Grandes empresas sempre têm por trás grandes histórias. E com o Grupo Sal e Brasa não é diferente. Há 30 anos, quatro amigos gaúchos deixaram suas cidades para buscar novas oportunidades nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
José Bonacina, Nilton Delazeri, Rubi Bortoncello e Valdemir Baldissera, trabalharam duro. Foram ajudantes de churrasqueiros, trabalharam na copa, até chegarem ao cargo de garçom. E mesmo com um dia a dia difícil, sempre tiveram o sonho de empreender. A identificação com o setor de gastronomia, e em especial com a churrascaria, fez com que eles sempre estivessem atentos às mudanças do Mercado e, principalmente, no que o cliente gostava e esperava quando entrava em uma.
Já experientes, foi nos anos 1990 que eles se uniram e decidiram investir no sonho da própria churrascaria. Em maio de 1993 inauguraram a primeira unidade Sal e Brasa, em São José do Rio Preto-São Paulo. Eles apostaram no Interior, pois sabiam que era uma região carente de churrascaria de ponta. Para nomear o restaurante, os sócios se inspiraram nos itens essenciais para preparar um bom churrasco, Sal e Brasa. Assim começou o Grupo SB.
Logo em seu nascimento, a empresa trazia a proposta de ser mais do que uma simples churrascaria. Foi assim que ela introduziu um conceito totalmente inovador para época, mas que se tornou tendência nos dias de hoje: os buffets. Foi uma verdadeira revolução na gastronomia.
- Nos anos 1990 ninguém mais trabalhava com várias opções de acompanhamentos. “Assim, ganhamos muita fama na região e vinham pessoas de cidades vizinhas para se deliciar em nosso buffet”, explica um dos sócios, Nilton Delazeri.
- No início, tudo foi muito difícil, como todo Negócio. A inflação era alta, em torno de 80%, mas fomos remando contra a maré. Depois veio o Plano Real e tivemos fôlego", conclui Nilton Delazeri.
Mas as dificuldades não desanimaram os sócios. O Negócio ficou tão próspero que eles perceberam que era o momento certo para expandir. Depois de oito anos, mais uma vez os amigos optaram pelo pioneirismo. Enquanto muitas marcas focavam no Sudeste, a Sal e Brasa decidiu tomar a direção contrária e foi para o Nordeste. Então, em junho de 2001, chegaram em Salvador e apresentaram para a cidade a verdadeira Churrascaria Gaúcha, um conceito totalmente inovador para a Região.
- Nossa primeira unidade foi no bairro de Pituaçu onde estamos até hoje. Depois de se consolidar na capital baiana, e virar referência Gastronômica na Região, a Marca ganhou novas unidades em Fortaleza-CE (essa unidade foi fechada em 2018 e em 2022 foi reaberta em outro local mais moderno e aconchegante-Avenida Barão de Studart, 825-Aldeota), Natal-RN, Recife-PE, João Pessoa-PB, Aracaju-SE, São Luis-MA, Maceió-AL, Curitiba-PR e Brasília-DF.
- Como a nossa meta é expandir para todo o Brasil, começamos a focar em outras regiões. Hoje, temos unidades em Curitiba, inaugurada em 2019, e em Brasília, que surgiu em 2020. Outras cidades também estão em nosso radar, como Belo Horizonte-MG, Vitória-ES e Belém-PA”, salienta José Bonacina. Hoje, a Marca tem 10 unidades.
Além da excelência nos serviços e pratos servidos, as Churrascarias SB se destacam pelo seu amplo espaço. Com capacidade para mais de 500 pessoas, o restaurante tem sido explorado não só nos horários de almoço e jantar, mas também para eventos de empresas e até mesmo festas de casamentos.
E todos esses diferenciais refletem positivamente na Saúde Financeira do Grupo. Em 2022, o faturamento foi na ordem de R$ 250 milhões e a expectativa para 2023 é crescer mais dois dígitos.
- Temos muito claro que tudo que fazemos impacta diretamente na comunidade. Hoje, geramos mais de dois mil empregos diretos no Brasil e isso nos faz levantar todos os dias com mais entusiasmo, pois sabemos da nossa responsabilidade”, afirma José Bonacina, um dos sócios.
A experiência motiva a abertura de outros negócios: Apaixonados por carnes e determinados a levar o melhor da proteína para os mais variados modelos de negócios, os amigos abriram em 2008 o Rancho do Cupim, a segunda empresa a compor o Grupo SB. O Rancho do Cupim é um restaurante com conceito acolhedor e com carnes servidas na chapa, buffet de saladas, pratos quentes e pizza.
A primeira unidade foi em São José do Rio Preto, e hoje a Marca tem mais duas lojas, em Lauro de Freitas (BA) e Salvador.
O conceito une os inúmeros sabores e combinações do churrasco gaúcho, associados ao clima de fazenda, em um ambiente com decoração rústica. A casa se especializou em técnicas que preparam esse corte com maestria, além de diferentes formas de assar, temperos especiais e variadas maneiras de fatiar, que dão ao paladar uma sensação única ao provar o cupim “Casqueirado”, que é um dos preferidos.
- É com esse mesmo conceito de carinho e qualidade que preparamos todas as outras carnes, pratos e porções que fazem parte do nosso cardápio. As especialidades da casa são as carnes (Cupim, Picanha, Bife de Chorizo, Costela Bovina, Carré de Carneiro, Costela Suína e Codorna), mas também oferecemos opções de Frutos do Mar”, explica Rubi Bortoncello, outro sócio.
A Marca vira Franquia: De olho no potencial do Mercado de Franchising que cresce principalmente no Setor de Alimentação, o Grupo SB entrou para esse modelo de negócio em 2010, iniciando seu projeto de expansão com a Marca Sal e Brasa Grill Express, a terceira do Grupo. O Negócio foi totalmente pensado para o Setor de Food Service, presentes nas Praças de Alimentação dos Shopping Centers.
- O foco principal do Sal e Brasa Grill Express, é de uma “Churrascaria Pocket”, com grelhados empratados e com várias opções no Buffet. Isso é um diferencial no nosso Negócio, e continua sendo até hoje”, explica o CEO da SB Franquias, Fernando Ribeiro.
A primeira unidade da Sal e Brasa Grill Express foi inaugurada em 2015, em Salvador-BA. E depois de oito anos, a Rede já conta com 45 unidades no Brasil.
- Com a Sal e Brasa Grill Express conseguimos nos adequar à Região em que a loja está para levar o conceito do nosso Restaurante para todos os públicos, com um grelhado diferenciado, as carnes nobres e os acompanhamentos com a cara do Brasil”, explica Fernando Ribeiro.
Segundo o CEO, a Franquia é um Negócio muito atraente, porque é um modelo que já foi testado e está consolidado, e isso passa maior segurança para quem quer empreender.
A Marca Sal e Brasa Grill Express faturou em 2022 mais de R$ 90 milhões, um crescimento de 6% na comparação com 2021.
- Nosso negócio está bem representado e sólido no Nordeste, mas ainda há espaço para crescer de forma sustentável e rentável na Região. Mas, nossos próximos passos é aumentar nossa representatividade no Sudeste”, finaliza Fernando Ribeiro.
Para os quatro amigos o sucesso do Grupo está no respeito pelo cliente, na busca constante pelo aprimoramento e cuidar, com todo carinho, dos colaboradores e parceiros, que estão no dia a dia das marcas e ajudam a contar a História da Sal e Brasa.


Comentários
Postar um comentário