Pular para o conteúdo principal



UFC avança nas ações de Governança

O tema Governança Pública vem sendo muito debatido atualmente, mas, afinal, qual seu conceito?

Governança Pública é o “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle posto em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”, como está no Decreto 9.203, de 2017.

CLÁUDIO MARQUES - Na Universidade Federal do Ceará (UFC), a prática da boa governança tem avançado e os esforços feitos vêm sendo reconhecidos pelos órgãos de controle, notadamente o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), como assegura o secretário de Governança (Secgov) da UFC, professor Cláudio Marques.

Cláudio Marques afirma que está em curso “uma customização dos fatores de governança, integridade e gestão de risco pelas unidades”, tudo em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 da UFC. 

Um panorama da Governança na UFC foi apresentado pelo diretor da Secgov em recente visita à Reitoria de comitiva do TCU, tendo à frente o ministro João Augusto Ribeiro Nardes, relator de auditoria sobre as universidades federais, que fez elogios à Gestão.

Ao traçar um histórico do desenvolvimento da Governança na UFC, Cláudio Marques lembra que um passo inicial foi dado em 2003 com a criação da Auditoria Interna da UFC. A partir dessa medida, ele explica que foram adotados diversos mecanismos de controle interno por parte de pró-reitorias e secretarias até que, em 2017, foi criada a Secretaria de Governança da UFC e, em seguida, o Comitê de Governança da Instituição.

SEGURANÇA E EFICIÊNCIA – Para professor Cláudio Marques, com a Secgov e consequentes ações articuladas com os diversos setores da Instituição, a UFC busca executar uma “gestão moderna, transparente e participativa”. 

Para tanto, foram instituídos, junto com:

  • Política de Governança.
  • Plano de Gestão de Riscos.
  • Programa de Integridade, cujo respectivo Plano de Integridade já se encontra na segunda edição.

Entre os exemplos de processos trabalhados na gestão de riscos pela Secgov nas unidades está a implementação de processos 100% digitais, incluindo os relativos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu):

- Que demandaram à Universidade novas ferramentas de controle pela administração, pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), tornando os processos seguros e eficientes"., frisa Cláudio Marques.

Professor Cláudio Marques destaca os processos de:

- Estabelecimento de parcerias externas; a criação de base de dados sobre pesquisa e pós-graduação; a mobilidade estudantil no exterior; e as bolsas e auxílios a estudantes”.

Cláudio Marques acrescenta a esse rol:

- Os processos de aquisição em geral, atos de aposentadoria e ações relativas ao acervo cultural e histórico”.

Em todos os processos é realizado o gerenciamento de riscos, como os riscos estratégicos (relacionados a eventos que poderão comprometer os objetivos estratégicos definidos no PDI da UFC), os organizacionais (que poderão comprometer os fluxos de trabalho da Universidade), os de integridade (relacionados a ações ou omissões que poderão favorecer a ocorrência de fraudes ou atos de corrupção).

A atual Gestão segue firme, segundo Cláudio Marques, no propósito de alcançar os objetivos fixados no PDI e promover a transparência e prestação de contas. O Comitê de Governança, ressalta, passou a monitorar, trimestralmente, o andamento das ações do PDI, com o auxílio da plataforma digital Nosso PDI, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad).

Outra inovação é o Projeto Painéis Estratégicos da UFC, de iniciativa da Proplad. Além de auxiliar os gestores na tomada de decisões, a ferramenta é um poderoso canal de prestação de contas com a sociedade, fomentando princípios como publicidade, transparência e clareza das informações. Não por acaso, o projeto é finalista do 25º Concurso Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Outro destaque informado pelo diretor é que a Secgov está integrada aos Painéis Estratégicos da UFC, onde compartilha em tempo real os principais indicadores da área.

Por fim, o professor Cláudio Marques comentou que as diversas unidades da UFC participaram da edição 2021 do levantamento do Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Pública (iGG) e do levantamento no âmbito do Plano Nacional de Prevenção à Corrupção (e-Prevenção), ambas iniciativas do TCU. Através do diagnóstico dos referidos levantamentos, a Secgov, em parceria com as unidades, está implementando ações de melhoria para fortalecer o ambiente de governança da UFC.

REFERÊNCIA – Para o reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, a visita e os elogios do ministro do TCU Augusto Nardes à UFC teve muito significado.

- Ele ficou encantado com o nível de governança, de transparência, de segurança no trato com o dinheiro público por parte da nossa Universidade. Ele mostrou que nossa Universidade é uma referência na área de governança e transparência”, enfatiza Cândido Albuquerque.

O reitor diz que se sente muito muito orgulhoso de fazer parte da equipe:

CÂNDIDO ALBUQUERQUE - Porque não é todo dia que um ministro do Tribunal de Contas da União elogia uma autarquia como a Universidade Federal do Ceará pela qualidade da sua administração”.

Cândido Albuquerque faz questão de parabenizar especialmente o pró-reitor de Planejamento e Administração, professor Almir Bittencourt, e sua equipe pela autoria de algumas iniciativas elogiadas, como a dos Painéis Estratégicos; e o  professor Cláudio Marques, secretário  de Governança, que vem desempenhando um elogiável papel frente à Secgov.

- A Governança da UFC foi implantada de fato e está funcionando e tem atingido objetivos singulares. Isso impressionou muito o TCU. E é muito bom saber que nossas práticas administrativas, nossas práticas de gestão do dinheiro público, nossas práticas de governança, assegurando rigor e combatendo qualquer risco de fraude, e, acima de tudo, primando pela transparência são sinais de que nós estamos no caminho certo”, finaliza o reitor Cândido Albuquerque.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da UFC e fotos de 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...