Pular para o conteúdo principal



Morre Luis Eulálio Vidigal Filho


O empresário Luis Eulalio de Bueno Vidigal Filho morreu, nesta segunda-feira (29/junho/2026), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado devido a uma doença renal crônica.

Dirigente da Cobrasma de 1980 a 1993, presidente da FIESP de 1981 a 1986 (entidade cujo edifício sede, na Avenida Paulista, leva seu nome), e tendo sido também diretor e 1ª vice-presidente da CNI, Luis Eulalio de Bueno Vidigal Filho foi o principal representante do processo de renovação das entidades representativas do setor produtivo brasileiro ocorrido na década de 1980, depois de um longo processo de acomodação, e que precedeu a abertura democrática iniciada no período.

Líder de um movimento de oposição formado por jovens empresários paulistas, Luis Eulalio de Bueno Vidigal Filho disputou a presidência da FIESP em 1980, concorrendo com Theobaldo De Nigris, que estava no seu oitavo mandato consecutivo, e acabou vencendo a eleição. Ele comandou a entidade de 1981 até 1986, tornando-se figura pública reconhecida em todo o país ao longo da década de 1980, usando seu prestígio como liderança empresarial para influenciar a adoção de políticas públicas em defesa da indústria e do desenvolvimento econômico.

Com o crescimento da ação sindical dos trabalhadores, Luis Eulalio considerava que o segmento empresarial da indústria precisava se reorganizar para participar dos processos de negociação que haviam sido amortecidos ao longo das décadas anteriores, marcadas pelo fechamento do regime, buscando distensionar as negociações e promover uma evolução nas relações entre trabalhadores e empresários.

Convivendo com longos períodos inflacionários, crescimento da dívida e forte presença do Estado no domínio econômico, Luis Eulalio mantinha contato permanente com as autoridades, debatendo assuntos de interesse da indústria, da economia e da sociedade em geral, pregando a necessidade de soluções a partir de um projeto para incentivar a atividade industrial com estratégias de médio e longo prazo, e exigindo coragem política dos governos para fazer o país avançar em bases sólidas e viáveis a partir de um novo ordenamento da economia, modernização de maquinários e aumento dos investimentos em tecnologia.

Sua atuação na FIESP levou-o a viajar várias vezes para o exterior para esclarecer o setor produtivo dos países sobre as verdadeiras condições da economia brasileira e buscar exemplos para reduzir a intervenção governamental no domínio econômico.

Dinâmico, proativo e comprometido com resultados, Luis Eulalio tinha senso de urgência e se mantinha sempre motivado. Membro do Conselho Monetário Nacional, foi amigo de presidentes, ministros e empresários da imprensa, sendo presença constante em Brasília.

Parlamentarista convicto, nunca pensou em participar da política partidária. Defendia que a participação política do empresariado deveria se realizar por meio de suas entidades representativas, influindo nos processos de desenvolvimento econômico do país.

Durante os anos que presidiu a FIESP trabalhava de manhã na Cobrasma e durante a tarde na FIESP, com um expediente que se estendia até a noite, e se mostrava sempre preocupado em equilibrar as obrigações empresariais e de representação política do empresariado com a vida pessoal e familiar. Luis Eulalio era casado com Lygia Fonseca Vidigal – segundo ele, “companheira de todas as horas e mulher certa para a minha vida por sua paciência e benevolência” – e deixa os filhos Luis Eulalio Neto, Silvia e Luis Fernando, e os netos Julia, Helena, Luiza, Antonio, João Pedro, Anna, Maria, Luis Eulalio, Pedro Eulalio e Pilar.

Meses antes de sua morte, Luis Eulalio declarou em um depoimento que durante sua trajetória como dirigente empresarial “tive a oportunidade de viver episódios importantes, em momentos de enormes dificuldades para as empresas e para a própria indústria como um todo, que exigiram de mim paciência e coragem. E, lançando um olhar crítico sobre o passado, devo dizer que aprendi com os erros e com os acertos”.

- Sou grato à vida por ter me dado tantas oportunidades de contribuir de alguma forma com a indústria brasileira e com o desenvolvimento do meu país. Sou grato também por ter convivido e trabalhado ao lado de tantas pessoas que, assim como eu, se esforçaram para fazer o seu melhor em benefício do Brasil”.

Com origens nordestinas e paulistas, Luis Eulalio nasceu em São Paulo (SP), no dia 26 de março de 1939. Herdeiro de um dos pioneiros da indústria de bens de capital – o empresário e professor Luis Eulalio Bueno Vidigal, que foi diretor e professor emérito da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco –, ele estudou no Colégio São Luis e graduou-se como bacharel em Direito na Universidade de São Paulo, em 1963. Em 1965, cursou a pós-graduação em Administração de Empresas na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Ocupou uma série de cargos em entidades empresariais. Além de presidente da FIESP e diretor, vice-presidente do Conselho de Integração Internacional e 1º vice-presidente da CNI, foi presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e 1º vice-presidente do Sindicato da Indústria de Forjaria do Estado de São Paulo. Em 2008, recebeu o título de Presidente Emérito da FIESP.

No Sindipeças ele promoveu uma campanha pela não verticalização da indústria automobilística, impedindo que as próprias montadoras produzissem as peças para os seus veículos, tendo desenvolvido também intensa luta, bem-sucedida, pela retirada do controle de preços pelo governo.

Na área pública, além do Conselho Monetário Nacional, foi membro da Comissão Provisória de Estudos Constitucionais e do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Governo de São Paulo, entre outros.

Também foi vice coordenador da Seção Brasileira do Conselho Industrial do Mercosul, membro da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Argentina-Brasil e do Comitê Empresarial Nipo-Brasileiro, e presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, tendo sido escolhido como “Homem do Ano” de 1986 da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...