Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 Eis o Arquivo Nirez para 12 de fevereiro na História do Ceará:

  • 1862 - Toma posse na chefia do Governo da Província do Ceará o 4º vice-presidente coronel José Antônio Machado.
  • 1863 - O observatório astronômico deixado pela Comissão Científica Exploradora, já depredado e saqueado, é leiloado, e como não foi arrematado, o presidente José Bento da Cunha Figueiredo Júnior mandou desmontá-lo e recolher as peças para o depósito de obras públicas.
  • 1880 - Assume o cargo de Chefe de Polícia da Província o desembargador Augusto Barbosa de Castro e Silva. 
  • 1885 - Assume, sucedendo a Carlos Honório Benedito Otoni o conselheiro Sinval Odorico de Moura, maranhense, como Presidente do Ceará. 
  • 1890 - Toma posse, pela segunda vez, no cargo de Capitão do Porto do Ceará, o agora capitão de fragata Manuel Lourenço de Castro Rocha, em substituição ao capitão-tenente Manuel Pereira Pinto Bravo. Na primeira vez ele era 1º tenente.
  • 1925 - O Instituto Politécnico do Ceará muda-se para o palacete da Fênix Caixeiral, onde estavam instaladas a Escola Politécnica e a Escola de Agronomia do Ceará.
  • 1929 - O prefeito de Fortaleza, Álvaro Nunes Weyne, inaugura os novos combustores de iluminação pública da Avenida Sete de Setembro, Praça do Ferreira
  •  1932 - Inaugurado em Fortaleza o Ateneu São José, dirigido pelo professor José Leopoldino Filho, na Avenida Visconde do Rio Branco , 563. 
  • 1933 - Morre, em Belém-PA, o poeta e jornalista José da Rocha Moreira, membro da Academia Paraense de Letras. Era cearense nascido em 24 de junho de  1884.
  • 1934 - Assume, em pleno carnaval, a Interventoria Federal do Ceará, em caráter definitivo, o Desembargador Olívio Dorneles Câmara, em substituição ao capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, do qual era substituto eventual, tendo assumido o cargo por várias vezes.
  • 1938 - Inaugurada, na Praça do Ferreira, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Borges a Sorveteria Lille.
  • 1940 - Inicia-se, no microfone do Ceará Rádio Clube-PRE-9, o Programa Dez minutos de poesia, inaugurado pelo poeta e educador Filgueiras Lima (foto capa do livro sobre Filgueiras Lima).
  • 1943 - Morre, aos 54 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia, em Fortaleza, o poeta, pintor e crítico de arte Gerson Faria, sendo sepultado no Cemitério de São José, em Parangaba. Era cearense de Fortaleza nascido em 1889. Hoje é nome de Rua no Monte Castelo.
  • 1946 - Toma posse, na Capital Federal (Rio de Janeiro), no cargo de Interventor Federal do Ceará, perante o Ministro da Justiça, o advogado Pedro de Brito Firmeza
  • 1947 - A Biblioteca Pública tem novo endereço: Rua Solon Pinheiro, 76, ao lado do Parque da Independência (Parque da Liberdade). 
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, aos 80 anos, o desembargador aposentado Pedro Paulo da Silva Moura, antigo presidente do Tribunal de Justiça do Estado. Nascera em Oeiras-PI, em 29 de junho de 1869. 
  • 1963 - Em fortaleza o artista plástico cearense radicado em São Paulo, Aldemir Martins, que se hospeda no Iracema Plaza Hotel, no Edificio São Pedro, na Praia de Iracema.
  • 1973 - Funda-se, em Fortaleza, o Grêmio Recreativo dos Suboficiais e Sargentos do Exército-Gresse, versão atualizada do Clube General Sampaio, fechado em 1964 após o golpe militar daquele ano, funcionando na Avenida Borges de Melo ao lado da Auditoria Militar, onde foram torturados alguns presos.
  • 1974 - Iniciada a demolição do antigo prédio da Secretaria de Saúde Pública, depois Centro de Saúde, que na época já era denominado Unidade Sanitária 1 Barca Pelon, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Liberato Barroso, na Praça José de Alencar, local hoje ocupado pelo jardim do Theatro José de Alencar.
  • 1975 - Morre, às 8 horas, aos 76 anos de idade, na Casa de Saúde São Raimundo, Mozart Vitoriano Pinheiro, telegrafista aposentado dos Correios e Telégrafos. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
  • 1975 - Morre, em Fortaleza, uma Quarta-Feira de Cinzas, aos 90 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o poeta, violonista e compositor modinheiro, ex-jóquei quando jovem, Carlos Teixeira Mendes (Teixeirinha) figura atuante no Governo Nogueira Acioly, um dos pioneiros na implantação da ferrovia cearense. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera a cinco de novembro de 1885, em Fortaleza. 
  • 1977 - Eleita Garota das Férias 1977, no Clube de Regatas Barra do Ceará, Tânia Maria Oliveira Farias.
  • 1977 - No Náutico Atlético Cearense-NAC, na festa Carnaval da Saudade, o Rei Momo, Francisco José Torres de Sá e Benevides (Titico I e Único) é coroado juntamente com a Rainha do Carnaval de 1977, Heloísa Helena, recebendo das mãos do prefeito em exercício Manuel Sandoval Fernandes Bastos, a chave da Cidade. 
  • 1980 - Publicado o primeiro número do jornal Meio Dia, da Editora Gráfica Meio-Dia Ltda., que tem por diretor-presidente Manuel Francisco das Chagas Neto e diretor superintendente Rodolfo Espínola Neto, com redação e oficinas Rua Carlos Vasconcelos, 1299, Aldeota.
  • 1982 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de fragata José Mauro de Vasconcelos Rocha, substituindo Rogério Vianna Lafayette.
  • 1982 - Morre, aos 83 anos de idade, o jornalista e professor Francisco Mozart do Rego Monteiro, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais fortalezense nascido em cinco de agosto de 1896.
  • 1986 - Quarta-Feira de Cinzas, vai ao ar pela primeira vez, a Rádio Dragão do Mar FM, hoje pertencente ao Grupo Pague Menos. Localiza-se na Rua Marcondes Pereira, 426. 
  • 1995 - Morre, em Fortaleza, aos 81 anos de idade, o general-de-brigada Aldenor da Silva Maia, veterano da Força Expedicionária Brasileira-FEB. Comandou a Polícia Militar do Ceará; foi secretário da Segurança Pública. Nascera em Quixadá, em 12 de abril de 1913.
  • 2001 - Morre, aos 70 anos de idade, vítima de complicações renais, o empresário Fernando Nogueira Gurgel, fundador e proprietário da Metalgráfica Cearense S.A.-Mecesa, sendo sepultado no final da tarde no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Senador Pompeu.
  • 2002 - Morre, pela manhã, aos 81 anos de idade, vítima de câncer, no Rio de Janeiro, onde residia, o advogado e bibliófilo cearense José Bonifácio da Silva Câmara. O sepultamento ocorre à tarde no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. José Bonifácio Câmara mantinha, em um apartamento no bairro do Flamengo, uma biblioteca com mais de seis mil títulos de obras sobre o Ceará, conhecida como ‘‘Cearense’’, sempre à disposição de pesquisadores e estudantes. Fora agraciado com o Troféu Sereia de Ouro em 1996. Nascera em Maranguape, em nove de maio de 1921.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".