Pular para o conteúdo principal



Roberto Cláudio se despede da PMF entregando a Nova Praça José de Alencar

Na manhã desta quinta-feira (31), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) cumpriu a última agenda oficial da atual administração municipal em 2020.

Em visita à Praça José de Alencar, Roberto Cláudio entregou o equipamento revitalizado à Cidade. As intervenções incluem, além de nova ambiência, uma completa transformação infraestrutural.


<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fprefeitorobertoclaudio%2Fvideos%2F243233567164434%2F&show_text=0&width=560" width="560" height="315" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>

Diversas melhorias foram incorporadas ao entorno do famoso Theatro José de Alencar. Além da implantação de piso industrial, novos postes com iluminação em LED, mobiliários urbanos, paisagismo, plantio de novas árvores, paraciclos e Estação do Bicicletar enriquecem as oportunidades oferecidas pelo logradouro. Foram investidos R$ 3,2 milhões.

Paralelamente, a construção de fonte luminosa cibernética destaca-se dentre os atrativos do ambiente. Moradores e visitantes do Centro da Cidade terão acesso a uma nova experiência visual e auditiva por meio do movimento das águas em harmonia sonora.

- Esta é uma área de tombamento federal. Um sítio histórico de grande valor para a história de Fortaleza. Toda a obra foi acompanhada, do projeto à execução, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Estamos esperançosos de que esta intervenção traga maior valor a esse conjunto de grande importância arquitetônica”, declara Roberto Cláudio.

“Essa novidade vem melhorar a caminhabilidade e abraçar os bens tombados aqui situados, incluindo a Igreja do Patrocínio. Além de trazer maior graça e charme ao ambiente, estamos resgatando um sentimento de pertencimento. Muitos casais se conheceram aqui há algumas décadas. Com a revitalização, estamos resgatando a ocupação e a ordenação deste espaço histórico”, considera secretária da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira.

Ainda de acordo com o prefeito, uma base permanente da Guarda Municipal garantirá a preservação local. “O centro tem uma economia informal integrada à economia formal. Isso tem valor social importante. Entretanto, a praça é de valor histórico e precisa ser protegida. Então, manteremos um diálogo respeitoso e evitar ocupações indevidas eventuais”, antecipa.

Maior programa de requalificação de espaços públicos da história - A praça recém-entregue integra o maior programa de requalificação de espaços públicos da História de Fortaleza. Nos últimos oito anos, mais de 460 áreas verdes foram recuperadas e devolvidas à população em todas as Regionais do Município. 23 delas estão situadas no Centro, a exemplo das históricas praças do Ferreira e dos Mártires.

A icônica estátua do escritor cearense José de Alencar também passou por restauro

Intervenções paralelas - A icônica estátua do escritor cearense José de Alencar também passou por restauro, recebeu limpeza especial e pintura em bronze em todo o monumento.

Por sua vez, a rua Liberato Barroso, localizada nas imediações do equipamento, teve todo o pavimento em paralelepípedo reformado e ganhou uma passagem em nível com desenhos alusivos aos vitrais do Theatro José de Alencar (TJA).

“Ao longo da atual gestão, este entorno contou, também, com a urbanização dos calçadões da Guilherme Rocha, da General Sampaio e da Liberato Barroso, onde implantamos 105 quiosques, beneficiando 420 permissionários”, detalhou o titular da Secretaria Regional Centro e futuro secretário de Habitação , Adail Fontenele.

Roberto Cláudio elencou, ainda, ações intersetoriais realizadas ao longo da gestão. “Além das novas Alberto Nepomuceno, João Moreira e Adolfo Caminha, realizamos ações voltadas à mobilidade urbana, à segurança viária, à assistência social voltada à população de rua e entregamos, ainda, um CAPS AD. Em parceria com a CDL, diversas intervenções foram realizadas para recuperar o centro da nossa Cidade”, resumiu.

No bairro, há, ainda, cerca de 4km de deslocamento exclusivo e seguro para ciclistas, com ciclofaixas distribuídas nas avenidas Duque de Caxias, Padre Ibiapina e Alberto Nepomuceno, além das ruas Castro e Silva e General Bezerril. Ao todo, Fortaleza conta com um total de 339,7 quilômetros de infraestruturas cicloviárias, sendo 211,4 km de ciclofaixas, 117,7 km de ciclovias, 10,4 km de ciclorrotas e 200 metros de passeio compartilhado.

Avaliação positiva -
 As irmãs Lígia e Lucimar Bezerra destacaram a importância do engajamento comunitário em prol da preservação do espaço. “A Prefeitura fez a sua parte e trouxe beleza e limpeza a esta praça tão importante. Agora, a população precisa se conscientizar e preservar. As gerações futuras merecem contemplar essa maravilha”, pontuaram.

Em visita ao Centro, o vendedor Antônio Juvêncio elogiou as intervenções realizadas. “Votei em Roberto Cláudio e não me arrependi em nenhum momento. Ele transformou a Cidade e fechou o ciclo da melhor forma possível. A praça está linda e convidativa para receber as famílias e resgatar a história de Fortaleza. Nasci em São Gonçalo, mas adotei a Capital como minha terra. Hoje, estou feliz por ela”, concluiu.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...