Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 Eis o Arquivo Nirez para 12 de fevereiro na História do Ceará:

  • 1862 - Toma posse na chefia do Governo da Província do Ceará o 4º vice-presidente coronel José Antônio Machado.
  • 1863 - O observatório astronômico deixado pela Comissão Científica Exploradora, já depredado e saqueado, é leiloado, e como não foi arrematado, o presidente José Bento da Cunha Figueiredo Júnior mandou desmontá-lo e recolher as peças para o depósito de obras públicas.
  • 1880 - Assume o cargo de Chefe de Polícia da Província o desembargador Augusto Barbosa de Castro e Silva. 
  • 1885 - Assume, sucedendo a Carlos Honório Benedito Otoni o conselheiro Sinval Odorico de Moura, maranhense, como Presidente do Ceará. 
  • 1890 - Toma posse, pela segunda vez, no cargo de Capitão do Porto do Ceará, o agora capitão de fragata Manuel Lourenço de Castro Rocha, em substituição ao capitão-tenente Manuel Pereira Pinto Bravo. Na primeira vez ele era 1º tenente.
  • 1925 - O Instituto Politécnico do Ceará muda-se para o palacete da Fênix Caixeiral, onde estavam instaladas a Escola Politécnica e a Escola de Agronomia do Ceará.
  • 1929 - O prefeito de Fortaleza, Álvaro Nunes Weyne, inaugura os novos combustores de iluminação pública da Avenida Sete de Setembro, Praça do Ferreira
  •  1932 - Inaugurado em Fortaleza o Ateneu São José, dirigido pelo professor José Leopoldino Filho, na Avenida Visconde do Rio Branco , 563. 
  • 1933 - Morre, em Belém-PA, o poeta e jornalista José da Rocha Moreira, membro da Academia Paraense de Letras. Era cearense nascido em 24 de junho de  1884.
  • 1934 - Assume, em pleno carnaval, a Interventoria Federal do Ceará, em caráter definitivo, o Desembargador Olívio Dorneles Câmara, em substituição ao capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, do qual era substituto eventual, tendo assumido o cargo por várias vezes.
  • 1938 - Inaugurada, na Praça do Ferreira, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Borges a Sorveteria Lille.
  • 1940 - Inicia-se, no microfone do Ceará Rádio Clube-PRE-9, o Programa Dez minutos de poesia, inaugurado pelo poeta e educador Filgueiras Lima (foto capa do livro sobre Filgueiras Lima).
  • 1943 - Morre, aos 54 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia, em Fortaleza, o poeta, pintor e crítico de arte Gerson Faria, sendo sepultado no Cemitério de São José, em Parangaba. Era cearense de Fortaleza nascido em 1889. Hoje é nome de Rua no Monte Castelo.
  • 1946 - Toma posse, na Capital Federal (Rio de Janeiro), no cargo de Interventor Federal do Ceará, perante o Ministro da Justiça, o advogado Pedro de Brito Firmeza
  • 1947 - A Biblioteca Pública tem novo endereço: Rua Solon Pinheiro, 76, ao lado do Parque da Independência (Parque da Liberdade). 
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, aos 80 anos, o desembargador aposentado Pedro Paulo da Silva Moura, antigo presidente do Tribunal de Justiça do Estado. Nascera em Oeiras-PI, em 29 de junho de 1869. 
  • 1963 - Em fortaleza o artista plástico cearense radicado em São Paulo, Aldemir Martins, que se hospeda no Iracema Plaza Hotel, no Edificio São Pedro, na Praia de Iracema.
  • 1973 - Funda-se, em Fortaleza, o Grêmio Recreativo dos Suboficiais e Sargentos do Exército-Gresse, versão atualizada do Clube General Sampaio, fechado em 1964 após o golpe militar daquele ano, funcionando na Avenida Borges de Melo ao lado da Auditoria Militar, onde foram torturados alguns presos.
  • 1974 - Iniciada a demolição do antigo prédio da Secretaria de Saúde Pública, depois Centro de Saúde, que na época já era denominado Unidade Sanitária 1 Barca Pelon, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Liberato Barroso, na Praça José de Alencar, local hoje ocupado pelo jardim do Theatro José de Alencar.
  • 1975 - Morre, às 8 horas, aos 76 anos de idade, na Casa de Saúde São Raimundo, Mozart Vitoriano Pinheiro, telegrafista aposentado dos Correios e Telégrafos. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
  • 1975 - Morre, em Fortaleza, uma Quarta-Feira de Cinzas, aos 90 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o poeta, violonista e compositor modinheiro, ex-jóquei quando jovem, Carlos Teixeira Mendes (Teixeirinha) figura atuante no Governo Nogueira Acioly, um dos pioneiros na implantação da ferrovia cearense. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera a cinco de novembro de 1885, em Fortaleza. 
  • 1977 - Eleita Garota das Férias 1977, no Clube de Regatas Barra do Ceará, Tânia Maria Oliveira Farias.
  • 1977 - No Náutico Atlético Cearense-NAC, na festa Carnaval da Saudade, o Rei Momo, Francisco José Torres de Sá e Benevides (Titico I e Único) é coroado juntamente com a Rainha do Carnaval de 1977, Heloísa Helena, recebendo das mãos do prefeito em exercício Manuel Sandoval Fernandes Bastos, a chave da Cidade. 
  • 1980 - Publicado o primeiro número do jornal Meio Dia, da Editora Gráfica Meio-Dia Ltda., que tem por diretor-presidente Manuel Francisco das Chagas Neto e diretor superintendente Rodolfo Espínola Neto, com redação e oficinas Rua Carlos Vasconcelos, 1299, Aldeota.
  • 1982 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de fragata José Mauro de Vasconcelos Rocha, substituindo Rogério Vianna Lafayette.
  • 1982 - Morre, aos 83 anos de idade, o jornalista e professor Francisco Mozart do Rego Monteiro, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais fortalezense nascido em cinco de agosto de 1896.
  • 1986 - Quarta-Feira de Cinzas, vai ao ar pela primeira vez, a Rádio Dragão do Mar FM, hoje pertencente ao Grupo Pague Menos. Localiza-se na Rua Marcondes Pereira, 426. 
  • 1995 - Morre, em Fortaleza, aos 81 anos de idade, o general-de-brigada Aldenor da Silva Maia, veterano da Força Expedicionária Brasileira-FEB. Comandou a Polícia Militar do Ceará; foi secretário da Segurança Pública. Nascera em Quixadá, em 12 de abril de 1913.
  • 2001 - Morre, aos 70 anos de idade, vítima de complicações renais, o empresário Fernando Nogueira Gurgel, fundador e proprietário da Metalgráfica Cearense S.A.-Mecesa, sendo sepultado no final da tarde no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Senador Pompeu.
  • 2002 - Morre, pela manhã, aos 81 anos de idade, vítima de câncer, no Rio de Janeiro, onde residia, o advogado e bibliófilo cearense José Bonifácio da Silva Câmara. O sepultamento ocorre à tarde no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. José Bonifácio Câmara mantinha, em um apartamento no bairro do Flamengo, uma biblioteca com mais de seis mil títulos de obras sobre o Ceará, conhecida como ‘‘Cearense’’, sempre à disposição de pesquisadores e estudantes. Fora agraciado com o Troféu Sereia de Ouro em 1996. Nascera em Maranguape, em nove de maio de 1921.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada