Pular para o conteúdo principal



Fortaleza anuncia candidatura para sediar COP18


Fortaleza anuncia candidatura para sediar COP18 durante abertura da ICID 2025.

Conferência da ONU sobre Combate à Desertificação aconteceu apenas uma vez no Brasil, em 1999, e terá sua 18ª edição em 2028.

Durante a abertura da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025), realizada nesta segunda-feira (15.9.2025), em Fortaleza, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do MCTI, Inácio Arruda, na ocasião representando a ministra Luciana Santos e o MCTI, anunciou, que a capital cearense será candidata a sediar a 18ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (COP18).

Essa será a segunda vez que o Brasil poderá receber a conferência, que tem papel estratégico no enfrentamento à desertificação e à degradação da terra. A primeira e única edição sediada pelo país ocorreu em 1999, na cidade do Recife (PE), reunindo representantes globais para debater soluções de convivência com os desafios ambientais em regiões áridas e semiáridas.

De acordo com o secretário, a proposta já havia sido previamente feita à Andrea Mezza, secretária executiva adjunta da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), e ao governador Elmano de Freitas. “Já colocamos a proposta e só falta estarmos na Mongólia (onde será realizada a COP 17) no próximo ano e, a partir de lá, sairmos com a decisão de realizar essa COP no Brasil, que é a COP de semi-áridos, que cuida de desertos, que cuida das terras secas e que cuida de todos nós que moramos nestas regiões do mundo”, defendeu.

ICID reúne líderes globais em Fortaleza: A abertura oficial da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025) contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, como representantes da UNCCD; da COP30 e de embaixadas estrangeiras; além do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do diretor da ICID, Antônio Rocha Magalhães; e da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro.

Durante sua fala, o governador Elmano defendeu a importância de ações integradas e coletivas para garantir o presente e futuro das gerações. “A ICID 2025 é mais que um evento acadêmico, é um chamado à ação conjunta, é a celebração de uma agenda de cooperação, que une continentes, idiomas e culturas em nome de um objetivo comum: garantir a segurança hídrica, alimentar e energética. O nosso objetivo é que daqui não saiam apenas declarações, mas também novas parcerias, projetos e esperança para os povos do semiárido e de todas as regiões vulneráveis às mudanças climáticas no mundo”.

Inácio Arruda defendeu a importância da carta de recomendações da ICID, que será enviada à COP30. 

- Nós queremos ter voz, precisamos ter atenção completa. Esse é o objetivo da conferência, que estamos fazendo agora. É importante, que a nossa carta seja lida em Belém, pois os pesquisadores e cientistas do mundo estão preocupados não apenas com a Floresta Amazônica, que é muito importante, mas também com os outros biomas, como o semiárido, onde, dentro dele, há um ecossistema tipicamente nosso, que é a Caatinga. É importante que ela tenha uma atenção especial, para que possamos contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Nós queremos, que o semiárido seja voz dentro da COP30”, comenta.

Já a secretária Sandra Monteiro ressaltou a importância da ICID para o debate e intercâmbio de ações que já estão sendo realizadas em todo o mundo. 

- É uma iniciativa importante para aprendermos junto com outros países sobre como eles trabalham em áreas já desertas, mas, principalmente, para mostrar que o Ceará desponta como um estado de excelência nessas políticas públicas. Então, acredito que essa semana será bastante produtiva de muita troca de conhecimento e articulação para que as gerações futuras também tenham esse tipo de experiência”.

Eduardo Sávio, presidente da Funceme, afirma que o Ceará já vem realizando identificação de áreas desertas em seu território e iniciando o processo de recuperação. 

- É um mapeamento que a gente faz até hoje. E ao longo desse monitoramento, nós queríamos sair dessa atitude passiva, de só monitorar o que estava acontecendo, a começar a implementar ações para reverter esse processo. Então, nós participamos do projeto Prodam, que é localizado em Canindé, para recuperar uma grande área, de 70 hectares de mata nativa, que estava bem degradada e hoje está completamente recuperada”.

Fernando Rizzo, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), defende, que pensar em terras semiáridas é um ponto fundamental para a discussão do desenvolvimento sustentável. 

- Aqui, vamos buscar sintetizar um conhecimento aplicável para políticas públicas em áreas estratégicas, como vulnerabilidade climática, uso de dados, previsão, cenários, estresse hídrico e adaptação climática, ou seja, temas, que refletem no território e afetam a vida de milhares de pessoas”.


Além das autoridades mencionadas, também estiveram presentes no primeiro dia da ICID: Edel Nazaré Santiago de Moraes, Secretária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Anjoum Noorani, Cônsul Geral da Grâ-Bretanha; Rholden Botelho de Queiroz, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE); Vilma Freire, Secretária de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Fernando Santana, Secretário de Recursos Hídricos do Ceará; Sophie Jacquel, Conselheira para Ação Conjunta e Cooperação Cultural da França; Dominique Hautbergue; Diretor Regional da Agência Francesa de Desenvolvimento no Brasil e Argentina - AFD; Gilles Pecassou, Diretor-Geral Adjunto do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento - IRD; Ana Clara Rodrigues Cavalcante, Chefe-Geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Representando a Embrapa Nacional; Cid Alves, Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará; Pierre Marraccini, Representante do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento no Brasil CIRAD; Abdelfettah Sifeddine, Representante do Instituto de Pesquisa para Desenvolvimento no Brasil - IRD; Romeu Aldigueri, Presidente da Assembleia Legislativa; Fernanda Uchôa, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7° Região; Sâmia Farias, Defensora Pública Geral do Estado; Alexandre Cialdini, Secretário do Planejamento e Gestão.

O que vem por aí: Para esta terça-feira (16.9), o evento segue com painéis sobre financiamento da resiliência climática, indicadores de resultados para programas e projetos de resiliência à seca, coordenação de políticas para o desenvolvimento sustentável do semiárido e a apresentação do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas do Estado do Ceará.

Organização: A ICID 2025 é uma promoção do Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A realização está a cargo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A coordenação executiva é do CGEE, e o evento conta com apoio de instituições como UNCCD, ANA, Embrapa, Embaixada da França no Brasil e Cemaden; além de patrocínio da FIEC e do Sebrae.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Sympla. A programação está disponível em: www.icid2025.com.br/programacao.
Serviço
  • 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025)
  • 15 a 19 de setembro de 2025
  • Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
  • Mais informações: www.icid2025.com
  • Inscrições no link.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".