Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio se despede da PMF entregando a Nova Praça José de Alencar

Na manhã desta quinta-feira (31), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) cumpriu a última agenda oficial da atual administração municipal em 2020.

Em visita à Praça José de Alencar, Roberto Cláudio entregou o equipamento revitalizado à Cidade. As intervenções incluem, além de nova ambiência, uma completa transformação infraestrutural.


<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fprefeitorobertoclaudio%2Fvideos%2F243233567164434%2F&show_text=0&width=560" width="560" height="315" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>

Diversas melhorias foram incorporadas ao entorno do famoso Theatro José de Alencar. Além da implantação de piso industrial, novos postes com iluminação em LED, mobiliários urbanos, paisagismo, plantio de novas árvores, paraciclos e Estação do Bicicletar enriquecem as oportunidades oferecidas pelo logradouro. Foram investidos R$ 3,2 milhões.

Paralelamente, a construção de fonte luminosa cibernética destaca-se dentre os atrativos do ambiente. Moradores e visitantes do Centro da Cidade terão acesso a uma nova experiência visual e auditiva por meio do movimento das águas em harmonia sonora.

- Esta é uma área de tombamento federal. Um sítio histórico de grande valor para a história de Fortaleza. Toda a obra foi acompanhada, do projeto à execução, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Estamos esperançosos de que esta intervenção traga maior valor a esse conjunto de grande importância arquitetônica”, declara Roberto Cláudio.

“Essa novidade vem melhorar a caminhabilidade e abraçar os bens tombados aqui situados, incluindo a Igreja do Patrocínio. Além de trazer maior graça e charme ao ambiente, estamos resgatando um sentimento de pertencimento. Muitos casais se conheceram aqui há algumas décadas. Com a revitalização, estamos resgatando a ocupação e a ordenação deste espaço histórico”, considera secretária da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira.

Ainda de acordo com o prefeito, uma base permanente da Guarda Municipal garantirá a preservação local. “O centro tem uma economia informal integrada à economia formal. Isso tem valor social importante. Entretanto, a praça é de valor histórico e precisa ser protegida. Então, manteremos um diálogo respeitoso e evitar ocupações indevidas eventuais”, antecipa.

Maior programa de requalificação de espaços públicos da história - A praça recém-entregue integra o maior programa de requalificação de espaços públicos da História de Fortaleza. Nos últimos oito anos, mais de 460 áreas verdes foram recuperadas e devolvidas à população em todas as Regionais do Município. 23 delas estão situadas no Centro, a exemplo das históricas praças do Ferreira e dos Mártires.

A icônica estátua do escritor cearense José de Alencar também passou por restauro

Intervenções paralelas - A icônica estátua do escritor cearense José de Alencar também passou por restauro, recebeu limpeza especial e pintura em bronze em todo o monumento.

Por sua vez, a rua Liberato Barroso, localizada nas imediações do equipamento, teve todo o pavimento em paralelepípedo reformado e ganhou uma passagem em nível com desenhos alusivos aos vitrais do Theatro José de Alencar (TJA).

“Ao longo da atual gestão, este entorno contou, também, com a urbanização dos calçadões da Guilherme Rocha, da General Sampaio e da Liberato Barroso, onde implantamos 105 quiosques, beneficiando 420 permissionários”, detalhou o titular da Secretaria Regional Centro e futuro secretário de Habitação , Adail Fontenele.

Roberto Cláudio elencou, ainda, ações intersetoriais realizadas ao longo da gestão. “Além das novas Alberto Nepomuceno, João Moreira e Adolfo Caminha, realizamos ações voltadas à mobilidade urbana, à segurança viária, à assistência social voltada à população de rua e entregamos, ainda, um CAPS AD. Em parceria com a CDL, diversas intervenções foram realizadas para recuperar o centro da nossa Cidade”, resumiu.

No bairro, há, ainda, cerca de 4km de deslocamento exclusivo e seguro para ciclistas, com ciclofaixas distribuídas nas avenidas Duque de Caxias, Padre Ibiapina e Alberto Nepomuceno, além das ruas Castro e Silva e General Bezerril. Ao todo, Fortaleza conta com um total de 339,7 quilômetros de infraestruturas cicloviárias, sendo 211,4 km de ciclofaixas, 117,7 km de ciclovias, 10,4 km de ciclorrotas e 200 metros de passeio compartilhado.

Avaliação positiva -
 As irmãs Lígia e Lucimar Bezerra destacaram a importância do engajamento comunitário em prol da preservação do espaço. “A Prefeitura fez a sua parte e trouxe beleza e limpeza a esta praça tão importante. Agora, a população precisa se conscientizar e preservar. As gerações futuras merecem contemplar essa maravilha”, pontuaram.

Em visita ao Centro, o vendedor Antônio Juvêncio elogiou as intervenções realizadas. “Votei em Roberto Cláudio e não me arrependi em nenhum momento. Ele transformou a Cidade e fechou o ciclo da melhor forma possível. A praça está linda e convidativa para receber as famílias e resgatar a história de Fortaleza. Nasci em São Gonçalo, mas adotei a Capital como minha terra. Hoje, estou feliz por ela”, concluiu.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.