proximidade, e de permitir que muitas empresas apareçam e lancem novidades”, declarou.

O diretor destacou uma mudança de hábitos durante este momento de Pandemia: “antes da Covid-19, o fogão vinha sendo substituído cada vez mais pelo microondas, e agora o fogão ganha força. As pessoas estão tendo mais prazer em fazer sua própria comida, e comida de qualidade“, afirmou.

Para quem não pôde conferir todas as lives, ou quem quiser rever as dicas, os vídeos ficaram salvos no canal (https://www.youtube.com/user/mercadinhossaoluiz), e as receitas estão disponíveis no Instagram @festivalcostumegourmet.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…