Pular para o conteúdo principal

Confira quatro Notas Educacionais

O Blog do Lauriberto traz três Notas Educacionais:

ESTÁCIO DO CEARÁ - A Área da Saúde está em alta e o Curso de Enfermagem é um dos mais bem cotados em todo o Brasil. É o que revela os dados levantados pela Pesquisa “Coronavírus e Ensino Superior: O que Pensam os Alunos”, realizada pela empresa de Pesquisas Educacionais Educa Insight e divulgada no final de 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). 

Segundo o levantamento, entre os 15 cursos mais procurados pelos participantes, e que representam mais de 73% das intenções de matrícula, destacam-se, além de:

  • Enfermagem.
  • Psicologia.
  • Educação Física.
  • Biomedicina.
  • Nutrição.
  • Fisioterapia.

Segundo a coordenadora do Curso de Enfermagem da Estácio, Alana Corrêa, o ano de 2020 trouxe muitas reflexões e desafios para os profissionais que atuam no combate ao Novo Coronavírus.

- Desde o início da Pandemia, os enfermeiros tornaram-se um dos atores principais ao enfrentamento desta trágica Pandemia. Este protagonismo deve-se pela atuação corajosa, ininterrupta e de grande efetividade nas instituições hospitalares, que resultou em uma grande comoção da Sociedade”.

A enfermeira acredita que toda essa visibilidade trará, em um futuro muito próximo, tempos melhores e inovadores para a profissão. 

- Acreditamos que mesmo com pontos positivos e negativos, esta atuação, reconhecimento e valorização do enfermeiro possa ser transformadora para a liderança e autonomia da Enfermagem”.

O resultado da Pesquisa é uma indicação de que as formações da Área de Saúde serão ainda mais impulsionadas a partir de 2021 e, desta forma, Alana destaca que o Mercado de Trabalho demanda cada vez mais por profissionais enfermeiros, sendo de suma importância a atualização constante. 

“O Mercado é concorrido e para conseguir destaque o enfermeiro não pode se acomodar. A Graduação é o primeiro e o mais importante passo para uma trajetória de sucesso. Essa atualização profissional acontece principalmente em forma de Cursos de Pós-Graduação, Capacitações e Treinamentos”.

Alana informa que a Categoria tem avançado de modo diversificado no Mercado de Trabalho, existindo cinco grandes campos de atuação do profissional: 

  1. Assistência Direta ao Paciente.
  2. Gestão.
  3. Docência.
  4. Área de Pesquisas.
  5. Empreendedorismo. 

Ela acrescenta que as especializações mais procuradas na área da Enfermagem são: urgência e emergência, neonatologia, obstetrícia e centro cirúrgico, além da estética.

Perspectivas Pós-Pandemia - Segundo a coordenadora, a perspectiva para o setor de Enfermagem pós-pandemia é de profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho, além de investimentos em titulações de especialistas, mestres e doutores, aumento de vagas na Rede Pública e Privada, com crescimento na área da Gestão e Empreendedorismo. 

- Podemos destacar ainda como tendência a regulamentação de consultórios e clínicas de enfermagem, trazendo cada vez mais autonomia deste profissional no atendimento a clientela no âmbito individual, coletivo ou até mesmo domiciliar”, completa Alana Corrêa.

============

UNINASSAU FORTALEZA - O começo de ano é hora de traçar novas metas. Para muitos estudantes, uma dessas metas é conseguir o primeiro estágio e, finalmente, colocar em prática o que foi aprendido nas disciplinas da faculdade. 

E janeiro é o mês em que as empresas realizam planejamento das áreas que estão precisando de novos funcionários, inclusive estagiários. Por isso, é um bom mês para contratações. 

De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola–CIEE, a expectativa para 2021 é que a oferta de vagas de estágio no estado do Ceará seja de 3% a 5% maior que o observado ao longo do ano passado. Ainda segundo o órgão, a tendência é que o maior volume de vagas em graduação esteja nas áreas consideradas tradicionais, como Administração, Contabilidade, Direito e Pedagogia.  

Em relação à remuneração dos estagiários, o Ceará tem destaque. De acordo com o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), um estagiário no estado ganha, em média,  R$ 1.127,80, cerca de 12% a mais que a média nacional, que é de R$ 1.007,06.   

De acordo com a analista de carreiras do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Fortaleza, Kilvia Lima, “as empresas querem pessoas proativas, flexíveis, curiosas e que estejam disponíveis para o novo, para o aprendizado e para a busca de crescimento”.   

No caso dos estudantes que não têm experiência, Kilvia destaca o que eles devem mencionar no currículo. 

- É fundamental que os candidatos insiram telefone de contato atualizado, formação escolar, cursos e, se tiverem, atividades de apoio social, como trabalho voluntário em ONGs”, orienta. “Lembrando que toda experiência agrega, mesmo que seja fora da área, principalmente para quem está iniciando a carreira”, acrescenta.  

Para o estudante que tem dúvidas se é o momento certo de estagiar, a recrutadora orienta: 

- Não há um período exato para iniciar o estágio. O estudante pode começar desde o primeiro semestre do curso, mas, geralmente, as empresas esperam que o candidato tenha alguma base do curso para que sua adaptação seja mais rápida. Por isso, algumas dão preferência a estudantes que estejam pelo menos no terceiro semestre”, afirma Kilvia Lima. 

Kilvia Lima destaca a importância do estágio para a carreira do estudante. “O estágio é de suma importância, pois permite que o estudante tenha a oportunidade de conhecer e experimentar a área de atuação ou ainda ser um ponta pé para uma grande carreira a ser iniciada “, conclui. 

UNIATENEU - E agora, o que fazer para construir uma Carreira Profissional? 

Você já se fez essa pergunta? Muitos vivem o dilema da escolha de uma carreira profissional ou do próximo passo na carreira. Carreira é uma jornada de escolhas e aprendizado. A escolha profissional bem-sucedida envolve comprometimento de realizar um plano a médio e longo prazo e criar um cenário de realizações. Carreira tem a ver com escolhas e aprendizados continuo. Carreira exige investimento constante em competências emocionais e técnicas. Principais competências a serem desenvolvidas: 

1. Autoconhecimento - Autoconhecimento é a base para construir uma carreira bem-sucedida. Descubra quem você é.  Dedique tempo construindo sua análise de SWOT pessoal, mapeando suas forças, fragilidades, oportunidade e ameaças. Conheça suas paixões, afinidades, habilidades, limitações e o que gosta e precisa aprender. Descubra quais estímulos proporcionam emoções negativas e positivas. Com essa base, você poderá seguir para o segundo passo.  

2. Construa seu planejamento de carreira: Escreva onde você encontrar-se profissionalmente e onde você quer chegar. Estabeleça metas a médio e longo prazo. Traga consciência das suas metas. Elas devem ser: 

  • Específica: o que você quer fazer? 
  • Mensurável: como você saberá quando chegou lá? 
  • Alcançável: como o objetivo pode ser alcançado? 
  • Relevante: por que esse objetivo é importante para você? 
  • Temporal: quando você quer realizar o seu objetivo? 

3. Seja flexível - Vivemos em um cenário de constantes mudanças. Aceite as suas fragilidades e se adapte as mudanças de cenário. Ser flexível também envolve mudanças na forma como pensamos, trabalhamos e nos comportamos. Desenvolva a habilidade de desaprender e reaprender. 

4. Network - Desenvolva uma rede de relacionamentos. Network envolve reciprocidade. Desenvolva relacionamentos verdadeiros. Construa uma reputação e credibilidade, pois a grande maioria das oportunidades de trabalho são resultados de indicação. Seja visto, mantenha-se ativo nas redes sociais, engaje-se em projetos de voluntariado (universidade, comunidade ou empresa), participe de eventos na sua área de atuação.  

5. Foco - Assuma o protagonismo da sua carreira e coloque os seus interesses, valores e talentos em primeiro lugar. Traga consciência das suas metas, repense suas atitudes, objetivos e propósitos  Visualize diariamente seu objetivo realizado. Alimente a sua mente com pensamentos positivos. Construa hábitos de leitura e aprendizado contínuo. 

Professora Aurineide Filgueira de Andrade - coordenadora do Curso de Administração, Logística e Processos Gerenciais da UniAteneu//mestra em Administração com MBA em Gestão de Pessoas e Inteligência Emocional. 
==========


O Sistema Ari de Sá (SAS) promove desta terça-feira (19) a quinta-feira (21 de janeiro) o Congresso de Educação 2021. 






Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada