Pular para o conteúdo principal



Ceará consolida ações voltadas à 1ª Infância

 

Infância
Ceará consolida ações voltadas à primeira infância com assinatura de decreto do Plano Estadual

Ação integra o Agosto Verde, mês que contará com diversas ações alusivas à primeira infância em todo o estado
 
Agosto é o mês alusivo à primeira infância e, para marcar o início das ações previstas para o período, o governador Elmano de Freitas, juntamente com a vice-governadora e secretária da Proteção Social do Estado (SPS), Jade Romero, assinou o decreto do primeiro Plano Estadual da Primeira Infância. A cerimônia foi realizada no Palácio da Abolição, na manhã desta sexta-feira (1º), com a presença de prefeitos, secretários estaduais, municipais e outras autoridades. A publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) deve ocorrer na mesma data.

O documento atende à exigência do Marco Legal da Primeira Infância, de 2016, que estabelece uma ampla mobilização de gestores públicos do Estado, dos municípios e da sociedade civil. Juntos, devem atuar na implementação dos preceitos legais e políticas para o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos.
Durante seu discurso, Elmano de Freitas destacou que o plano integra as políticas e ações conjuntas em benefício da primeira infância. Ele também pontuou o papel das famílias para que sejam alcançados os objetivos, com um ambiente familiar de amor e cuidado. “O elemento central para avanço da nossa política é que o ambiente familiar, primeiro, não tenha violência, tenha amor e cuidado com nossas crianças. Por isso é importante todo o trabalho que é feito pelos conselhos tutelares e pelos assistentes sociais. E ter um plano é muito importante para isso, porque a gente prevê como vamos integrar nossas políticas e fazer ações conjuntas”. O governador finalizou agradecendo a presença dos prefeitos presentes, representantes de entidades e profissionais que atuam em prol das crianças e adolescentes. “Não tenho nenhuma dúvida que a construção de uma sociedade que nós acreditamos, mais justa, mais solidária, menos violenta, com mais solidariedade, acontece pelo cuidado das nossas crianças nos dias de hoje”, finalizou.
Para a vice-governadora e titular da SPS, Jade Romero, o momento é de celebração. Ela também agradeceu a mobilização dos prefeitos e prefeitas com a pauta. “O compromisso pela primeira infância não pode ser um compromisso somente dos secretários de assistência, dos prefeitos ou das prefeitas. Esse compromisso deve ser da sociedade, deve ser o compromisso das famílias, e nós devemos ser instrumentos para levar informação, levar as políticas públicas, os equipamentos, as ações que dão oportunidades a essas crianças e a essas famílias”, frisou.
A coordenadora do programa Mais Infância, Dagmar Soares, lembrou que o plano começou a ser elaborado ainda em 2023. “A partir daí a gente foi fazendo várias ações, que já apresentam resultados. Por exemplo, nós já tivemos várias crianças que saíram da extrema pobreza infantil, nós já tivemos a redução da insegurança alimentar grave, melhoramos os padrões de imunização das nossas crianças e a gente tem reduzido a mortalidade infantil e materna”, enumerou. Ela finaliza destacando que a infância é a fase da vida em que tudo começa e os investimentos feitos reverberam em uma sociedade melhor.
O Plano da Primeira Infância é focado, também, na execução da política pública, com atribuições distribuídas entre as 15 secretarias estaduais que compõem o Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará (CPDI).

No total, são 12 metas estabelecidas, entre as quais destacam-se a redução da mortalidade infantil, ampliação da cobertura de creches e universalização da pré-escola, redução do percentual de crianças em insegurança alimentar e ampliação do atendimento de crianças com deficiência.
Formação para a Primeira Infância
Profissionais da Assistência Social do Estado e de todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos 184 municípios cearenses serão capacitados para trabalhar o tema “Parentalidades e Masculinidades”. A ação será em parceria com o Instituto ProMundo, referência nacional no combate à violência contra crianças e jovens. No evento, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a entidade e a Secretaria da Proteção Social (SPS), que contemplará cerca de 560 profissionais nas formações.

“Essa será uma ação estratégica de fortalecimento das famílias, mas, sobretudo, trazendo o olhar e a importância da presença dos pais”, informou a vice-governadora Jade Romero.

Miguel Barbosa, presidente do Instituto ProMundo, falou da atuação da organização que representa junto ao Estado. “O ProMundo é uma organização da sociedade civil. Nós não estamos sozinhos, nós representamos toda uma rede de primeira infância que existe de várias organizações. Nossa atuação no estado será trazer o homem para esse espaço do cuidado e também do autocuidado e fazer essa parceria da sociedade civil com o governo, como a transformação da cultura de violência para uma cultura de cuidados”, disse.
As oficinas serão realizadas em Fortaleza, Barbalha, Cedro, Itarema, Sobral, Tauá, Quixadá e Aracati, atendendo às 14 Regiões de Planejamento. Entre os objetivos das formações está o fortalecimento das metodologias de parentalidade. Os profissionais que participarem terão o papel de sensibilizar a sociedade e o poder público sobre a importância do investimento na Primeira Infância e serão fundamentais na disseminação da legislação sobre o tema.
Uma das profissionais que vão atuar nessas formações é Elizabeth Rodrigues, assistente social da SPS. De acordo com ela, o trabalho envolverá uma ação intersetorial, somando esforços com áreas como saúde e educação. “O objetivo será trabalhar as parentalidades, com foco na parentalidade positiva, fazendo com que as pessoas, principalmente os homens, saibam cuidar. Envolver os homens na educação da criança, e isso terá um impacto gigantesco nas ações municipais. Inclusive, nas secretarias, quando a gente vai discutir sobre primeira infância, se entende que as mulheres é que têm domínio sobre isso. E a gente precisa desconstruir. Os homens precisam entender que eles conseguem cuidar das crianças. E as mulheres precisam também desmistificar isso”, considerou.

Agosto Verde
A solenidade marcou a abertura do Agosto Verde, Mês da Primeira Infância. Neste ano, diversas ações estão programadas para o período, que tem como tema “Paternidade Ativa”. O objetivo é debater a importância do fortalecimento da presença dos pais desde os primeiros dias da vida familiar e o quanto isso representa um investimento no futuro das gerações.

Além das duas iniciativas realizadas nesta data, estão previstas formações e mobilizações contínuas, campanhas nos jogos do Castelão, Dia D com evento no Parque do Cocó e um equipamento que remete ao Fórum que servirá para trabalhar a legislação com as crianças. Outra atividade prevista é a I Mostra da Primeira Infância, que será realizada na Cidade Mais Infância.


Consolidação das políticas
O Plano Estadual da Primeira Infância consolida uma série de políticas desenvolvidas pelo Governo do Ceará voltadas a este público. O Ceará TEAcolhe é a mais recente delas, lançada para atendimento às mães atípicas, com suporte psicossocial e jurídico. Outras que podem ser destacadas são: o Criança Feliz, com mais de 11,2 milhões de visitas domiciliares realizadas para fortalecer vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano; o Mais Nutrição, de combate ao desperdício de alimentos e promoção da segurança alimentar; a Casa da Criança e do Adolescente; e o Mais Infância, que só neste ano já recebeu investimentos de R$ 193 milhões do Governo do Ceará para distribuição de renda por meio do Cartão Mais Infância Ceará.

A rede de equipamentos é outro destaque. Desde 2023, já foram 785 entregues aos cearenses, entre Brinquedopraças, Brinquedocreches, Praças Mais Infância, Complexos Mais Infância, Espaços Sociais e outros. Com relação aos Centros de Educação Infantil (CEIs), o número já é de 66 entregas nesta gestão.
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil Fotos - Yuri Leonardo - Arte Gráfica 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...