Pular para o conteúdo principal

Urbmídia veicula Campanha produzida por alunos da Unifor


Uma Campanha de Segurança no Trânsito direcionada aos jovens e produzida por alunos de Comunicação da Universidade de Fortaleza está gerando uma grande visibilidade nas principais vias da Capital por meio da veiculação nas telas do Grupo Urbmídia, gigante do Digital Out Of Home.

Trabalhando em cima da pergunta “Era tão urgente assim?”, a campanha alerta para alguns desvios de atenção no trânsito que podem parecer urgentes na hora, como responder a uma mensagem ou escolher uma música, mas que apresentam um risco à segurança e não são tão urgentes quanto a vida.

A produção foi criada dentro da disciplina “Projeto Intercursos II”, ministrada em 2022.2 pelo professor Davi Rocha para cerca de 50 a 60 alunos do Centro de Comunicação e Gestão Unifor, que engloba cursos como Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Administração.

Como parceiro no projeto, o Grupo Urbmídia participou do processo de briefing e orientação dos estudantes, bem como da comissão responsável por eleger o melhor trabalho, que foi premiado com uma semana de veiculação nas telas da empresa, iniciada em 6 de fevereiro.

Com isso, a campanha de maior destaque na disciplina ganhou grande exposição em 20 dos painéis de LED da Urbmídia em Fortaleza e região, além das empenas nos shoppings Aldeota e Iguatemi Bosque, totalizando mais de 15 milhões de impactos.
Para André Gurjão, diretor de criação do Grupo, trata-se de uma iniciativa acertada da Unifor e do curso de Publicidade, “porque põe o aluno para colocar suas habilidades em prática, para testar seu entendimento sobre pesquisa, mídia, layout, direção de arte…”, pontua.

Projeto Re:Ação - Desde 2021, a disciplina promove o projeto Re:Ação, inspirado por uma iniciativa australiana, onde alunos e profissionais do mercado realizam um intercâmbio de saberes em prol da construção, por parte dos estudantes, de uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito.

Trabalhando em cima do subtema da “Responsabilidade Compartilhada”, os alunos tiveram a tarefa de criar uma campanha de comunicação com foco principalmente em veiculação Out Of Home e para o público alvo de jovens de 18 a 25 anos, mesma faixa etária da maioria da turma.

- O interessante é que o entregável final do projeto não é só um conjunto de peças que se conecta diretamente com uma demografia que não é tão visada nas campanhas de conscientização, como também esses alunos, durante o semestre inteiro, passam por uma profunda imersão sobre a temática,” afirma o professor Davi Rocha.

Em datas marcadas no calendário da disciplina, representantes do Grupo Urbmídia, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e de agências parceiras, como a EBM Quintto, visitaram a sala de aula para conversar com os alunos, que puderam aprender mais sobre o tema e sobre como esses profissionais atuam de maneira prática no mercado.

“Era tão urgente assim?” A equipe vencedora é composta pelos estudantes Glenda Rosa, Gabriel Almeida, Nicolly Tamaoki, Dainah Aguiar, Amanda Albuquerque e Pedro Loureiro. Aluna do curso de Jornalismo, Glenda Rosa descreve a experiência como enriquecedora e capaz de integrar pessoas de diferentes áreas.

Para elaborar a campanha, os alunos da equipe se inspiraram em uma rede social que fez muito sucesso entre os jovens em 2022: o BeReal. Diariamente, e em horários aleatórios, o aplicativo envia notificações simultâneas para que os usuários possam postar em um limite de tempo. A ideia é evitar os posts programados e a realidade editada.

- É como se fosse uma postagem combinada, e isso estava promovendo acidentes de trânsito ao redor do mundo, porque jovens recebiam a notificação do aplicativo e postavam enquanto dirigiam. Então a ideia partiu daí, e obviamente eles elaboraram para muito além do que só esse aplicativo, e ficou fantástico o trabalho deles”, avalia o professor.

Para André Gurjão, todas as produções dos alunos foram bem embasadas, mas essa se destacou. “Ela foi a vencedora porque foi a mais completa, tanto na parte da pesquisa, de apresentação, como no embasamento e layout. Não tem nada realmente mais urgente que a vida, então teve força o conceito, e o layout também ficou equilibrado”, avalia.

Para Caio Torres, especialista de Segurança no Trânsito da AMC que acompanhou os alunos na elaboração do projeto, as campanhas de mídia são uma importante ferramenta para conscientizar a sociedade sobre os riscos no trânsito e suas consequências. Ele fala do que foi, para ele, o destaque na campanha vencedora.

- A Campanha desenvolvida pelos alunos da Unifor retrata o drama e desfecho quando os usuários infringem as regras de trânsito, achando que nada de ruim pode acontecer, e colocam a si e outras pessoas em risco. A ideia é chocar a audiência para que elas reflitam sobre o perigo no trânsito quando as leis são infringidas.”

Colaboração de impacto - Para o professor Davi Rocha, parte do sucesso da sua disciplina está na escolha dos profissionais convidados, que não só devem ter uma bagagem de experiência prática de mercado, mas também um tom professoral de fala, para orientar os estudantes da maneira correta.

- Me é extremamente fortuito e feliz poder dizer que a participação do Grupo Urbmídia, assim como dos outros parceiros do projeto Re:Ação, é de extrema importância para os alunos. Eles não só saem sentindo que estão mais próximos do mercado, mas também saem com uma impressão extremamente positiva dos profissionais que estão nesse mercado”, afirma.

- Foi um projeto que me tirou completamente da zona de conforto. A palavra que eu tenho para esse projeto é gratidão, porque eu tenho certeza que foi uma experiência que abriu mais a nossa visão e que vai poder abrir mais portas pra gente no nosso futuro”, completa a estudante Glenda Rosa.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, professor Claudio Sena, aponta que o projeto Re:ação é uma oportunidade única para que os alunos despertem para questões sociais importantes e exercitem as habilidades desenvolvidas na universidade, se aproximando do mercado da comunicação da forma mais real possível. 

- Para a Unifor, projetos nesse sentido sempre foram e sempre serão essenciais”, completa.

- O bacana é que no final eles entregam algo à sociedade, já que a equipe terá as peças veiculadas de fato, mas principalmente o grande retorno para nós é que todos os alunos que participam da cadeira saem dela sabendo muito a respeito de um assunto que hoje é imprescindível, mas que está ainda muito distante desses jovens, que é a segurança no trânsito”, conclui o professor Davi Rocha.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".