Pular para o conteúdo principal

Médicos alertam para cuidados com a Saúde Masculina neste Novembro Azul

No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do Câncer de Pele Não-Melanoma. 


Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, em 2020, a estimativa de novos casos foi de 65.840, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.

O Novembro Azul, Campanha que surgiu por meio do Instituto Lado A Pela Vida, chama portanto a atenção da população masculina para a conscientização sobre o Câncer de Próstata e a Saúde do Homem de forma geral.

O médico urologista Gustavo Persici, que atua no Centro de Atenção à Saúde do Homem (CASH), ressaltou que o início da prevenção do Câncer de Próstata se dá a partir dos 50 anos para aqueles que não possuem histórico familiar; ou a partir dos 45 anos caso haja. 

O médico da Estratégia da Saúde da Família também pode indicar um acompanhamento mais precoce, caso existam critérios como alto nível de antígeno prostático específico (PSA), substância cujo exame detecta o Câncer de Próstata em homens assintomáticos.

Os procedimentos de prevenção são a única forma de detectar a presença ou não de anomalias na Próstata, tanto pelo exame de toque, PSA ou biópsia, caso seja necessário.

- A procura ajuda a detectar no início essa doença, que pode ser indolente ou agressiva em cinco níveis diferentes. A mais leve, muitas vezes, nem é preciso tratar, apenas realizar o acompanhamento. Já a mais grave necessita de cirurgia imediatamente, além de tratamento complementar com Radioterapia”, explica.

Rômulo Fernandes - É preciso levar em consideração, ainda, os fatores de risco. De acordo com o médico da família no Posto César Cals de Oliveira, Rômulo Fernandes, condições como Obesidade, Sedentarismo, Tabagismo e o próprio histórico familiar também podem ser determinantes. 

- Levar uma vida com hábitos mais saudáveis, desde a alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, o uso correto de medicações e a realização anual de check-ups pelos médicos da Estratégia da Saúde da Família (ESF), podem diminuir os riscos não só de Câncer, mas de outras doenças urológicas, como ISTs e disfunções eréteis, por exemplo”, afirma Rômulo Fernandes.


Os serviços de Saúde não devem ser procurados apenas em casos de doença.

Rômulo Fernandes lembra, que a Saúde do Homem também deve ser cuidada de forma mais abrangente, e que os serviços de saúde não devem ser procurados apenas em casos de doença.

- Com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, eles voltaram a frequentar as Unidades de Atenção Primária à Saúde. Entendemos que esse é um espaço que devemos buscar para conseguir os atendimentos necessários para prevenir, também, doenças como hipertensão e diabetes. A maioria é mais fácil de tratar no início do que quando o problema já se torna mais grave", frisa Rômulo Fernandes.

Para o médico, o atendimento geral precisa ser individualizado e permanente desde o início da vida adulta. 

- Aqueles entre 25 e 39 anos podem procurar fazer exames a cada dois anos. A partir dos 40, que seja de forma anual a visita ao médico para avaliação e acompanhamento. O processo de envelhecimento chega para todos, assim como as condições de saúde. Tudo depende da forma que você se cuida", destaca Rômulo Fernandes.

José Sarto - O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), enfatiza que a Campanha é fundamental para sensibilizar os homens sobre a necessidade de buscar o médico e fazer exames de rotina.

- Essa é uma importante estratégia de prevenção de inúmeras doenças. Além disso, no caso de doenças relacionadas à próstata, os exames de rotina possibilitam o diagnóstico precoce viabilizando o início imediato do tratamento, minimizando riscos”, afirma o prefeito José Sarto.

Saiba mais - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o aumento nas taxas de incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Além disso, é considerado um Câncer da Terceira Idade, pois 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Iluminação de equipamentos públicos - Como parte da Campanha Mundial Novembro Azul, a Prefeitura de Fortaleza implantou Iluminação Especial em 13 pontos da Cidade e Prédios da Gestão Pública. A ideia é chamar a atenção dos homens, conscientizando-os sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao Câncer de Próstata.

A iniciativa da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública, seguirá até o fim deste mês de novembro. Receberam Iluminação Especial Azul:
  1. Paço Municipal.
  2. Prédio da Secretaria de Conservação e Serviço Publico (SCSP).
  3. Prédio da Autarquia Municipal de Cidadania e Trânsito (AMC).
  4. Catedral Metropolitana.
  5. Hospital da Mulher Zilda Arns.
  6. Centro Cultural Belchior.
  7. Vila das Artes.
  8. Praça do Cristo Redentor.
  9. Casa do Barão de Camocim.
  10. Jangadinha (Beira Mar).
  11. Estátua de Iracema (Volta da Jurema).
  12. Estátua de Iracema (Lagoa de Messejana).
  13. Praça Portugal (foto Rodrigo Carvalho).
2003 - O Movimento Novembro Azul surgiu, em 2003, na Austrália, dentro da programação do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas, mas, quando surgem os sinais, a doença já está avançada. Por isso, com o diagnóstico e tratamento precoces, as chances de cura da doença são melhores.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma