Pular para o conteúdo principal

Bienal De Par em Par leva a dança a Fortaleza, Paracuru, Juazeiro e Itapipoca


Danças, culturas, estéticas, linguagens. Jeitos de corpo, formas de mover, a Bienal é plural, o Brasil, multiplicidade. Origens distintas, miscigenações, travessias infinitas: de identidades forjadas por ancestralidades, de memórias não mais silenciadas, de resistências que seguem vivas, de territórios reais e imaginários, de corpos empoderados. Hierarquias demolidas, dramaturgias multiplicadas, distintas propostas, o balaio da Bienal acolhe e abraça a diversidade.

É nessa fonte que bebe a Bienal Internacional de Dança do Ceará, cuja 8ª edição da Bienal De Par em Par – a que acontece nos anos pares - será realizada de 21 a 29 de outubro de 2022. Os corpos seguem sujeitos da arte - resilientes e inventivos - para nos rememorar histórias que são nossas, deles, delas, de outros, iluminando realidades e diferenças bem-vindas e necessárias. São inúmeras as configurações das artes, múltiplas as formas da dança se dizer. O mundo é lugar de muitas falas, cores e gestos. A Bienal se alegra em acolher essa profusão criadora em seus palcos.

QUANDO E ONDE-Com solenidade de abertura em 21 de outubro, em Fortaleza, às 19 horas, e em Paracuru, às 21h, a VIII Bienal De Par em Par acontece também em Juazeiro do Norte e Itapipoca. A programação ocupará espaços diversos como Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Centro Cultural Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamentos da Secult Ceará, além da Vila das Artes e casa da Silvia Moura, em Fortaleza; Escola de Dança de Paracuru e Praça da Matriz, em Paracuru; Teatro Patativa do Assaré, no SESC, e Associação Dança Cariri, em Juazeiro do Norte; Teatro Alternativo de Itapipoca e Associação das Artes Cênicas de Itapipoca. Os ingressos para as apresentações em Fortaleza devem ser retirados no site Sympla: www.sympla.com.br/bienaldedanca. Toda a programação tem acesso gratuito.

Na abertura em Fortaleza, antes da solenidade, a Cia de Dança Mainara Albuquerque apresenta “Vitrúvio”, coreografia de Jefferson Oliveira baseada no Homem Vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci. A São Paulo Companhia de Dança encerra a programação de abertura no palco do Cineteatro São Luiz com o três obras do repertório, “Mamihlapinatapai” (2012), “Instante” (2017) e “Grand Pas de Deux de Dom Quixote” (1869/2012). Para festejar o início de mais uma edição da Bienal De Par em Par, a cantora Karina Buhr, acompanhada do guitarrista Régis Damasceno, apresenta o show “Karina Buhr Voz e Tambor” em frente ao Teatro Dragão do Mar, às 21 horas.

Enquanto isso, em Paracuru, a Companhia de Danças de Diadema apresenta “Crocodilo embaixo da cama”, obra criada em 2021 a partir de uma pesquisa sobre o universo da criança diante dos medos, anseios e incertezas durante a pandemia de covid-19. Depois de Paracuru, o espetáculo será apresentado em Fortaleza, no domingo, 23, no Cineteatro São Luiz.

A programação em Fortaleza segue até sábado, dia 29, com três a quatro espetáculos por dia, a partir das 16 horas. Além das apresentações, outras atividades artísticas e formativas acontecem nesta edição. Os projetos Impermanência, com Thembi Rosa, Margaret de Assis, Myriam Gourfink e Josephine Derobe, de 26 a 29, no Centro Dragão do Mar, e Parquear, conduzido por Thembi Rosa e Margo Assis, dia 27 na Vila das Artes e dia 28 na Praça do Ferreira, das 15 às 17 horas, com demonstração pública no dia 29, no Centro Dragão do Mar. O espanhol Alex Pachón, com o apoio da Acción Cultural Española (AC/E), conduz a Residência “Corpos mediados - Laboratório de coreo-cinema”, de 18 a 28 de outubro no CCBJ. Os participantes desta ação recebem uma bolsa no valor de R$ 450,00, financiada pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP).

Eixo trabalhado pela Bienal de Dança desde 2015, a Plataforma de Acessibilidade contempla ações de formação e difusão, realizando atividades como o 5º Seminário Dança e Acessibilidade. Esta edição amplia o conceito do tema “Cores e Nomes” para integrar os mais diversos corpos e condições. Em Palestras e Rodas de Conversa, serão debatidas não só as demandas da pessoa com deficiência, como questões de raça, gênero e corpos dissidentes. A pluralidade será o mote para se pensar outros modos de acesso ao direito à cidade e como ocupar esses espaços. Na Plataforma também serão exibidos vídeos em formato acessível que exploram a diversidade como outros modos do pensar a gestualidade e haverá uma Oficina de conscientização para profissionais da Cultura. A programação acontecerá de 25 a 29, sempre às 16 horas, no Cinema do Dragão.

Em Paracuru, a programação acontece de 21 a 23 com espetáculos e masterclass. No palco da Praça da Matriz, a Paracuru Cia de Dança apresenta no dia 22 “Inventário de Belezas”, criação do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni numa coprodução da Bienal de Dança que usa da acessibilidade como elemento de criação. A Companhia de Danças de Diadema volta ao palco no dia 22, dessa vez, com “Força fluida”, espetáculo de Jaeduk Kim que teve estreia em 2017. No fim de tarde do dia 23, também na Praça da Matriz, Clarissa Costa apresenta “Normalmente”. De manhã, nos dois primeiros dias, a bailarina e coreógrafa Ana Bottosso, diretora da Companhia de Danças de Diadema, conduz uma Masterclass destinada aos alunos da Escola Pública de Dança de Paracuru.

A Bienal De Par em Par estará em Juazeiro do Norte de 26 a 28 com espetáculos, oficina e residência artística. Um dos destaques é a bailarina e coreógrafa cearense Valéria Pinheiro, que abre a programação no Cariri com “Touro {BULL}”, um espetáculo que aborda o tema da ancestralidade feminina a partir do ponto de vista da cultura caririense. É com ela a residência Guerreiras de Santa Madalena – A força da mulher no brinquedo popular, que vem acontecendo desde março deste ano, no CRAS de João Cabral, bairro onde residem todas as participantes do projeto. São mulheres do brinquedo popular que fazem parte do Reisado dos Irmãos. Mestre Antônio e Mestre Raimundo são como mentores, assim como Mestra Yara, que está à frente das Guerreiras de Santa Madalena. No dia 28 o grupo se apresenta no Teatro Patativa do Assaré, no SESC.

A Bienal leva o artista francês Pol Pi a Juazeiro do Norte e Itapipoca, respectivamente nos dias 27 e 28, para apresentar o espetáculo “ECCE (H)OMO” e ministrar uma oficina de composição coreográfica. O espetáculo, criado em 2017, é um desejo de reflexão sobre a noção do legado na dança através de uma interpretação do grupo de dança Afetos Humanos, da coreógrafa alemã Dore Hoyer (1911-1967). Na oficina, destinada a bailarinos profissionais, Pol trabalhará a partir de suas técnicas de composição coreográfica para a criação de “ECCE (H)OMO”. Em Fortaleza, o artista participará da Plataforma de Acessibilidade, proferindo uma palestra no dia 29, no Cinema do Dragão.

Cia Inspire e Cia Alysson Amancio estão juntas em “Não é proibido pisar na grama”, que fecha a programação da bienal em Juazeiro do Norte. O espetáculo, criação e direção de Luciana Araújo, faz uma analogia ao “proibido pisar na grama” com as dimensões do permitido e do proibido que atravessam os corpos dos bailarinos, três homens que encaram o feminino que os perpassa e os constrói, convocados pelo olhar de uma mulher.

Em Itapipoca, cidade que terá programação da Bienal de Par em Par de 26 a 28, a Tannteatro Companhia apresenta “Mensagens de Moçambique”, solo do bailarino moçambicano Jorge Ndlozy, que no dia 25 estará no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza. Este espetáculo tematiza a luta pela soberania e autorrealização face à herança colonial portuguesa em um país africano. Com direção de Wolfgang Pannek e direção coreográfica de Maura Baiocchi, a obra foi criada por ocasião da ARTT 2018 (Art Residence Taanteatro). No dia 27, em Itapipoca, Jorge Ndlozy conduz pela manhã uma oficina destinada aos bailarinos profissionais da cidade, na Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI).

A VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará - De Par em Par é uma realização da Indústria da Dança e da Proarte. Tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura de Itapipoca, Prefeitura de Paracuru e SESC Fecomércio, e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.

O QUE VER NA BIENAL DE PAR EM PAR
Vitrúvio – Cia de Dança Mainara Albuquerque (CE)
ONDE E QUANDO: Cineteatro São Luiz (Fortaleza), dia 21, às 19h
Mamihlapinatapai / Instante / Grand Pas de Deux de Dom Quixote - São Paulo Companhia de Dança (SP)
ONDE E QUANDO: Cineteatro São Luiz (Fortaleza), dia 21, às 19h
Karina Buhr Voz e Tambor – Karina Buhr e Régis Damasceno (PE/CE)
ONDE E QUANDO: Em frente ao Teatro Dragão do Mar, CDMAC (Fortaleza), dia 21, às 21h
Crocodilo embaixo da cama – Companhia de Danças de Diadema (SP)
ONDE E QUANDO:
Praça da Matriz (Paracuru), dia 21, às 21h
Cineteatro São Luiz (Fortaleza), dia 23, às 16h
Jardim Fantástico - Clarice Lima e Vila das Artes (CE)
ONDE E QUANDO: Cineteatro São Luiz (Fortaleza), dia 22, às 16h
Ai, Ai, Ai - Marcelo Evelin (PI)
ONDE E QUANDO: Teatro Dragão do Mar, CDMAC (Fortaleza), dia 22, às 20h
Inventário de Belezas - Paracuru Cia de Dança (CE)
ONDE E QUANDO: Praça da Matriz (Paracuru), dia 22, às 21h
Força Fluida - Companhia de Danças de Diadema (SP)
ONDE E QUANDO: Praça da Matriz (Paracuru), dia 22, às 21h
Jango Jezebel: onde estavam as travestis na ditadura? - Outro grupo de Teatro (CE/SP)
ONDE E QUANDO: Theatro José de Alencar (Fortaleza), dias 22 e 23, às 17h
PQP! Comi a maçã! - Patricia Crespí (CE)
ONDE E QUANDO: Teatro B. de Paiva, Porto Dragão (Fortaleza), dia 23, às 19h
“Achados e perdidos - Refúgio e memória. Uma experiência de habitar” - Silvia Moura (CE)
ONDE E QUANDO: Casa da Silvia Moura (Fortaleza), dias 23 e 24, às 18h
Touro {Bull} - Valéria Pinheiro (CE)
ONDE E QUANDO:
Teatro Dragão do Mar, CDMAC (Fortaleza), dia 23, às 20h
Teatro Patativa do Assaré, SESC (Juazeiro do Norte), dia 26, às 19h
Normalmente - Clarissa Costa (CE)
ONDE E QUANDO:
Praça da Matriz (Paracuru), dia 23, às 17h
Teatro B. de Paiva, Porto Dragão (Fortaleza), dia 26, às 19h
Baculejo - Coletivo RIDDIMS (CE)
ONDE E QUANDO: Teatro B. de Paiva, Porto Dragão (Fortaleza), dia 24, às 19h
Eu só trabalho com referência! - Janaina Bento e Tiago Torres (CE)
ONDE E QUANDO: Teatro Dragão do Mar, CDMAC (Fortaleza), dia 24, às 20h
Solo do meu interior - Cia Bravia (CE)
ONDE E QUANDO: Teatro B. de Paiva, Porto Dragão (Fortaleza), dia 25, às 19h
Mensagens de Moçambique – Taanteatro Companhia (Brasil/Moçambique)
ONDE E QUANDO:
Teatro Dragão do Mar, CDMAC (Fortaleza), dia 25, às 20h
Teatro Alternativo de Itapipoca (Itapipoca), dia 26, às 21h
Cinzas ao Solo - Alexandre Américo (RN)
ONDE E QUANDO: Teatro Dragão do Mar, CDMAC (Fortaleza), dia 26, às 20h
Na terra em que o mar não bate, não bate o meu coração - Coletivo maréHouse (CE)
ONDE E QUANDO: Teatro B. de Paiva, Porto Dragão (Fortaleza), dia 27, às 19h
Graça – Cia Giradança (RN)
ONDE E QUANDO: Teatro Dragão do Mar, CDMAC (Fortaleza), dia 27, às 20h
Atrações locais de Itapipoca
ONDE E QUANDO: Teatro Alternativo de Itapipoca (Itapipoca), Dia 27, às 21h
ECCE (H)OMO - Pol Pi (França/Brasil)
ONDE E QUANDO:
Teatro Patativa do Assaré, SESC (Juazeiro do Norte), dia 27, às 19h
Teatro Alternativo de Itapipoca (Itapipoca), dia 28, às 21h
Teatro Dragão do Mar, CDMAC (Fortaleza), dia 29, às 20h
Bando - Dança que Ninguém Quer Ver – Cia Giradança (RN)
ONDE E QUANDO: Teatro B. de Paiva, Porto Dragão (Fortaleza), dia 28, às 19h
Tchau, Amor - Inquieta Cia. (CE)
ONDE E QUANDO: Teatro Dragão do Mar, CDMAC (Fortaleza), dia 28, às 20h
Apresentação da Residência “Guerreiras de Santa Madalena - A força da mulher no brinquedo popular” – Valéria Pinheiro (CE)
ONDE E QUANDO: Teatro Patativa do Assaré, SESC (Juazeiro do Norte), dia 28, às 17h
Não é proibido pisar na grama – Cia Inspire e Cia Alysson Amancio (CE)
ONDE E QUANDO: Teatro Patativa do Assaré, SESC (Juazeiro do Norte), dia 28, às 19h
Masse - Myriam Gourfink (França)
ONDE E QUANDO: Varanda dos Museus do CDMAC (Fortaleza), dia 29, às 17h
Apresentação da Residência “Corpos mediados - Laboratório de coreo-cinema” – Alex Pachón (Espanha)
ONDE E QUANDO: Teatro B. de Paiva, Porto Dragão (Fortaleza), dia 29, às 19h
PLATAFORMA DE ACESSIBILIDADE
ONDE E QUANDO: Cinema do Dragão – Sala 1, CDMAC (Fortaleza), de 25 a 29, às 16h
DIA 25: Conferência "Quando os corpos não cabem? Notas sobre os regimes de invisibilidade do presente e do passado, memória e acessibilidade" - Helena Vieira (CE/SP)
DIA 26: Plataforma de Acessibilidade
DIA 27: Seminário Dança e Acessibilidade “Cores e Nomes” - Rodas de Conversa “Processo de criação e políticas públicas na ótica do profissional da dança”
DIA 28 - Seminário Dança e Acessibilidade “Cores e Nomes” - “Os diferentes capacitismos que perpassam corpos dissidentes”
DIA 29 - Seminário Dança e Acessibilidade “Cores e Nomes” - “Acessando o invisível: Artesanias Trans e Intersexo”
DE 25 a 27 às 17h - Projeções da Série Documental "Histórias de Gestos" – Realização: SESC TV. Direção: Elisabete Finger (SP)
PALESTRA
"Portrait - La Fabrique 3D" - Joséphine Derobe (França)
ONDE E QUANDO: Cinema do Dragão - sala 1, CDMAC (Fortaleza), dia 28, às 17h
OFICINAS / RESIDÊNCIAS
Oficina Impermanência (Brasil/França)
ONDE E QUANDO: Embaixo do Planetário, CDMAC (Fortaleza), de 26 a 29, das 10h30 às 13h
Residência Impermanência (Brasil/França)
ONDE E QUANDO: Embaixo do Planetário, CDMAC (Fortaleza), dia 26, das 13h às 20h e dias 27, 28 e 29, das 14h às 17h
Oficina Parquear (Brasil/França)
ONDE E QUANDO: Vila das Artes (Fortaleza), de 27 a 29, das 15h às 17h
MasterClass – Ana Bottosso (SP)
ONDE E QUANDO: Escola de Dança de Paracuru (Paracuru), dias 21 e 22, das 10h às 11h
Formação – Pol Pi (França/Brasil)
ONDE E QUANDO:
Associação Dança Cariri (Juazeiro do Norte) - dia 27, das 10h às 12h
Oficina – Jorge Ndlozy (Brasil/Moçambique)
ONDE E QUANDO: Associação das Artes Cênicas de Itapipoca – AARTI (Itapipoca), dia 27, das 9 às 12 horas.

SERVIÇO
VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par - De 21 a 29 de outubro de 2022, com programação em Fortaleza, Paracuru, Juazeiro do Norte e Itapipoca. Toda a programação tem acesso gratuito. Para os espetáculos em Fortaleza retirada de ingressos na plataforma Sympla: www.sympla.com.br/bienaldedanca. A programação completa pode ser consultada no site www.bienaldedanca.com | Informações: bienaldedancace@gmail.com.
Com INFORMAÇÕES da DÉGAGÉ
Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Atendimento à Imprensa: Sônia Lage e Bebel Medal
85-3252.5401 / 99989.5876 / 99934.0866 / 98902.6992
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
Instagram e facebook: @degagecomunicacao

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.