Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  •  Confira o seis de março na História Cearense, segundo Arquivo Nirez:
  • 1863 - Toma posse, no posto de Capitão do Porto do Ceará, o capitão de fragata Achiles Lacombe, em substituição a Antônio José Ferreira, que foi o primeiro a ocupar o cargo.
  • 1906 - Morre Joaquim da Silva Porto, um dos sócios da firma Novis Porto & Companhia, administradora da Estrada de Ferro de Baturité-EFB, que muda a razão social para Novis & Porto, conforme Decreto 5.912.
  • 1914 - Morre, em Fortaleza, o 1º tenente honorário da Armada, Francisco José do Nascimento, o popular Chico da Matilde, ou Dragão do Mar, prático-mor, aos 75 anos incompletos, abolicionista, membro da Cearense Libertadora. É hoje homenageado com seu nome em uma rua da Praia de Iracema, no Centro Cultural do Estado, em duas emissoras de rádio e em uma Corrida tradicional de Jangadas. Era cearense de Canoa Quebrada, Aracati, nascido a 15 de abril de 1839.
  • 1921 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará o capitão-tenente Mário Emílio de Carvalho, substituindo o também capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca.
  • 1921 - Reinaugura-se, na Praça do Ferreira, agora em prédio de alvenaria, o Café Java, sob orientação de Edilberto Silva.
  • 1924 - Às 20 horas, fundou-se em Fortaleza, no prédio da Repartição Geral do Telégrafo-RGT, o Instituto Politécnico do Ceará, como sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, que posteriormente criou a Escola Politécnica, cujo primeiro presidente foi Vitoriano Borges de Melo.
  • 1927 - Fundado, em Fortaleza, às 13 horas, o Partido da Mocidade, na sede da Escola de Agronomia, na Praça Marquês do Herval, atual Praça José de Alencar. O Conselho diretor era formado por Eduardo Pessoa Câmara (Eduardo Câmara), Renato de Almeida Braga (Renato Braga), Moésia Rolim, Valdo Vasconcelos, Lauro Reis Vidal (Lauro Vidal), Sócrates Bonfim, Walter Pompeu, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), Djacir Menezes, Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Clínio Porto Mendonça, Geógrafo Amora, Josias Santiago, Luís Sampaio, J. Batista Cavalcante, José Perales, Antônio Soares, Josa Luz, José Augusto Lopes, José Sales Lopes, João Monteiro, Desidério Costa, Pedro Jerônimo de Sousa (Pedro de Sousa), Constantino Camelo, Artur Castelo Benevides, Rodolfo Ribas, Orlando Marinho, Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim), Demócrito Rocha, João Ribeiro Ramos, Valdir Osório, Antônio Gouveia Filho, Luís de Castro e Silva e Oscar Leite.
  • 1930 - Começa a funcionar o Ginásio São João sob a direção do professor César de Adolfo Campelo, na Avenida Santos Dumont, 1169, no bairro Santos Dumont (Aldeota) na antiga Vila Quixadá, casa construída por Adolfo Quixadá e que foi usada como residência dos presidentes de Estado. Em dois de fevereiro de1943 passou a ser Colégio São João. Em 1976, foi vendido para a Organização Farias Brito, mudando o nome para Farias Brito-Aldeota/1. Hoje no local existe um Supermercado Pão de Açúcar. 
  • 1937 - Em Maranguape, inaugura-se o Balneário Pirapora, da organização comercial de F. Sabóia, José Moacir Bezerra e Robert Braquehais.
  • 1950 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Jurandir Marães Picanço.
  • 1953 - Encontra-se em Fortaleza e apresenta-se no Ceará Rádio Clube o violinista russo Dajos Bela, de fama mundial que na realidade chamava-se Leon Golzmann.
  • 1959 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Markan de Matos Dourado, daquela corporação, substituindo o coronel PM Guilherme Ferreira Lima.
  • 1963 - Toma posse o capitão de fragata Audísio de Oliveira Pombo, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, em substituição ao também capitão de fragata Newton Braga de Farias.
  • 1965 - Pela primeira vez os padres deixam a batina e passam a usar clergyman, abrindo polêmica no seio das famílias católicas e no dia seguinte é rezada a primeira missa em português. Hoje já não são usados clergyman, andando os padres completamente à paisana e as missas transformaram-se em festas profanas com direito a dança.
  • 1969 - Na Era da Comunicação, o Estado do Ceará é ligado ao mundo inteiro por satélite.
  • 1969 - Fundado, por iniciativa do poeta e tabelião Cláudio Martins, o Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço, em área desmembrada do Rotary Club de Fortaleza-Oeste, tendo como primeiro presidente Itamar Barreto de Medeiros.
  • 1974 - Inaugurado, pelo governador César Cals de Oliveira Filho, o novo prédio do Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida Aguanambi, projeto do arquiteto Marrocos Aragão.
  • 1974 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), o violonista e compositor Euclides Lemos, na residência do professor Francisco de Miranda Golignac, na Rua Redenção, 35, no Benfica.
  • 1974 - Morre, aos 61 anos, o professor José Sobreira de Amorim, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense nascido no Crato a 14 de maio de 1912.
  • 1975 - Inaugurado o Restaurante do Comerciário, na Rua 24 de Maio, 692, iniciativa do Serviço Social do Comércio-Sesc, com a presença do senador José Pinto Freire, presidente da Confederação Nacional do Comércio. no local onde foi a casa do advogado Gomes de Matos.
  • 1983 - Realizado o segundo plebiscito para separação de Maracanaú de Maranguape havendo desta vez quorum, vencendo o Sim, separando Maracanaú de Maranguape.
  • 1984 - Morre, aos 63 anos de idade, o jornalista editorialista e bacharel em direito Odalves Lima, cearense de Redenção nascido em 16 de abril de 1927. 
  • 1985 - O tenente-coronel da Polícia Militar, Manuel Portela Mena Barreto, é empossado no comando da Academia de Polícia Militar Edgar Facó.
  • 1989 - Assume, pela segunda vez, a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o escritor Mozart Soriano Aderaldo, substituindo o professor Antônio Martins Filho.
  • 1992 - Morre jornalista e cronista Rogaciano Leite Filho.
  • 2004 - O prefeito Juraci Vieira Magalhães e a titular da Secretaria Executiva Regional-V (Grande Mondubim), Nelba Aparecida Arraes Maia Fortaleza (Nelba Fortaleza), inauguram, às 8 horas, na Rua Juvêncio Sales, s/n, no Aracapé, o Centro de Cidadania Professor João Hildo de Carvalho Furtado composto de escola municipal, Centro de Educação Infantil, creche e Unidade Básica de Assistência à Saúde da Família-UBASF, beneficiando as comunidades do Conjunto Esperança, Mondubim, Parque Presidente Vargas, Parque Jardim Fluminense e Parque Santa Rosa.
  • 2011 - Morre, no Hospital Monte Klinicum, o contabilista Jaime Avelino Chagas. Era nascido em dois de fevereiro de 1911.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, às 17h30, vítima de Leucemia, aos 73 anos de idade, no Instituto do Câncer do Ceará-ICC, onde estava internado, o repórter policial Landry Pedrosa (foto). É velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino, 1688, no jornal O Povo; e o sepultamento no Parque da Paz. Nascera em Catarina, em 20 de março 1944.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ