Pular para o conteúdo principal

Morre jornalista Alfredo Figueiredo


Morre o jornalista Alfredo Figueiredo Cruz (foto).

Conheci Alfredo Figueiredo Cruz, no Diário do Nordeste. 

Alfredo Figueiredo e eu desenvolvemos a ideia de lançar um livro sobre o irmão dele o jogador do Fortaleza, Lucinho-Lúcio Flávio Figueiredo Cruz (foto com time leonino de 1975). O livro foi lançado nos anos 1990.

Alfredo era um amor em pessoa. Sempre doce nos saudávamos com um sonoro jornalista.

Soube da morte de Alfredo Figueiredo pelo jornalista Maurício Silva:

RÉQUIEM PARA O JORNALISTA ALFREDO FIGUEIREDO. Em vão, corri os olhos de cabo a rabo no jornal de hoje, na esperança de encontrar mesmo em tamanho pequeno perdido em um um cantinho de página um registro derradeiro: morreu o jornalista Alfredo Figueiredo. Ao longo da vida tive um convivência salutar com esse companheiro de lides dos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Como todos nesse mundo de meu Deus acalentam um sonho ele também cultuava o seu: ver seu nome precedido com uma deferência: jornalista Alfredo Figueiredo. Para ele esse tributo não carecia de um curso superior, muito menos alisar com o traseiro bancos da redação do jornal. Botou o pé dentro de um jornal já adquiria esse direito. Assim chegou, chegando na área comercial e se destacou como determinado e valoroso. Logo conseguiu um feito árduo até para jornalistas calejados no batente. Assinou um suplemento semanal de 16 páginas: editor: jornalista Alfredo Figueiredo. A glória perdurou até o sindicato que não foi condescendente pegar no seu pé. Tarde demais, várias edições documentaram e perpetuaram sua heroica conquista e realização de um sonho. Nem uma notinha em cantinho de página registrou a passagem do jornalista Alfredo Figueiredo para uma nova dimensão. Uma ingratidão para quem o jornalismo era a mola propulsora da sua vida. Agora jornalista é uma condecoração muito pequena e insignificante para quem ganhou uma dimensão infinita e virou estrela".

Militares - Em uma das últimas postagens de Alfredo Figueiredo no Facebook há quase um ano (em dois de maio de 2020) ele escreveu:

- Hoje tenho muita orgulho das belas coisas que fiz na vida uma delas é ter realizado meu sonho de trabalhar com Jornalismo e Marketing nos dois grandes veículos de Comunicação do Ceará (O Povo e Diário do Nordeste)...É uma honra para mim receber da Polícia Militar do Estado do Ceará do comandante na época coronel Ribeiro Justino, do Governo do Estado do Ceará na foto (acima) coronel Duarte, que foi comandante do Corpo de Bombeiros do Estado...Fiquei bastante emocionado por esta singela homenagem amigo da gloriosa Academia da Policia Militar do Governo do Estado do Ceará. Eu agradeço jornalista Alfredo Figueiredo. Aplausos Coronel Ribeiro Justino, que foi comandante brilhante, talentoso e sabedor ser um homem horado e pela sociedade do Estado do Ceará.  Bravo".

Alfredo Figueiredo Cruz era muito ligado as corporações militares, tendo escrito sobre elas com destaque no O Povo e no Diário do Nordeste. Foi colunista social e assessor da Associação das Lojistas e Líderes Femininas do Ceará (Alfe-CE)

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Alfredo Figueiredo Cruz, na noite desta segunda-feira (19 de abril):

  • Osvaldo Fontenele - Meus sentimentos aos familiares e amigos! Siga em paz meu amigo!! 
  • Wildon Ibiapina - Descanse na paz do Senhor, amigo de infância, Alfredo Figueiredo".
  • Amarilio Benevides Ibiapina - Alfredo Figueiredo grande figura, amigo do meu pai Wildon Ibiapina. Vai com Deus meu amigo".
  • Karina Maciel Cruz - Meu amor Alfredo Figueiredo Cruz. Em 19 de abril de 2021". 
  • Denisio Lima - Meu amigo lembro de você sim, quando ia no Parque Recreio, e você Karina trabalhamos junto bom tempo, minha condolências, e jesus Cristo conforte o seu coração e família".
  • Stella Amaral - Querida sobrinha Karina, receba meu abraço de solidariedade neste momento de perda de seu querido pai, extensivo ao Alfredo Filho, João e demais membros da família. Sua grande Fé com certeza lhe ajudará a superar esse momento de dor. Muitas bênçãos e muita proteção do Altíssimo".
  • Moisés Pimentel - Maurício Silva Silva conheci o Alfredo quando comecei a por os pés em ambientes jornalísticos, um lugar que agarra a gente pelos ovos, não interessa se você é formado, feito nas coxas, impressor, revisor, copydesk, publicitártio,... tudo é jornal! Fui coautor daquela jogada de gênio de oferecer assinatura de jornal por telemarketing para descontar na conta telefônica. A Tribuna do Ceará assustou os grandes, que começaram a fazer o mesmo. Aí os "sabidos" tomaram de conta e pulei fora. A esculhambação foi tão grande que a Telebrás interveio e acabou a farra.
  • Maurício Silva - Boas lembranças. A Tribuna do Ceará incomodava, sempre pisando no calo dos grandes. Hoje O Povo corre solto sem competidores fungando no seu cangote.
  • Moisés Pimentel - Uma coisa puxa a outra meu caro Maurício Silva Silva. Não me recordo agora se foi ideia do Alfredo (duvido nada!!!), mas criamos uma tal de "Forças Vivas do Ceará" o que seria um apanhado das biografias de pessoas ilustres da terrinha. E lá se fomos: Eu, Hedelita, e outros que tais, percorrer o Ceará à cata de pessoas "ilustres". Você chegava na cidade e pegava o prefeito, vereadores, médicos, comerciantes, e ia baixando... uma página, meia, 1/4, terminávamos preenchendo a página com cabeleireiros, donos de frigoríficos etc. se o vendedor de quebra-queixo bobeasse (e tivesse com que pagar), entrava "ilustrissimamente" também. O prédio ali defronte a Assembleia foi totalmente reconstruído assim!!!
  • Maurício Silva - Moisés, uma época em que havia criatividade e empenho na inventiva para atrair clientes. Velhos tempos, belos dias, hoje se vê o jornal sem um anúncio sequer, não há mais aquela disputa entre agências de propaganda cada qual querendo ser a melhor: Tarcísio Tavares, Nazareno Albuquerque, Barroso Damasceno travavam briga de foice".
  • Haroldo Holanda - Meu pesar. Amigo de longas datas".
  • Assis Pereira - Ouviu que tristeza perdemos o amigo. Vai com Deus a família enlutada o meu sentimento. Há uns 10 anos ele lançou o livro notabilizando o desempenho do seu irmão Lucinho no Fortaleza Esporte Clube".
  • Paulo Rogério Como trabalhava no esporte, o relacionamento com o Alfredo era constante. Ele adorava falar do irmão, o ex-jogador Lucinho. Cheguei a receber uma homenagem de Alfredo em seu livro sobre o ex-atleta. Que Alfredo seja recebido com a mesma alegria que transmitia a todos por onde passava...



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest