Pular para o conteúdo principal



Caviver promove Abril Marrom

Abril é dedicado à conscientização sobre a prevenção, combate e reabilitação dos diversos tipos de cegueira. A iniciativa é de grande relevância pelos números de incidência das diversas doenças que acometem mais de 6 milhões de pessoas com problemas como Catarata, Glaucoma, Retinopatia Diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Cegueira Infantil.

Uma das entidades que têm chamado a atenção da sociedade para o tema é o Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer (Caviver), Organização da Sociedade Civil (OSC) que realiza consultas e cirurgias gratuitas para crianças socialmente desfavorecidas e que enfrentam alguma possibilidade de cegueira. 

Com sede em Fortaleza-Ceará, a entidade tem à frente a médica oftalmologista Islane Verçosa e mantém o Hospital de Olhos Caviver, com atendimento clínico e cirúrgico especializado e gratuito que colabora para a diminuição de índices da cegueira infantil.

- A experiência dentro do Instituto dos Cegos do Ceará foi o que me motivou a desenvolver o Caviver", destaca Islane Verçosa (foto).

Enquanto estava atuante na sede do Instituto dos Cegos em 1990, a médica reavaliou 396 crianças e constatou que 50% delas estavam cegas devido à Catarata Congênita, que é uma causa de cegueira que pode ser prevenida e tratável. 

A partir dessa experiência, a médica Islane Verçosa fez um aprofundamento técnico e especialização nos diferentes caminhos de combate à cegueira na criança, além de ter sido premiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o trabalho de treinamento em 22 hospitais de todo o Ceará para a realização do Teste do Olhinho, que é a triagem básica para detecção de como está o eixo visual no recém-nascido.

Um teste simples, sem dor e sem toque, realizado por meio da emissão luminosa via oftalmoscópio direto para a detecção de possíveis comprometimentos na visão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 1,4 milhão de crianças com deficiência visual no mundo, sendo que 90% vivem em países em desenvolvimento ou muito pobres. No Brasil, a estimativa é de que existem 83 mil crianças com baixa visão e 40% dos casos poderiam ser evitados ou tratados.

Os números de atendimento do Projeto Social Caviver são expressivos e demonstram a capacidade de impacto positivo na vida das famílias vulneráveis e que necessitam de suporte para tratamento ocular de suas crianças. 

Até março deste ano, o Projeto já atendeu 38.147 crianças, onde 3.072 foram submetidas a procedimentos cirúrgicos e 7.719 realizaram terapias visuais para habilitação e reabilitação ocular. Os pacientes chegam de todos os municípios do Ceará e de outras cidades de Estados vizinhos.

Hoje, o Projeto Social de Prevenção à Cegueira Infantil conta com o apoio da sociedade para manter suas atividades e realiza campanhas regulares para captação de recursos. Nas Redes Sociais oficiais é possível acompanhar a dinâmica de atendimentos.

O perfil no Instagram, que leva o nome de @vemcaviver, conta com mais de 20 mil seguidores e oferece uma atualização em tempo real dos atendimentos realizados. No Youtube é possível assistir matérias jornalísticas e documentários que trazem a trajetória desse projeto que leva Luz aos Olhos daqueles que mais precisam.

Campanha e Evento para Captação de Recursos - Durante este mês de abril, os artistas Ítalo Poeta e Ana Clara Rocha estão realizando lives em seus perfis de Instagram e Youtube, às 13 e às 19 horas, para divulgar o trabalho realizado pela instituição e captar recursos para a continuação do tratamento das crianças.

Outra ação prevista dentro da Campanha em prol do Hospital dos Olhos é a Mega Live Exército de Deus Dia das Mães, edição especial Caviver, que será realizada em quatro de maio, às 19 horas, no canal oficial do Exército de Deus no Youtube e será transmitida dentro de um estúdio de gravação, respeitando todas as normas sanitárias vigentes ao combate à covid-19. Com realização da Kanguru Promoções, o evento tem como meta arrecadar R$ 207 mil, valor necessário para a realização das cirurgias das crianças que estão na fila de espera do hospital.

Para ajudar, é simples, basta cumprir os três passos a seguir:

  1. Assistir às lives diárias e seguir o perfil oficial do Hospital de Olhos Caviver no Instagram por meio do @vemcaviver;
  2. Efetuar sua doação por meio de transferência bancária, PIX, cartão de crédito ou boleto bancário;
  3. Convidar mais uma pessoa para doar e comentar na última postagem do Instagram “Eu Sou Exército de Deus e vim fazer a minha doação”. 

Ou simplesmente doar um valor por meio de uma das transações a seguir:

Transferência bancária:

  • Banco do Brasil
  • Agência 3473-8
  • Conta corrente: 32314-4

CAVIVER - Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver A Esperança Renascer

  • CNPJ: 08.222.387/0001-32
  • PIX: Chave: missaocaviver@gmail.com
  • Cartão de crédito: Link: doa.re/4sc

Boleto bancárioGerado a partir do envio dos dados daquele que desejar doar desta forma.

Sobre o Caviver - O Hospital de Olhos Caviver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), cujo objetivo é prevenir a cegueira infantil, diagnosticar, tratar e reabilitar crianças com baixa visão e que estão desfavorecidas socialmente, por meio de atendimento clínico ou cirúrgico especializado gratuito.

Desde 1992, o Projeto Social transformou a vida de milhares de crianças no Ceará e estados do entorno, possibilitando, por meio de atendimento humanizado, a reintegração familiar e social que melhora a relação da criança com o que está ao seu redor.

Serviço

  • Mega Live Exército de Deus Dia das Mães edição especial Caviver
  • Terça-feira (quatro de maio), às 19 horas.
  • Transmissão no canal oficial do Exército de Deus no Youtube. 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.