Pular para o conteúdo principal



Futricas Culturais

Setembro chega com o Festival Choro Jazz no Cariri. Evento acontece pela primeira vez na região, de 17 a 22/9, com grandes nomes da música no Centro Cultural do Cariri, no Crato. Entrada franca.

Egberto Gismonti e Orquestra à Base de Sopro de Curitiba, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, Júnior Crato e Fabrício da Rocha, Carlinhos Patriolino e Choro Cabuloso, Tâmara Lacerda e Ranier Oliveira, Baile do Ney Conceição, Quartchêto, O Trio, Gilberto Monteiro, Quarteto Sucinta e Gustavo Garoto fazem shows de 20 a 22 de setembro.

Um grande encontro da música do Brasil, no berço cultural e ancestral do Cariri. O Festival Choro Jazz, realizado desde 2009 como um dos principais eventos do calendário musical brasileiro, aporta pela primeira vez na região sul do Ceará, com oficinas e shows entre os dias 17 e 22, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, o CCCariri, no município do Crato, e uma Roda de Conversa com Egberto Gismonti, na Vila da Música, na mesma cidade. Toda a programação tem entrada franca, incluindo oficinas e shows com atrações especialíssimas, como o mestre Egberto em apresentação com a Orquestra à Base de Sopro, de Curitiba.

Apresentado pela Petrobras, que renovou sua parceria de patrocínio, e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz chegou a 2024 com muitas novidades, acontecendo pela primeira vez de forma itinerante. As duas primeiras etapas do festival aconteceram em julho, no Pará, nos municípios de Soure e Belém, conectando-se com a cultura paraense, em destaque para a herança marajoara. Com apoio também do Governo do Ceará e do Instituto Mirante de Cultura e Arte, o Choro Jazz chega agora ao chão sagrado do Cariri, dos verdes vales, da Chapada do Araripe, das inúmeras tradições e manifestações da cultura popular tradicional e de uma infinidade de saberes e fazeres, em diversas linguagens artísticas, com destaque para a música.

O evento, que tem idealização e curadoria de Antônio Ivan Capucho e organização da Iracema Cultural, está completando 15 anos. E acontecerá pela primeira vez no Cariri, promovendo oficinas de música nos dias 17, 18 e 19, no CCCariri, e uma Roda de Conversa com o mestre Egberto Gismonti, no dia 21, na Vila da Música.

"Depois de muito sucesso, shows lotados e muitos momentos inesquecíveis em Soure e Belém na etapa de julho, o Festival Choro Jazz tem a alegria de chegar ao Cariri, reunindo grandes músicos da região, de outras cidades cearenses e de outros estados", destaca Antônio Ivan Capucho.

"É um grande encontro da música do Brasil, no Cariri cearense, pra chamar atenção pra música do Brasil, pra diversidade, a beleza, a intensidade dessa música, pra dimensão do nosso país e pra importância de termos ações como esta em outras regiões. É uma honra e uma alegria poder realizar o Festival Choro Jazz no Cariri, com toda a cultura, a identidade, a herança histórica e artística da região".

*Confira a programação de oficinas: de 17 a 19/9

A programação do Festival Choro Jazz no Cariri, sempre com entrada franca, acontece no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no município do Crato, na Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, bairro Batateiras. Um equipamento cultural de grande porte, inaugurado há pouco mais de dois anos pelo Governo do Ceará e que oferece uma multiplicidade de espaços e atividades, recebendo o público para uma programação permanente de várias linguagens.

O festival será aberto com as oficinas, de 17 a 19 de setembro, oportunidade rara e valiosa para compartilhar lições de música e de vida com mestres brasileiros como Maurício Carrilho (oficina de choro, de 9h às 10h30), Paulo Sérgio Santos (clarinete, de 10h30 ao meio-dia), Pedro Amorim (samba, de 14h a 15h30), Cacá Malaquias (saxofone, de 15h30 às 17h) e Ney Conceição (prática de conjunto, de 17h às 18h30).

Também haverá uma Roda de Conversa com o mestre Egberto Gismonti, na sexta-feira, 21/9, às 9h30, na Vila da Música.

*Confira a programação de shows: de 20 a 22/9

A programação de shows do Festival Choro Jazz tem início na *quinta-feira, 20/9, às 19h*, com a apresentação de duas das grandes referências da música instrumental no Cariri, o flautista Junior Crato e o violonista e compositor Fabrício da Rocja, que apresentam outras vertentes da obra de Hermeto Pascoal, no show "Selestrial", em um trabalho dos mais aplaudidos.

Às 20h30 se apresenta o Quartchêto, com seu som instrumental de alma gaúcha, com mais de 20 anos de trajetória. E às 22h acontece o Baile do Ney, com o contrabaixista Ney Conceição e convidados destacando a música instrumental com pegada dançante.

Na sexta-feira, 21/9, quem abre a programação, às 19h, são Gilberto Monteiro, o Quarteto Sucinta e Gustavo Garoto, reforçando a conexão musical entre o Rio Grande do Sul e o Ceará. Considerado uma lenda da música gaúcha, Gilberto, 71 anos, compositor de clássicos do Rio Grande, une sua cordeona de botão às cordas do quarteto de Porto Alegre formado por Clarissa Ferreira e Miriã Freitas nos violinos, Gabi Vilanova na viola e Luyra Dutra no violoncelo.

Às 20h30 sobem ao palco Carlinhos Patriolino e Choro Cabuloso. O guitarrista, violonista e bandolinista Carlinhos Patriolino é um nome histórico egresso da geração da Massafeira Livre e referência na música instrumental e se junta ao projeto Choro Cabuloso, idealizado pelo pandeirista e produtor cultural Tauí Castro, em um espetáculo dos mais aplaudidos nos últimos anos em Fortaleza.

Às 22h, hora e vez de mestre Moacyr Luz e do Samba do Trabalhador, levando ao Cariri integrantes da famosa roda de samba que acontece todas as segundas-feiras no Rio de Janeiro, com quadra lotada para a apresentação de um repertório de autenticidade e diversidade. Mais um intercâmbio entre estados e matrizes musicais, destacado pelo Festival Choro Jazz.

No sábado, 22/9, a programação começa mais cedo, às 16h30, e será aberta por duas outras referências da música instrumental no Cariri: Tâmara Lacerda, jovem violonista e cantora de grande destaque na cena da região, uma artista influenciada pelo festival, seguidora atenta de referências como Egberto Gismonti e Dori Caymmi. Tâmara se apresenta juntamente com Ranier Oliveira, aclamado acordeonista, que brilhou na música no Rio de Janeiro e atualmente mantém uma agenda das mais concorridas com apresentações em diferentes formações e com vários artistas.

Às 18h se apresenta O Trio, criado em 1987 para homenagear Radamés Gnattali, então no aniversário de 80 anos do grande maestro. O grupo conta com os mestres Maurício Carrilho, Paulo Sérgio Santos e Pedro Amorim, na formação inusitada de violão, clarinete e bandolim.

E às 19h30, encerrando a programação do Choro Jazz no Cariri, o palco é de Egberto Gismonti e da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba, com 16 músicos, em uma apresentação especialíssima, fechando esta segunda etapa do festival em 2024 e brindando o público com um grande encontro.

*Confira as datas das próximas etapas do festival: Fortaleza e Jericoacoara

Em Fortaleza o Festival Choro Jazz acontecerá nos dias 29 e 30/11 e 1o. de dezembro, no Anfiteatro da Volta da Jurema, na Avenida Beira Mar, em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza - Secultfor. Na capital, no dia 29/11, também acontecerão oficinas do festival, em parceria com as organizações de educação musical vinculadas à Secultfor e também à ONG Casa de Vovó Dedé, localizada na Barra do Ceará, periferia de Fortaleza.

Em Jericoacoara, o Festival Choro Jazz vai acontecer entre os dias 3 e 8 de dezembro, também incluindo oficinas nos dias 3 a 6/12, além dos shows de terça a domingo, 3 a 8/12.

*Serviço

Festival Choro Jazz. Pela primeira vez no Cariri. No Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no município do Crato (Avenida Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, bairro Batateiras). Oficinas de 17 a 19 de setembro. Shows de 20 a 22 de setembro. Roda de Conversa com Egberto Gismonti no dia 21 de setembro, na Vila da Música, no Crato. Entrada franca em todas as atividades. Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz conta nas etapas Cariri, Fortaleza e Jericoacoara com apoio institucional do Governo do Ceará, do Instituto Mirante de Cultura e Arte e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...