Pular para o conteúdo principal

Camilo anuncia criação de Planejamento Espacial Marinho

 


Durante evento com empresários cearenses, promovido pela Federação das Indústrias do Estado Ceará (Fiec), nesta sexta-feira (10), o governador Camilo Santana fez um balanço das principais ações desenvolvidas pelo Governo do Ceará durante os últimos sete anos, e anunciou a criação do Planejamento Espacial Marinho (PEM), incluindo a assinatura de um decreto que prevê a instituição do Comitê Estratégico com a finalidade de discutir e definir as diretrizes concernentes ao desenvolvimento e elaboração do PEM Ceará. 

Sobre a área da Economia, Camilo Santana celebrou os números positivos do Ceará. 

- O Ceará tem crescido o dobro à frente dos números do Brasil, em investimentos públicos. Estou terminando meu sétimo ano como governador, e a coisa mais importante que eu tenho trabalhado é que o Estado tenha a capacidade de investimento. Pois se o Estado não tiver essa capacidade, ele só não leva os serviços à população, como ele também não movimenta a economia. E por seis anos consecutivos, nós somos o Estado número um em investimento público no Brasil, proporcional à nossa Economia”.

Planejamento Espacial Marinho - Na ocasião, o governador do Ceará instituiu a criação do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará, que, nos termos do Decreto assinado, promove o Comitê Estratégico (PEM Ceará) com a finalidade de discutir e definir as diretrizes para o desenvolvimento e a elaboração do (PEM) do Ceará.

- O Comitê Estratégico tem como objetivo apresentar estudos que possam subsidiar as autoridades competentes na elaboração de atos normativos e regulatórios relacionados ao uso do mar e ao seu ordenamento, no âmbito público e privado”, aponta o governador no documento.

Na ocasião do Governo do Ceará lançou também o Atlas Digital Costeiro Marinho do Ceará. O Projeto inclui a geração de informações e possui relevância no âmbito da Economia do Mar, Planejamento Espacial Marinho, Zoneamento Ecológico-Econômico, Licenciamento, Ocupação Imobiliária e Fiscalização.

Hidrogênio Verde - Governo do Ceará e Fiec exaltaram a cooperação que resultou, até aqui, na assinatura de 13 memorandos de entendimento que sinalizam a instalação de empresas estrangeiras com o objetivo de produzir Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, no Ceará. 

- A Fiec se sente muito honrada de participar, junto ao Governo do Ceará, Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Complexo do Pecém, da consolidação do Hub do Hidrogênio Verde no Ceará. Podemos constatar também, durante uma missão internacional nos Emirados Árabes, que o Ceará possui um enorme potencial de atração de investimento. Para finalizar, sugiro aos industriais cearenses que invistam em nossa ZPE, que está pronta para fazer o seu negócio prosperar ainda mais, sempre com o suporte do Governo do Ceará”, frisou Ricardo Cavalcante.

No campo das energias renováveis, Camilo Santana lembrou da inauguração da segunda maior usina fotovoltaica da América Latina, além de falar sobre o potencial do Hidrogênio Verde no Ceará. 

- Está em funcionamento no Ceará, entre Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, a segunda maior usina fotovoltaica da América Latina, além de um parque imenso de usina solar com investimentos que totalizam cerca de R$ 58 bilhões para o Ceará. Nós temos de abraçar essa causa do Hidrogênio Verde no Ceará, que pode abrir um leque de oportunidades para a economia do Estado, em todos os segmentos. A Europa não tem a capacidade de produção que as grandes empresas multinacionais buscam para investir em Hidrogênio Verde, e o Ceará possui. Por isso, temos que agarrar essa oportunidade. Nós já partimos na frente, e pela nossa localização geográfica, nós podemos importar uma energia limpa e renovável para a Europa e o mundo. Além disso, há a necessidade da produção de energia eólica e solar, para abastecer as usinas de Hidrogênio Verde, e assim mais oportunidades da instalação no interior do Estado para a produção dessas energias limpas vão surgindo”, ressaltou o governador do Ceará.

Economia e Pandemia Para o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, Camilo Santana tomou as melhores decisões durante a pandemia. 

- Governador Camilo Santana, se não fosse a sua empatia, com os mais diferentes segmentos da sociedade, certamente o Estado do Ceará não estaria na condição que ele se encontra hoje. O compromisso coletivo que celebramos juntos desde o início da pandemia, e que tivemos a responsabilidade de cumprir à risca, nos permitiu superar todos os desafios”, atestou.

Saúde - Na área da Saúde, Camilo Santana agradeceu o apoio da Fiec às ações de Saúde, como o desenvolvimento do capacete Elmo, para atendimento aos pacientes com Covid-19 e que pode evitar a intubação, fato reconhecido pelo presidente Ricardo Cavalcante. 

- Estamos orgulhosos dos resultados obtidos e vê o quanto aqueles mil elmos doados ao Governo do Ceará, além dos 370 respiradores pulmonares que recuperamos de forma integral na central de respiradores que implantamos no Senai, além da montagem de muitos leitos para atender pacientes com Covid, patrocinados por muitos dos industriais aqui presentes, todas as ações fizeram a diferença durante a pandemia”, listou.

Já o governador Camilo Santana, reafirmou que toda a estrutura de UTI instalada nos municípios cearenses durante a primeira onda da Covid-19, permanece nos municípios para atender a outras demandas de Saúde. 

- Antes da Pandemia, somente três municípios tinham leitos de Unidade de Terapia Intensiva-UTI no Ceará. Hoje, atendemos todas as regiões do Estado ao implantar leitos de UTI em 26 municípios. E, em muito breve, nós vamos fazer um evento com os prefeitos para anunciar que nós vamos manter toda essa estrutura de UTI nas cidades”, disse Camilo Santana.

Presentes - Estiveram presentes na solenidade:

  • Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT).
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Evandro Leitão (PDT).
  • Vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB).
  • Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.
  • Secretários de Estado.
  • Vereadores de Fortaleza.
  • Deputados estaduais.
  • Deputados federais.
  • Empresários.
  • Industriais.
  • Convidados especiais.
  • Demais autoridades de Estado e Município.
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm