Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  •  Confira o seis de março na História Cearense, segundo Arquivo Nirez:
  • 1863 - Toma posse, no posto de Capitão do Porto do Ceará, o capitão de fragata Achiles Lacombe, em substituição a Antônio José Ferreira, que foi o primeiro a ocupar o cargo.
  • 1906 - Morre Joaquim da Silva Porto, um dos sócios da firma Novis Porto & Companhia, administradora da Estrada de Ferro de Baturité-EFB, que muda a razão social para Novis & Porto, conforme Decreto 5.912.
  • 1914 - Morre, em Fortaleza, o 1º tenente honorário da Armada, Francisco José do Nascimento, o popular Chico da Matilde, ou Dragão do Mar, prático-mor, aos 75 anos incompletos, abolicionista, membro da Cearense Libertadora. É hoje homenageado com seu nome em uma rua da Praia de Iracema, no Centro Cultural do Estado, em duas emissoras de rádio e em uma Corrida tradicional de Jangadas. Era cearense de Canoa Quebrada, Aracati, nascido a 15 de abril de 1839.
  • 1921 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará o capitão-tenente Mário Emílio de Carvalho, substituindo o também capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca.
  • 1921 - Reinaugura-se, na Praça do Ferreira, agora em prédio de alvenaria, o Café Java, sob orientação de Edilberto Silva.
  • 1924 - Às 20 horas, fundou-se em Fortaleza, no prédio da Repartição Geral do Telégrafo-RGT, o Instituto Politécnico do Ceará, como sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, que posteriormente criou a Escola Politécnica, cujo primeiro presidente foi Vitoriano Borges de Melo.
  • 1927 - Fundado, em Fortaleza, às 13 horas, o Partido da Mocidade, na sede da Escola de Agronomia, na Praça Marquês do Herval, atual Praça José de Alencar. O Conselho diretor era formado por Eduardo Pessoa Câmara (Eduardo Câmara), Renato de Almeida Braga (Renato Braga), Moésia Rolim, Valdo Vasconcelos, Lauro Reis Vidal (Lauro Vidal), Sócrates Bonfim, Walter Pompeu, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), Djacir Menezes, Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Clínio Porto Mendonça, Geógrafo Amora, Josias Santiago, Luís Sampaio, J. Batista Cavalcante, José Perales, Antônio Soares, Josa Luz, José Augusto Lopes, José Sales Lopes, João Monteiro, Desidério Costa, Pedro Jerônimo de Sousa (Pedro de Sousa), Constantino Camelo, Artur Castelo Benevides, Rodolfo Ribas, Orlando Marinho, Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim), Demócrito Rocha, João Ribeiro Ramos, Valdir Osório, Antônio Gouveia Filho, Luís de Castro e Silva e Oscar Leite.
  • 1930 - Começa a funcionar o Ginásio São João sob a direção do professor César de Adolfo Campelo, na Avenida Santos Dumont, 1169, no bairro Santos Dumont (Aldeota) na antiga Vila Quixadá, casa construída por Adolfo Quixadá e que foi usada como residência dos presidentes de Estado. Em dois de fevereiro de1943 passou a ser Colégio São João. Em 1976, foi vendido para a Organização Farias Brito, mudando o nome para Farias Brito-Aldeota/1. Hoje no local existe um Supermercado Pão de Açúcar. 
  • 1937 - Em Maranguape, inaugura-se o Balneário Pirapora, da organização comercial de F. Sabóia, José Moacir Bezerra e Robert Braquehais.
  • 1950 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Jurandir Marães Picanço.
  • 1953 - Encontra-se em Fortaleza e apresenta-se no Ceará Rádio Clube o violinista russo Dajos Bela, de fama mundial que na realidade chamava-se Leon Golzmann.
  • 1959 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Markan de Matos Dourado, daquela corporação, substituindo o coronel PM Guilherme Ferreira Lima.
  • 1963 - Toma posse o capitão de fragata Audísio de Oliveira Pombo, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, em substituição ao também capitão de fragata Newton Braga de Farias.
  • 1965 - Pela primeira vez os padres deixam a batina e passam a usar clergyman, abrindo polêmica no seio das famílias católicas e no dia seguinte é rezada a primeira missa em português. Hoje já não são usados clergyman, andando os padres completamente à paisana e as missas transformaram-se em festas profanas com direito a dança.
  • 1969 - Na Era da Comunicação, o Estado do Ceará é ligado ao mundo inteiro por satélite.
  • 1969 - Fundado, por iniciativa do poeta e tabelião Cláudio Martins, o Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço, em área desmembrada do Rotary Club de Fortaleza-Oeste, tendo como primeiro presidente Itamar Barreto de Medeiros.
  • 1974 - Inaugurado, pelo governador César Cals de Oliveira Filho, o novo prédio do Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida Aguanambi, projeto do arquiteto Marrocos Aragão.
  • 1974 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), o violonista e compositor Euclides Lemos, na residência do professor Francisco de Miranda Golignac, na Rua Redenção, 35, no Benfica.
  • 1974 - Morre, aos 61 anos, o professor José Sobreira de Amorim, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense nascido no Crato a 14 de maio de 1912.
  • 1975 - Inaugurado o Restaurante do Comerciário, na Rua 24 de Maio, 692, iniciativa do Serviço Social do Comércio-Sesc, com a presença do senador José Pinto Freire, presidente da Confederação Nacional do Comércio. no local onde foi a casa do advogado Gomes de Matos.
  • 1983 - Realizado o segundo plebiscito para separação de Maracanaú de Maranguape havendo desta vez quorum, vencendo o Sim, separando Maracanaú de Maranguape.
  • 1984 - Morre, aos 63 anos de idade, o jornalista editorialista e bacharel em direito Odalves Lima, cearense de Redenção nascido em 16 de abril de 1927. 
  • 1985 - O tenente-coronel da Polícia Militar, Manuel Portela Mena Barreto, é empossado no comando da Academia de Polícia Militar Edgar Facó.
  • 1989 - Assume, pela segunda vez, a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o escritor Mozart Soriano Aderaldo, substituindo o professor Antônio Martins Filho.
  • 1992 - Morre jornalista e cronista Rogaciano Leite Filho.
  • 2004 - O prefeito Juraci Vieira Magalhães e a titular da Secretaria Executiva Regional-V (Grande Mondubim), Nelba Aparecida Arraes Maia Fortaleza (Nelba Fortaleza), inauguram, às 8 horas, na Rua Juvêncio Sales, s/n, no Aracapé, o Centro de Cidadania Professor João Hildo de Carvalho Furtado composto de escola municipal, Centro de Educação Infantil, creche e Unidade Básica de Assistência à Saúde da Família-UBASF, beneficiando as comunidades do Conjunto Esperança, Mondubim, Parque Presidente Vargas, Parque Jardim Fluminense e Parque Santa Rosa.
  • 2011 - Morre, no Hospital Monte Klinicum, o contabilista Jaime Avelino Chagas. Era nascido em dois de fevereiro de 1911.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, às 17h30, vítima de Leucemia, aos 73 anos de idade, no Instituto do Câncer do Ceará-ICC, onde estava internado, o repórter policial Landry Pedrosa (foto). É velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino, 1688, no jornal O Povo; e o sepultamento no Parque da Paz. Nascera em Catarina, em 20 de março 1944.



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de