Pular para o conteúdo principal



Dia do Assessor de Investimentos


Neste sábado (14/3/2026) é o Dia do Assessor de Investimentos, uma figura importante para Orientação, Planejamento e Educação Financeira. Profissional fundamental para auxiliar com olhar para o funcionamento de Mercado Financeiro.

Por que o Assessor de Investimentos se tornou peça-chave na Educação Fi
nanceira do brasileiro

Ceará encerrou 2025 com 134.751 investidores em renda variável e especialista destaca a importância de um profissional qualificado para o Planejamento Financeiro.

Nos últimos cinco anos, as regiões Norte e Nordeste registraram crescimento superior a 100% no número de investidores entre 2020 e 2025, de acordo com dados públicos da B3. De acordo com os dados da bolsa de valores brasileira, somente de dezembro de 2024 à dezembro de 2025, o Ceará teve um aumento percentual de mais de 6% no número de investidores.

Com a democratização do acesso à informação e o crescimento do número de investidores em todo o Brasil, o papel do assessor de Investimentos ganha destaque não apenas como profissional responsável pela alocação de recursos, mas como educador financeiro essencial para a formação de uma cultura de Planejamento e tomada de decisão consciente sobre o próprio dinheiro.

Dados recentes mostram, que a atuação profissional em Investimentos vem crescendo de forma consistente no Brasil. Segundo a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), regulada pela CVM e obrigatória para atuar como Assessor de Investimentos em escritórios vinculados a corretoras, mais de 27 mil profissionais estavam credenciados como Assessores de Investimentos em 2025, um avanço superior a 6% em relação ao ano anterior. O Mercado absorve profissionais, que trabalham diretamente em Instituições Financeiras. Nesses casos, são exigidas certificações como CPA-20 ou CEA, reguladas pela Anbima.

Esse conjunto de certificações amplia as possibilidades de carreira e reflete o crescente nível de especialização e sofisticação do setor.

Expansão da profissão


Considerando exclusivamente os profissionais certificados pela Ancord, mais de 1.100 novos assessores ingressaram no Mercado em 2025, impulsionados pela maior demanda por orientação financeira qualificada. Esses profissionais já estão presentes nos 26 estados e no Distrito Federal, evidenciando a interiorização da atividade para além dos grandes centros. A região Sudeste concentra cerca de 61,8% dos assessores, especialmente no Estado de São Paulo, seguida pelas regiões Sul e Nordeste. A carreira também se destaca pela renovação geracional, com predominância de profissionais entre 26 e 45 anos, o que reforça o dinamismo do setor.

Educação Financeira em foco

Nesse contexto, o Assessor de Investimentos tem se consolidado como agente de transformação da relação do brasileiro com o dinheiro. Em instituições como a XP, o profissional atua como planejador financeiro, responsável por estruturar, acompanhar e ajustar estratégias de longo prazo alinhadas aos objetivos, ao perfil e ao horizonte de cada investidor, movimento, que reflete a terceira onda de crescimento da companhia, baseada na excelência em servir ao longo de toda a jornada financeira.

- O assessor exerce um papel fundamental de Educação Financeira e Planejamento, ajudando o cliente a compreender o funcionamento do Mercado, a importância da diversificação e os riscos envolvidos. Na XP, esse profissional evolui para um parceiro estratégico do investidor, apoiado por tecnologia, inteligência artificial e monitoramento contínuo, garantindo qualidade de alocação, transparência e aderência às metas de vida de cada cliente”, explica a Assessora de Investimentos da XP no Ceará, 
Wanádia Martins.

Segundo a especialista, os benefícios de uma assessoria financeira estruturada vão além do acesso a produtos e se traduzem em uma jornada mais clara e personalizada:
  • Planejamento com propósito: estratégias construídas a partir dos sonhos e objetivos de vida do cliente, com foco no longo prazo;
  • Acompanhamento contínuo: ajustes constantes da carteira ao longo do tempo, respeitando o perfil do investidor e os ciclos econômicos;
  • Comunicação acessível e proximidade: tradução de temas complexos em linguagem clara, aliada à escuta ativa;
  • Ampliação do acesso ao Mercado Financeiro: redução da dependência exclusiva de produtos bancários tradicionais e fortalecimento da Cultura de Investimento.
Dentro da XP, a formação desses profissionais ocorre por diferentes caminhos, desde programas estruturados de entrada, como o XP Future, até o desenvolvimento contínuo de assessores experientes, sempre com foco em capacitação técnica, uso intensivo de tecnologia e alinhamento ao modelo de servir com excelência da companhia.

Sobre a XP

A XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil. Criada em 2001, nasceu com o propósito de transformar o Mercado para melhorar a vida das pessoas — promovendo Educação Financeira e democratizando o acesso a Investimentos de Qualidade. Desde então, o Grupo XP lidera uma disrupção no setor ao construir um ecossistema completo de serviços financeiros, com soluções, que vão de Investimentos a Crédito, Seguros e Banking, no Brasil e no exterior. 

Com foco em Planejamento Financeiro completo para investidores, a XP investe na excelência em servir o cliente como a principal alavanca de crescimento. Esse compromisso com a qualidade já se reflete em reconhecimentos importantes: a XP foi eleita sete vezes consecutivas a Melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo pela Premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de São Paulo. Saiba mais em xp.com.br.
Com foto Freepik.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...