Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta sexta-feira (20 de setembro de 2024), para:
- Jornalista Wesmenia Lopes (foto).
- Radialista Olivando Alves de Sousa.
- Radialista Renan Mobarack.
- Professor Babi Fonteles.
- Amanda Gontijo.
- Luisiana Teixeira.
- Alberto Nepomuceno Oliveira.
- Flávio Gomes.
Arquivo Nirez para 20 de setembro na História do Ceará:
- 1802 - Nomeado como 16º Ouvidor Geral do Ceará, Luís Manuel de Moura Cabral.
- 1900 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornal “A Gazetinha”, literário e noticioso de José Carolino.
- 1915 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o historiador Álvaro Gurgel de Alencar (Álvaro de Alencar).
- 1919 - Morre, aos 26 anos de idade, em Fortaleza, Deodato Pinto, cearense nascido em Milagres.
- 1935 - Decreto institui o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, e outro reorganiza a Secretaria do Governo do Estado.
- 1947 - Inaugurada a Capela da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, ocasião em que vieram onze sacerdotes da Marinha Brasileira. O primeiro padre capelão naval foi o capitão tenente da Marinha José Teógenes Gondim.
- 1948 - Os Diários e Rádios Associados inicia campanha em prol da Santa Casa de Misericórdia.
- 1950 - Inaugura-se em Fortaleza o Instituto Monsenhor Luís Rocha, de finalidade assistencial e educativa. Funcionava na Praça do Cristo Redentor, nos fundos do prédio do Teatro São José.
- 1950 - Toma posse o advogado José Bonifácio de Sousa, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
- 1951 - Fundado o Teatro Escola do Ceará, sob a presidência de Francisco Martins (Fran Martins) e com a participação de Nadir Papi Saboia, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), Marister Gentil e Otacílio dos Santos Colares (Otacílio Colares).
- 1951 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação dos Cantadores Nordestinos, que reúne os principais cantadores do Ceará e estados vizinhos.
- 1952 - Reinaugura-se a Igreja do Sagrado Coração de Jesus com uma nova fachada, quando é feita uma coluna em concreto armado tendo acima um relógio de quatro faces.
- 1953 - Assume o comando geral da Polícia Militar do Ceará, o tenente-coronel PM, Antônio Leite Furtado, em substituição ao coronel do Exército Brasileiro, Aldenor da Silva Maia.
- 1960 - Acontecem, em Fortaleza, dois grandes comícios eleitorais, o de Jânio da Silva Quadros (Jânio Quadros) e de Milton Campos, ambos candidatos à Presidência da República e vice-presidência, respectivamente.
- 1967 - Aberto em Fortaleza, no Salão Nobre do Colégio Militar, o I Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará, sob os auspícios do Governo Estadual e da Secretaria de Cultura.
- 1974 - Inicia suas atividades a firma Arquitetos Associados Delberg P. Leon Ltda., funcionando na Rua Barão de Aracati nº 80, na Aldeota. O arquiteto Delberg Ponce de Leon ainda hoje encontra-se à frente da firma.
- 1976 - Atropelado e morto por um caminhão do Batran, na Praça do Cristo Redentor, o médico Adalberto Rodrigues de Albuquerque, de 76 anos de idade.
- 1981 - Instala-se o XI Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Centro de Convenções, com a presença do governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora), que lembra a coincidência com a inauguração do sistema Pacoti-Riachão.
- 1984 - O médico, antropólogo e folclorista Florival Alves Seraine (Florival Seraine) recebe o título de Cidadão Cearense. Era paraense de Viseu.
- 1985 - Encontrado morto em seu apartamento, no Papicu, o engenheiro Ian de Sousa Carvalho, de 51 anos de idade.
- 1987 - Morre, aos 72 anos de idade, o médico Olavo Diogo Rodrigues (Olavo Rodrigues), cearense de Fortaleza nascido a 11/12/1914.
- 1990 - A Câmara Municipal de Fortaleza outorga a Medalha Albanisa Sarasate à escritora Rachel de Queirós.
- 1997 - Falecimento em Fortaleza, aos 80 anos de idade, do artista plástico e homem de cinema João Maria Siqueira, cearense de Pacatuba nascido em 1917.
- 1999 - Morre, às 6 horas, em Fortaleza, aos 58 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o músico Raymundo Edison Santos Távora (Edison Távora) nascido em Pacatuba, aos 20/03/1940. Formou-se músico licenciado pela Universidade Estadual do Ceará - Uece, na década de 1970, após ter passado pelo Conservatório Alberto Nepomuceno. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz.
- 2000 - Comemorando o centenário de nascimento do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, o 23º Batalhão de Caçadores - 23BC inaugura no pátio de seu quartel, na Avenida 13 de Maio, 1589, bairro de Fátima, pela manhã, um busto de bronze do ex-presidente.
- 2001 - Inaugura-se, o Hospital Sarah Kubitschek, pelo ministro da saúde José Serra, com a presença do governador Tasso Ribeiro Jereissati (Tasso Jereissati). Trata-se da quinta unidade no País, especializada em ortopedia e reabilitação de lesões na medula e no cérebro, com 166 leitos, 33 consultórios médicos, dotado de ressonância magnética, tomógrafo helicoidal, doppler, raio-x e laboratório de patologia clínica e cirúrgica em 38.500 metros quadrados, na Avenida Padaria Espiritual (antiga Avenida Alberto Craveiro).
- 2003 - Morre, nos Estados Unidos, o médico cearense Aloísio Antunes Ferreira, também violonista, que fez parte do conjunto vocal-musical Anjos do Inferno.
- 2004 - Morre, no final da noite, vítima de diabetes, aos 84 anos de idade, Manuel Damião do Nascimento (Mané Bofão), o “Rei da Panelada”. O paraibano ganhou fama na Capital cearense por ser especialista em pratos como buchada, sarrabulho, tripa de porco, rabada, sarapatel, mão de vaca e, principalmente, panelada. Mané Bofão, que conquistou admiradores com sua gastronomia entre os anos 1960 e 1990. O sepultamento ocorre por volta das 17 horas de do dia seguinte no Cemitério São João Batista. Vindo da Paraíba, Mané Bofão chegou a Fortaleza em 1947. Depois de trabalhar 14 anos no Cais do Porto, aposentou-se após um acidente e passou a se dedicar a um bar, onde oferecia variada e atrativa culinária. Seu primeiro ponto comercial foi na Avenida Alberto Nepomuceno; em seguida na Avenida Pessoa Anta e, por último, na Travessa Baturité, hoje Rua, em dois locais. Depois de 30 anos atrás do balcão, deixou a atividade, mas não perdeu o título de “Rei da Panelada”.
- 2009 - Morre, em Brasília-DF, vítima de leucemia, o jornalista Paulo Cabral de Araújo, aos 87 anos de idade, presidente do Condomínio Acionário dos Diários Associados. Paulo Cabral iniciou sua profissão aos 12 anos, dirigindo seu jornal O Exemplo, editado pelo Centro Infantil de Cultura, em Fortaleza. Seu irmão José Cabral era locutor da Ceará Rádio Clube e ele iniciou a seu lado fazendo as propagandas. Era orador fluente. Foi prefeito de Fortaleza no período 1951-1955. Seu corpo é sepultado no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Nascera em Pacatuba-Ceará, em 23/8/1922.
- 110 anos que Brasil e Argentina se enfrentaram no futebol pela primeira vez, em amistoso em Buenos Aires-vitória de 3x0 para a Argentina.
- 90 anos do nascimento da atriz italiana Sophia Loren.
- 65 anos do nascimento do cantor e compositor gaúcho Wander Wildner-Participou em dois períodos de uma das mais influentes bandas de Punk Rock do Rio Grande do Sul, Os Replicantes.
- 25 anos da morte do cantor juvenil fluminense Floriano Belham-muito popular nos anos 1920 e 1930, tendo sido a primeira "criança" no mundo a gravar um disco profissional, em 1929.
- 25 anos que Tropas de Paz da Força Internacional para Timor-Leste (InterFET) são implantadas em Timor-Leste para pacificar e assegurar a independência do país.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.



Comentários
Postar um comentário