Pular para o conteúdo principal

'Costume Gourmet at Home' movimenta boa Gastronomia.

Em dois dias de Festival Costume Gourmet at Home, com uma maratona de lives gastronômicas transmitidas pelo Youtube do Mercadinhos São Luiz, foram receitas, informação, dicas valiosas dos chefs convidados e boa Gastronomia. 

Além disso, o evento foi marcado pela solidariedade dos participantes, que fizeram doações destinadas ao Instituto Povo do Mar (Ipom) e à Casa Vida, vinculada ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC).



No sábado (11), passaram pelo palco do Festival Costume Gourmet os chefs Edil Costa, Van Régia, Felipe Cicconato, João Carlstron, e a sommelière Jardenia Siqueira, que foram acompanhados pelos mediadores convidados: sommelier Marco Ferrari; influenciadora digital Karime Loureiro; chef João Lima; chef executivo do Mercadinhos São Luiz, Phelipe Carvalho; RP e influenciador Victor Costa; advogado e influenciador Pedro Pucci, e a arquiteta e influenciadora Zelly Ramos.

No domingo (12), mais sete lives, sendo duas delas sob o comando da chef Lia Quinderé. Na primeira, patrocinada pela Sucré, ela ensinou a fazer molhos especiais para coxinhas, batendo um papo com a influencer Viviane Almada; e na segunda, mostrou o passo a passo para preparar biscoitos língua de gato e bolinhos madeleines, com mediação de outro amante da gastronomia, o empresário Patrick Alex.

Dando um toque oriental ao festival, o chef Élcio Nagano ensinou duas receitas de dar água na boca: papelote de tilápia com alho poró, e camarão tailandês com abacaxi. A mediação ficou por conta da jornalista especializada em Gastronomia, Izakeline Ribeiro.
Em um dos intervalos, pocket show com a dupla Paduo, que deixou o horário do almoço dos participantes mais leve e harmonioso.

A programação da tarde iniciou com live do chef paraibano, Onildo Rocha, eleito com a Cozinha Roccia ao título de Melhor Restaurante do Nordeste da grande Prazeres da Mesa. Com a participação de Bruna Hermogenes, mentora em culinária, Onildo mostrou de forma simples como a união de técnicas, práticas e ingredientes de qualidade podem resultar em pratos deliciosos. Na live, ensinou um creme de pimentões com tomates e uvas servido com crostata, um vinagrete de uva e um ravióli de abacaxi preminum, utilizando várias texturas da fruta, ideal para servir gelado como sobremesa. 


“Conseguimos aqui fazer duas receitas, uma entrada misturando vários ingredientes e uma sobremesa utilizando um ingrediente só, mostrando também a importância de aproveitar o alimento na sua totalidade”, disse o chef. Quem acompanhou ainda conferiu dicas como uma receita de picles de uvas e um suco de uva cozida.

Anna Paula Rezende, chef pâtisserie, comandou a segunda live da tarde com a participação da influenciadora digital Mônica Pinto. Com a receita de torta brownie de banana com sorvete e caramelo, a chef aproveitou para falar sobre a Escola de Gastronomia Social e compartilhou história de superação dos alunos durante a pandemia. Entre as dicas, a receita de um caramelo versátil com açúcar mascavo que pode ser utilizado em sobremesas, em pipoca e na tradicional maçã do amor.

Em seguida, Hugo Righi entrou em cena, com a participação da Joana Ramalho, idealizadora do Festival, e ensinou o El Chancho Fried Chicken que é feito de cortes de frango empanados, uma salada de repolho com maionese defumada e picles, para acompanhar, Hugo sugeriu chips de banana da terra. Na live, ele compartilhou dicas sobre como fazer a fumaça líquida para defumar os preparos.

Para encerrar a programação do Costume Gourmet, Felipe Viana, do restaurante Geppos, eleito melhor chef do ano por duas vezes pelo Sabores da Cidade, ensinou um raviolone de gema com cogumelos trufados ao molho cacio pepe. Durante a live, o chef deu dicas para aprender a fazer uma tradicional massa italiana.

Fogão como protagonista - O diretor-presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto participou da programação do domingo, em um bate-papo com a influencer Karime Loureiro. Neto destacou a importância dos festivais realizados pela empresa para reforçar um dos principais valores do São Luiz, que é gente, relacionamento com pessoas. 

“Nós gostamos de gente, gostamos de aproximação, do cheiro. Os festivais ampliam essa possibilidade de provocar mais proximidade, e de permitir que muitas empresas apareçam e lancem novidades”, declarou.

O diretor destacou uma mudança de hábitos durante este momento de Pandemia: “antes da Covid-19, o fogão vinha sendo substituído cada vez mais pelo microondas, e agora o fogão ganha força. As pessoas estão tendo mais prazer em fazer sua própria comida, e comida de qualidade“, afirmou.

Para quem não pôde conferir todas as lives, ou quem quiser rever as dicas, os vídeos ficaram salvos no canal (https://www.youtube.com/user/mercadinhossaoluiz), e as receitas estão disponíveis no Instagram @festivalcostumegourmet.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta