Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Fala jornalista e escritor Nerilson Moreira:


- 'PARA MAMÍFEROS': Revista mantém a ousadia e a inovação em uma linguagem escrita e ilustrada sobre Literatura e Artes, que será lançada nesta quinta-feira (18 de novembro de 2021), às 19 horas, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Relembramos Drummond no poema “A morte do leiteiro”: “Há pouco leite no país, é preciso entregá-lo cedo”, pois “há muita sede no país...” Farejando o pensamento do poeta, nascido em terras de queijo farto, insistimos na trilha cremosa tentando assim atrair criativos e talentosos intelectuais para a engorda artística. Teremos a apresentação de mais uma feitura cultural quando às 19 horas desta quinta-feira (18) com mais um lançamento da revista PARA MAMÍFEROS no Auditório Martins Filho da Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC (entrada pela Rua Nossa Senhora dos Remédios, 181 - Benfica). 

A revista de literatura e artes PARA MAMÍFEROS 5, foi preparada como uma apetitosa coalhada de “A” a “V”, ao gosto de cada convidado, partindo das terras surreais em forma de ilustrações da consagrada escritora cearense, Ana Miranda, aos verdes campos das traduções de Vitória Régia. E sobre os demais ingredientes culturais? Abram as porteiras e também verão uma nova geração de escritores. Não temos como citar todos os ingredientes dessa secreta receita para plena saciedade.

Nesses tempos desafiadores de pandemia, a revista impressa PARA MAMÍFEROS teve que adiar momentaneamente a tradicional noite de lançamento presencial, permitindo-se abrir-se somente agora nesta quinta-feira (18), momento de celebração com o reencontro de amigos e simpatizantes de uma boa literatura no Auditório Martins Filho da Reitoria da UFC, colocando desta forma em segundo plano as redes sociais por meio de “lives” e outras plataformas de comunicação. Também se faz hora feliz e oportuna para apresentar-lhes uma nova faceta de Ana Miranda como artista plástica através de inéditas concepções visuais.

A inovadora PARA MAMÍFEROS já circula desde 2010, não apenas no Ceará, mas com difusão universal. Mesmo se deparando com dificuldades no que diz respeito à escassez de patrocínios; sobrepõe-se na qualificação e seleção dos seus colaboradores, incrementando assim a responsabilidade dos editores ao lançar no mercado editorial novos talentos. Quem imaginava que a revista PARA MAMIFEROS, pela demora do lançamento do novo número, teria caído em uma vala e se extraviado nas cavernas do esquecimento de Platão, deparou-se com ledo engano! A revista desponta com maior fôlego em aperfeiçoada edição, resistindo a pandemia ao lançar mão de respiradores feitos com letras e pincéis.

A revista retoma a luz neste novembro de 2021, revigorada com a sonoridade de admiráveis colaboradores.

AUTORES
- Confira os autores da Mamíferos:
  • Fernando Siqueira.
  • Mailson Furtado.
  • Pedro Salgueiro.
  • Clauder Arcanjo.
  • Maria Luiza Artese.
  • Carlos Vazconcelos.
  • Arilo Assunção.
  • Juliana Marinho.
  • Ricardo Muratori.
  • Nina Rizzi.
  • Sahmaroni Rodrigues.
  • Thiago Coelho.
  • Raymundo Netto.
  • Gina Girão.
  • Leonardo Adolpho.
  • Lia Leite.
  • João Macedo.
  • Afonso Bezerra.
  • Henrique Beltrão.
  • Luiz Vilela.
  • Íris Cavalcante.
  • Marcelino Freire.
  • Nádya Gurgel.
  • Ana Caroline.
  • Magna Maricele.
  • Jesus Irajacy.
  • Virgílio Maia.
  • Muriel Rukeyser.
  • Vitória Régia.
  • Sara Síntique.
  • Mariana Basílio.
  • Dércio Braúna.
O objetivo da revista é fincar rastros de debates literários no esquálido cenário atual de cultura no país, criando novas veredas para a sobrevivência no território das artes.

Nesta trilha, a nova edição 5 da revista de literatura e artes PARA MAMIFEROS poderá ser capturada na noite desta quinta-feira (18), às 19 horas, no Auditório Martins Filho da Reitoria da UFC. A entrada é gratuita e o estacionamento é amplo e seguro internamente.

Na noite de lançamento, estarão presentes artistas, autores, escritores, professores e admiradores da literatura e das artes, formadores de opinião do Estado do Ceará, e, em especial, mamíferos como você, leitor de primeira linhagem no âmbito cultural cearense.

A PROLE -
 Editada desde 2010, inicialmente pelos escritores Glauco Sobreira, Jesus Irajacy Costa, Pedro Salgueiro, Raymundo Netto, Tércia Montenegro, Poeta de Meia Tigela e o jornalista Nerilson Moreira, hoje incorpora novos Mamíferos, como Fernando Siqueira, Carlos Vazconcelos e Vitória Régia.

Para o médico e escritor Jesus Irajacy Costa, a revista é inspiradora, nos traz o que há de melhor de literatura e artes no país, aperfeiçoando-se a cada edição, permitindo a apresentação de escritores já reconhecidos bem como de novos autores e artistas através de uma seleção responsável.

Por sua vez, o escritor Pedro Salgueiro afirma que a revista testemunha mais do que nunca que a Literatura mantém-se viva no Estado do Ceará, celeiro de grandes escritores.

Já para Carlos Vazconcelos, a revista motiva jovens alunos e acadêmicos a seguir a feliz senda rumo ao exercício constante da leitura e da boa escrita.

Fernando Siqueira, também editor, comenta que a revista deixa um grande legado de incentivo às artes e à literatura em nosso país. Sente-se orgulhoso em participar e colaborar com grande feito.

Vitória Régia acredita que vale todo o esforço para editar uma coletânea de linguagens artísticas contemporâneas, educando jovens e antigos leitores sobre qual status encontra-se a literatura nacional e quais novos paradigmas estão sendo tomado.

O responsável pela concepção gráfica e editoração da revista, artista plástico Glauco Sobreira, diz que não há nada mais gratificante do que causar perplexidade às pessoas, e a revista PARA MAMÍFEROS cumpre muito bem esse papel. “O material apresentado é uma bela moldura em que se permite folhear cada página como se fossem admiráveis telas”, conclui o artista.

A revista, segundo o jornalista Nerilson Moreira, “é um filhote que trouxe um novo modo de ver e se reviver a contemporaneidade, impulsionada e transmodificada pelas redes sociais, novas relações, regras e pela neurocomunicação, sendo a realização onírica de um grupo de farejadores de literatura e artes com a pretensão de produzir desconhecidas trilhas de comunicação a fim de refletir-se o entendimento das diversas linguagens artísticas correntes, principalmente nestes tempos da Covid-19”, afirma.

Para ele, “os aflitos e doloridos dias vividos mostrou, de forma atemporal e antecipada, que o Ceará é um celeiro de criatividade, de talentosos artistas e escritores que diuturnamente estão produzindo. E a visionária PARA MAMIFEROS retrata bem isso: uma geração arisca que vem produzindo com coragem, qualidade, ousadia e inovação, na tentativa de fazer corpo às redes sociais que se expandem e criam novas linguagens, conteúdos, plataformas, protocolos e dimensões”. 

Acrescenta Nerilson Moreira que:

- A PARA MAMIFEROS é uma revista atemporal e pós-temporal que vem ganhando fôlego nas veredas espinhosas da cultura cearense; é um relato de rendição ao bom gosto cultural. Seus textos são feitos para se rastrear todas as pegadas intelectuais; que, muitas vezes, laceram o comodismo, esgarçam o trivial”.

Explica, que a “morosidade” na conclusão da atual edição deveu-se às dificuldades de edição bem conhecidas, entre as mais importantes, o incentivo financeiro e a escassez de tempo dos editores que exercem suas respectivas obrigações profissionais. E não podemos esquecer que Pandemia da Covid-19 alargou mais ainda o intervalo da edição.

A IMPACTANTE E SURREAL ARTE VISUAL DE ANA MIRANDA -
 Nesta edição da PARA MAMIFEROS, observa-se um pouco de tudo, mas se destaca a participação especial da escritora-artista Ana Miranda, autora da imagem da capa e de todas as ilustrações da revista. O que se observa é que todas as artes se interligam. 

Tudo da Ana Miranda se conecta ao mundo, principalmente, as artes entre si, demonstrando ligação, sintonia e harmonia, apresentando uma mensagem surpreendente, que vigorosamente desabrocha entre as narrativas dos diversos textos e poemas, sem uma necessária e previsível comunicação entre elas.

Todas as imagens da Ana Miranda, observa o jornalista Nerilson Moreira, são interconectadas, como a própria escritora que em suas falas afirma que se juntam por “sentimentos, emoções, pensamentos, desejos, fantasias e sonhos”, enriquecendo e agregando assim, valores estéticos e um designer pós-moderno à revista.

Essa é a PARA MAMIFEROS, uma revista que segundo os seus editores e leitores, contém irreverências e iguarias culturais as mais diversas, para todos os gostos, buscando atender em suas tessituras às necessidades múltiplas, inclusive para quem curte novas tecnologias. Serve também tanto para substanciais reflexões, pesquisas acadêmicas ou para o simples prazer de fomentar novas discussões. 

A ideia dos seus editores na edição 5 foi mais uma vez ousar e criar um produto literário diferenciado, buscando atingir as diversas classes de leitores cearenses, brasileiros e estrangeiros, ao despertar o novo conhecimento literário de uma geração de autores e intelectuais. Daí seus textos serem limpos e de múltiplos aspectos. Tudo parece ter um tom vanguardista nesta edição 5, a começar pela sua concepção gráfica e a editoração dos artistas Glauco Sobreira e Taliba, bem como pelas inusitadas imagens surreais da criativa Ana Miranda.

CIRCULAÇÃO EM OUTROS ESTADOS E PAÍSES - A revista não tem fins lucrativos e será simbolicamente vendida por R$ 20,00, na noite do seu lançamento nesta quinta-feira (18 de novembro de 2021) e depois em algumas bancas de revistas e livrarias. A sua finalidade é tão somente a difusão cultural. A exemplo do que aconteceu com as revistas das edições anteriores, a 5 da PARA MAMIFEROS (tiragem de mil exemplares) terá algumas unidades distribuídas gratuitamente para Faculdades de Letras do Brasil, e de países da América Latina, África e da Europa. E se essa ação acadêmica anteriormente fez sucesso, a expectativa é repetir-se.

LANÇAMENTO-A Revista PARA MAMÍFEROS 5.
  • Quinta-feira (18 de novembro de 2021), às 19 horas.
  • Auditório Martins Filho da Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC (entrada pela Rua Nossa Senhora dos Remédios, 181 - Benfica). 
  • Valor unitário: R$ 20,00.
  • A revista conta com:
  • Patrocínio da Clínica de Imagem Radius.
  • Apoio e agradecimento especial à Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como aos esforços de vários artistas, escritores e jornalistas.
  • Não perca essa oportunidade de rever algo diferente em nossa cultura.
  • Contato com a Redação da PARA MAMIFEROS (aquisição de revistas, críticas, sugestões e outros): nerilsonmoreira@gmail.com
  • Divulgação: #BlogdoLauriberto.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".