Pular para o conteúdo principal

Festivais CBDD e GPID Fortaleza começam quarta


As apresentações do VII Festival do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) e III Grand Prix Internacional de Dança (GPID) de Fortaleza, com apoio da Rede Cuca Fortaleza, acontecem: 
  • Quarta-feira (19) e quinta-feira (20 de abril de 2023), no Teatro Brasil Tropical.
  • Sexta (21), sábado (22) e dominfo (23 de abril de 2023), no Teatro Rio Mar Fortaleza.
Os bailarinos do VII CBDD são de 14 Modalidades:
  1. Ballet Clássico Livre.
  2. Dança Contemporânea.
  3. Jazz.
  4. Flamenco.
  5. Estilo Livre.
  6. Danças Populares.
  7. Danças Internacionais.
  8. Repertório Clássico.
  9. Pas de Deux.
  10. Grand Pas de Deux.
  11. Sapateado,
  12. Dança do Ventre.
  13. Dança de Salão.
  14. Danças Urbanas. 
Os níveis vão do Baby, de 4 a 7 anos; até o Master, acima de 35 anos.

No III GPID, os inscritos competirão individualmente em Ballet Clássico de Repertório, Dança Contemporânea, além das Aulas destas Modalidades. Foram selecionados bailarinos e bailarinas de 11 a 29 anos, divididos em três Categorias, apresentando uma variação de Repertório e uma Coreografia de Dança Contemporânea de até três minutos.

A Ação traz a oportunidade dos participantes e não participantes do Festival se inscreverem nos Cursos Presenciais, além de Aulas para o III GPID e para 
Audição e Seletiva do DanceXperience-Estados Unidos, que é um Curso de Verão no Pofahl Studios, na sede do Dance Alive National Ballet, na cidade de Gainesville-Flórida-Estados Unidos.

A coordenadora do Evento e delegada do Conselho Brasileiro de Dança no Ceará, com grande influência em todo o Norte e Nordeste Brasileiros, Janne Ruth, fala da importância e objetivo do Festival. 

- O VII CBDD já vem com uma bagagem de edições anteriores em sucesso de organização e opinião pública, levando o Ceará para ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente como um Estado, que produz Festivais de alta qualidade. Nosso objetivo é oportunizar o desenvolvimento de novos talentos, promover a troca de experiência entre os bailarinos e as mais diversas Companhias de Dança, fortalecendo-nos no Celeiro Mundial de Dança”.


Premiações do VII CBDD:
  • Medalhas.
  • Troféus.
  • Prêmios em Dinheiro.
  • Bolsas de Estudos.
  • Isenções em Taxas para Festivais.
O VII CBDD Fortaleza conta com a presença de jurados, mestres e professores nacionais e internacionais de Dança, como:
  • Carla Amâncio e José Alvarez-bailarinos principais do Dance Alive National Ballet, na Flórida-Estados Unidos.
  • Ana Loureiro, gestora artística e coordenadora do Núcleo de Dança Leonora Lima, em Minas Gerais.
  • Cícero Gomes, primeiro Bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
  • Cristina Helena, mestre em Dança e premiada como melhor coreógrafa pelo Mercosul.
  • Erick Gueterrez, autor e criador da Metodologia +QueTap!, voltada ao Ensino do Sapateado Norte-Americano, no Brasil.
  • Gisela Vaz, fundadora e diretora do Festival Internacional de Dança de Goiás e presidente do VII CBDD.
  • Rodrigo Vernek, professor e coreógrafo premiado no Festival Mercosul da Argentina e no New York City Dance Alliance nos Estados Unidos.
  • Victor Ciattei, mestre e bailarino, que participou do Lago dos Cisnes de Yelena Pankova e O Quebra Nozes de Dalal Achcar.

As diretoras do VII CBDD Fortaleza:
  • Janne Ruth é delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará-CBDD (Órgão maior da Dança no Brasil e América Latina). É também coordenadora do Fórum e dos grupos de dança do Ceará, diretora e fundadora da Escola de Ballet Janne Ruth, da ONG – Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações-BCAD e do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará. Professora e coreógrafa, formada em Ballet Clássico e Metodologia do Ensino da Dança pela Escola de Ballet Hugo Bianchi. Janne é idealizadora e diretora do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará (Fendafor). O Fendafor acontece desde 2000, em Fortaleza e mais 16 Municípios. Nos últimos 29 anos, são 18.500 crianças e jovens atendidos, mais de 2.200 alunos formados em Ballet Clássico, 61 Tournées realizadas; oito internacionais e 53 nacionais, protagonista ainda de cerca de 650 Prêmios no Brasil e no exterior. Em 2011 fundou o Curso Vila Cultural, qualificação e Intercâmbio em dança e teatro para agentes culturais cearenses. Com esse Curso já atendeu 64 Municípios do Ceará e alguns da Paraíba, são mais de 320 artistas beneficiados e capacitados através dessa Ação.
  • Atenita Kaiara é diretora artística da Escola de Dança Janne Ruth e diretora artística do Festival Internacional de Dança de Fortaleza Fendafor e CBDD. Iniciou sua trajetória no Ballet Clássico aos dois anos de idade. Como bailarina tem cursos e participações em festivais de diversas Cidades do Brasil e do Exterior. Estudou e cursou com diversos profissionais como Janne Ruth, Déborah Colker, Kátia Pedrosa, Thochie Kobaiache, Marcelo Pereira, Mário Nascimento, Fernando Nunes, Marika Gidale, Décio Otelo, e outros. Participou de 25 Espetáculos de Dança, cinco Tournées internacionais e 41 Nacionais pela Companhia de Dança Janne Ruth e Escola de Ballet Janne Ruth, onde obteve diversas premiações como bailarina e coreógrafa.

SERVIÇO
  • Festival do VII CBDD e III GPID Fortaleza, e quarta-feira (19) a domingo (23 de abril de 2023).
  • Teatro Brasil Tropical (Avenida da Abolição, 2323-Meireles) e no Teatro Shopping RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500- Papicu).
  • https://festivalcbddfortaleza.com.br/
Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa do VII CBDD e III GPID Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".