Pular para o conteúdo principal



Circuito de terra, pedreira e canavial apimentam a Mitsubishi Cup

Um misto de percurso, que teve autódromo de terra, pedreira, canavial e areia (foto Tom Papp). Essa foi a mistura perfeita para a etapa de Cordeirópolis (SP) da Mitsubishi neste sábado (28).


As duplas largaram na pista de terra do autódromo Valdemar Fragnani, que tem dois mil metros de extensão com duas retas de 350 e 320 metros. Após, passaram por uma pedreira repleta de curvas com muita técnica e seguiram por trilhas em meio à plantações de cana-de-açúcar.

Na fase que comemora 20 anos, a Mitsubishi Cup traz nomes que fazem parte da história e convidados para disputar a prova. Nesta etapa, a homenagem ficou para Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio, a dupla mais jovem a ter conquistado o título da temporada. Eles fizeram bonito e venceram a prova, desbancando os pilotos da categoria L 200 Triton Sport R.

“Foi uma surpresa, muito legal poder voltar na Cup, ganhar nas três provas não podia ter sido melhor. É um campeonato que sempre tivemos excelentes resultados, fizemos temporadas incríveis vencendo a maioria das provas. A L200 Triton R é um carro muito legal, fácil de andar, me surpreendi. Bem divertido”, descreve o piloto. “Quem sabe no ano que vem tem mais”, promete Lucas, que acaba de conquistar o título geral do Rally dos Sertões, a maior prova off-road da América Latina. “Foi maravilhoso, não esperava. Fiz oito temporadas na Cup e já estava com saudade de estar aqui. É um dos campeonatos que mais gosto e onde comecei”, emociona-se Kaique.

Das duas pras quatro rodas - Também a cada etapa rivais históricos que fazem parte da história do automobilismo nacional são convidados para protagonizar disputas a bordo do ASX RS. Nesta etapa, duas lendas das duas rodas, Zé Hélio e Dimas Mattos.

O multicampeão Zé Hélio tem em seu currículo cinco vitórias no Rally dos Sertões, três participações no Dakar, além de inúmeros títulos brasileiros nas Motos. Mesmo assim, vem se aventurando nos carros e chegou a participar de duas temporadas da Mit Cup, em 2012 e 2013.

“É uma delícia, adoro a Mitsubishi Cup. É um campeonato feito com muita inteligência, porque consegue juntar a parte de corrida, que é o que a gente mais gosta, com conforto e ambiente para trazer a família. Uma junção de coisas que esse campeonato consegue fazer. A organização está de parabéns, não é a toa que perdura por 20 anos, muito feliz em estar nesse fim de semana junto com todo mundo”, destaca Zé Hélio, que ficou em segundo lugar na categoria.

Dimas Mattos tem mais de 30 anos de experiência em competições off-road, já participou 17 vezes do Rally dos Sertões, além de ter competido três vezes no Rally Dakar. Usando todo esse conhecimento, fundou a Brasil Moto Tour, empresa especializada em turismo sobre duas rodas, que leva os participantes a lugares paradisíacos pelo Brasil. Mas essa foi a primeira vez que ele disputou uma prova nos carros. “Fiquei muito feliz em receber o convite, foi fantástico, um sonho bem legal. A moto ajuda muito na leitura do terreno, mas de resto é tudo novo e foi fantástico, estou curtindo muito. Dá até vontade de passar a fazer provas de carro”, comenta.

Campeões do dia - Já com uma mão na taça do campeonato, Ricardinho Feltre e Ivo Mayer venceram mais uma na ASX RS Master. “A gente corre com alegria, um acreditando no trabalho do outro”, vibra o navegador. “A ansiedade é grande, o campeonato está afunilando e chegando na reta final. Estamos vindo de excelentes resultados e a estratégia é continuar acelerando muito e chegar no fim do ano para comemorar mais uma”, comenta Ricardinho.

“Foco, determinação e vamos pra cima. Cada prova é uma prova”, assim define o piloto Eder Benito que, ao lado de Fernando Abe, venceu na ASX RS. “Hoje deu tudo certo, manter o foco. Na próxima vamos mais forte ainda”, diz Fernando.

Na L200 Triton ER Master, Juliano Diener e Gunnar Dums vencem mais uma e se distanciam dos adversários. “Vamos tentar ganhar todas, estamos trabalhando pra isso. A etapa foi muito difícil na navegação, o navegador foi 200% hoje e estamos muito entrosados para conseguirmos atingir o objetivo. Chegar no topo é uma coisa, permanecer é outra. Temos que trabalhar, baixar a cabeça, acabou essa e vamos pro próximo”, explica o piloto.

Albano Junior e Breno Rezende foram os vencedores na L200 Triton ER. “Estamos na briga pelo campeonato, o Wellington da Costa ganhou três, nós ganhamos duas, mas temos mais duas etapas. Acho que vai dar para perturbar e dar um trabalhinho aí pra ele. Agora é minha vez de perturbar”, diverte-se Albano.

Embalados pela vitória no Rally dos Sertões, Wagner Roncon e Joselito Junior venceram na L200 Triton Sport RS. “Aumentou a distância para os adversários, mas vamos andar nas próximas pra ganhar do mesmo jeito. Queremos vencer em todas, não podemos descuidar, ainda dá pra acontecer muita coisa. No rali, só acaba quando chega”, destaca Wagner. “Tem que ganhar tudo, não faço conta de resultado. Não adianta jogar com regulamento, o importante é competir e a disputa está grande”, reforça o navegador.

Ao todo, a Mitsubishi Cup tem seis categorias: L200 Triton Sport R, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS, ASX RS Master e a novíssima L200 Triton Sport RS.

Os carros são preparados pela Mitsubishi Motors, única montadora na América Latina que tem uma linha de produção de veículos de corrida, e estão disponíveis para venda para os pilotos e equipes com condições especiais.

Próxima etapa - A próxima etapa da Mitsubishi Cup será inédita. A cidade de Americana (SP) recebe a prova pela primeira vez o evento em 19 de outubro, na Fazenda Salto Grande.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Lubrax, W.Truffi, Axalta, Transzero, Pirelli, JBL, Unirios, Salomon e Artfix.

Calendário Mitsubishi Cup 2019
6ª etapa – 19 de outubro – Americana (SP)/Fazenda Salto Grande.
7ª etapa – 23 de novembro – Mogi Guaçu (SP)/Autódromo Velo Città.

FORTALEZA - Fortaleza recebe a oitava etapa do Mitsubishi Motorsports em 26 de outubro. A sétima etapa será em Campos do Jordão (SP) no próximo sábado (cinco de outubro).

A sexta etapa aconteceu em 14 de setembro em Catalão (GO). Sol, calor, céu azul. Um dia típico do cerrado recebeu os participantes do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports em Catalão (GO). A cidade, que abriga a fábrica da Mitsubishi Motors, foi palco da sexta etapa da temporada 2019 do evento.

Este ano é ainda mais especial, já que o rali comemora 25 anos de existência. Funcionários da fábrica puderam participar como competidores e também 50 deles foram voluntários na organização, para tornar a festa ainda mais bacana.

“Foi minha primeira vez no rali e estou feliz da vida de ter participado como navegadora. Foi uma dupla felicidade: participar e também, como funcionária, ver os produtos que saem das nossas mãos deixando as pessoas felizes”, conta Luzia Faria, engenheira e gerente de suprimentos da Mitsubishi Motors.

Os participantes e seus Mitsubishi 4x4 largaram da Represa Clube do Povo, cartão-postal da cidade e seguiram em trilhas off-road, passando também por Três Ranchos. Sem receber uma gota de chuva há meses, o percurso levantou muita poeira.

O trecho final do rali foi dentro da fábrica da Mitsubishi Motors, para que todos pudessem conhecer a linha de produção, a pista de testes e as etapas por onde todos os veículos passam, como o teste de estanqueidade – uma forte “chuva” para garantir que o carro está perfeitamente vedado.

“Não teríamos outra oportunidade de conhecer a fábrica e agradeço demais, foi muito bacana”, Jhonatan Ardigo, navegador na categoria Master.

A categoria Turismo Light, para os iniciantes, percorreu 140km, e os mais experientes, inscritos na Turismo, Graduado e Master, 180km. Na chegada, todos participaram de um almoço especial e as melhores duplas do dia subiram ao pódio.

Campeões da etapa de Catalão (GO) - Na categoria Turismo Light o casal Rodrigo e Roberta Blanco, a bordo de uma L200 Triton, celebraram a vitória. “Vale muito a viagem. A gente usa essa oportunidade pra se divertir, não só para fazer o rali mas também para viajar. E eu vim para conhecer a fábrica. E valeu muito, foi muito legal”, conta o piloto – eles vieram de Amparo (SP), rodando. “Eu fiquei emocionada. Você vê limpeza, a produção... demais”, completa a navegadora.

A dupla Luis Fernando Alves Ferreira e Benedito Lopes foi a campeã na categoria Turismo, com um Pajero Full. “Eu fico ansioso, concentrado. E não tivemos nenhum erro hoje, o que foi nosso diferencial. Estava muito seco, com muita poeira, uma prova típica do Goiás”, conta Benedito. “A gente nunca sabe o que vai acontecer, nem depois que chega. Sabíamos que tínhamos ido bem, mas foi uma surpresa nos chamar no pódio. Bom demais... Adrenalina descarrega tudo de novo”, conta Luís.

Já na Graduados, para os mais experientes, uma dupla feminina do Rio de Janeiro: Paula Breves e Vilma Rafael, com um Pajero Full, garantiram o primeiro lugar. “Hoje estava bem complicado! Pilota e navegadora precisaram trabalhar muito juntas”, conta Paula. “Não sei como minha pilota conseguia ver o caminho, de tanta poeira. Manter a sintonia e a concentração foi o mais difícil”, fala Vilma. Sobre a visita na fábrica, elas acharam “fantástico”. “Eu não imaginava que a estrutura era tão grande. O trabalho, a linha, a atenção, o detalhe. Mitsubishi faz a diferença. ”

Olair Fagundes e Jhonatan Ardigo, com um Pajero Full foram os campeões da Master, destinada aos experts em rali de regularidade. “Estamos em segundo lugar no campeonato e tomara que no final dê uma briga boa”, fala o navegador. “Foi uma prova muito rápida, lisa, com cascalho. Show de bola. Estava gostosa de fazer, sem tempo de pensar. Você só concentra naquilo”, conta o piloto.

Próxima etapa no interior de São Paulo - O próximo encontro da Nação 4x4 será no sábado (cinco de outubro), em Campos do Jordão (SP).

Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social - A Mitsubishi Motors realizou, mais uma vez, a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Nesta etapa de Catalão (GO) foram arrecadadas quatro toneladas de alimentos e mais de 900 produtos de higiene, que foram destinados a Camor, Asilo Antero, Santa Clara e Hélio Leão.

O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Lubrax, W.Truffi, Transzero, Banco Itaú, Pirelli, JBL, Unirios, MIT Consórcio, Pilkington, STP, Salomon, Kärcher, Circuito Elegante, Artfix e M.Tech.

Calendário Mitsubishi Motorsports - 2019
7ª etapa – cinco de outubro – Campos do Jordão (SP).
8ª etapa – 26 de outubro – Fortaleza (CE).
9ª etapa – 23 de novembro - Mogi Guaçu (SP).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês