Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugura, nesta sexta-feira (26), sua primeira ferramenta de comunicação via aplicativo de mensagens de celular. Trata-se dos canais UFC Informa no Telegram, que irão ampliar a divulgação de notícias, serviços, oportunidades e outras informações úteis tanto para a comunidade interna quanto para a sociedade em geral.

A novidade será administrada pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa). No total, há cinco canais @ufcinforma no Telegram, voltados para cada um dos seguintes segmentos: estudantes da graduação, alunos de pós-graduação, servidores técnico-administrativos, servidores docentes e comunidade externa (público geral).

Qualquer pessoa, vinculada ou não à UFC, já pode se inscrever em quantos canais quiser, dependendo do tipo de assunto no qual tem interesse. O envio de conteúdo, a partir desta sexta-feira (26), será exclusivo dos administradores, ou seja, os inscritos não poderão trocar mensagens por lá.

De acordo com a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, professora Cláudia Buhamra, a estreia da UFC no Telegram representa um avanço desse setor na Universidade:

- O Telegram marca uma nova fase, especialmente por ser uma ferramenta mobile, modalidade que está inserida no dia a dia de todos. A prática omnichannel, responsável pelo uso simultâneo e interligado de diferentes plataformas de comunicação, é indispensável na gestão de marcas de valor como a da Universidade Federal do Ceará", explica a coordenadora.

COMO SE INSCREVER – O Telegram é um aplicativo de celular gratuito, baseado na nuvem, que possibilita a troca de mensagens, áudios, imagens, dentre outros conteúdos. Além disso, ele permite a criação de canais, nos quais os administradores podem enviar mensagens para grupos amplos de usuários interessados em um determinado tipo de conteúdo.

Para se inscrever, é preciso baixar o app Telegram na loja de aplicativos do seu celular e, após o download, procurar por @ufcinforma no campo de busca do app. Quando encontrar o canal desejado, basta selecioná-lo e clicar em "entrar" ou "join", dependendo do idioma do aparelho celular.

Outra opção é fazer o download do aplicativo e, em seguida, clicar nos links dos canais nos quais se tem interesse. São eles:

  • UFC - Universidade Federal do Ceará
  • UFC Informa estudantes de graduação
  • UFC Informa estudantes de pós-graduação
  • UFC Informa servidores TAE
  • UFC Informa docentes

OUTROS CANAIS – Além do Telegram, a UFC está presente em várias outras plataformas de comunicação e sites de redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin (com o perfil @ufcinforma em todas elas), Youtube (canal UFCTV) e Flickr (ufc-informa).

A Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), órgão vinculado ao Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou para os dirigentes máximos da Administração Superior seu portfólio de novos produtos (o Guia de Fontes da UFC, a plataforma Agenda UFC, o site UFC Informa e o UFC Informa no Telegram), assim como a remodelação da Agência UFC de Notícias, já existente. 

Participaram do encontro virtual:

  • Reitor professor Cândido Albuquerque.
  • Vice-reitor professor Glauco Lobo Filho.
  • Coordenadora de Comunicação e Marketing professora Cláudia Buhamra.
  • Coordenador-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão.
  • Superintendente de Tecnologia da Informação professor Edgar Marçal.
  • Servidores técnico-administrativos das equipes da Coordenadoria e da Superintendência de Tecnologia da Informação.

A exposição foi aberta com a apresentação do novo Guia de Fontes, site que funcionará como banco de dados à disposição de profissionais de imprensa, com indicações dos especialistas mais adequados para falar sobre determinados assuntos. 

O objetivo é automatizar e dar mais agilidade ao grande volume de atendimentos prestados pela Coordenadoria, diariamente, à Imprensa. Para ter acesso, os jornalistas precisarão se cadastrar no site.

- Como principal centro de produção científica do nosso Estado e um dos maiores do País, a UFC é muito procurada. Recebemos cerca de 200 demandas de imprensa por mês, sendo mais de 10 por dia útil. Várias dessas são de veículos nacionais, como Folha de São Paulo, Estadão e Rede Globo", relata o jornalista Marcos Robério, da equipe de assessoria de imprensa da Coordenadoria. 

Uma vez no ar, o Guia será uma ferramenta de consulta eficiente e confiável para profissionais de comunicação, contribuindo para o fortalecimento da relação entre a UFC e os veículos de imprensa. 

- O lançamento será feito com 800 professores cadastrados, e com o tempo esse número será aumentado. Hoje, por exemplo, nos seminários de ambientação de novos docentes, eles já recebem a ficha para aderir ao Guia de Fontes caso desejem. E também será possível que professores possam se cadastrar espontaneamente no próprio site", completa Marcos Robério, destacando a parceria do projeto com a STI e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

AGENDA DE EVENTOS – Com 17 unidades acadêmicas distribuídas entre a Capital e o Interior, o volume de informações e eventos na UFC atrai e interessa a um público tão diverso quanto os "frutos" produzidos dentro da Universidade. Diante desse intercâmbio quase inesgotável, surge uma nova ferramenta on-line, a Agenda UFC. 

Apresentada à administração pela publicitária Camila Miranda, da equipe da Coordenadoria, a plataforma digital centralizará a programação de eventos da Universidade em um só lugar, permitindo fácil acesso e alimentação colaborativa de conteúdo.

- O Site é muito intuitivo. O público ainda terá o apoio de vídeos tutoriais que preparamos, ensinando como preencher o cadastro e divulgar os eventos. Todo o conteúdo passará por moderação da equipe da Coordenadoria antes da publicação dos eventos", explicou Camila. Por meio dele, os organizadores das iniciativas científicas e culturais da comunidade acadêmica poderão cadastrar suas atividades e divulgá-las, veiculando página exclusiva contendo descrição do evento, localização detalhada, contatos com a organização e serviços, tudo integrado com as principais Redes Sociais.

Acessando o Site pode-se obter informações técnicas sobre os principais espaços disponíveis para eventos na Universidade, como auditórios, salas de videoconferência, cinema e arenas esportivas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – A divulgação científica foi a terceira pauta da reunião, com a apresentação da nova fase da Agência UFC, conduzida pelos jornalistas Erick Guimarães e Sérgio de Sousa, também da equipe de assessoria de imprensa da UFC Informa.

Veículo lançado em 2017 e cujas atividades estavam suspensas desde o final de 2019, a Agência UFC é inspirada em agências de notícias de renome, como Reuters, Folhapress, France-Presse e Agência FAPESP, e especializou-se na difusão de matérias aprofundadas sobre pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos na UFC. Os veículos de imprensa podem acessar as produções e publicar na íntegra textos, vídeos e fotos com os devidos créditos.

De acordo com Sérgio de Sousa, cada postagem linkando a produção da agência tinha alcance de cerca de 22 mil internautas, e o principal ganho era a geração de um sentimento misto de orgulho e pertencimento. 

- O pesquisador, muitas vezes, costuma pensar apenas do ponto de vista da publicação nas revistas acadêmicas, que obviamente é muito importante, mas tem uma outra atividade essencial que é a ocupação de espaços de visibilidade na sociedade", afirmou Erick Guimarães, fazendo menção ao capital social conferido à UFC pela repercussão das matérias da Agência.

No relançamento, o veículo institucional volta com foco apenas em reportagens de pesquisa, retomando suas atividades com uma série de duas postagens semanais sobre a produção científica da Instituição relacionada à pandemia do Novo Coronavírus e à covid-19. Será uma fase também mais multimídia: os textos virão acompanhados de entrevistas audiovisuais ou o formato podcast.

SITE UFC INFORMA – Outra novidade para o público universitário e a sociedade externa à UFC é o site UFC Informa, que agregará toda a produção das mídias institucionais da Universidade. Além de encontrar informações atualizadas do cotidiano acadêmico com poucos cliques e acessar todos os veículos mencionados, o usuário poderá conferir a memória do trabalho de comunicação institucional realizado pela Coordenadoria, contactar as equipes e ser direcionado para as mídias sociais oficiais. 

Para o vice-reitor, Glauco Lobo, o Encontro mostrou que a Universidade está abrindo suas perspectivas de comunicação, deixando os limites de seus muros e ganhando outros patamares. 

- Certamente, em pouco tempo, essa produção gerará um efeito cascata, fazendo com que outras unidades da Universidade e externas a ela reconheçam a qualidade de nossa comunicação", disse Glauco Lobo. 

O reitor reiterou o raciocínio e manifestou agradecimentos. 

- Muito obrigado, em nome de toda a Universidade. O que estamos fazendo é dando destaque à transparência, à informação, tudo de maneira extremamente profissional", finalizou professor Cândido Albuquerque.

Falando em nome do setor, a professora Cláudia Buhamra agradeceu à Administração Superior pelos feedbacks positivos e à equipe da Coordenadoria (formada por secretários administrativos, jornalistas, publicitários, revisores, cinegrafistas, designers, fotógrafos, editores de vídeo e bolsistas) pelo esforço.

- Aqui temos o estímulo e a valorização necessários para trabalhar. Essa equipe faz a comunicação da UFC acontecer. Não vemos a hora de colocar esses produtos no ar e chamar a comunidade para colaborar", disse a coordenadora, agradecendo também ao coordenador-adjunto, Norton Falcão, pela parceria na condução da Coordenadoria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: ufcinforma@ufc.br 

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de