Pular para o conteúdo principal

SISU 2021 inscreve até sexta-feira


Interessados em ingressar na Universidade Federal do Ceará (UFC) pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2021 já podem consultar todas as informações no Site www.sisu.ufc.br. 

O Edital 07/2021 foi divulgado, contendo as normas para o processo seletivo e a ocupação de vagas nos dois semestres letivos. Este ano, a entrega de documentos para matrícula dos aprovados será realizada exclusivamente pela Internet.

Para participar do SISU 2021, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) e obtido nota de redação maior que zero. Não podem concorrer os estudantes que fizeram o exame na condição de treineiro. 

Os candidatos deverão fazer sua inscrição no Site do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC), até esta sexta-feira (9 de abril). O resultado da Chamada Regular está previsto para terça-feira (13 de abril).

Confira o edital com orientações em Libras:


O requerimento de matrícula e o envio dos documentos dos aprovados na Chamada Regular deverão ser feitos de quinta-feira (15) a sábado (17 de abril), exclusivamente pela Internet. 

- Nossa Superintendência de Tecnologia da Informação desenvolveu um sistema simples e intuitivo, que permitirá aos candidatos fazerem sua matrícula de forma segura, como exige a atual situação de pandemia que vivemos", diz o professor e coordenador do SISU na UFC, Rafael Bráz.

Toda a documentação deverá ser enviada por meio do Sistema de Matrícula Virtual na forma de arquivos nato digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. O próprio sistema informará eventuais pendências na documentação básica de matrícula, tendo o candidato 19 de abril para regularizá-las. A relação completa de documentos exigidos pela UFC deve ser consultada no site do SISU na UFC.

- Nossa orientação é que os candidatos que têm interesse em uma vaga na UFC não deixem para providenciar a documentação na última hora. As listas de documentos necessários já podem ser consultadas em nosso site (www.sisu.ufc.br), então já é possível ir digitalizando, organizando", recomenda Rafael Bráz. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Para concluir a matrícula, o candidato precisará, num momento posterior, fazer a confirmação de matrícula. Esse procedimento também será realizado on-line e as datas serão divulgadas durante o período de entrega de documentos. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias, e o candidato que deixar de fazer qualquer uma delas perderá direito a ocupar a vaga.

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei 12.711/2012), há ainda a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública brasileira de Ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência. Essa documentação será analisada por comissões específicas. Mais informações serão divulgadas, nas próximas semanas, no site do SISU na UFC.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na Chamada Regular serão publicados no site do SISU na UFC, após a confirmação de matrícula.

Selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já candidatos autodeclarados indígenas deverão enviar na matrícula documento que comprove sua condição declarada, por exemplo o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento indígena, disponível no site do SISU na UFC.

As relações de documentos exigidos pela UFC de acordo com a modalidade de cota devem ser consultadas no site do SISU na UFC.

OFERTA DE VAGAS – No SISU 1º/2021, a UFC terá como único critério de seleção a nota no ENEM 2020 e disponibilizará 6.268 vagas em 110 cursos de Graduação presencial nos seus campi em:

  • Fortaleza.
  • Sobral.
  • Quixadá.
  • Russas.
  • Crateús. 

A Licenciatura em Letras-Libras não oferta vagas no SISU, pois sua seleção é feita por edital próprio, de modo a permitir preferência de acesso a pessoas com deficiência auditiva.

A UFC não participará do SISU 2º/2021, pois todas as vagas, para os dois semestres letivos, serão disponibilizadas no SISU 1º/2021. O quadro de cursos e vagas, com a divisão por semestres, pode ser consultado no site do SISU na UFC.

O semestre de ingresso, no caso dos cursos que possuem duas turmas por ano, será definido de acordo com a classificação final dos candidatos com matrículas solicitadas e documentações entregues.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas ao final da Chamada Regular ou decorrentes de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera. De acordo com o cronograma do MEC, as inscrições para a Lista de Espera de candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções de curso serão de terça-feira (13) a segunda-feira (19 de abril).

Outras informações podem ser obtidas no site do SISU na UFC (www.sisu.ufc.br) ou pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre radialista Flávio Moreira

- Tópico de número um. Assim começava seu noticiário, Flávio Moreira (foto). Radialista amigo, que nos deixou na madrugada deste domingo (14), aos 72 anos de idade. Flávio do Nascimento Moreira Júnior nasceu em 16 de agosto de 1948. Conheci Flávio Moreira no auge da Programação Esportiva da Rádio Iracema AM 1.300, na Equipe Verde Amarela comandada por Chico Carloto e Franco Vasconcelos. O Novo Coronavírus levou Flávio Moreira de tantas reportagens esportivas, políticas, econômicas e sociais. Ultimamente, Flávio estava com os noticiários de hora em hora na Rádio Cidade AM 860. Mas há dez dias pegou a tal Covid. Começou o tratamento. Precisou ser internado. Intubado..não resistiu. Estou muito abalado, porque tenho em Flávio um professor no Radiojornalismo Esportivo. Quantas lições ele passou para gerações e gerações de radialistas esportivos? Muitas, né Carlos Gomes, Ricardo Mota, Miguel Júnior, Paulo César Carioca (saudosa memória)... Flávio Moreira de tantas rádios locais e nacionais;

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre radialista Flávio Moreira

- Tópico de número um. Assim começava seu noticiário, Flávio Moreira (foto). Radialista amigo, que nos deixou na madrugada deste domingo (14), aos 72 anos de idade. Flávio do Nascimento Moreira Júnior nasceu em 16 de agosto de 1948. Conheci Flávio Moreira no auge da Programação Esportiva da Rádio Iracema AM 1.300, na Equipe Verde Amarela comandada por Chico Carloto e Franco Vasconcelos. O Novo Coronavírus levou Flávio Moreira de tantas reportagens esportivas, políticas, econômicas e sociais. Ultimamente, Flávio estava com os noticiários de hora em hora na Rádio Cidade AM 860. Mas há dez dias pegou a tal Covid. Começou o tratamento. Precisou ser internado. Intubado..não resistiu. Estou muito abalado, porque tenho em Flávio um professor no Radiojornalismo Esportivo. Quantas lições ele passou para gerações e gerações de radialistas esportivos? Muitas, né Carlos Gomes, Ricardo Mota, Miguel Júnior, Paulo César Carioca (saudosa memória)... Flávio Moreira de tantas rádios locais e nacionais;

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de