Pular para o conteúdo principal

Caviver promove Abril Marrom

Abril é dedicado à conscientização sobre a prevenção, combate e reabilitação dos diversos tipos de cegueira. A iniciativa é de grande relevância pelos números de incidência das diversas doenças que acometem mais de 6 milhões de pessoas com problemas como Catarata, Glaucoma, Retinopatia Diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Cegueira Infantil.

Uma das entidades que têm chamado a atenção da sociedade para o tema é o Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer (Caviver), Organização da Sociedade Civil (OSC) que realiza consultas e cirurgias gratuitas para crianças socialmente desfavorecidas e que enfrentam alguma possibilidade de cegueira. 

Com sede em Fortaleza-Ceará, a entidade tem à frente a médica oftalmologista Islane Verçosa e mantém o Hospital de Olhos Caviver, com atendimento clínico e cirúrgico especializado e gratuito que colabora para a diminuição de índices da cegueira infantil.

- A experiência dentro do Instituto dos Cegos do Ceará foi o que me motivou a desenvolver o Caviver", destaca Islane Verçosa (foto).

Enquanto estava atuante na sede do Instituto dos Cegos em 1990, a médica reavaliou 396 crianças e constatou que 50% delas estavam cegas devido à Catarata Congênita, que é uma causa de cegueira que pode ser prevenida e tratável. 

A partir dessa experiência, a médica Islane Verçosa fez um aprofundamento técnico e especialização nos diferentes caminhos de combate à cegueira na criança, além de ter sido premiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o trabalho de treinamento em 22 hospitais de todo o Ceará para a realização do Teste do Olhinho, que é a triagem básica para detecção de como está o eixo visual no recém-nascido.

Um teste simples, sem dor e sem toque, realizado por meio da emissão luminosa via oftalmoscópio direto para a detecção de possíveis comprometimentos na visão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 1,4 milhão de crianças com deficiência visual no mundo, sendo que 90% vivem em países em desenvolvimento ou muito pobres. No Brasil, a estimativa é de que existem 83 mil crianças com baixa visão e 40% dos casos poderiam ser evitados ou tratados.

Os números de atendimento do Projeto Social Caviver são expressivos e demonstram a capacidade de impacto positivo na vida das famílias vulneráveis e que necessitam de suporte para tratamento ocular de suas crianças. 

Até março deste ano, o Projeto já atendeu 38.147 crianças, onde 3.072 foram submetidas a procedimentos cirúrgicos e 7.719 realizaram terapias visuais para habilitação e reabilitação ocular. Os pacientes chegam de todos os municípios do Ceará e de outras cidades de Estados vizinhos.

Hoje, o Projeto Social de Prevenção à Cegueira Infantil conta com o apoio da sociedade para manter suas atividades e realiza campanhas regulares para captação de recursos. Nas Redes Sociais oficiais é possível acompanhar a dinâmica de atendimentos.

O perfil no Instagram, que leva o nome de @vemcaviver, conta com mais de 20 mil seguidores e oferece uma atualização em tempo real dos atendimentos realizados. No Youtube é possível assistir matérias jornalísticas e documentários que trazem a trajetória desse projeto que leva Luz aos Olhos daqueles que mais precisam.

Campanha e Evento para Captação de Recursos - Durante este mês de abril, os artistas Ítalo Poeta e Ana Clara Rocha estão realizando lives em seus perfis de Instagram e Youtube, às 13 e às 19 horas, para divulgar o trabalho realizado pela instituição e captar recursos para a continuação do tratamento das crianças.

Outra ação prevista dentro da Campanha em prol do Hospital dos Olhos é a Mega Live Exército de Deus Dia das Mães, edição especial Caviver, que será realizada em quatro de maio, às 19 horas, no canal oficial do Exército de Deus no Youtube e será transmitida dentro de um estúdio de gravação, respeitando todas as normas sanitárias vigentes ao combate à covid-19. Com realização da Kanguru Promoções, o evento tem como meta arrecadar R$ 207 mil, valor necessário para a realização das cirurgias das crianças que estão na fila de espera do hospital.

Para ajudar, é simples, basta cumprir os três passos a seguir:

  1. Assistir às lives diárias e seguir o perfil oficial do Hospital de Olhos Caviver no Instagram por meio do @vemcaviver;
  2. Efetuar sua doação por meio de transferência bancária, PIX, cartão de crédito ou boleto bancário;
  3. Convidar mais uma pessoa para doar e comentar na última postagem do Instagram “Eu Sou Exército de Deus e vim fazer a minha doação”. 

Ou simplesmente doar um valor por meio de uma das transações a seguir:

Transferência bancária:

  • Banco do Brasil
  • Agência 3473-8
  • Conta corrente: 32314-4

CAVIVER - Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver A Esperança Renascer

  • CNPJ: 08.222.387/0001-32
  • PIX: Chave: missaocaviver@gmail.com
  • Cartão de crédito: Link: doa.re/4sc

Boleto bancárioGerado a partir do envio dos dados daquele que desejar doar desta forma.

Sobre o Caviver - O Hospital de Olhos Caviver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), cujo objetivo é prevenir a cegueira infantil, diagnosticar, tratar e reabilitar crianças com baixa visão e que estão desfavorecidas socialmente, por meio de atendimento clínico ou cirúrgico especializado gratuito.

Desde 1992, o Projeto Social transformou a vida de milhares de crianças no Ceará e estados do entorno, possibilitando, por meio de atendimento humanizado, a reintegração familiar e social que melhora a relação da criança com o que está ao seu redor.

Serviço

  • Mega Live Exército de Deus Dia das Mães edição especial Caviver
  • Terça-feira (quatro de maio), às 19 horas.
  • Transmissão no canal oficial do Exército de Deus no Youtube. 


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest