Pular para o conteúdo principal

Visita Espetacular TJA celebra 20 anos de Arte-Educação

O Projeto de Arte-Educação “Visita Espetacular-Theatro José de Alencar-TJA” chega a sua 20ª edição no templo das artes cênicas do Ceará. Com programação dinâmica envolvendo diversas atividades culturais gratuitas, a nova temporada da atração educativa estreou no dia 31 de outubro e seguirá com sessões em 7, 9, 14, 17 e 21 de novembro de 2023, sempre nos turnos manhã e tarde, às 8 horas e às 14 horas, no TJA. 

O Visita Espetacular tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio do edital Mecenas do Ceará, é realizado pelo Instituto Teatro Público, em parceria com o Theatro José de Alencar, e coproduzido pela WM Cultural. Agradecimento: Cegás.


Este ano, a ação cultural celebra 20 anos de existência com iniciativas que promovem inclusão sociocultural, acessibilidade, educação patrimonial e artístico cultural, além de formações pedagógicas, voltadas para alunos e professores da rede pública de ensino do Ceará. Ao todo, estão programadas 12 sessões presenciais, além de encontros pedagógicos on-line e um webinário. Nesta edição, o projeto estima a participação de 1.300 alunos, além de professores do ensino fundamental dos municípios de Fortaleza e Caucaia, que terão a oportunidade de conhecer as instalações/dependências do TJA, durante excursões inesquecíveis.

Percurso da visita guiada: O passeio pelo Theatro é conduzido, de forma lúdica e contextualizada, pelos personagens Beto, Bia, Bento e Bulu. As crianças são recepcionadas no Pátio Nobre pelos anfitriões, depois sobem até o Foyer. De lá, eles seguem para a Torrinha e Camarotes, em seguida passam pela plateia, pelo palco principal, pelo porão e, por fim, pelo jardim projetado pelo artista plástico e paisagista Burle Marx. A aventura termina no Teatro Morro do Ouro com a apresentação do espetáculo “O Segredo de Cocachim”, texto da autora Denise Crispun.

Toda essa imersão possibilita ações multidisciplinares com foco na democratização da formação de platéia nas artes cênicas e na conscientização patrimonial do público infanto-juvenil. Ao final de cada sessão, o projeto realizará a distribuição de materiais pedagógicos, de livros de literatura infantil, lanches e oferecerá, também, transportes para o traslado das escolas participantes.

Sessões inclusivas: A edição de 2023 vai promover duas apresentações especiais. No dia 17 de novembro, data do mêsversário do Theatro, será realizada uma sessão para escolas quilombolas, já em 21 de novembro, acontecerá uma sessão inclusiva com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) - cegos e surdos.

- O Vista Espetacular é o mecanismo que nós construímos para despertar nas crianças cearenses, envolvimento afetivo com o patrimônio do TJA. A realização deste projeto nos ajuda a contribuir, efetivamente, com a formação cultural de crianças que ainda vivem uma realidade distante, despertando cidadãos críticos e emancipados”, destaca Robério Diógenes, idealizador do projeto.

Ações Formativas (Encontros Pedagógicos e Webinário): Ainda dentro da programação de atividades do projeto, serão realizados dois encontros pedagógicos de forma on-line com formações integradas, nos dias 28 de outubro e 30 de novembro, das 10 às 12 horas, para todas as escolas dos municípios participantes, via plataforma Google Meet. São vivências e debates que têm como objetivo apoiar e auxiliar o ingresso de crianças e professores nos processos sensoriais de arte-educação, desenvolvendo posturas mais humanitárias.

Já no dia 2 de dezembro (sábado), das 10 às 12 horas, encerrando a programação do projeto, acontecerá o webinário com o tema “Espelho, espelho meu: desafios e encantamentos da ampliação de repertório artístico e cultural do educador(a)”, que será transmitido pelo canal do Youtube do Theatro José de Alencar e do Instituto Teatro Público, e será conduzido pela professora doutora Edneia Quinto do IFCE e pelo professor doutor Alexandre Santiago, da UFC.

- A arte é uma forma de conhecimento vivenciada pelo ato de sentir. O exercício das potencialidades expressivas e criativas por meio dos saberes em arte ajuda estudantes das séries iniciais a compreender, refletir e representar a realidade na qual estão inseridos. O Teatro em suas múltiplas possibilidades constitui-se numa linguagem realizadora por excelência, destes exercícios”, enfatizou Edneia Quinto, consultora artístico-pedagógica do projeto.

Visita Espetacular - Theatro José de Alencar, um legado de inclusão e arte-educação: O projeto Visita Espetacular foi idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes. A ideia nasceu da necessidade de promover e difundir arte e educação por meio dos elementos cênicos do teatro para a idade escolar infantil, porque é nesta fase que o senso crítico está sendo desenvolvido.

O Visita Espetacular acontece no Theatro José de Alencar, referência artística e turística nacional, equipamento público que desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Na qualidade de Teatro-Monumento oferece não só a mais seleta programação cênica do Estado, mas, também, a mais ativa e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas do eixo central de Fortaleza.

SERVIÇO
  • Visita Espetacular
  • Theatro José de Alencar/ Rua Liberato Barroso, nº 525 - Centro.
  • Sessões: 31 de outubro e 7, 9, 14, 17 e 21 de novembro de 2023, manhã e tarde.
  • Sessão para Escolas Quilombolas: 17 de novembro, manhã e tarde.
  • Sessão inclusiva para PcDs: 21 de novembro, manhã e tarde.
  • Horários: às 8 horas e às 14 horas.
  • Classificação indicativa: Livre.
  • Ingresso: aberto ao público, exclusivo para escolas públicas previamente agendadas.
  • Informações: institutoteatropublico@gmail.com
  • Siga os canais de comunicação para mais informações:
  • Fanpage: Visita Espetacular/ Instagram: @visitaespetacular
  • Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCA__26NCeSkH6uMsW_eB8Mw
  • www.visitaespetacular.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²