Pular para o conteúdo principal

Confira quatro Notas Educacionais

O Blog do Lauriberto traz três Notas Educacionais:

ESTÁCIO DO CEARÁ - A Área da Saúde está em alta e o Curso de Enfermagem é um dos mais bem cotados em todo o Brasil. É o que revela os dados levantados pela Pesquisa “Coronavírus e Ensino Superior: O que Pensam os Alunos”, realizada pela empresa de Pesquisas Educacionais Educa Insight e divulgada no final de 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). 

Segundo o levantamento, entre os 15 cursos mais procurados pelos participantes, e que representam mais de 73% das intenções de matrícula, destacam-se, além de:

  • Enfermagem.
  • Psicologia.
  • Educação Física.
  • Biomedicina.
  • Nutrição.
  • Fisioterapia.

Segundo a coordenadora do Curso de Enfermagem da Estácio, Alana Corrêa, o ano de 2020 trouxe muitas reflexões e desafios para os profissionais que atuam no combate ao Novo Coronavírus.

- Desde o início da Pandemia, os enfermeiros tornaram-se um dos atores principais ao enfrentamento desta trágica Pandemia. Este protagonismo deve-se pela atuação corajosa, ininterrupta e de grande efetividade nas instituições hospitalares, que resultou em uma grande comoção da Sociedade”.

A enfermeira acredita que toda essa visibilidade trará, em um futuro muito próximo, tempos melhores e inovadores para a profissão. 

- Acreditamos que mesmo com pontos positivos e negativos, esta atuação, reconhecimento e valorização do enfermeiro possa ser transformadora para a liderança e autonomia da Enfermagem”.

O resultado da Pesquisa é uma indicação de que as formações da Área de Saúde serão ainda mais impulsionadas a partir de 2021 e, desta forma, Alana destaca que o Mercado de Trabalho demanda cada vez mais por profissionais enfermeiros, sendo de suma importância a atualização constante. 

“O Mercado é concorrido e para conseguir destaque o enfermeiro não pode se acomodar. A Graduação é o primeiro e o mais importante passo para uma trajetória de sucesso. Essa atualização profissional acontece principalmente em forma de Cursos de Pós-Graduação, Capacitações e Treinamentos”.

Alana informa que a Categoria tem avançado de modo diversificado no Mercado de Trabalho, existindo cinco grandes campos de atuação do profissional: 

  1. Assistência Direta ao Paciente.
  2. Gestão.
  3. Docência.
  4. Área de Pesquisas.
  5. Empreendedorismo. 

Ela acrescenta que as especializações mais procuradas na área da Enfermagem são: urgência e emergência, neonatologia, obstetrícia e centro cirúrgico, além da estética.

Perspectivas Pós-Pandemia - Segundo a coordenadora, a perspectiva para o setor de Enfermagem pós-pandemia é de profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho, além de investimentos em titulações de especialistas, mestres e doutores, aumento de vagas na Rede Pública e Privada, com crescimento na área da Gestão e Empreendedorismo. 

- Podemos destacar ainda como tendência a regulamentação de consultórios e clínicas de enfermagem, trazendo cada vez mais autonomia deste profissional no atendimento a clientela no âmbito individual, coletivo ou até mesmo domiciliar”, completa Alana Corrêa.

============

UNINASSAU FORTALEZA - O começo de ano é hora de traçar novas metas. Para muitos estudantes, uma dessas metas é conseguir o primeiro estágio e, finalmente, colocar em prática o que foi aprendido nas disciplinas da faculdade. 

E janeiro é o mês em que as empresas realizam planejamento das áreas que estão precisando de novos funcionários, inclusive estagiários. Por isso, é um bom mês para contratações. 

De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola–CIEE, a expectativa para 2021 é que a oferta de vagas de estágio no estado do Ceará seja de 3% a 5% maior que o observado ao longo do ano passado. Ainda segundo o órgão, a tendência é que o maior volume de vagas em graduação esteja nas áreas consideradas tradicionais, como Administração, Contabilidade, Direito e Pedagogia.  

Em relação à remuneração dos estagiários, o Ceará tem destaque. De acordo com o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), um estagiário no estado ganha, em média,  R$ 1.127,80, cerca de 12% a mais que a média nacional, que é de R$ 1.007,06.   

De acordo com a analista de carreiras do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Fortaleza, Kilvia Lima, “as empresas querem pessoas proativas, flexíveis, curiosas e que estejam disponíveis para o novo, para o aprendizado e para a busca de crescimento”.   

No caso dos estudantes que não têm experiência, Kilvia destaca o que eles devem mencionar no currículo. 

- É fundamental que os candidatos insiram telefone de contato atualizado, formação escolar, cursos e, se tiverem, atividades de apoio social, como trabalho voluntário em ONGs”, orienta. “Lembrando que toda experiência agrega, mesmo que seja fora da área, principalmente para quem está iniciando a carreira”, acrescenta.  

Para o estudante que tem dúvidas se é o momento certo de estagiar, a recrutadora orienta: 

- Não há um período exato para iniciar o estágio. O estudante pode começar desde o primeiro semestre do curso, mas, geralmente, as empresas esperam que o candidato tenha alguma base do curso para que sua adaptação seja mais rápida. Por isso, algumas dão preferência a estudantes que estejam pelo menos no terceiro semestre”, afirma Kilvia Lima. 

Kilvia Lima destaca a importância do estágio para a carreira do estudante. “O estágio é de suma importância, pois permite que o estudante tenha a oportunidade de conhecer e experimentar a área de atuação ou ainda ser um ponta pé para uma grande carreira a ser iniciada “, conclui. 

UNIATENEU - E agora, o que fazer para construir uma Carreira Profissional? 

Você já se fez essa pergunta? Muitos vivem o dilema da escolha de uma carreira profissional ou do próximo passo na carreira. Carreira é uma jornada de escolhas e aprendizado. A escolha profissional bem-sucedida envolve comprometimento de realizar um plano a médio e longo prazo e criar um cenário de realizações. Carreira tem a ver com escolhas e aprendizados continuo. Carreira exige investimento constante em competências emocionais e técnicas. Principais competências a serem desenvolvidas: 

1. Autoconhecimento - Autoconhecimento é a base para construir uma carreira bem-sucedida. Descubra quem você é.  Dedique tempo construindo sua análise de SWOT pessoal, mapeando suas forças, fragilidades, oportunidade e ameaças. Conheça suas paixões, afinidades, habilidades, limitações e o que gosta e precisa aprender. Descubra quais estímulos proporcionam emoções negativas e positivas. Com essa base, você poderá seguir para o segundo passo.  

2. Construa seu planejamento de carreira: Escreva onde você encontrar-se profissionalmente e onde você quer chegar. Estabeleça metas a médio e longo prazo. Traga consciência das suas metas. Elas devem ser: 

  • Específica: o que você quer fazer? 
  • Mensurável: como você saberá quando chegou lá? 
  • Alcançável: como o objetivo pode ser alcançado? 
  • Relevante: por que esse objetivo é importante para você? 
  • Temporal: quando você quer realizar o seu objetivo? 

3. Seja flexível - Vivemos em um cenário de constantes mudanças. Aceite as suas fragilidades e se adapte as mudanças de cenário. Ser flexível também envolve mudanças na forma como pensamos, trabalhamos e nos comportamos. Desenvolva a habilidade de desaprender e reaprender. 

4. Network - Desenvolva uma rede de relacionamentos. Network envolve reciprocidade. Desenvolva relacionamentos verdadeiros. Construa uma reputação e credibilidade, pois a grande maioria das oportunidades de trabalho são resultados de indicação. Seja visto, mantenha-se ativo nas redes sociais, engaje-se em projetos de voluntariado (universidade, comunidade ou empresa), participe de eventos na sua área de atuação.  

5. Foco - Assuma o protagonismo da sua carreira e coloque os seus interesses, valores e talentos em primeiro lugar. Traga consciência das suas metas, repense suas atitudes, objetivos e propósitos  Visualize diariamente seu objetivo realizado. Alimente a sua mente com pensamentos positivos. Construa hábitos de leitura e aprendizado contínuo. 

Professora Aurineide Filgueira de Andrade - coordenadora do Curso de Administração, Logística e Processos Gerenciais da UniAteneu//mestra em Administração com MBA em Gestão de Pessoas e Inteligência Emocional. 
==========


O Sistema Ari de Sá (SAS) promove desta terça-feira (19) a quinta-feira (21 de janeiro) o Congresso de Educação 2021. 






Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".