Pular para o conteúdo principal



LBV ajuda mãe a concluir Graduação

A felicidade de ser mãe traz consigo além, de todas as alegrias e realizações da maternidade, grandes desafios, não só com a criação e acompanhamento de uma criança, mas também com autoestima e muitas vezes a abdicação de um sonho, como os estudos. 

Em Fortaleza-Ceará, Edna dos Santos, mãe atendida pela Legião da Boa Vontade (LBV), tinha o sonho de se formar em um Curso Superior. Com a chegada dos filhos e as responsabilidades aumentando, Edna teve que adiar a sua formação, mas com a ajuda da LBV ela conseguiu tornar seu sonho em realidade. 

Edna dos Santos é mãe de duas crianças, uma delas é atendida pela LBV desde 2016. O apoio da Instituição contribuiu para que Edna dos Santos pudesse cuidar do seu lar com mais tranquilidade e garantir segurança e alimentação para a sua família. 

A partir de 2018, Edna dos Santos se viu encantada pelo serviço Vivência Solidária, da LBV, que tem a finalidade de prevenir a ruptura dos vínculos familiares, promover o sentimento de pertença e identidade, bem como atuar junto à rede de proteção social sobre a ocorrência de situações de risco, visando o alcance da autonomia e a formação cidadã. Através de um convite, a mãe atendida passou a participar das atividades na unidade e logo viu resultado:  

- Antes da LBV, minha vida era muito triste e estressante, não tinha lazer, ou com quem conversar. Me dedicava totalmente as atividades de casa no cuidado com os filhos. Quando minha mãe começou a fazer parte do Vida Plena eu me interessei pela Instituição e logo matriculei minha filha mais velha para frequentar os serviços socioeducacionais e logo em seguida comecei a fazer parte também. Minha vida realmente melhorou depois que conheci a LBV, eu tinha muitos desafios. Depois que comecei a participar das oficinas eu garanti conhecimentos em relação a coisas da vida como superar meus desafios, melhorar minha saúde mental e física. Através das atividades, palestras, conversas e até mesmo da convivência, eu entendi a importância do autocuidado e comecei a olhar mais para mim mesma, foi aí que tudo melhorou". 

Com a LBV sonhos se tornam realidade! Um dos desejos de Edna era de conseguir retomar seus estudos, mas as dificuldades do lar impediam que ela conseguisse prosseguir com esse tão sonhado diploma. Mas, após alguns anos participando do serviço Vivência Solidária e tendo sua filha assistida pela LBV, ela se viu cada vez mais perto de conquistar o que mais desejava. 

Através de uma rede de apoio, Edna finalmente se matriculou em seu curso técnico de enfermagem. 

- Edna participa a alguns anos de forma ativa das atividades executadas no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV aqui em Fortaleza, ela iniciou seu contato através do acompanhamento da filha pelo serviço Criança: Futuro no presente! participando dos encontros de famílias, das reuniões e dos atendimentos familiares e destinados a filha no decorrer desses anos. Também foi matriculada por iniciativa própria, por interesse de participação no serviço Vivencia Solidária, contribuindo de forma muito positiva nas discussões dos temas voltadas ao universo feminino, ao enfrentamento de situações de violência, informações voltadas para o mundo do trabalho, adquirindo habilidades, reconhecendo suas potencialidades na execução de oficinas voltadas ao artesanato. Um dos resultados positivos alcançados foi o seu retorno ao sistema educacional, Edna conseguiu por meio da participação de cursos engajamento em atividades, também oferecidos na LBV e na rede de apoio, matricula no Curso Técnico de Enfermagem, retornando os estudos”, afirma a psicóloga da LBV-Fortaleza, Michelle Lisboa. 

Hoje, com muito esforço, Edna dos Santos já conseguiu sua formação, terminou o Curso e garantiu o tão desejado diploma. Além do conhecimento técnico ela também aprendeu e vivenciou novas experiências e trabalhou durante esses anos a sua autoestima, autoimagem e muito mais! Tudo isso com o apoio da sua nova família: a LBV! 

- A LBV me acolheu quando eu mais precisava, eu sou muito feliz e grata por toda ajuda, pelas oficinas, pelas palestras, pelas amizades, é uma família! Aqui eu aprendi a ‘pensar grande’ e reconhecer minhas potencialidades como pessoa e como mulher. Foi depois que entrei aqui que consegui voltar a estudar e me formar. A LBV é uma grande incentivadora, pois o tempo que eu tive para estudar só foi possível porque minha filha pode ficar no Centro Comunitário de Assistência Social, se não fosse isso não sei como teria conseguido. Meu sentimento é de gratidão”, conclui Edna dos Santos. 

Superar os desafios e garantir a realização de sonhos é o desejo dessa e de milhares de mulheres e mães em todo o Brasil, por isso o seu apoio, Amigo e Amiga de Boa Vontade, é tão importante para que o nosso trabalho possa continuar contribuindo com a segurança, alimentação e qualidade de vida de todos os atendidos!  

Em Fortaleza, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV atende na Rua Alziro Zarur, 275-Vila Manoel Sátiro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...