Pular para o conteúdo principal



Elmano inaugura novo prédio do MPCE

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) participou da inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), nesta sexta-feira (6), no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza 

Em localização estratégica, por estar próximo a outros órgãos de Justiça, como o Fórum Clóvis Beviláqua, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e o Tribunal Regional Eleitoral, o novo prédio do MPCE teve investimento de mais de R$ 57 milhões, financiados pelo Tesouro Estadual. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) coordenou a execução das obras.

Com as unidades concentradas em um único prédio, o acesso e o atendimento da população será facilitado. Isso também significa que o MPCE deixa de ocupar 12 prédios alugados ou cedidos, distribuídos pela cidade de Fortaleza. Cerca de mil pessoas, entre membros, servidores, terceirizados e estagiários, irão trabalhar no novo local.



Elmano de Freitas destacou que o fortalecimento de um órgão como o MPCE é um forma de garantir direitos para toda a sociedade. 

- Eu fico imaginando o cidadão, dos mais simples da nossa cidade, vir e adentrar essas salas. Ser atendido com comodidade, ser bem recebido nesse prédio. Ser recebido com carinho e atenção. E, acima de tudo, sentir o compromisso com a causa justa ao solicitar o apoio do Ministério Público. É uma noite histórica para o povo cearense”.

- Essa é uma noite feliz e inesquecível para todos que fazem o Ministério Público do Estado do Ceará. Porque marca uma das mais importantes conquistas da história da nossa instituição. A inauguração dessa sede é a realização de um sonho de gerações e gerações de promotores de Justiça. Ao longo de 30 anos, nós sonhamos ansiosamente em ter uma sede própria das Promotorias da Capital”, comentou o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.



O espaço abrigará todas as Promotorias de Justiça da Capital, os Centros de Apoio Operacional, os Órgãos de Investigação – caso, por exemplo, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) – os Núcleos Técnicos e Especializados, além da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon).

-O Ministério Público é o propulsor do regime democrático, do ordenamento jurídico brasileiro e fiel guardião dos direitos legítimos do cidadão. Hoje temos um prédio moderno que dará o suporte necessário para que o cidadão tenha uma boa qualidade de atendimento e para a devida resolutividade dos processos ministeriais”, pontuou o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Herbert Gonçalves Santos, ressaltando a estrutura do novo prédio do MPCE.



Durante o evento, o chefe do Executivo Estadual falou ainda sobre quão importante é para a sociedade cearense ter um Ministério Público forte e atuante. 

- Eu tenho toda a segurança de que nós só temos a perspectiva de uma sociedade justa, igualitária e democrática com um Ministério Público forte, com sua autonomia absolutamente respeitada”, afirmou, relembrando que o ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana, presente à solenidade, foi quem assinou a ordem de serviço para a construção do novo equipamento.

Estrutura e Acessibilidade: As duas torres de sete andares contam com 330 ambientes, entre gabinetes para os promotores de Justiça, auditórios e salas de reuniões/audiências.

A estrutura também é acessível, dispondo de mapas táteis em todos os andares, piso podotátil nas proximidades de obstáculos e saída de elevadores e escadas, além de sinalização de degraus e portas e corrimãos com comunicação em braile.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Manuel Pinheiro, inaugurou nesta sexta-feira (06/10) a sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, localizada no bairro Luciano Cavalcante. A inauguração da edificação representa a concretização do sonho de gerações do MP cearense e tem o propósito de ampliar a resolutividade, melhorar a prestação de serviços para a população e garantir um ambiente digno de trabalho e mais amplo e confortável para atender a população da capital. Além de representantes do MPCE, participaram da solenidade autoridades e integrantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. 

Durante a solenidade, Manuel Pinheiro classificou o evento como um marco histórico para o MP e para o Ceará. “Ao longo de quase três décadas, sonhamos ansiosamente com uma sede própria, com um espaço que nos permitisse atender com mais conforto e agilidade as pessoas que buscam nosso serviço. Muito mais importante do que fazer crescer o patrimônio material é manter e ampliar o patrimônio imaterial que o Ministério Público acumulou ao longo do tempo. Respeito e credibilidade em uma instituição são construídos com o trabalho de cada membro, servidor, estagiário e colaborador”, destacou. 

Para o procurador-geral de Justiça, a sede tem como pilares a justiça e a cidadania. “Agora nos cabe trabalhar, como bons operários do Direito, para concretizar a justiça, a paz, a inclusão e a igualdade para milhões de cearenses”, completou. Na ocasião, o pgj informou que o auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) receberá o nome do promotor de Justiça Nestor Alexandre de Souza Júnior, que faleceu nesta quinta-feira (05/10), em Fortaleza. 

Além do procurador-geral de Justiça, participaram da solenidade o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o ministro da Educação, Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Abelardo Benevides; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Jaime de Cássio Miranda; a senadora Augusta Brito; o deputado federal Mauro Benevides Filho; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Sílvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior, representando o Corregedor Nacional, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto; a procuradora de Justiça e Decana do Colégio de Procuradores de Justiça, Francisca Idelária Pinheiro Linhares; a procuradora de Justiça e vice-ouvidora-geral do MPCE, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto; representando a ouvidora-geral, Loraine Jacob Molina; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim; ; o procurador Regional Eleitoral no Ceará, Samuel Miranda Arruda; ; o procurador-geral do Estado do Ceará, Rafael Machado Moraes; a defensora pública geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas; a secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França; representando os ex-procuradores-gerais de Justiça e os membros aposentados do MPCE; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Rholden Botelho de Queiroz, representando o presidente da instituição, Valdomiro Távora; o major Ganzarolli, representando o general de divisão comandante da 10ª Região Militar, Cristiano Pinto Sampaio; o diretor de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Márcio Victor Meyer de Albuquerque, representando o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; o promotor de Justiça e presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Herbet Gonçalves Santos; o coordenador-geral da Associação dos Servidores do MPCE, Francisco Antônio Távora Colares; a cofundadora do Movimento Mães da Periferia, Edna Carla Souza Cavalcante; mãe de uma das vítimas fatais da Chacina do Curió, Álef Souza Cavalcante, e representante das mães do Curió. 

Para o governador Elmano de Freitas, a inauguração da sede representa o fortalecimento do MP e a importância do papel da instituição na sociedade. “Reconhecemos o fundamental papel do Ministério Público e a importância de sua autonomia para a utilização das prerrogativas que a instituição tem para a garantia de direitos da sociedade. Imagino os cidadãos mais simples de Fortaleza, vindos da periferia, sendo atendidos com comodidade e recebidos com atenção e, acima de tudo, sentindo das pessoas que fazem o Ministério Público o compromisso com a causa justa perante toda a sociedade”, frisou.  

O presidente da ACMP, promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos, enalteceu a importância de líderes, membros e servidores que já passaram pelo órgão e deixaram sua marca no MP Estadual. “Para que uma instituição exerça as funções com excelência, é essencial que a estrutura seja moderna, eficiente e funcional, garantindo aos nossos membros e servidores o suporte necessário para que o cidadão tenha uma boa qualidade de atendimento para a devida resolutividade dos procedimentos ministeriais”, ressaltou. 

Para marcar a data, o MPCE lançou exposição “Edificando Memórias”, com fotos e depoimentos de trabalhadores da obra, de membros e servidores que atuaram para a finalização do prédio e de integrantes do MP Estadual que atuarão na sede. Nas duas torres de sete andares, serão instaladas aproximadamente 200 Promotorias de Justiça, os Centros de Apoio Operacional, Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), Órgãos de Investigação, Núcleos Técnicos e Especializados, Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). 

O prédio fica na Rua Maria Alice Ferraz, 120, bairro Luciano Cavalcante. A partir deste sábado (7/10), as unidades que atualmente estão em 12 sedes espalhadas pela capital começam a se mudar para o novo prédio. À medida que as promotorias e demais órgãos se acomodarem na sede nova, o atendimento ao público será retomado. 

Homenagens: Durante a cerimônia, o MPCE prestou homenagem a cinco representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na ocasião, receberam placas o ministro Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas, o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides, e o prefeito de Fortaleza José Sarto. Finalizada a cerimônia, o pgj Manuel Pinheiro conduziu as autoridades para conhecerem as instalações da sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza. 

Entre os presentes estavam procuradores e promotores de Justiça, deputados federais e deputados estaduais, procuradores da República, desembargadores, juízes, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares, membros do Ministério Público aposentados, servidores, estagiários e colaboradores do MPCE

A cerimônia contou com a participação do Coral Vozes do MP, conduzido pelo maestro Paulo Leniuson Ribeiro. 

Investimento: A construção da sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza faz parte do Programa de Investimentos em Infraestrutura do Ministério Público. O prédio foi construído em um ano e dez meses, com recursos do Governo do Estado. A partir da inauguração, o MPCE irá ressarcir os cofres estaduais com recursos do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Ministério Público do Estado do Ceará, instituído com a Lei 15.912/2021. 

Além da sede inaugurada nesta sexta-feira e do prédio da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) no Cambeba, em três anos e quatro meses de execução o programa já entregou 12 novas sedes de Promotorias de Justiça, nas comarcas de Aracati, Barbalha, Caucaia, Crateús, Icó, Maracanaú, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tauá e Tianguá. Até dezembro, também serão inauguradas as sedes de Canindé, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Santa Quitéria. 

Na próxima semana, serão lançados editais para a construção de sedes com o novo padrão arquitetônico do MPCE em Aquiraz, Baturité, Eusébio, Limoeiro do Norte, Maranguape e Morada Nova. 

Microparque Urbano: A pedido do MPCE, o entorno do prédio teve a área verde preservada, sendo transformada no Microparque Urbano Maria Alice Ferraz. Uma praça também está sendo construída pela Prefeitura de Fortaleza e contará com equipamentos de lazer e Esporte. O campo de futebol que existia no local onde hoje se encontra o prédio do Ministério Público foi transferido para terreno próximo e ganhou estrutura de Areninha.


No evento, estiveram ainda presentes:
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Evandro Leitão.
  • Defensora pública-geral do Ceará, Elizabeth Chagas.
  • Secretaria de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.
  • Prefeito de Fortaleza, José Sarto.
  • Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim.
  • Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Abelardo Benevides.
Com informações de Roberto Leite e fotos de Hiane Braun e Carlos Gibaja.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.