Pular para o conteúdo principal

Deputadas enaltecem governadora Izolda Cela


Ao tomar posse no cargo de governadora, na tarde deste sábado (2 de abril de 2022), na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), Izolda Cela (PDT) torna-se a primeira mulher na história do Estado a ocupar o comando do Poder Executivo Cearense. Parlamentares cearenses e autoridades avaliam com otimismo o novo comando e enfatizam a importância do protagonismo feminino na Política.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão (PDT), a posse de Izolda Cela como governadora do Estado é um dia memorável para a história do Ceará. 

- Temos reforçado muito a importância de dar voz e protagonismo feminino na política, um público que tem conquistas muito recentes, mas significativas. À professora Izolda Cela, desejo boa sorte e apoio em mais esse desafio em sua trajetória, que já é de sucesso, em especial com sua contribuição para os resultados da educação no Ceará", expressa.

Para o deputado Sérgio Aguiar (PDT), a professora Izolda Cela é uma grande gestora, educadora de muita experiência. 

- A sua posse significa a continuidade do trabalho de sete anos e três meses em que ela ocupou o cargo de vice-governadora do governador Camilo Santana, garantindo-lhe uma experiência com o programa Ceará Pacífico, o que sem dúvida nenhuma será a sua grande marca”, destaca.

O parlamentar comenta ainda que “a qualidade da educação e a busca por uma cultura de paz, com a diminuição dos indicadores de violência, são aspectos esperados nos próximos meses de governo da professora Izolda Cela”.

Érika Amorim (PSD) assinala que o mês de março chegou ao fim com uma grande conquista feminina. 

- Diante de um mês histórico para as mulheres, nós estamos prestes a um outro fato histórico. O estado do Ceará tem motivos para comemorar, ao ganhar, de fato, a sua primeira governadora na história nesse dia 2 de abril”, celebra, reforçando que espera contar com o apoio e a parceria da nova governadora nas pautas de interesse das mulheres.

A principal expectativa com a gestão de Izolda Cela, de acordo com Guilherme Landim (PDT), é que o Estado continue avançando nas mais diversas áreas. 

- Ela é uma pessoa experiente, que acompanhou o governador Camilo Santana muito de perto ao longo desses sete anos, e tem total condições de dar continuidade ao projeto, fazendo com que o estado do Ceará mantenha todos os investimentos e os programas já iniciados”, enfatiza.

Com a capacidade que Izolda tem, conforme observa o parlamentar, “existe a perspectiva de mais avanços, sobretudo nas áreas social, da educação e de infraestrutura”. Ele afirma não ter dúvidas de que o governo terá à frente uma mulher firme, concentrada no trabalho e aberta a ouvir a sociedade e os anseios dos cearenses.

Na avaliação de Nizo Costa (PT), a expectativa para o governo da professora Izolda é a melhor possível. Para ele, como vice-governadora, ao lado de Camilo Santana, o papel de Izolda foi fundamental nas tomadas de decisão do Estado. 

- Ela esteve envolvida em projetos pioneiros, em avanços significativos na educação, no programa de valorização dos professores, além de sempre se mostrar sensível às causas da infância e da mulher. Tenho certeza que ela fará um grande trabalho, dando continuidade aos projetos de Camilo”, pontua Nizo Costa.

As qualidades que Izolda Cela apresenta para comandar o Poder Executivo estadual também foram enaltecidas por Romeu Aldigueri (PDT). 

- Séria e comprometida, Izolda Cela é a personificação da nossa competência para a educação, para a gestão pública e para a quebra de paradigmas. Um projeto vencedor que manterá o nível de compromisso com o povo cearense e a tradição de ter estadistas no Governo do Estado”, considera.

Renato Roseno (Psol) aponta que a posse da primeira governadora mulher do Estado é, indiscutivelmente, um gesto simbólico e de muita relevância histórica, sobretudo ao considerar que o Ceará possui marcas oligárquicas muito profundas, ligadas ao patriarcalismo e ao machismo estrutural.

Ao lado disso, o parlamentar assinala que é preciso reconhecer a necessidade do desenvolvimento de políticas emergenciais, pontuando que Izolda Cela tem duas marcas muito importantes em sua história: a educação e a prevenção à violência. 

- Na Educação, em especial, precisamos fortalecer a contratação dos últimos concursados efetivados, e, no caso da prevenção à violência, implementar o PreVio, que, inclusive, foi gestado por ela enquanto vice-governadora”, acentua.

Elmano Freitas (PT) ressalta que “o excelente governo de Camilo Santana” foi sempre auxiliado por Izolda Cela, que esteve ao seu lado durante sete anos e três meses. “A Izolda é a garantia absoluta da continuidade das políticas públicas que foram idealizadas e realizadas pelo governador Camilo”, assegura.

AUTORIDADES - O ex-ministro Ciro Gomes afirma que Camilo Santana “deixa o Ceará em excelentes mãos”, ressaltando a personalidade discreta, humilde e simples de Izolda Cela. “A Izolda está por detrás dessa grande revolução da educação, é trabalhadora, é seríssima, é muito competente e tem aquela virtude que está variando entre os políticos: ela se dói verdadeiramente com a dor do povo mais pobre”, frisa.

- Todas as vezes que uma mulher vê que outra chega lá em cima, isso faz com que outras mulheres olhem e digam: 'É possível'”, comenta a secretária da Fazenda do Ceará (Sefaz), Fernanda Pacobahyba. Para a titular da Sefaz, a posse da governadora traz uma sensação de aspiração de que é possível e legítimo que as mulheres alcancem esse espaço de poder. “Uma mulher discreta, íntegra e que representa todas as mulheres. Eu estou muito feliz por ela e muito feliz de poder estar junto a ela nessa equipe. Tenho certeza de que ela vai dar um show este ano no estado do Ceará”, afirma.

Na avaliação da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Nailde Pinheiro, o estado do Ceará hoje vive um momento histórico, em que uma mulher, pela primeira vez, passa a exercer o Poder Executivo estadual. 

- Acredito eu que, pela sua experiência, pelo seu protagonismo no decorrer de sete anos e três meses, ela venha a ter essa mesma liderança que ela hoje apresenta, respeitada por todos”, projeta.

A defensora geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas, avalia que a posse de Izolda representa “oxigenação” e uma “perspectiva excelente” para o Estado. 

- O governador Camilo Santana, é claro, fez um excelente mandato, mas eu, como mulher, devo dizer que é fundamental que a gente impulsione as mulheres no local de maior liderança no Estado. Isso, para a gente, como nunca teve no estado do Ceará, é uma boa sinalização – finalmente ter uma mulher como governadora – de bons tempos, de novos ares para o estado do Ceará”, salienta.

O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, acentua que Izolda é destacada nacionalmente pela sua militância na área da Educação. 

- Ela é, sem dúvida, uma mulher progressista, que tem ideias avançadas, e é engajada nas mudanças do Ceará e do Brasil”, pontua. Para ele, a governadora “está à altura das nossas necessidades” e deve aprofundar as mudanças que estavam sendo lideradas pelo então governador Camilo Santana.
Com informações da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram