Pular para o conteúdo principal



TCE-CE é finalista do Prêmio Estadual de Educação Fiscal


Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) é finalista do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2024.

O TCE-CE é uma das instituições finalistas do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará 2024 com o Projeto “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas”. 

A Comissão Organizadora do Prêmio divulgou os 15 Projetos Finalistas desta edição, distribuídos nas Categorias:
  • Escolas.
  • Instituições.
  • Imprensa.
  • Tecnologia.
Na Categoria Instituições, o TCE-CE, por meio da Escola de Contas e Gestão Pública Instituto Plácido Castelo (IPC), concorre com o Projeto “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas”, focado na disseminação de conhecimentos sobre Orçamento, Transparência e Gestão Pública, que promove a Educação Fiscal com ênfase no Controle Social das Contas Públicas.

Esta iniciativa é considerada uma experiência pioneira entre os Tribunais de Contas Basileiros, em que se disponibilizou a disciplina eletiva “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas” aos estudantes de Ensino Médio e Fundamental da Rede Pública Estadual. É ofertado aos alunos da disciplina material didático formulado pelo TCE-CE, além de formação continuada para coordenadores escolares e docentes da disciplina.

Os demais órgãos concorrentes da Categoria Instituições são: 
  • Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin-Fortaleza)-Por meio do Prêmio Sefin de Finanças Públicas Municipais, promove concursos de desenho, paródia e redação, incentivando a inserção da Educação Fiscal nas escolas da capital..
  • Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte (Sefin-Juazeiro)--Focado na disseminação de conhecimentos sobre orçamento, transparência e gestão pública, o Projeto promove a educação fiscal com ênfase no Controle Social das Contas Públicas
  • Universidade Federal do Cariri (Urca)-O Projeto "Educação Fiscal nas Escolas do Cariri Cearense" visa conscientizar estudantes da região do Cariri sobre temas como tributos, orçamento público e cidadania.

Confira os finalistas nas demais Categorias:

ESCOLAS
  • EEMTI José Waldemar de Alcântara e Silva-Salitre-O Projeto "Desenvolvendo a Educação Fiscal desde a Tenra Idade" promove a conscientização fiscal desde as primeiras séries da Educação Básica, abordando desde conceitos básicos até discussões avançadas, através de jogos e dinâmicas lúdicas.
  • EEMTI Maria José Santos Ferreira Gomes (CERE)-Fortaleza-Este Projeto integra a Educação Fiscal no ensino médio de forma sistemática, por meio de disciplinas eletivas e atividades escolares que incentivam a conscientização sobre o papel dos impostos.
  • EEMTI Ricardo de Sousa Neves-Marco-Com a disciplina de Educação Fiscal inserida no currículo, o projeto visa fortalecer a compreensão sobre arrecadação e fiscalização dos recursos públicos, promovendo a participação ativa dos estudantes.
  • EEMTI Telina Barbosa da Costa–Fortaleza-Os alunos desenvolveram jogos, tanto digitais quanto de tabuleiro, que ensinam sobre Educação Fiscal de forma lúdica, destacando o valor social dos tributos.
  • EEEP Júlio França-Bela Cruz-Com atividades voltadas ao ensino médio e pequenos empreendedores, o projeto reforça a importância dos tributos e do exercício da cidadania, incluindo visitas a empreendedores locais para conscientização fiscal.
IMPRENSA
  • Desigualdades históricas: como a Justiça Fiscal pode ajudar na assistência à população pobre no Ceará-Diário do Nordeste (Nicolas Paulino)-A reportagem explora como uma Tributação mais justa pode ajudar a aliviar a pressão econômica sobre as populações carentes.
  • Educação Fiscal no Ceará: da sala de aula para a sociedade-Sistema Verdes Mares (Alessandro Torres)-A matéria apresenta o impacto da Educação Fiscal em escolas públicas, com exemplos práticos do uso de jogos e visitas a empreendedores.
  • Especial Reforma Tributária e Desigualdades-O POVO (Samuel Pimentel)-Série de reportagens, que examina a Carga Tributária e suas implicações para a Desigualdade Social.
  • Série de Reportagens "Educação Fiscal: formando novos cidadãos"-Diário do Nordeste (Ingrid Coelho)-A Série faz um panorama das iniciativas de Educação Fiscal nas Escolas e sua importância para a Cidadania.
TECNOLOGIA
  • Educação Fiscal com Impressão 3D - "Construindo Cidadania Fiscal" - Gylly Peterson-Projeto que utiliza a impressão 3D para tornar o aprendizado sobre o sistema tributário mais tangível e interativo para os estudantes.
  • Fernanda, um chatbot sobre Educação Fiscal - Ricardo Normando-Chatbot desenvolvido para responder dúvidas sobre Educação Fiscal, com programação em Python e inteligência artificial.

COMISSÃO JULGADORA: A Comissão Julgadora foi coordenada por Clarissa Barroso e composta por:

  • Argemiro Torres – Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece);
  • Hamilton Sobreira – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE);
  • Joselice Lopes – Receita Federal do Brasil (RFB);
  • Luís Carlos Magalhães – Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz);
  • Moema Soares – TV Ceará (TVC) - Imprensa;
  • Osvaldo Rebouças – Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL);
  • Ronivaldo Sampaio – Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) – Tecnologia;
  • Teresa Márcia Silveira – Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).
A Premiação é uma Ação da Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), com apoio técnico da Secretaria da Fazenda, e visa reconhecer projetos, que contribuem para a conscientização e o engajamento da sociedade em temas relacionados à Educação Fiscal.

Conforme a coordenadora do Prêmio, Clarissa Barroso, a qualidade dos projetos inscritos demonstra o comprometimento das Escolas, Instituições, Profissionais da Imprensa e Iniciativas Tecnológicas com a Promoção da Cidadania e o entendimento sobre a importância dos Tributos para o Desenvolvimento Social.

- A escolha dos finalistas foi desafiadora, pois tivemos projetos de alto nível”, frisa Clarissa Barroso.

A Cerimônia de Premiação ocorre, às 15 horas desta quinta-feira (21/11/2024), no Auditório da Secretaria da Fazenda do Ceará-Sefaz 3 (Avenida Alberto Nepomuceno, 6-Centro-Fortaleza).

Com informações da Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece) e do TCE-CE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...