Pular para o conteúdo principal



Sindienergia-CE realiza Missão Empresarial Europeia 2024

Sindienergia-CE realiza Missão Empresarial Europeia 2024, cumprindo Agenda na Alemanha e Áustria.


O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) realizou, durante a última semana, de 18 a 21 de junho, a sua Missão Empresarial Europeia 2024, visitando empresas, evento e instituições na Alemanha e Áustria. O foco maior da Missão foi a participação na Intersolar Munique, principal iniciativa da indústria solar global. Sob o comando do presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz, a comitiva era formada também por membros da diretoria do sindicato e associados. O Centro Internacional de Negócios da FIEC (CIN) contribuiu com a organização da iniciativa.

Já no primeiro dia, na terça-feira (18), o grupo visitou a Fronius, empresa austríaca líder global em tecnologia de soldagem por arco e inversão solar. Fundada em 1945, o negócio conta com mais de 5.000 funcionários em todo o mundo, inclusive, no Brasil, e atua em três áreas principais: energia solar, armazenamento e e-mobility. Liderada pela terceira geração da família, a empresa tem se reinventado e buscado não só acompanhar as novas tecnologias que vão surgindo no mercado, a exemplo do armazenamento de energia, como também liderar um setor concorrido e repleto de gigantes. 

- A partir da fábrica da Áustria, a Fronius exporta para o mundo inteiro, dando exemplo não só de tecnologia, mas, também, de logística. E o interessante é que priorizam fornecedores europeus, valorizando a região e os países vizinhos, não se rendendo, por exemplo, a mercados atrativos, como o chinês. Ficam diversas lições e aprendizados para nós que integramos o mercado e a cadeia brasileira”, destacou o presidente Luís Carlos Queiroz sobre a visita.

Ao longo dos dias seguintes, a comitiva participou da Intersolar Summit e visitou empresas e startups no evento, conhecendo os mais recentes avanços, produtos e tecnologias que estão impulsionando a transição energética, revolução vivenciada pelo setor. SMA Solar, Apollo Power, Solar Materials, Max Solar e Siemens foram alguns dos negócios visitados. Um dos destaques apontados foi uma tendência que a startup Solar Materials já está executando e que o grupo da Missão avaliou ser de grande importância a replicação pelo mercado brasileiro, pelas empresas nacionais: a reciclagem de módulos solares. 

- Muito se fala em geração de energia renovável, geração solar, mas, precisamos pensar na cadeia como um todo. E, após a vida útil desse material, como trabalhar para que ele retorne de maneira positiva para o Meio Ambiente. Essas e outras tendências iremos apresentar para os nossos associados no nosso retorno”, afirmou Luís Carlos Queiroz.

Outra experiência interessante destacada pela comitiva foi a visita ao telhado do centro de eventos onde ocorre a Intersolar Munique. Lá, está instalado o primeiro sistema solar fotovoltaico de 1MW da Europa, implantado há 27 anos. E o mais surpreendente: com poucos painéis trocados, uma vida útil surpreendente.

A Comitiva do Sindienergia cumpriu agenda ainda no Consulado do Brasil em Munique, onde os membros da comitiva foram recebidos pelo Cônsul Geral, Paulo Roberto da Costa Pacheco, e com a membro da organização da Intersolar, Gioia Müller-Russo, com a qual já deixaram agendada uma nova reunião de estreitamento de parceria, em agosto, na Intersolar São Paulo.

- Concluímos mais uma experiência extremamente exitosa na Europa, mais especificamente, na Alemanha, berço das energias renováveis. Foram dias de muita atualização, networking e comprovação de que a transição energética é uma grande realidade global e que o Ceará é um potencial parceiro desses países e negócios. Nós, enquanto Sindienergia, ficamos extremamente felizes em servir como elo de ligação do nosso Estado com o mundo, fomentando parcerias de sucesso, junto com a nossa Federação das Indústrias e o Governo do Estado. Com certeza, estamos levando na bagagem para partilhar muita inovação, experiências valorosas e uma energia contagiante para seguir com os nossos projetos em andamento, como o Proenergia Summit 2024, que ocorrerá em setembro próximo”, finalizou o presidente do Sindienergia.

O Sindienergia-CE comemorou 23 anos de atuação na última sexta-feira (21). O atual presidente, Luís Carlos Queiroz, foi também o primeiro presidente da instituição, em 2001.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".