Pular para o conteúdo principal

Confira o seis de março na História de Fortaleza

Confira o seis de março na História de Fortaleza:



  • 1863 - Toma posse, no posto de Capitão do Porto do Ceará, o capitão de fragata Achiles Lacombe, em substituição a Antônio José Ferreira, que foi o primeiro a ocupar o cargo.
  • 1906 - Morre Joaquim da Silva Porto, um dos sócios da firma Novis Porto & Companhia, administradora da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, que muda a razão social para Novis & Porto, conforme decreto 5.912.
  • 1914 - Morre, em Fortaleza, o 1º tenente honorário da Armada, Francisco José do Nascimento, o popular Chico da Matilde, ou Dragão do Mar, prático-mor, aos 75 anos incompletos, abolicionista, membro da Cearense Libertadora. É hoje homenageado com seu nome em uma rua da Praia de Iracema, no Centro Cultural do Estado, em duas emissoras de rádio e em uma corrida tradicional de jangadas. Era cearense de Canoa Quebrada, Aracati, nascido a 15 de abril de 1839.
  • 1921 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará o capitão-tenente Mário Emílio de Carvalho, substituindo o também capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca.
  • 1921 - Reinaugura-se, na Praça do Ferreira, agora em prédio de alvenaria, o Café Java, sob orientação de Edilberto Silva.
  • 1924 - Às 20 horas, fundou-se em Fortaleza, no prédio da Repartição Geral do Telégrafo - RGT, o Instituto Politécnico do Ceará, como sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, que posteriormente criou a Escola Politécnica, cujo primeiro presidente foi Vitoriano Borges de Melo.
  • 1927 - Fundado, em Fortaleza, às 13 horas, o Partido da Mocidade, na sede da Escola de Agronomia, na Praça Marquês do Herval, atual Praça José de Alencar. O Conselho diretor era formado por Eduardo Pessoa Câmara (Eduardo Câmara), Renato de Almeida Braga (Renato Braga), Moésia Rolim, Valdo Vasconcelos, Lauro Reis Vidal (Lauro Vidal), Sócrates Bonfim, Walter Pompeu, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), Djacir Menezes, Jáder Moreira de Carvalho (Jader de Carvalho), Clínio Porto Mendonça, Geógrafo Amora, Josias Santiago, Luís Sampaio, J. Batista Cavalcante, José Perales, Antônio Soares, Josa Luz, José Augusto Lopes, José Sales Lopes, João Monteiro, Desidério Costa, Pedro Jerônimo de Sousa (Pedro de Sousa), Constantino Camelo, Artur Castelo Benevides, Rodolfo Ribas, Orlando Marinho, Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim), Demócrito Rocha, João Ribeiro Ramos, Valdir Osório, Antônio Gouveia Filho, Luís de Castro e Silva e Oscar Leite.
  • 1930 - Começa a funcionar o Ginásio São João sob a direção do professor César de Adolfo Campelo, na avenida Santos Dumont, 1169, no bairro Santos Dumont (Aldeota) na antiga Vila Quixadá, casa construída por Adolfo Quixadá e que foi usada como residência dos presidentes de Estado. Em dois de fevereiro de 1943 passou a ser Colégio São João. Em 1976, foi vendido para a Organização Farias Brito, mudando o nome para Farias Brito-Aldeota/1. Hoje no local existe um Supermercado Pão de Açúcar.
  • 1937 - Em Maranguape, inaugura-se o Balneário Pirapora, da organização comercial de F. Sabóia, José Moacir Bezerra e Robert Braquehais.
  • 1950 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço).
  • 1953 - Encontra-se em Fortaleza e apresenta-se no Ceará Rádio Clube o violinista russo Dajos Bela, de fama mundial que na realidade chamava-se Leon Golzmann.
  • 1959 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Markan de Matos Dourado, daquela corporação, substituindo o coronel PM Guilherme Ferreira Lima.
  • 1963 - Toma posse o capitão de fragata Audísio de Oliveira Pombo, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAM), em substituição ao também capitão de fragata Newton Braga de Farias.
  • 1965 - Pela primeira vez os padres deixam a batina e passam a usar clergyman, abrindo polêmica no seio das famílias católicas e no dia seguinte é rezada a primeira missa em português. Hoje já não são usados clergyman, andando os padres completamente à paisana e as missas transformaram-se em festas profanas com direito a dança.
  • 1969 - Na era da comunicação, o Estado do Ceará é ligado ao mundo inteiro por satélite.
  • 1969 - Fundado, por iniciativa do poeta e tabelião Cláudio Martins, o Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço, em área desmembrada do Rotary Club de Fortaleza-Oeste, tendo como primeiro presidente Itamar Barreto de Medeiros.
  • 1974 - Inaugurado, pelo governador César Cals de Oliveira Filho, o novo prédio do Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida Aguanambi, projeto do arquiteto Marrocos Aragão.
  • 1974 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), o violonista e compositor Euclides Lemos, na residência do professor Francisco de Miranda Golignac, na Rua Redenção, 35, no Benfica.
  • 1974 - Morre, aos 61 anos, o professor José Sobreira de Amorim, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense nascido no Crato a 14 de maio de 1912.
  • 1975 - Inaugurado o Restaurante do Comerciário, na Rua 24 de Maio, 692, iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc), com a presença do senador José Pinto Freire, presidente da Confederação Nacional do Comércio.
  • 1983 - Realizado o segundo plebiscito para separação de Maracanaú de Maranguape havendo desta vez quorum, vencendo o sim, separando Maracanaú de Maranguape.
  • 1984 - Morre, aos 63 anos de idade, o jornalista editorialista e bacharel em direito Odalves Lima, cearense de Redenção nascido em 16/04/1927.
  • 1985 - O tenente-coronel da Polícia Militar, Manuel Portela Mena Barreto, é empossado no comando da Academia de Polícia Militar Edgar Facó.
  • 1989 - Assume, pela segunda vez, a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o escritor Mozart Soriano Aderaldo, substituindo o professor Antônio Martins Filho.
  • 2004 - O prefeito Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães) e a titular da Secretaria Executiva Regional-V (Grande Mondubim), Nelba Fortaleza, inauguram, às 8h, na Rua Juvêncio Sales, s/n, no Aracapé, o Centro de Cidadania Professor João Hildo de Carvalho Furtado composto de escola municipal, Centro de Educação Infantil, creche e Unidade Básica de Assistência à Saúde da Família-UBASF, beneficiando as comunidades do Conjunto Esperança, Mondubim, Parque Presidente Vargas, Parque Jardim Fluminense e Parque Santa Rosa.
  • 2011 - Morre, no Hospital Monte Klinicum, o contabilista Jaime Avelino Chagas. Era nascido em dois de fevereiro de 1911.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, às 17h30, vítima de leucemia, aos 73 anos de idade, no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), onde estava internado, o repórter policial Landri Pedrosa. É velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino, 1688, jornal O Povo e o sepultamento no Parque da Paz. Nascera em Catarina, em 20 de março de 1944.
Com informações do Arquivo Nirez.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".