Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio se despede da PMF entregando a Nova Praça José de Alencar

Na manhã desta quinta-feira (31), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) cumpriu a última agenda oficial da atual administração municipal em 2020.

Em visita à Praça José de Alencar, Roberto Cláudio entregou o equipamento revitalizado à Cidade. As intervenções incluem, além de nova ambiência, uma completa transformação infraestrutural.


<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fprefeitorobertoclaudio%2Fvideos%2F243233567164434%2F&show_text=0&width=560" width="560" height="315" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>

Diversas melhorias foram incorporadas ao entorno do famoso Theatro José de Alencar. Além da implantação de piso industrial, novos postes com iluminação em LED, mobiliários urbanos, paisagismo, plantio de novas árvores, paraciclos e Estação do Bicicletar enriquecem as oportunidades oferecidas pelo logradouro. Foram investidos R$ 3,2 milhões.

Paralelamente, a construção de fonte luminosa cibernética destaca-se dentre os atrativos do ambiente. Moradores e visitantes do Centro da Cidade terão acesso a uma nova experiência visual e auditiva por meio do movimento das águas em harmonia sonora.

- Esta é uma área de tombamento federal. Um sítio histórico de grande valor para a história de Fortaleza. Toda a obra foi acompanhada, do projeto à execução, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Estamos esperançosos de que esta intervenção traga maior valor a esse conjunto de grande importância arquitetônica”, declara Roberto Cláudio.

“Essa novidade vem melhorar a caminhabilidade e abraçar os bens tombados aqui situados, incluindo a Igreja do Patrocínio. Além de trazer maior graça e charme ao ambiente, estamos resgatando um sentimento de pertencimento. Muitos casais se conheceram aqui há algumas décadas. Com a revitalização, estamos resgatando a ocupação e a ordenação deste espaço histórico”, considera secretária da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira.

Ainda de acordo com o prefeito, uma base permanente da Guarda Municipal garantirá a preservação local. “O centro tem uma economia informal integrada à economia formal. Isso tem valor social importante. Entretanto, a praça é de valor histórico e precisa ser protegida. Então, manteremos um diálogo respeitoso e evitar ocupações indevidas eventuais”, antecipa.

Maior programa de requalificação de espaços públicos da história - A praça recém-entregue integra o maior programa de requalificação de espaços públicos da História de Fortaleza. Nos últimos oito anos, mais de 460 áreas verdes foram recuperadas e devolvidas à população em todas as Regionais do Município. 23 delas estão situadas no Centro, a exemplo das históricas praças do Ferreira e dos Mártires.

A icônica estátua do escritor cearense José de Alencar também passou por restauro

Intervenções paralelas - A icônica estátua do escritor cearense José de Alencar também passou por restauro, recebeu limpeza especial e pintura em bronze em todo o monumento.

Por sua vez, a rua Liberato Barroso, localizada nas imediações do equipamento, teve todo o pavimento em paralelepípedo reformado e ganhou uma passagem em nível com desenhos alusivos aos vitrais do Theatro José de Alencar (TJA).

“Ao longo da atual gestão, este entorno contou, também, com a urbanização dos calçadões da Guilherme Rocha, da General Sampaio e da Liberato Barroso, onde implantamos 105 quiosques, beneficiando 420 permissionários”, detalhou o titular da Secretaria Regional Centro e futuro secretário de Habitação , Adail Fontenele.

Roberto Cláudio elencou, ainda, ações intersetoriais realizadas ao longo da gestão. “Além das novas Alberto Nepomuceno, João Moreira e Adolfo Caminha, realizamos ações voltadas à mobilidade urbana, à segurança viária, à assistência social voltada à população de rua e entregamos, ainda, um CAPS AD. Em parceria com a CDL, diversas intervenções foram realizadas para recuperar o centro da nossa Cidade”, resumiu.

No bairro, há, ainda, cerca de 4km de deslocamento exclusivo e seguro para ciclistas, com ciclofaixas distribuídas nas avenidas Duque de Caxias, Padre Ibiapina e Alberto Nepomuceno, além das ruas Castro e Silva e General Bezerril. Ao todo, Fortaleza conta com um total de 339,7 quilômetros de infraestruturas cicloviárias, sendo 211,4 km de ciclofaixas, 117,7 km de ciclovias, 10,4 km de ciclorrotas e 200 metros de passeio compartilhado.

Avaliação positiva -
 As irmãs Lígia e Lucimar Bezerra destacaram a importância do engajamento comunitário em prol da preservação do espaço. “A Prefeitura fez a sua parte e trouxe beleza e limpeza a esta praça tão importante. Agora, a população precisa se conscientizar e preservar. As gerações futuras merecem contemplar essa maravilha”, pontuaram.

Em visita ao Centro, o vendedor Antônio Juvêncio elogiou as intervenções realizadas. “Votei em Roberto Cláudio e não me arrependi em nenhum momento. Ele transformou a Cidade e fechou o ciclo da melhor forma possível. A praça está linda e convidativa para receber as famílias e resgatar a história de Fortaleza. Nasci em São Gonçalo, mas adotei a Capital como minha terra. Hoje, estou feliz por ela”, concluiu.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".